Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Cordas chiando com um som de metal? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Cordas chiando com um som de metal? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Cordas chiando com um som de metal? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Cordas chiando com um som de metal? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Cordas chiando com um som de metal? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Cordas chiando com um som de metal? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Cordas chiando com um som de metal? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Cordas chiando com um som de metal? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Cordas chiando com um som de metal? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Cordas chiando com um som de metal?

3 participantes

Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  CarolinaG 21/3/2014, 14:33

Olá pessoas, estou com um problema. Tenho um violino Eagle ve 441, já regulado por luthier. Aconteceu que, quando eu passava o arco pela corda, o som saia com um "chiado", lembrando um som de metal. Isso não é a primeira vez que acontece. Acontece muito raramente, acho que umas 3 ou 4 vezes. Minha professora verificou se os microafinadores poderiam estar soltos ou frouxos, mas não estavam. Ela falou que eu poderia tirar o da corda ré e sol (tenho nas quarto cordas), pois talvez o barulho estava sendo ocasionado pela quantidade deles. Detalhe, em janeiro levei o violino no luthier pra dar uma checada, substitui o cavalete por um melhor, botei cordas Pirastro Tonica e etc. Creio que se houvesse algo errado ele teria visto.  É uma coisa que realmente incomoda, aparece do nada. Mas mexo um pouquinho do estandarte e o som logo some. O que poderia ser isso?

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Re: Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  Mateus - Violino Forever 21/3/2014, 17:09

Veja se a alma dele não está torta, ou as cordas com algum "trincado" ou "descascado".
Mateus - Violino Forever
Mateus - Violino Forever

Mensagens : 14
Pontos : 30
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Re: Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 22/3/2014, 00:12

CarolinaG escreveu:Olá pessoas, estou com um problema. Tenho um violino Eagle ve 441, já regulado por luthier. Aconteceu que, quando eu passava o arco pela corda, o som saia com um "chiado", lembrando um som de metal. Isso não é a primeira vez que acontece. Acontece muito raramente, acho que umas 3 ou 4 vezes. Minha professora verificou se os microafinadores poderiam estar soltos ou frouxos, mas não estavam. Ela falou que eu poderia tirar o da corda ré e sol (tenho nas quarto cordas), pois talvez o barulho estava sendo ocasionado pela quantidade deles. Detalhe, em janeiro levei o violino no luthier pra dar uma checada, substitui o cavalete por um melhor, botei cordas Pirastro Tonica e etc. Creio que se houvesse algo errado ele teria visto.  É uma coisa que realmente incomoda, aparece do nada. Mas mexo um pouquinho do estandarte e o som logo some. O que poderia ser isso?

É um caso para ser investigado. O chiado em geral pode ocorrer por alguns fatores: corda de má qualidade, breu de péssima qualidade, violino desregulado ou mal regulado, cavalete de péssima qualidade, alma de péssima qualidade e claro técnica violinistica, violino mal construído e claro o famoso Lobo!
.
Descartando as possibilidades, tem que ir a fundo. O luthier trocou a alma? Ele demorou no minimo 2 dias para regular o seu violino? Regulou a pestana corretamente?
.
O chiado surge nas cordas soltas ou dentilhando?
.
Em primeira posição? Ocorre em 3 e 5 posições?
.
São tantas coisas a se ver! Caso não tiver uma explicação aparente depois de eliminar todas as possibilidades realmente pode ser uma regulagem errada do luthier  ou então é lobo mesmo.
.
O seu luthier corrigiu o problema no estandarte que todos os violinos de fábrica apresentam? Posicionou corretamente o rabicho?
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Re: Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  CarolinaG 22/3/2014, 11:22

O luthier trocou a alma sim, a meu ver não está torta. Ele demorou 5 dias para me entregar o violino. O chiado surge nos dois casos, com dentilhado ou solta. Não passei da primeira posição, então não posso afirmar com certeza. Ele comentou que apertou o rabicho, mas não sei lhe informar se está na posição correta. E as cordas estão em perfeito estado, visto que botei elas em janeiro, nenhuma apresentou defeito. Detalhe: não acredito que seja por causa das cordas, pois ano passado estava com outro encordoamento e aconteceu do mesmo jeito. E agora? Quero deixar claro que acontece uma vez ou outra, mas quero descobrir logo o que está acontecendo para evitar que o problema se torne frequente..
Meu breu e cordas são pirastro tônica, o cavalete é um aubert. Minhas cravelhas, estandarte e etc são os mesmos que vieram no violino(eagle), mas foram todas reguladas.

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Re: Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 22/3/2014, 14:00

CarolinaG escreveu:O luthier trocou a alma sim, a meu ver não está torta. Ele demorou 5 dias para me entregar o violino. O chiado surge nos dois casos, com dentilhado ou solta. Não passei da primeira posição, então não posso afirmar com certeza. Ele comentou que apertou o rabicho, mas não sei lhe informar se está na posição correta. E as cordas estão em perfeito estado, visto que botei elas em janeiro, nenhuma apresentou defeito. Detalhe: não acredito que seja por causa das cordas, pois ano passado estava com outro encordoamento e aconteceu do mesmo jeito. E agora? Quero deixar claro que acontece uma vez ou outra, mas quero descobrir logo o que está acontecendo para evitar que o problema se torne frequente..
Meu breu e cordas são pirastro tônica, o cavalete é um aubert. Minhas cravelhas, estandarte e etc são os mesmos que vieram no violino(eagle), mas foram todas reguladas.


Pode ser a espalheira, viu. Vi um caso aqui de um violino que tinha um problema parecido com o seu. Porém quando trouxe para mim, regulei, estava tudo ok. Testei soou maravilhosamente bem, porém testei ele com a minha espalheira e com o arco dela. A minha cliente continuou reclando desse chiado inesplicavel. Trouxe de novo desmontei, montei, verifiquei cada detalhe do detalhe do detalhei, novamente testei som maravilhoso sem qualquer chiado. Levei para ela, ela reclamando novamente do maldito chiado que só soava com ela.
.
O professor dela que também um luthier com boa reputação tocou e disse está maravilhoso. Visualizou a técnica dela, tudo em ordem. Porém o maldito chiado ainda atormentava.
.
O professor olhou por debaixo dela era a espalheira que batia no tampo e provocava o tal chiado. Ele fez um pequeno reparo na espalheira, nunca mais ela reclamou de chiado no violino.
.
Outro caso da minha amiga que tinha um Eagle VK 544, regulei, diminui demais o chiado, porém ainda percebia-se algumas vezes, mudei a configuração e ainda tinha um pouco. Eu levantei a hipotese do violino dela ter o famoso lobo. O professor dela foi contra, pois o mesmo tinha vendido o violino para ela, mas expliquei para ele que solução era simples e rápida.
.
Ela concordou em colocar um tira lobo na corda. Foi tiro e queda. Nunca mais chiou o violino. Era um problema de construção mesmo que tinha o efeito lobo! Está feliz com o violino, porém teve que usar o tira lobo na corda sol.
.
Como eu disse pode ser a pestana! O ideal é você pedir para o seu professor tocar o seu violino e ver se acontece o chiado. Caso ouça um chiado, pode ser realmente um problema de lobo. Em casa toque sem espalheira para ver se acontece o chiado.
.
Caso ainda continue, eu acredito que você tenha que levar no luthier e pedir para ele dar uma verificada.
.
Se não resolver, bota um tira lobo que pode solucionar o seu problema sem muitos complexos!
.
Não se iluda, não é porque o violino ficou 5 dias no luthier que ele trabalhou nele por 5 dias. Pode ter ficado 5 dias e ele só trabalhou em uma hora!
.
Mas como eu disse, primeiramente faças testes você. Use outro arco, use um outro arco de colega emprestado que tenha outro breu. Experimenta outra espalheira ou toque sem. Observe esses detalhes que você mesmo pode descobrir de onde provem esse chiado.
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Cordas Chiando

Mensagem  Convidado 22/3/2014, 21:57

Bom, se referindo a violino, tudo influencia, na minha opinião poder se as cordas, cavalete, alma, breu, arco, e etc pode ser qualquer um desses, o principal é realmente a qualidade ou caso de manutenção, tem que ser bem analisado: manda pro Leo amigo, com certeza ele vai saber o que fazer!.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Re: Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 23/3/2014, 09:09

Italo-Slog escreveu:Bom, se referindo a violino, tudo influencia, na minha opinião poder se as cordas, cavalete, alma, breu, arco, e etc pode ser qualquer um desses, o principal é realmente a qualidade ou caso de manutenção, tem que ser bem analisado: manda pro Leo amigo, com certeza ele vai saber o que fazer!.

Obrigado pela indicação!
.
Precisando estou a disposição de todos.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Re: Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  Convidado 24/3/2014, 21:24

£ëø Mø®£ix escreveu:
Italo-Slog escreveu:Bom, se referindo a violino, tudo influencia, na minha opinião poder se as cordas, cavalete, alma, breu, arco, e etc pode ser qualquer um desses, o principal é realmente a qualidade ou caso de manutenção, tem que ser bem analisado: manda pro Leo amigo, com certeza ele vai saber o que fazer!.

Obrigado pela indicação!
.
Precisando estou a disposição de todos.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

Você é cara !

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Re: Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  CarolinaG 27/3/2014, 15:15

£ëø Mø®£ix escreveu:
CarolinaG escreveu:O luthier trocou a alma sim, a meu ver não está torta. Ele demorou 5 dias para me entregar o violino. O chiado surge nos dois casos, com dentilhado ou solta. Não passei da primeira posição, então não posso afirmar com certeza. Ele comentou que apertou o rabicho, mas não sei lhe informar se está na posição correta. E as cordas estão em perfeito estado, visto que botei elas em janeiro, nenhuma apresentou defeito. Detalhe: não acredito que seja por causa das cordas, pois ano passado estava com outro encordoamento e aconteceu do mesmo jeito. E agora? Quero deixar claro que acontece uma vez ou outra, mas quero descobrir logo o que está acontecendo para evitar que o problema se torne frequente..
Meu breu e cordas são pirastro tônica, o cavalete é um aubert. Minhas cravelhas, estandarte e etc são os mesmos que vieram no violino(eagle), mas foram todas reguladas.


Pode ser a espalheira, viu. Vi um caso aqui de um violino que tinha um problema parecido com o seu. Porém quando trouxe para mim, regulei, estava tudo ok. Testei soou maravilhosamente bem, porém testei ele com a minha espalheira e com o arco dela. A minha cliente continuou reclando desse chiado inesplicavel. Trouxe de novo desmontei, montei, verifiquei cada detalhe do detalhe do detalhei, novamente testei som maravilhoso sem qualquer chiado. Levei para ela, ela reclamando novamente do maldito chiado que só soava com ela.
.
O professor dela que também um luthier com boa reputação tocou e disse está maravilhoso. Visualizou a técnica dela, tudo em ordem. Porém o maldito chiado ainda atormentava.
.
O professor olhou por debaixo dela era a espalheira que batia no tampo e provocava o tal chiado. Ele fez um pequeno reparo na espalheira, nunca mais ela reclamou de chiado no violino.
.
Outro caso da minha amiga que tinha um Eagle VK 544, regulei, diminui demais o chiado, porém ainda percebia-se algumas vezes, mudei a configuração e ainda tinha um pouco. Eu levantei a hipotese do violino dela ter o famoso lobo. O professor dela foi contra, pois o mesmo tinha vendido o violino para ela, mas expliquei para ele que solução era simples e rápida.
.
Ela concordou em colocar um tira lobo na corda. Foi tiro e queda. Nunca mais chiou o violino. Era um problema de construção mesmo que tinha o efeito lobo! Está feliz com o violino, porém teve que usar o tira lobo na corda sol.
.
Como eu disse pode ser a pestana! O ideal é você pedir para o seu professor tocar o seu violino e ver se acontece o chiado. Caso ouça um chiado, pode ser realmente um problema de lobo. Em casa toque sem espalheira para ver se acontece o chiado.
.
Caso ainda continue, eu acredito que você tenha que levar no luthier e pedir para ele dar uma verificada.
.
Se não resolver, bota um tira lobo que pode solucionar o seu problema sem muitos complexos!
.
Não se iluda, não é porque o violino ficou 5 dias no luthier que ele trabalhou nele por 5 dias. Pode ter ficado 5 dias e ele só trabalhou em uma hora!
.
Mas como eu disse, primeiramente faças testes você. Use outro arco, use um outro arco de colega emprestado que tenha outro breu. Experimenta outra espalheira ou toque sem. Observe esses detalhes que você mesmo pode descobrir de onde provem esse chiado.
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço!
Olhei para a espaleira, não está batendo no tampo não. Mas observei que o chiado não é apenas em uma corda, é em todas. Vou ter que botar tira lobo nas 4? rs
Estarei observando, até agora não ouvi nenhuma imperfeição. Obrigada pela ajuda, logo darei notícias.

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Re: Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/3/2014, 14:08

CarolinaG escreveu:Olhei para a espaleira, não está batendo no tampo não. Mas observei que o chiado não é apenas em uma corda, é em todas. Vou ter que botar tira lobo nas 4? rs
Estarei observando, até agora não ouvi nenhuma imperfeição. Obrigada pela ajuda, logo darei notícias.

Em 4 cordas? Bom, eu acredito que o seu luthier não fez um bom trabalho! Talvez não seja lobo!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas chiando com um som de metal? Empty Re: Cordas chiando com um som de metal?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos