Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Aprendendo violino sozinho I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Aprendendo violino sozinho I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Aprendendo violino sozinho I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Aprendendo violino sozinho I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Aprendendo violino sozinho I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Aprendendo violino sozinho I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Aprendendo violino sozinho I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Aprendendo violino sozinho I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Aprendendo violino sozinho I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
18 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 18 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Aprendendo violino sozinho

2 participantes

Ir para baixo

Aprendendo violino sozinho Empty Aprendendo violino sozinho

Mensagem  Ricardo Veloso 16/10/2015, 19:30

Olá, pessoal! Tudo bem?

Bom. Sou novo aqui no fórum e quero compartilhar com vocês (não sei se estou no tópico certo Rolling Eyes ) a minha situação no violino.
Então vamos lá Very Happy Very Happy


     Meu nome é Ricardo, tenho 18 anos. Nasci em Manaus - AM, mas moro em uma cidade no interior de Minas Gerais há um pouco mais de 6 anos.
Aos 12 anos, iniciei meus estudos de música para entrar na banda da cidade (sopro). Quando comecei, as únicas coisas que eu sabia, eram as 7 notas tongue .

     Alguns meses depois de algumas aulas teóricas, comecei a praticar na clarineta cheers . fui aprendendo com o professor (que também é o maestro da banda) até ele falar pra eu participar dos ensaios, com todo mundo. O primeiro dia foi inesquecível! eu não conhecia bem o povo. acabou que foi um pouco confuso, mas bem legal a experiência. Com o tempo, fui me acostumando e as coisas se encaminharam depois disso.

     Com 15 anos, num belo dia de fevereiro de 2012, "passeando" pelo YouTube, vendo uns vídeos de música, eu clico num vídeo de uma música (Smooth Criminal) tocada por um violinista muito fantástico (David Garrett)! Foi uma Transformação. Mudou a minha vida! Depois, aos poucos, eu fui ouvindo mais músicas tocadas por ele. Meu universo passou a ser essas músicas. Músicas conhecidas pelas pessoas, só que em uma versão instrumental, "inovadora".

     Fiquei com isso na cabeça. Não ouvia mais outro tipo de música. Era maravilhoso.
Comecei a pensar em aprender esse tal desse violino. Só que na cidade onde moro, não há ninguém que ensine, ajude, ou algo assim. Mas mesmo assim. Não tem problema (kkkk).
     Consegui convencer a minha mãe a comprar pra mim um violino. Começamos a procurar na internet e finalmente compramos um violino Parrott  no Mercado Livre (ali pelo meio do ano, já). Chegou com mais ou menos 10 dias. Quando chegou, foi a maior alegria! Achamos um homem que tocava em uma igreja evangélica. Ele "montou" pra mim (colocou o cavalete, afinou as cordas, etc) e fez uma breve apresentação do que é um violino. Acho que eu nunca mais consegui fazer contato com esse homem Shocked. Beleza.
     Fui tentando aprender sozinho, procurando vídeos na internet e usando meus conhecimentos teóricos que eu aprendi na banda. Foi uma "tragédia", mas mesmo assim, eu fui levando, tentando, quebrando a cara e etc..

(desde o início, com tanta empolgação, eu pensava: "Vai ter momentos chatos? Vai. Vai ter alguma hora que eu vou querer desistir? provavelmente. Mas eu não vou me deixar levar por tão pouco assim.")

     Em 2013, eu voltei pra Manaus (fui morar com a madrasta) pra fazer o ensino médio (Eu sempre quis ser piloto de avião).
     Por forças do destino, na escola que eu fui estudar, tinha aula de violino☀. Comecei as aulas com uma professora muito bacana, no método SUZUKI. Foi uma luta no início, por causas dos vícios que eu tinha criado, mas com o tempo, eu fui "consertando". Consegui progredir consideravelmente.

   Uns 4 meses meses depois de começar as aulas, [por causa de conflitos relacionados à madrasta] eu voltei para Luz, MG. Tive que continuar a aprender sozinho. Foi muito melhor do que no início, pois agora eu tinha uma noção, com as coisas que tinha aprendido com a professora.

     No final do ano, o maestro da banda falou assim: "Ricardo, me chamaram pra tocar em um casamento em fevereiro e a noiva tava querendo que tivesse um violino. O que você acha?"
Eu falei "Beleza. Vamo." Nós sabíamos das minhas limitações, mas mesmo assim eu topei.

     Vendo a necessidade, conversando com a minha mãe, concluímos que seria necessário comprar um violino melhor, até mesmo para eu continuar aprendendo. Compramos um Eagle VK544 em Belo Horizonte, em dezembro de 2013.
Começamos a ensaiar pro casamento. Não foi mil maravilhas, mas logo apareceram mais, e festas também. Com o novo violino, parece que foi bem melhor pra continuar aprendendo, por causa da diferença da qualidade dos dois.

Sempre gostei muito de música. Parece inclusive que eu melhorei na Clarineta depois que comecei a aprender o violino.

Eu tenho uma tia que mora em Brasília. Em 2015, ela conseguiu que eu entrasse de "penetra" (como ouvinte) em um curso de férias da escola de música de lá. Ampliou meus horizontes. Acompanhei de perto ali o pessoal da turma de violino por duas semanas. Só observando e ao mesmo tempo, apreciando também Smile . Lá eu comprei um arco "um pouco" melhor do que esses que já vem com o violino.

Essa mesma tia minha me deu a oportunidade de ver o show do David Garrett em Brasília no dia 29/07/15. Acho que isso por si só já faria outro tópico. Consegui até um autógrafo no meu humilde violino bom drunken


Hoje, eu até consigo tocar algumas coisas (não são tanto da parte clássica, apesar de eu gostar muito de ouvir), mas ainda preciso achar um jeito de continuar progredindo. Estou sempre treinando, praticando, procurando aprender coisas novas e topando tocar em algum lugar.

Quero saber o que vocês acham sobre, e desde já agradecer a todos os que leram. Muito obrigado mesmo!
Ricardo Veloso
Ricardo Veloso

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 16/10/2015
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo violino sozinho Empty Re: Aprendendo violino sozinho

Mensagem  Lucas dos Anjos 13/4/2016, 15:31

Grande Ricardo,
Muito bacana sua historia.... bom eu sempre tive uma vontade de aprender o violino...
E estou desconfiado que agora é a hora...
Mas diferente de vc vivo numa cidade que tem aula de violino, mas eu estou querendo casar e como deve desconfiar... casamento são custos e gastos... e para ajudar minha namorada mora em Recife, onde vai ser o casamento(o que dificulta financeiramente mais ainda meu caso...), mas eu decidi aprender definitivamente a tocar para poder tocar no meu casamento, uma surpresa para a entrada dela na igreja....
Ela já sabe tocar alguns instrumentos musicais ela aprendeu para fazer uma surpresa no aniversario do pai dela, ao qual nao deu muito certo...
E eu gostaria de poder fazer ela se sentir importante... ao ver que eu apreendi a tocar só para ela!
Estamos nos organizando para nos casarmos no ano que vem em agosto, isso é teria um ano para aprender a tocar....
Mas confesso que já será uma luta conseguir comprar o instrumento, pois além de organizar o casamento tenho adquirir dinheiro para podermos morar juntos!
Se puder me dar algumas dicas e conselhos seria muito grato!

Desde já muito obrigado! Wink
Lucas dos Anjos
Lucas dos Anjos

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos