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Cavaletes ajustado diferentes modelos

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Cavaletes ajustado diferentes modelos Empty Cavaletes ajustado diferentes modelos

Mensagem  Mailton 16/2/2016, 19:22

Ola,
Gostaria de saber porque alguns luthier ajustam o cavalete da mesma altura dos lados ou seja do lado da corda sol tem a mesma altura do lado da corda mi , outros luthier ajustam do lado da corda mi mais baixo .
Qual dos dois modelos é melhor para ter uma boa qualidade de som ?

Question

Mailton

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Cavaletes ajustado diferentes modelos Empty Re: Cavaletes ajustado diferentes modelos

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/2/2016, 10:15

Mailton escreveu:Ola,
Gostaria de saber porque alguns luthier ajustam o cavalete da mesma altura dos lados ou seja do lado da corda sol tem a mesma altura do lado da corda mi , outros luthier ajustam do lado da corda mi mais baixo .
Qual dos dois modelos é melhor para ter uma boa qualidade de som ?

Question
A Paz de Deus irmão!
.
Tudo na vida eu acredito como relatividade e não como um absolutismo. Absoluto é somente Deus! O resto é tudo relatividade! Depende de fatores, condições, um pouco de psicologia também. Não existe melhor e nem pior. Tudo é relativo, algo que depende de  uma coisa ou outra para determinar qual fica melhor em cada oportunidade.
.
No Brasil não existe uma medida padrão, pois cada violino tem medidas diferentes até mesmo entre os violinos de fábricas que parecem padronizados. Tudo depende da altura do espelho e da sua angulatura e também de desvios no espelho, altura da pestana. Tudo influência nas medidas finais de um cavalete. Outros preferem seguir uma medida padrão que tem espalhado em Internet, sem levar em consideração medidas peculares de cada violino. Eu acho um tremendo erro, mas cada luthier tem uma cabeça e uma sentença, seguem uma ideologia, nunca vai ver um concordar com o outro. Nesse aspecto eu sou bem mais aberto, prefiro analisar cada violino em particular e determinar medidas especificas para aquele determinado violino em particular.
.
Depende muito do estilo também a ser tocado, jazz, blues, rock, clássico, sacro, nordestino, depende da angulatura da espalheira, postura do violinista, escola violinistica, personalidade violinistica do aluno e músico!
.
E tem também a preferência de cada professor. O Davi Graton Spalla da OSESP tem preferencia por uma corda Sol mais alta para diminuir o ataque e suavizar mudança e descida do arco da cordas La, Re e Sol, fazendo que o braço direito se levante o minimo possivel na mudança de corda. Muito bom para fazer estudos de Sevick.
.
No meu violino de uso pessoal eu particularmente gosto da corda sol um pouco mais baixa e mais proporcional a angulatura das cordas. O professor Alejandro Drago elogiou o cavalete da forma que eu utilizo no meu violino pessoal. Mas é pecularidade de cada professor também, depende da escola violinistica que o mesmo segue!
.
Em violinos de clientes eu faço uma avaliação previa para poder determinar qual angulatura é melhor em peculiar de cada violino.
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Nesse aspecto é justamente que se consegue deixa-lo com maior qualidade de timbre, maciez e sonoridade!
.
Uma pessoa sem conhecimentos especificos, não vai conseguir deixar o cavalete em uma angulatura perfeita.
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Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
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Cavaletes ajustado diferentes modelos Empty Re: Cavaletes ajustado diferentes modelos

Mensagem  Mailton 17/2/2016, 19:19

Pelo que entendi  não existe uma regra a ser seguida depende do violino, se estiver bom  para o musico estiver atendendo as necessidade, do jeito que ficar o cavalete não importa !!

Deus Abençoe !!

Mailton

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Cavaletes ajustado diferentes modelos Empty Re: Cavaletes ajustado diferentes modelos

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/2/2016, 08:49

Mailton escreveu:Pelo que entendi  não existe uma regra a ser seguida depende do violino, se estiver bom  para o musico estiver atendendo as necessidade, do jeito que ficar o cavalete não importa !!

Deus Abençoe !!
Amém.
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Bom não é bem assim: "do jeito que ficar o cavalete não importa!!!". Na verdade existem regras, dentro dessas regras, você segue um bom senso e lógica!
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Por isso só deve mexer no violino, um luthier que é especialista em regulagens e ajustes! Vale lembra que fazer o violino, não significa saber regular! Nem todo luthier sabe regular bem o violino, a grande maioria aliás. Por isso vemos cada coisa absurda por aí, violinos que são até bem construídos, mas intocaveis.
.
É igual você comprar um Honda CIVIC Automatico, um belissimo carro para se dirigir muito bem feito e regulado. Imagina você levar em um mêcanico que só trabalha com carro popular 1.0. Vai fazer cagada! O carro vai sair pior do que entrou! Pois o conhecimento que você necessita para arrumar um GOL é muito menor do que um um mêcanico especialista em carros importados! O resultado é desastroso. Pois o GOL não necessita de muita coisa, são peças baratas, mêcanica fácil, até um sujeito que tem noções básicas consegue mexer no GOL. Agora um Honda o mêcanico pode ter até 50 anos de experiência em mêcanica popular que vai se enrolar todinho. Assim são os luthiers que são especialistas em regulagens em comparação aos luthiers que fazem o violino. Fazer violino é menos complicado do que você ter que corrigir problemas crônicos, problemas de sonoridade etc e tals.
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Na verdade imagina você dirigindo no transito! Existem regras que são legislação! E também existem direção defensiva que na verdade é prudência e bom senso!
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Ao fazer uma curva, você tem a linha divisória da pista, uma linha guia, onde é o limite que você tem que estar por uma questão de segurança, mas também existem o paralepipedo que é limite físico da calçada para segurança de pedestre! Se você entrar muito na curva de qualquer jeito, vai bater na calçada e pode quebrar a roda do seu carro ou acertar um pedestre, se você espalhar a curva você pode perder traseira ou ponto de tangencia e esbarra no carro do outro lado da linha ou então bater de frente.
.
Então você sabe os limites e regras, você tem ter bom senso para fazer curva, primeiro você pode abrir um pouco mas sem ultrapassar a linha e fechar a curva ou então você vem fechado na curva mas reduz a velocidade mais bruscamente para conseguir contornar. Tudo varia da angulatura da curva a ser feita, do espaçamento da linha divisória da pista, da condição do asfalto e da estabilidade do carro que você tem em mãos e claro da sua técnica ao dirigir o carro.
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Assim é o cavalete do violino, você tem regras, o bom senso, tudo dentro das medidas do seu equipamento, da sua personalidade violinistica!
.
Se você faz o cavalete de qualquer maneira, seguindo cegamente uma medida padrão, você pode ter que usar muito o braço, provocando desgaste prematuro de articulações do punho e do ante-braço do braço direito ou então pode ficar uma area muito alta onde você é obrigado a colocar mais força no dedo, onde você provocar cortes no dedo ou então uma pressão exagerada no punho, provocando dores, desgaste das articulações dos dedos e em caso extremos contrair uma tendenite!
.
Por isso o vibrato de punho é perigossimo e pode provocar tendenite! O ideal é vibrato de braço, onde há um menor desgaste da sua anatomia!
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O violino foi baseado na física, por isso você tem um limite e tem que usar o bom senso.
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Imagine você dirigindo um morro ingreme comm um semaforo bem no ponto culminante e o sinal fica em vermelho e você tem que parar o carro com carros atrás de você grudados!
.
O que auto escola ensina? Ensina a técnica padrão que é você fazer a rampa, utilizando apenas da embreagem para segurar o carro. Isso provoca um desgaste acentuado da embreagem, você perdera logo. Mas o motorista que tem dois neuronios ou mais na cabeça vai pensar: existe um jeito de eu não desgastar embreagem sem voltar o carro para trás?
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Sim! Existe!
.
No caso da rampa, ao soltar embreagem quase sempre o carro faz um esforço extra para sair, pode reparar que ele sempre volta um pouco para trás e patina, por mais perito que você seja no volante com toda técnica e habilidoso, sempre acontece alguns centimetros do carro volta, há um desgaste maior de todos os componentes do carro como transmissão etc.
.
Mas a prática e alguns anos de experiência te ensinam que se você estiver no morro ingreme, você pode simplesmente usar o bom senso e fazer algo muito simples: acionar o freio de estacionamento! Ao ver o sinal verde do carro, você simplesmente engata primeira marcha, acela um pouco e solta embreagem, ao acionar o freio de mão para baixo, o carro não volta para trás, o desgaste de transmissão etc é muito menor e você tem uma segurança a mais e diminui os riscos de um possivel acidente ou quebra do carro! Simples não? Assim é luthier especialista em regulagens, ele vai usar o bom senso dentro dos limites das regras para suavizar a tocalibidade do seu violino com detalhes que luthiers que fazem o violino simplesmente ignoram.
.
A regulagem do violino é algo muito complexo que poucos entendem. É como uma mulher ao volante! Vemos que quase todos os carros foram feitos pensando no esteorotipo masculino, pensando na visão do homem ao dirigir. Mulheres ao dirigir, pensem o campo de visão, pois o banco é baixo, volante é muito alto, pedais longe, espelhos com muito mais pontos cegos etc.
.
O estudo da ergometria, visa estipular condições para os vários tipos de motoristas fazendo que o carro tenha mais conforto e dirigibilidade para anatomia de diferentes pessoas, diminuindo os pontos cegos do carro, aumentando a visão periferica e levando em considerações um cokpit dos carros de forma adequada a anatomia das mais diversas pessoas.
.
Veja que mulheres adoram o Carro FOX, por quê? Se você olhar, vera que o banco do motorista é mais elevado, aumentando o campo de visão. Adoram carros importados, como o Clio, Honda Toyota, pois existem ajustes no volante, posição do cambio e muitas vezes automático, direção hidraulica ou elétrica,controle de tração, ajuste da altura do cinto de segurança etc.
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Coisa que carros populares de montadoras nacionais só começaram a pensar a pouco tempo e 95 por cento dos carros populares não tem. Sendo itens obrigatórios nos carros importados, pois Europeus, Americanos e principalmente os orientais estão sempre a nossa frente no quesito de ergometria e em quase tudo relacionado a indústria automobilistica
.
Pois existem uma gama de coisas que foram pensadas pelos engenheiros para facilitar a condição de qualquer anatomia! Bastando pequenos ajustes para adequar ao gênero fenimino ou masculino, dentro do masculino mais baixo, mais gordo, mais alto, mais magro etc, dentro do feminino mesma coisa, mais fraca, mais forte, mais alta, mais baixa, etc.
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Assim é regulagem do violino, é quase um estudo de ergometria que o luthier especialista em regulagens leva em consideração para regulagem de um violino.
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Nesse conceito de regras e bom senso, você vai equilibrar o som, melhorar qualidade e deixar decente o violino para buscar tirar um som que seja agradavel aos ouvidos com facilidade de tocabilidade do violino.
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Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
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Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
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Mensagem  Mailton 18/2/2016, 14:07

Muito bom ,Parabéns pela explicação !!!!

Deus Abençoe !!!

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Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/2/2016, 23:06

Mailton escreveu:Muito bom ,Parabéns pela explicação !!!!

Deus Abençoe !!!
Amém, meu irmão!
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Um forte abraço.
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