Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Viola Clássica (Erudita) I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Viola Clássica (Erudita) I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Viola Clássica (Erudita) I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Viola Clássica (Erudita) I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Viola Clássica (Erudita) I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Viola Clássica (Erudita) I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Viola Clássica (Erudita) I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Viola Clássica (Erudita) I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Viola Clássica (Erudita) I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
19 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 19 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Viola Clássica (Erudita)

5 participantes

Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/2/2010, 01:39

====================================

>>> Um pouco da história da Viola Clássica: <<<

====================================

A Viola Clássica (Ou erudita) não tem parentesco com a Viola Caipira. É um instrumento utilizado em orquestras, sendo inclusive mais antigo que o Violino.
.
Seu nome original era "Viola da Gamba" e era tocada apoiada no solo, com um espigão, usando-se o arco para tanger as cordas. Com o passar do tempo, o espigão foi abolido e passou a ser apoiada no ombro.
.
Possui quatro cordas e seu som é mais grave que o do violino. Já a Viola "caipira" é mais parecida com o Violão, podendo ter 10 ou 12 cordas e cerca de 40 afinações diferentes.
.
Como foi dito, a Viola Clássica é um instrumento de cordas, o mais antigo da família do Violino, a que é semelhante em todos os aspectos estruturais.
.
As primeiras Violas serviam mais para acompanhamento, visto que tinham mais cordas e seus cavaletes eram menos curvos, de modo a se tocar mais notas ao mesmo tempo.
.
Eram, portanto, instrumentos harmônicos.
.
Até fins do século XVl, havia mais de dez instrumentos com o nome de viola:
.
- Viola da Braccio.
.
- Viola Bastarda.
.
- Viola d´Amore.
.
- Viola da Gamba.
.
A Viola como conhecemos hoje, evoluiu da Viola de Gambá para a Viola de Braccio – Viola de Braço, aliás, o nome da Viola em Alemão é Bratsche, que é uma corruptela de Braccio, que era tocada apoiada pouco abaixo do ombro, no peito.
.
A partir de meados do século XVII, as famílias Amati, Guarneri e Stradivarius passaram a produzir Violas mais parecida com as de hoje em dia.
.
A Viola é um pouco maior de que o Violino, a caixa de ressonância varia de 38 a 44 centímetros, e tem som mais grave. É afinada uma quinta abaixo do Violino e uma oitava acima do Violoncelo.
.
Haydn, Mozart e Beethoven incluíram a Viola em seus arranjos, inclusive Beethoven tocava tal instrumento (atualmente sua Viola está em poder da Violista Alemã Tabea Zimmermann).
.
No final do século XX, compositores como Hindemith e Honegger começaram a compor especialmente para esse instrumento.
.
As diferenças de afinação do Violino, Viola e Violoncelo estão abaixo:
.
Violino – sol, ré, lá, mi (Corda mais grossa para mais fina o da esquerda para direita).
Viola – dó, sol, ré, lá (uma oitava acima da afinação do Violoncelo).
Violoncelo – dó, sol, ré, lá.
.
As primeiras Violas serviam mais para acompanhamento, visto que tinham mais cordas e seus cavaletes eram menos curvos, de modo a se tocar mais notas ao mesmo tempo. Eram, portanto, instrumentos harmônicos.
A partir de meados do século XVII, as famílias Amati, Guarneri e Stradivarius passaram a produzir Violas mais parecidas com as de hoje em dia.
.
A Viola é um pouco maior de que o Violino – a caixa de ressonância varia de 38 a 44 cm – e tem som mais grave.
.
A Viola teve a mesma origem do Violino. E semelhante a ele, um pouco maior e de som mais grave. E o contralto da orquestra. A Viola é um pouco maior e mais pesada do que o violino e soa uma quinta abaixo.
.
Possui um som mais grave que se situa entre o Violino e o Violoncelo, e tem um timbre velado e meditativo. Suas qualidades eram apreciadas por Mozart, que tocava Viola e que fez contrastar os dois instrumentos na sua bela Sinfonia Concertante.
.
Devido ao seu maior peso e cordas mais largas, a Viola exige uma mão maior e mais forte que o Violino, e é mais cansativo tocá-la. Uma orquestra sinfônica tem doze ou mais Violistas.




Última edição por £ëø Mø®£ix em 8/7/2012, 09:42, editado 2 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  Mayara Verginio 4/4/2011, 10:23

Ainda tocarei viola, é tão divino... *-------*
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/10/2011, 20:28

Eu já toquei do meu ex-instrutor, mas foi só para sentir o 1 contato. Foi uma experiência bacana.
.
Ela foi feita pelo luthier Sandro Francischini.
.
Muito bem feita. Tem um som bacana!
.
Beijão, moça!
.
Deus te abençõe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  Mayara Verginio 3/10/2011, 20:41

Sou apaixonada por viola, quero demais tocar até arrumei aulas particulares com uma musicista da orquestra daqui por um preço bacana, só me falta a viola agora. rsrs
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  Ozeias - MG 15/12/2011, 10:54

Mayara Verginio escreveu:Sou apaixonada por viola, quero demais tocar até arrumei aulas particulares com uma musicista da orquestra daqui por um preço bacana, só me falta a viola agora. rsrs

Eu acho que vou comprar uma viola, que som tbm viu, apareceu uma num preço camarada pra eu fechar negócio. Alguem tem método de viola?
Abraços.
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  Lucas Amorim 15/12/2011, 11:29

É só vc saber clave de Dó 3ª linha, a técnica é quase a mesma, eu nunca estudei viola mas de vez em quando me aventuro nos quartetos. No começo vc estranha mas depois de algumas horas tocando vc se acostuma ......
Lucas Amorim
Lucas Amorim

Mensagens : 147
Pontos : 162
Reputação : 1
Data de inscrição : 10/07/2011
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/12/2011, 08:14

Mayara Verginio escreveu:Sou apaixonada por viola, quero demais tocar até arrumei aulas particulares com uma musicista da orquestra daqui por um preço bacana, só me falta a viola agora. rsrs

Eu toco só um pouquinho. Já regulei diversas violas. Dá para tirar algum som, mas preciso melhorar. Mas não gosto muito de viola. Não me agrada muito o som grave da viola e também é muito pesado. Gosto mesmo é de violino, som agudo, leve e agil.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/12/2011, 08:17

ozeias-mg escreveu:
Mayara Verginio escreveu:Sou apaixonada por viola, quero demais tocar até arrumei aulas particulares com uma musicista da orquestra daqui por um preço bacana, só me falta a viola agora. rsrs

Eu acho que vou comprar uma viola, que som tbm viu, apareceu uma num preço camarada pra eu fechar negócio. Alguem tem método de viola?
Abraços.

Eu tenho vários métodos de viola, desde o famoso Suzuki até o Kayser para Viola.
.
Se precisar de viola já regulada e harmonizada, eu arrumo para você. Trago umas bem em conta.
.
Só me dar um toque no msn para a gente conversar sobre detalhes.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/12/2011, 08:28

Lucas Amorim escreveu:É só vc saber clave de Dó 3ª linha, a técnica é quase a mesma, eu nunca estudei viola mas de vez em quando me aventuro nos quartetos. No começo vc estranha mas depois de algumas horas tocando vc se acostuma ......

Como eu já toquei instrumento transpositor em Sib (Trompete), lia com certa fluencia a clave de Dó. Mas fiquei algum tempo sem ler, perdi um pouco a agilidade.
.
O problema da viola é afinação. Se no violino, já e complicado abrir a mão e esticar os dedos em 1 posição, os 4 dedos etc. Na viola é um pouco mais por causa da abertuda de mão, quem tem mão pequena sofre pacas com afinação. Em compensação para posições altas é uma boa ter mão pequena e dedos pequenos.
.
O outro problema é o peso dela, por ser maior e ter maior quantidade de madeira, ficar 2 horas com ela no pescoço não é mole.
.
Por ela fazer sempre a harmonia, um pouco parecida com a base que é o Cello, as partituras mesmo sendo em clave de Dó são muito mais fáceis do que do 1 e 2 violino.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Vibrato na viola

Mensagem  Everson Amancio 5/12/2012, 10:08

Será que o vibrato se torna mais dificil na viola, pelo seu tamanho e peso?
Everson Amancio
Everson Amancio

Mensagens : 30
Pontos : 33
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/11/2012
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/12/2012, 16:36

Everson Amancio escreveu:Será que o vibrato se torna mais dificil na viola, pelo seu tamanho e peso?

Depende muito da sua antomia, se tem dedos compridos e mão grande e o tamanho da viola também influencia bastante. Se for a número 15 é quase um violino. Afinação é muito proxima do violino e abertura de mão. Então é quase como vibrar um violino. Já violas maiores, creio que dependendo de sua mão, pode ser um pouco mais dificil. Quando ao peso, existe violas que são mais leves, tudo é muito relativo, pode ser uma viola 42 pesada e pode ter outra 42 leve e a viola 40 pode ser mais pesada do que uma 42. Então é tudo muito relativo. Quanto mais pesada, evidentemente você vai cansar mais rapido e tensiona mais o braço.
.
Outro fator importante é se a viola está regulada. Saiu da loja, levou ao luthier para fazer os ajustes básicos e necessários? Disso você não pode fugir, porque tocar com um cavalete que tem 15 andares é mais complicado do que tocar em cavalete que é tamanho de uma casa. Então se o cavalete estiver bem ajustado e a pestana na altura correta, ela fica macia e o vibrato fica mais flexivel pela pressão menor nos dedos ao tocar.
.
Se precisar de meus serviços como luthier para regular viola, estou a sua disposição.
.
Se precisar comprar uma viola profissional, só me dar um toque.
.
Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br ou add o MSN violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  Everson Amancio 5/12/2012, 17:40

Sinto que ela fica meio instavel na hora do vibrato
será que uma espaleira de qualidade ajuda?
Pois a minha e bem meia boca.
Everson Amancio
Everson Amancio

Mensagens : 30
Pontos : 33
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/11/2012
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/12/2012, 22:45

Everson Amancio escreveu:Sinto que ela fica meio instavel na hora do vibrato
será que uma espaleira de qualidade ajuda?
Pois a minha e bem meia boca.

Tudo depende do tamanho do seu pescoço e sua anatomia.
.
Na verdade o vibrado deve sair mesmo sem espalheira. A espalheira deve ser apenas um conforto e prevenção para saúde.
.
Então quanto mais qualidade na espalheira, melhor será o resultado do vibrato na viola.
.
Meu conselho é você ajuste sua viola, pois isso interfere diretamente no vibrato.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Viola Clássica (Erudita) Empty Re: Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos