Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Qual é o melhor método de violino para iniciantes? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Qual é o melhor método de violino para iniciantes? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Qual é o melhor método de violino para iniciantes? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Qual é o melhor método de violino para iniciantes? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Qual é o melhor método de violino para iniciantes? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Qual é o melhor método de violino para iniciantes? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Qual é o melhor método de violino para iniciantes? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Qual é o melhor método de violino para iniciantes? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Qual é o melhor método de violino para iniciantes? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Qual é o melhor método de violino para iniciantes?

4 participantes

Ir para baixo

Qual é o melhor método de violino para iniciantes? Empty Qual é o melhor método de violino para iniciantes?

Mensagem  Lucas Amorim 16/11/2011, 08:46

Olá, sou instrutor de música (violino) mas tenho dúvidas quanto aos métodos, alguns falam que o melhor método para quem está começando a aprender o violino é o J. Lmabert, outros acham o Schmoll (CCB), outros acham que é o Laureoux, outros acham o Suzuki, queria uma segestão pois quero um método que facilite a vida dos alunos de modo que possam progredir com eficiência nas escolas de música. Desde já agradeço !
Lucas Amorim
Lucas Amorim

Mensagens : 147
Pontos : 162
Reputação : 1
Data de inscrição : 10/07/2011
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é o melhor método de violino para iniciantes? Empty Re: Qual é o melhor método de violino para iniciantes?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 16/11/2011, 09:29

lucas amorim escreveu:Olá, sou instrutor de música (violino) mas tenho dúvidas quanto aos métodos, alguns falam que o melhor método para quem está começando a aprender o violino é o J. Lmabert, outros acham o Schmoll (CCB), outros acham que é o Laureoux, outros acham o Suzuki, queria uma segestão pois quero um método que facilite a vida dos alunos de modo que possam progredir com eficiência nas escolas de música. Desde já agradeço !


Se for para crianças de 6 anos até 12 anos, eu aconselho a começar com o Shinozaki e o Suzuki. Inclusive ensine através de desenhos (Cadernos de pauta, invente historinhas e lições com desenhos) incrementando notas nos desenhos, faça exercicios para crianças pintarem em casa e claro forneça o CD do Suzuki. Não pode cobrar muito, didática para criança é diferente do adolescente e adulto. Eles tem mais facilidade para aprendizado.
.
Tudo que é divertido para crianças elas tomam gosto e aprendem rápido.
.
Se for adolescente, aconselho já começar com um método mais um pouco exigente como o Laoureux 1 e Suzuki ajuda a completamentar em termos de expressividade e repertório. Assim que ele já estiver com uma afinação mais estavel, coloca o Ferrara. Se o aluno pegar o jeito fácil, antes de terminar o Ferrara já colocar o Hans Sitt e o Laoureux 2. Quando terminar o Laureux 2, coloca o Laoureux 3 e no Hans Sitt (Excelente para limpar o som). Exiga muito nessa etapa, cobrança feia. Principalmente no Suzuki, cobra demais quando chegar no livro 4 que são concertos. Assim hora que o aluno chegar no Hans Sitt book 2 de posições vai ter uma base legal e já da pra iniciar o 36 Kayser e o Polo (Corda dupla). Depois só 42 Kreutzer. Ai já estara em 2 grau em música e pronto para prestar um vestibular.
.
Se for adulto, já mete um método mais agressivo como o Laoureux 1(Inicio) e o Ferrara (Quando tiver dominado todas os dentilhados em 1 posição), já coloca Suzuki (Inicio), assim que tiver lendo legal e já um técnica melhor logo de cara o Sevick op 1, Sevick op 2 e o Hans Sitt, e assim que terminar as 20 lições do Hans Sitt, coloca no 36 Kayser e o Polo. Quando na lição 20 do Kayser e na lição 10 do Polo já pode colocar o 42 estudos o Kreutzer. Vai chega com uma boa base para tentar uma faculdade.
.
Se quiser pode usar o L. Ribeiro ou CCB, mas só como complemento, não como fundamento de técnica.
.
O L. Ribeiro deixa cheio de vícios se não souber aplicar, ele tem que ser exigido muito, pois tem pequenos resumos de técnicas básicas, foca mais em postura do que em técnica.
.
Já o CCB, deixa o músico incompleto e completamente deficiente em técnica, não tem um lance de corda dupla, como um aluno vai iniciar os 42 Estudos do Kreutzer sem saber fazer corda dupla. Tem apenas 10 lições de técnica de arco. Muito pouco para ter uma técnica apurada. Começa em 3 posição, faz uma rolo danado, vai 5, depois volta pra 2, depois vai pra 4 e tem uma escala na 6 posição. O cara não vai conseguir nem tocar 1 posição afinado e muito menos vai ter agilidade, expressividade, não vai saber trabalhar as dinamicas nem os fraseados.
.
Não existe aluno que consegue assimilar isso. Vai ficar tocando desafinado pra o resto da vida. Vai achar que mal pula para 5 posição, já que já um novo Paganini, vai querer tocar tudo só na corda Mi e vai fazer papel de ridiculo perto de quem entende do assunto.
.
O certo é 2, 3, 4, 5, 6 e assim por diante.
.
Pode sim, fazer a 3 antes da 2, mas depois é tudo em sequencia 4, 5, 6, 7, 8 etc.
.
Eu aconselho a usar livros como o CCB (Schmoll, J. Lambert Ribeiro, Suzuki) como livros de complemento a técnica, no caso do Suzuki pra trabalhar repertório e intepretação e expressividade.
.
Isso aliado a livros bases como o Laoureux, Hans Sitt, 36 Kayser.
.
E livros de pura técnica mecanica como o Sevicks.
.
Pode colocar um livro divertido e progessivo como os Ferraras. É muito gostoso e evolui muito o Ferrara, principalmente para trabalhar as 15 primeiras lições com articulações de arco (Movimentos do braço, técnica da pronação e supinação), e principalmente intervalos para trabalhar afinação.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é o melhor método de violino para iniciantes? Empty Re: Qual é o melhor método de violino para iniciantes?

Mensagem  Lucas Amorim 16/11/2011, 10:23

Gostei muito da dica, respondeu tudo o que eu precisava ouvir e mais um pouco rsrsrs. Tenho alguns alunos que desenvolvem bem porém ficam presos aos métodos da CCB e não conseguem explorar todo seu potencial, agora já sei que caminho seguir.

Deus te abençoe !
Lucas Amorim
Lucas Amorim

Mensagens : 147
Pontos : 162
Reputação : 1
Data de inscrição : 10/07/2011
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é o melhor método de violino para iniciantes? Empty Método para iniciante

Mensagem  Marceloviolista 17/1/2012, 09:04

Olá!

Sou professor de violino e viola a muito tempo, já lecionei na CCB, escolas de Música e na AD... vendo a deficiência de um método prático e objetivo direcionado para o iniciante, resolvi fazer meu próprio método que gostaria muito de passar pra vc, pois ele funciona muito bem mesmo, porém, não registrei ainda, e até que isso seja feito, vcs vão ter que aguardar...
Eu costumava usar o Laoureux 1, mas só os exercícios, sem usar as melodias, que são muito complicadas para quem tá começando... ai eu pegava paralelamente as melodias do Suzuki que vão dificultando uma a uma.. uso o Suzuki paralelamente com meu método que não tem melodia, deixando a critério do professor, visando a área que o aluno deseja atuar.

Marceloviolista

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 46

http://violinoeviola.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é o melhor método de violino para iniciantes? Empty Método para iniciante

Mensagem  Ozeias - MG 17/1/2012, 14:07

Marceloviolista escreveu:Olá!

Sou professor de violino e viola a muito tempo, já lecionei na CCB, escolas de Música e na AD... vendo a deficiência de um método prático e objetivo direcionado para o iniciante, resolvi fazer meu próprio método que gostaria muito de passar pra vc, pois ele funciona muito bem mesmo, porém, não registrei ainda, e até que isso seja feito, vcs vão ter que aguardar...
Eu costumava usar o Laoureux 1, mas só os exercícios, sem usar as melodias, que são muito complicadas para quem tá começando... ai eu pegava paralelamente as melodias do Suzuki que vão dificultando uma a uma.. uso o Suzuki paralelamente com meu método que não tem melodia, deixando a critério do professor, visando a área que o aluno deseja atuar.

Deus continue te abençoando em suas aulas, e quando puder passa o seu método pra nós do fórum ok!!!!!
abraços.
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é o melhor método de violino para iniciantes? Empty Re: Qual é o melhor método de violino para iniciantes?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/1/2012, 22:33

Acho que o grande problemas das escolinhas CCB não é só questão dos métodos aplicados, mas sim dos instrutores da escolinha que não sabem aplicar a metodologia das escolas franco-belga, russa, japonesa, alemã e italiana.
.
Parecem que gostam muito da metodologia japonesa que é mais pratica do que técnica. Vem a calhar bem nos ensinos da Igreja.
.
Não acredito muito bem nessa metologia como é aplicada no Brasil, porque o povo brasileiro é mais desconcentrado e disperso em pensamentos ao contrário do povo japones que é muito disciplinado e são totalmente concentrados. Por isso não funciona o Scmoll no Brasil e nem o Suzuki.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é o melhor método de violino para iniciantes? Empty Re: Qual é o melhor método de violino para iniciantes?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos