Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Dúvida sobre acessórios I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Dúvida sobre acessórios I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Dúvida sobre acessórios I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Dúvida sobre acessórios I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Dúvida sobre acessórios I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Dúvida sobre acessórios I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Dúvida sobre acessórios I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Dúvida sobre acessórios I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Dúvida sobre acessórios I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
19 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 19 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Dúvida sobre acessórios

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Dúvida sobre acessórios

Mensagem  Lino 6/3/2012, 13:38

Olá pessoal!!

Me chamo Lino, sou novo aqui e gostei muito deste forum.

Pois bem tenho algumas dúvidas, comprei um Cello Chinês para começar a estudar em uma escola de música e como todo mundo sabe tenho que levar para um luthier fazer os ajustes.

Minha dúvida é sobre os acessários:

O que é melhor um estandarte de fibra de Nylon (Marca Akusticus) ou de madeira com os micro-afinadores embutidos??

Ouvi dizer que com acessórios mais leves, estandarte e espigão de carbono, o instrumento fica mais leve e ele projeta mais. É verdade?

Outro componente é o cavalete, penso em comprar um Aubert Deluxe modelo belga, o TOP da Aubert, será que vai melhorar a sonoridade de um Cello Chinês ou é melhor comprar um mais barato que vai dar no mesmo??

Vale a pena investimento nestes acessórios visto o preço salgado??

Um abraço à todos. Desde já obrigado!!!
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  £ëø Mø®£ix 9/3/2012, 06:45

Lino escreveu:Olá pessoal!!

Me chamo Lino, sou novo aqui e gostei muito deste forum.

Pois bem tenho algumas dúvidas, comprei um Cello Chinês para começar a estudar em uma escola de música e como todo mundo sabe tenho que levar para um luthier fazer os ajustes.

Minha dúvida é sobre os acessários:

O que é melhor um estandarte de fibra de Nylon (Marca Akusticus) ou de madeira com os micro-afinadores embutidos??

Ouvi dizer que com acessórios mais leves, estandarte e espigão de carbono, o instrumento fica mais leve e ele projeta mais. É verdade?

Outro componente é o cavalete, penso em comprar um Aubert Deluxe modelo belga, o TOP da Aubert, será que vai melhorar a sonoridade de um Cello Chinês ou é melhor comprar um mais barato que vai dar no mesmo??

Vale a pena investimento nestes acessórios visto o preço salgado??

Um abraço à todos. Desde já obrigado!!!

Olá, querido amigo! seja bem vindo! Que bom que gostou de nosso fórum! Vem novidades por ai, deixa eu me organizar primeiro para colocar todos os meus projetos em prática. Ainda ando muito sem tempo, dormindo 3 ou 4 da manhã para acorda a 7 da manhã! Falta tempo, mas não falta vontade. Isso é o mais importante.
.
Primeiro passo como você mesmo disse é levar em um luthier.
.
Eu acredito que madeira se de bem com madeira. Então eu sou contra o uso de estardantes de metal (Apesar de ser uma prática comum na Europa. Eu acho que a madeira deve ficar em contato com outra madeira para produzir um som mais natural possivel.
.
Eu também, acho que não tem nada haver os acessórios com a proteção do instrumento.Talvez que tenha te falado isso deve ter confundido algum assunto.
.
Agora a respeito da cavalete, os tops são melhores, mas existem intermediarios que produzem o mesmo efeito dos tops. Sã o de madeira selecionada. Na verdade todos os cavaletes da Aubert são cortados da mesma madeira. Os mais perfeitos eles timbram como Deluxe. Mas nesse meio tempo, alguns passam desapercebidos na inspeção e são vendidos como intermediários. Se bem adptado esse cavalete que eu acho de madeira selecionada (Mas na hora de comprar você vai precisar levar alguém que entenda de madeira e cavalete e pedir para o vendedor descer todos os cavaletes disponiveis na loja para o cara dar uma olhada e pegar um batizado. rs*
.
Ou seja, vai pagar valor X por um cavalete que o preço dele teria que ser Y. Vai lucrar bastante, mas o vendedor, vai achar que você é um chato de galocha. Mas o que importa é que você vai ter uma joía rara na mãos.
.
É claro, vai ter que ter um luthier bem experiente e habilidoso para fazer vale a pena esse cavalete.
.
Eu acho que você não deva gastar muito dinheiro nesse cello, manda para fazer uma regulagem básica, troca o cavalete e a alma, bota umas cordas descentes nele e chora o bambu, rapaz.
.
E junte essa grana para comprar um cello de luthier no futuro que gastaria com o Deluxe.
.
Acredito que em 2 anos já vai precisar de um instrumento melhor.
.
O que eu recomendo para você, é comprar meu material de estudos, pois isso é um investimento para o futuro, vai desde o iniciante até ao avançado, com livros de harmonia, regencia, composição, percepção ritmica, história da música e muito mais. Ou seja você vai usar desde o principio até após a faculdade.
.
Se quiser maiores informações sobre como adquirir manda um e-mail para mim violinistamorlix@bol.com.br ou add meu MSN: violinistamorlix@hotmail.com
.
Se precisar de um bom breu para cello eu também tenho um anti alergico que não solta pó e um breu violento, cara. Gruda o arco na corda, da uma aderência impressionante.
.
Abração.
.
Fica com Deus.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  Lino 13/3/2012, 13:24

Obrigadão pelas dicas Léo. Vou levar no luthier e fazer os ajustes básicos. O estandarte vou comprar de madeira com o micro afinadores já embutidos, e o cavalete vou instalar um que o luthier tem lá sem marca, segundo o próprio luthier de qualidade melhor que os Aubert, Panpi, Bausch (Standarts), mais fáceis de cortar, etc... hehehe...

Fiquem com Deus. Very Happy
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  Lino 13/3/2012, 14:03

Oi..

Sou de Santo André - SP, e costumo levar em luthier de São Paulo o Fábio Vanini, ele tem um atelier na Barão de Itapetinga, Metrô São Bento, em frente ao Theatro Municipal. Ele é sócio do Rafael Sando, ele não é careiro e sempre trabalhou bem nos meus violinos.

Se vc me indicar algum outro luthier, ficaria muito grato, menos o Paulo tavres e o ivan Guimarães, Labussiere, ... que apesar de serem bons,...salgam os preços. Tinha interesse de conhecer o joão Paulo Franceschini da Água Rasa, sei que ele trabalha só com Cellos... mas me parece que ele tá meio afastado da lutheria. Inclusive queria comprar um cello dele, mas acabei comprando um Cello Blaver, modelo profissional... confused ??????vamos ver aí se valeu a pena e se vai soar alguma coisa esse Cello após os ajustes.
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  Lino 13/3/2012, 14:35

hehehe mundo pequeno...o fábio é muito gente boa, quando vou lá, não saio com menos de uma hora de conversação.

Meu violino eu levei pra ele, logo quando o conheci, precisava de uma reforma o braço estava solto e o espelho muito baixo próximo ao tampo, ele deu uma geral..., ele não falou o valor na época, mas disse que era bem antigo, mais de 90 anos, alemão... e que tinha valido muito a pena o preço pagado na época.

Vou levar pra ele o cello, e vou colocar um encordoamento Mauro Calixto mesmo, pelo menos agora no estudo, quando tiver melhorzinho eu vou colocar um importado,... não muito caro, senão minha esposa me mata... ela fica doida com tanto instrumento aqui em casa... ahuahuahu

Outra dúvida que corda vc tem no seu cello?? Me falaram muito bem da Jagar, mas uma vez coloquei no meu violino e não achei nada de mais... corda de aço quase similar a Paganini e Pirastro cromcor..

Queria uma corda com boa sonoridade de timbre e intensidade de som. A evah pirazzi pra violino é muito boa,... e a Larsen, Spirocore... vc conheçe??
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  Lino 4/4/2012, 17:24

Senhores, hoje pedi uma opinião ao luthier que costumo levar sobre o um estandarte de fibra de nylon. Ele me disse que é muito bom, principalmente para Cello, pois deixa o instrumento mais leve e o seus micro afinadores embidos, deixam uma distância maior do cavalete para o estandarte, que aumenta o som. Surte o mesmo efeito de tocar com um de madeira sem os microafinadores.

No caso do violino e viola compensa mais usar de madeira sem os microafinadores ($$$$$). Mas para cello é necessário o uso do microafinador, devido à corda mais espessa e dura, cravelhas maior, etc... mais difícil para afinar.

Vou instalar um no meu Cello, depois vos comunico o resultado.

Saudações.
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/4/2012, 01:20

Lino escreveu:Oi..

Sou de Santo André - SP, e costumo levar em luthier de São Paulo o Fábio Vanini, ele tem um atelier na Barão de Itapetinga, Metrô São Bento, em frente ao Theatro Municipal. Ele é sócio do Rafael Sando, ele não é careiro e sempre trabalhou bem nos meus violinos.

Se vc me indicar algum outro luthier, ficaria muito grato, menos o Paulo tavres e o ivan Guimarães, Labussiere, ... que apesar de serem bons,...salgam os preços. Tinha interesse de conhecer o joão Paulo Franceschini da Água Rasa, sei que ele trabalha só com Cellos... mas me parece que ele tá meio afastado da lutheria. Inclusive queria comprar um cello dele, mas acabei comprando um Cello Blaver, modelo profissional... confused ??????vamos ver aí se valeu a pena e se vai soar alguma coisa esse Cello após os ajustes.

João Paulo é irmão do Sandro Franceschini parece que ele apenas regula Cellos, acho que ele não constroi.
.
o antigo professor de Cello era radicalmente contra os Cellos da Blaver, eu iria comprar um, ele me desaconselhou.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 18/7/2012, 11:14, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/4/2012, 01:39

Morlix, como vai amigo?

Eu estou meio desapontado com meu VK 544, mas eh pq ainda não deu pra levar a um luthier fazer ajustes!

Compensa colocar kit de jacaranda nele? (custo benificio)
Sobre os ajustes... Bem, queria aprender eu mesmo. Eu moro em Jandira/SP, e o unico luthier que eu conheco eh o irmão Vlamir la em Tatuí.
Só que não costumo ir lá (só fui uma vez, qndo o conheci).
Minha alma está muito para tras, e estou com receio até de afundar o tampo.

Outra duvida minha, arcos de fibra de carbono, compensam?

E qual a melhor forma de regular o estandarte, percebi que deixando ele mais longe do cavalete, o som abafou, ai deixei o rabicho maior, o aproximando do cavalete, e percebi uma melhora.

Mas essa alma ainda me deixa com a pulga atras da orelha.

Estava pensando em por um Aubert Deluxe, mas depois dessa sua dica, acho que vou dar uma de "comprador chato"!

Amigo, desculpe tantas perguntas, na vdd nem fiz todas!
E mais uma coisa, eu sou desenvolvedor web, se precisar de minha ajuda em seus projetos, pode contar cmg, tenho até espaço para hospedar um portal caso necessario, inclusive esses dias tava pensando em criar um comunidade para artes em geral (estilo um face) só que controlado! Muito controlado e restrito!

Enfim, eh isso (por enquanto).

[]'s

Olá, meu nobre amigo! Como estás? Estou maravilhosamente, excelentemente, otimamente, super bem, graças a bondade do Senhor Jesus. Como eu costumo falar: só alegria!
.
Realmente quando pegamos a serie VK da Eagle envelhecida sem os ajustes básicos, realmente dá um maior desanimo.
.
O ideal é colocar um kit de Jacarandá, por causa do rendimento que pode ser aumentando com esse acessório de pau rosa.
.
Para aprender ajustar violinos, tem que aprender com uma pessoa experiente e que tenha formação acadêmica, porque muitos se auto-intitulam luthiers, mas só falam bobagem. Então eu recomendo a aprender com quem realmente sabe e entende do negócio. O ideal é ir para Tatuí aprender com nosso irmão, mas ficar dificil, faz uma forcinha e ora a Deus que o Senhor te prepara. Mas já aviso que isso é um dom, a pessoa tem que gostar disso. É um exercicio de paciência, ousadia e coragem e claro tem que ser perfeccionista, muito detalhista, pois isso vai te fazer um profissional qualificado e melhor do que os "luthiers" fundos de quintais. Um grande exemplo de profissionalismo são os senhores Leandro Mombach, Ivan Labussiere e claro o nosso irmão na fé Paulo Tavares. E outros que tem o seus nomes reconhecidos no Brasil inteiro e fora do país. Se é isso que você quer, bota a faca entre os dentes e corre atrás, cara!
.
Sobre os arcos de carbono, são bons sim. Tenho alguns aqui que eu uso. Mas é estilo cara.Tem que ver se eles casam com o seu estilo de tocar. Eles são bem mais leves, muito precisos nos golpes de arco, mas mudam o timbre que sai do violino.
.
Se você precisar de arcos eu tenho para vender. Add meu MSN: violinistamorlix@hotmail.com ou mande um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br. Eu vendo diversos arcos, são novos, sem usos. Trago do exterior. Parcelo em 12 vezes no cartão de crédito.
.
Quando se mexe no rabicho, ele afeta diretamente os harmonicos do violino.
.
Provalmente sua alma está fora de lugar e desregulada. Tem que regular, e posicionar no ponto de ouro do violino. O ideal é trocar por uma de madeira alemã.
.
Com certeza o Aubert Deluxe é um dos melhores cavalete da atualidade.
.
Se precisar de comprar cavaletes alemães. Eu tenho para vender alguns de madeira selecionadas. Preço excelente e o rendimento igual ao Deluxe por um preço bem mais em conta.
.
Se precisar de fazer tais ajustes em seu violino, eu faço esse serviço. Cobro um preço bem bom. Só falar comigo.
.
Se preferir eu tenho violinos feitos a mão para vender ou de fábricas modificados.
.
Só entrar em contato comigo.
.
Pode perguntar o quanto quiser o que quiser. Tenho maior prazer em responder a todos com toda atenção possivel.
.
Aquele abraço cara! Deus te abençoe muito.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 11/7/2013, 12:30, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/4/2012, 10:57

Eu aqui de novo rsrs.

Então morlix, tu está em MG, como faço para ter acesso aos seus serviços? rsrs
Eu até poderia ir ai, mas teriamos que combinar um dia!

Os ajustes que eu faria seriam, alma e cavalete mesmo, aproveitaria e levaria um kit jacaranda comigo.

Você poderia colocar minha alma nesse "ponto de ouro"?

E quanto ficaria o serviço?

[]'s

Sim, estou na linda cidade de Poços de Caldas, no sul do Estado de Minas Gerais, divisa com SP. Cidade próxima a Campinas, SP.
.
Por favor mande um e-mail para mim que eu passo todo o procedimento e marcamos todos os detalhes. Email: violinistamorlix@bol.com.br
.
Vou te add no MSN para termos uma acesso mais direto.
.
Sim, meu amigo, se preferir já envie o Kit de Jacarandá. Eu faço todos os ajustes necessários para deixa-lo decente para você tirar os mais lindos sons e tocar as mais belas melodias e mostrar toda sua capacidade. Pode ter certeza que você vai se supreender com a tocabilidade e sonoridade que eu posso deixa-lo.
.
Sim, eu posso deixar a alma no Ponto de Ouro. Alias já fiz em mais de 50 violinos. Já perdi a conta. rs*
.
Pode ter certeza que 90% dos violinos que eu ajustei foram da Marca Eagle, acredito dessa porcentagem: 95 % foram os envelhecidos. E graças a Deus nenhum deu errado. Todos tiveram resultados supreendentes. Alguns desses Eagle, tiveram um resultado tão surpreende que recebi altos elogios dos clientes e do seus professores e Maestros da Orquestra. Um nome chamou muito atenção que tocou um dos violinos que eu ajustei. Nome do cara é Alejandro Drago. Ele ficou surpreso com meu trabalho e classificou como Muito Bom, excelente e surpreendente. O violino que esse senhor Drago tocou é o modelo VK 644, da qual eu o ajustei. Ele tocou em uma das aulas, e falou para diversos alunos sobre meu trabalho. O Alejandro é professor na Universidade de Dakota, EUA. Estudou com o Perlman.
.
Os valores e instruções eu te passo pessoalmente por MSN. E passo todas orientações e respondo as todas as suas dúvidas.
.
Abração! Deus te abençoe!


Última edição por £ëø Mø®£ix em 11/7/2013, 12:31, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/4/2012, 03:08

Very Happy Grande Leo, otima explanação... Só não entendi sobre o pau rosa???? Qual seria?

E só para constar, não existe curso academico no Brasil de luteria nem no exterior, pois não existe academia. Tem escolas, contudo não são cursos academicos.

Carissimo amigo. Aqui em Minas conheço Jacarandá por nome de pau rosa. Não sei é algo regional esse apelido.
.
Existe um curso no Sul do país em uma Universidade ministrado pelo senhor Leandro Mombach. É o pioneiro e único curso universitário que ensina lutheria no Brasil. Sempre passa reportagens aqui em Minas do trabalho do senhor Mombach. Acho que é na Universidade Federal do Paraná, se não me falhar a memoria. Vou procurar maiores detalhes e repasso a informação com maiores riqueza de detalhes.
.
Não sei termo correto que se aplica no Curso Universitário que o Leandro leciona. Deixo isso a cargo dele designar.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 11/7/2013, 12:33, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  £ëø Mø®£ix 11/4/2012, 02:28


Very Happy Desconhecemos por completo essa informação do Mombach.... Creio realmente haver um equivoco nessa sua afirmação, pois somente este ano, o curso de luteria do Conservatório de Tatuí avançou significavelmente ao nivel de "Curso Técnico" reconhecido pelas autoridades e Ministério do trabalho. o que pode acontecer, como de fato ele próprio menciona em seu site, é que ele eventualmente ministra palestras sobre luteria e musica aos formandos e estudantes da universidade local, nada mais que isto, também na ocasião dos concursos de luteria de Tatuí, ele se dispôs a participar da bancada julgadora dos violinos, porém foi dispnesado pela diretoria, Não sei o motivo, talvez formação universitária, reconhecimento, etc.

Bom, eu assisti algumas entrevistas dele que passou aqui na TV Regional que falava sobre lutheria (Uma reportagem completa e interessantissima.) Passou em um Sabado as 5 da manhã. Assisti por acaso, eu tinha um compromisso com a orquestra (Iamos apresentar muito cedo em um instituição que tem um projeto para crianças carentes), e estava esperando dar o horário para ir até o local. Liguei a TV e passando essa reportagem. O proprio Senhor Leandro falou a respeito, um de seus alunos também. Deu a entender que ele realmente leciona lá. Sei que muita coisa na TV a gente tem que filtra, pois tem muita maquiagem etc. Mas ele falou e explicou de forma clara sobre o Curso lá no Parana.
.
Realmente o o Conservatorio de Sao José do Rio Pardo que é Polo de Tatui. O MEC reconheceu o diploma fornecido por Tatui. Mas a respeito do Paraná, foram essas informações que me chegaram sobre a Universidade que é pioneira em oferecer o curso de lutheria no Paraná.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre acessórios Empty Re: Dúvida sobre acessórios

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos