Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Trêmulo/Vibrato I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Trêmulo/Vibrato I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Trêmulo/Vibrato I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Trêmulo/Vibrato I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Trêmulo/Vibrato I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Trêmulo/Vibrato I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Trêmulo/Vibrato I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Trêmulo/Vibrato I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Trêmulo/Vibrato I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
23 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 23 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Trêmulo/Vibrato

+4
Xshifty
Ozeias - MG
£ëø Mø®£ix
Lino
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Lino 30/3/2012, 18:40

Bem ouvi falar que existe três tipos de vibrato...

1) com o dedo,... nunca vi ninguém fazendo e deve ser muito difícil e doloroso, rsrsrs ma minha opinião.

2) com o punho, movimenta-se o punho apenas, é o que mais uso...

3) com o braço, movimenta-se o braço todo, é o que estou tentando fazer, pois cansa menos.

Agora a velocidade varia de acordo com a música, ou hino. Mais lento para momentos mais profundos e mais rápidos para momentos mais alegres,... bem a movimentação na minha opinião não deve ser muito, pois acabará desafinando demais a nota.


O meu antigo professor, falava que vibrato principalmente na igreja, serve para esconder a desafinação do músico. Na opinião dele, devia usar somente em notas longas, mais para o final da nota, após certificar de estar afinado.

Em música barroca praticamente é proibido o uso do vibrato, porém no classicismo e Romantismo é ferramenta obrigatória, juntamente com os super violinos (Strads, Guarnieris, etc..) dos virtuoses, que nos faz ter o desejo de fazer vibrato em tudo por aí.
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/4/2012, 04:03

escreveu:Trêmulo, vibrato , treme-treme e compania.

Como que é , faz em todas as notas!? Tenho observado que os grandes concertistas utilizam este recurso para dar expressão a uma passagem ou a uma finalização. Alterando a intensidade conforme a dinâmica da música.

Porém é comum em algumas orquestras, principalmente em igrejas, tocar trêmulo em tudo, inclusive em passagens de acompanhamento (baixo) com 5 o 6 colcheias iguais. E ai como é que é!?

Outra coisa já viram o vibrato sobe e desce, tem sim, o cara aperta e solta o dedo várias vezes.....kkkk.....tem o vai e vem, o cara vai tocar o Lá por exemplo, e faz Sib,Lab,Sb,Lab....kkkk.....

Trêmulo é uma divisão ou subdivisão da nota. Depende de quanto pontos tem encima da nota ou tracinho na diagonal. Pode se subdividir em 2, 4 etc.
.
Vibração é uma desafinação harmonica, um ornamento que faz a nota flutuar na frenquencia, provocando um efeito de desce e sobe na afinação em uma frequencia de oscilações simetricas do som.

Tremedinha é que chamamos aqui em Minas de Ponta de arco, ou seja é movimento muito rápido do arco, que simula um tremido, mas não é tremolo, pois não segue uma regra. Se for para o meio do arco, esse movimento provoca um salto natural que é principio de saltellato ligeiro. para se fazer é necessario estar na ponta do arco para evitar esse salto.
.
Existe diversos tipos de vibratos. Os mais usuais no violino são
.
De braço, indicado para músicas lentas.
.
De pulso, indicado para músicas rápidas.
.
Fora esses tem o de falange, que consiste em dobrar e desdobrar a primeira falange de cada dedo.
.
E de dedo em que você deslizar o dedo como se fosse glissar a nota em meio e meio tom.
.
Existe outros, mas os que eu conheço são esses 4 vibratos.
.
Eu particularmente uso dois tipos, de braço e pulso. Já iniciei um pouco do de glissar. Mas meu vibrato principal é de braço, mas no começo dos meus estudos de violino, eu fazia do pulso, mas para tocar profissionalmente eu tive que mudar para de braço.
.
Se precisar de material de estudos e video aulas de vibrato e violino e conhece mais sobre essa técnica, eu vendo um material de estudos em 4 DVD, com video aulas, livros de teoria, harmonia, ritmo, história da música e muito mais! Preço camarada.
.
Só adicionar meu MSN violinistamorlix@hotmail.com ou mandar um e-mail violinistamorlix@bol.com.br.
.
Deus abençõe todos!


Última edição por £ëø Mø®£ix em 7/7/2012, 20:25, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Ozeias - MG 2/4/2012, 10:06

Depois pra corrigir a afinação da trabalho dobrado heim galera!!!!!!!!
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Xshifty 2/4/2012, 22:29

escreveu:Na escola de música aparecem alguns alunos apressados que , nas primeiras lições do Laurex já madam bala um vibrato, em tudo que é nota. Se pudessem fariam vibrato em corda solta tb....rs.......

Ai meu Deus, ri demais dessa! ahsuahusahs
Fiquei até imaginando aqui como seria! hahaha!

[]'s

Xshifty

Mensagens : 16
Pontos : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/4/2012, 02:13

escreveu:O vibrato de glissar levemente, tem algum sinal padrão na partitura ou vai da expressão do músico?

O Glissando é uma técnica cigana, anterior ao Periodo barroco, se não me falhar a memoria, mas é utilizada no periodo Romantico.
.
Ela foi incorporada pelos eruditos na música clássica.
.
O glissando é uma técnica muito bonita, porém se for usada sem criterios ou muito frequentemente em uma música, fica brega. Ela deve ser usava uma ou outra nota para ornamentar. Existe um especie de virgulazinha em aspiral que indicada que determinada nota deve ser glissada. Já vi em diversas partituras.
.
O glissar é uma passagem rápida em notas cromatica até outra nota. Falando português violinistico é delizar o dedo subindo ou descendo posição que provoca um som que parece um gato miando ou uma ambulancia apitando. rs*
.
Ja o vibrado de deslizar o dedo é como todo o vibrato o interprete colocar sua expressão na musica atraves do seu vibrato sempre em nota longas ou quando houver um sinal na partitura que determinada nota precisa de vibrato.
.
Tanto o Glissar como o Vibrato precisa ter logica e bom senso e estar dentro de um contexto, de um fraseado que tenha uma essa expressão adequada para não ficar ridiculo e brega.
.
Vai mais mesmo do bom senso e o interprete que determina onde deve ser colocado tais técnicas. São regras de interpretação que vão determinar se ficou legal ou não o uso dessas técnicas.
.
Dica sempre vibrar em notas longas e jamais usar um vibrato amplo demais (Vai desafinar e parecer uma ambulancia e não vai conseguir vibrar rápido). No Glissar um ou outra nota em mudança de posição, fica mais coerente usar o dedo 1 com dedo 1, dedo 2 com 2 e 3 com 3. 4 com 4.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 7/7/2012, 20:28, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 1/8/2012, 11:30

Estou conseguindo fazer vibrato mais é um som muito feio como faço pra melhora?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/8/2012, 00:16

Se você não tiver mais de 3 anos de estudo no violino, nem se preocupe com isso.
.
Para começar a vibrar, você tem estar com a afinação definida e ter dominio completo de algumas técnica, entonação e já ter um expressividade boa.
.
O que acontece é que o seu som já deve estar construido, afinação firme, pois o vibrato é uma desafinação harmonica.
.
Minha opinião pessoa que enquando a pessoa não fizer o 42 estudos do Kreutzer, não deveria se preocupar com o vibrato.
.
Ele é uma coisa que floresce naturalmente, surge com uma consequencia máxima da expressividade do violinista. É algo muito particular do violinista.
.
Um exercicio para começar a vibrar. Coloque o violino como se fosse um cavaquinho no colo. Desprenda a mão do braço do violino e comece a vibrar simetricamente, em 1 movimento por 1 tempo, depois 2 movimento por 1 tempo, 4 movimento por um tempo e finalmente 8 movimento por 1 tempo.
.
Deixe a falangem mole, pois esse exercicio visa a preparar o dedo para o movimento de flexibilidade dos dedos. Tem que estar firme, porem relaxado. Uma leve tensão, e lembre de fazer um movimento firme com o braço. Sem tensionar.
.
Depois faça outro exercicio, coloque o violino no pescoço, coloque a mão no braço do violino, alinhando a linha do indicador junto a pestana, coloque o dedo sobre a corda e vai com o braço até a borda da caixa harmonica, ou seja quase 5 posição, com movimento simetricos. Esse movimento vai treinar a ação do braço.
.
Depois tire o violino do pescoço e faça esse movimento como se estivesse tocando o violino imaginario, procurando destensionar o braço, antebraço e ombro.
.
Agora é hora de por em pratica tudo isso no violino. Bote no pescoço, enrole a voluta com uma flanela, fica quase de frente para uma parede, encostando a voluta na parece e treine o vibrato com o violino fixado na parede. Treine sempre com o metronomo no batimento 60 bpm, fazendo agora movimento super lentos, pois é preciso treinar todos os dedos principalmente o 4 dedo e 1 que são os mais dificies, faça o arco todo em semibreve, com treinando primeiro o vibrato com o movimento do braço para trás que é mais dificil, depois você vai treinar com o vibrato para frente, depois você junta os movimentos para trás primeiro e depois para frente.
.
Agora você não pode deixar o vibrato muito amplo, tem que ser mais curtinho e muito simetrico. É algo de precisão.
.
Treinei ele em várias subdivisões, primeiro em seminima, depois em colcheia e depois em semilcolcheia.
.
Comece a vibra em algumas notas quando for tocar alguma música, comece sempre com o 3 dedo que é o mais fácil, se conseguir ele vai conseguir os outros com o tempo. Vibre primeiro em notas longas como minima e semibreve.
.
Isso descrevi para o vibrato de braço, mas o pulso é mesmo esquema, so que ao inves de treinar o movimento de deslocamento do braço, você vai treinar com a mão na altura da 5 posição, no proprio tampo do violino em vez do espelho, coloque a mão na 5 posição, mas no tampo superior direito violino e faça o movimento de pulso, dobrando para frente e tras. Isso para treinar o vibrado de pulso. Sem o arco com o violino no pescoço.
.
Depois você fica em frente uma parede, estenda o seu braço esquerda, faça um um quadrado com o braço, e coloque a palma da mão na parece e o cotovelo encostado na parede. Você vai fazer como se estivesse batendo na porta, batendo na parece com a mão fechada. Depois você vai abrir sua mão e fazer movimento com a mão colocando uma certa pressão ao bater com a palma na parede sem tirar o cotovelo e pulso da parede. Esse treinamento deve ser diario, treinando primeiro o movimento para tras. Depois você vai virar o seu pulso e anti braço e bater com as costas da mão na parece para treinar o movimento para frente. O importante é o treinamento pra trás, pois é muito dificil ter simetria no movimento para tras, esse é problema do vibrato, falta de simetria para trás. Resolvendo isso, você vai ter um vibrato nervoso e monstruoso como do Perlman.
.
Basicamente esses são os principios básicos para o vibrato.
.
Estude pelo menos 2 horas de vibrato por dia, sempre com o braço relaxado, não totalmente porque ninguém consegue tocar relaxado e muito menos tensionado, então deve ter uma leve tensão, que é a firmeza na leveza.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 24/8/2012, 16:10

Meu vibrato na esta saindo bom na corda Mí alguem poderia dar umas dicas de como melhorar?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/8/2012, 20:55

Cara não pode poder força nem tensionar demais principalmente na corda mi, porque ela é super sensivel, diferentemente da corda sol que é mais grossa.
.
Qualquer excesso de tensão mão esquerda ou direita, vai acabar com o teu vibrado na corda Mi. Tente relaxar e faça as dicas acima.
.
Conte-nos os resultados.
.
Qualquer dúvida não hesite e postar, vamos lhe orientar.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 24/8/2012, 21:23

ApdD gostaria de saber se eu devo ossilar dedo sentido as cravelhas ou sentido o tampo?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/8/2012, 00:52

O dedo deve ficar fixo, o movimento deve ser feito pelo braço, e como você deve estar com a falange com leve tensão ele vai acompanhar o movimento do braço e acaba se deitando. o movimento é feito para trás primeiro depois para frente.
.
Falando claramente: movimento para sentido cravelhas depois sentido tampo.
.
Se estiver treinando o vibrato de pulso, a diferença é que o braço fica imovel,o movimento é feito com o pulso indo para trás depois para frente.
.
Eu vou postar um video do meu amigo Francis David, conversei bastante com ele quando fizemos aulas com o Alejandro Drago.
.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 25/8/2012, 11:09

bom deu certo mas quando pego o sí na corda Mí com primeiro dedo eu perco a forma de mão...
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/8/2012, 17:41

Os dedos mais dificieis para vibrar são os 1 e 4 dedos na 1 posição. Em outras posições são faceis.
.
Faz o vibrato na 3 posição com o 4 dedo, depois comece a treinar em 1 posição.
.
É um movimento novo, seu corpo ainda não estã acostumado. Vai treinando que logo floresce. Vibrato não tem segredo. É treino e postura correta sem tensão. E movimento lento e simetrico no metronomo subvidindo em seminimas, depois colcheias, semicolcheias.
.
Não vai tentar querer fazer semicolcheias como o Perlman. Ele tem 40 anos de experiencia e super habilidade.
.
Vamos bem devagar e aumentando a velocidade com controle e qualidade.
.
Treine um pouco com a voluta do violino encostado na parede e faça o treinamento com o metronomo marcando cada movimento simetricamente.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 5/9/2012, 16:31

vibrato ainda ta ruim quanto toco a nota Sí natural sai até bom mais quando vou para o Sí bemol sai muito zuado
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/9/2012, 23:01

Para ter um vibrato bonito, tem que treinar os fundamentos do vibrato, movimentos etc pelo menos 2 horas por dia.
.
E também já tem que ter a afinação resolvida.
.
E claro tem que ter maturidade para ter um vibrato bonito, mas isso é com a prática e experiencia. Só comece o estudo do vibrato pelo menos com 4 anos de violino. Antes disso não vai ter maturidade e o vibrato vai sair duro, sem potencia, sem flexibilidade e se treinar errado, ele some do nada em determinadas notas.

.
Eu tenho um vasto material que ensina o vibrato. Acho interessante você ter. Se tiver interesse, entra em contato comigo.
.
Email violinistamorlix@bol.com.br ou MSN: violinistamorlix@hotmail.com
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 6/9/2012, 05:39

Tem algum metodo que ensina vibrato
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/9/2012, 12:46

Tem alguns, mas, um que aperfeiçoa o vibrato a flexibilidade é o Simon Fisher.
.
Mas vibrato é algo pessoal, floresce na pessoa, não é uma coisa que se aprender mecanicamente, tem sim os exercicios que trabalham a mecanica, mas é marca registrada do violinista.
.
É algo pessoal, por isso não vai achar muitos professores que falam a respeito disso, é os exercicios basicos, depois é questão de pratica mesmo, praticando que se aprende. É como cantar, só se aprender a cantar, cantando.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 1/11/2012, 08:05

http://www.4shared.com/mp3/MgIFEI0-/Nota_de_voz007.html


olha ai como sai o vibrato muito estranho o som
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/11/2012, 09:52

Coloca no Youtube, não consegui visualizar e nem ouvir.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 1/11/2012, 11:02

é só tirar essa parte:http://adf.ly/246619/
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/11/2012, 10:24

Só o som não adianta. Coloca um video no Youtube para ver os movimentos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Aleki3419 2/11/2012, 12:01

Alexandre FSS escreveu:Tem algum metodo que ensina vibrato

pelo menos no yotube tem varios videos sobre vibrato...
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 2/11/2012, 16:37

https://www.youtube.com/watch?v=mLuPHtMIRsE&feature=youtu.be

ai leo
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/11/2012, 12:34

Você fez o vibrato de pulso, comece pelo vibrato de braço antes. Ele é mais fácil. Você tem os mesmo problemas que eu tenho de vibrato.
.
O que meus ex professores me disseram a respeito, é faz ele lento. Você tem um vibrato duro e defeituoso, não tem simetria. Então para resolver isso, tem que fazer o que "estou fazendo" (Sou preguiçoso para estudar vibrato). É estudar com o metronomo e fazer o vibrato de braço antes e um vibrato lento, controlado, bem simetrico. Quando subir com o braço no movimento, da um movimento bem firme (Eu diria mais brusco), bem definido. Estude um movimento por pulso do metronomo no 60 bmp, depois faça 2 movimentos, depois 4 movimentos.
.
Depois que dominar o movimento do vibrato de braço, ai sim, comece o estudo desse vibrato mais dificil que é de pulso. Esse é um vibrato para peças alegres. Mas de nada adianta fazer o vibrato bem rapido sem estudar lento. Acontece o que está acontecendo fica duro e impreciso.
.
Uma coisa, você mudou de posição, porque não fez de 4 dedo? O mais dificil você não tentou?
.
Um vicio terrivel que eu vi logo de inicio, porque glissou para achar a nota no vibrato? Pô, afinação esta indo legal, ai você da uma mancada dessa? Jamais glisse para achar uma nota, acho que foi no 3 dedo na corda Ré. Era melhor não vibrar se for para bater errado a afinação. Por isso a gente tem que estar com afinação bem definida para estudar vibrato. Tem que fazer um trabalho de conferir os intervalos sem vibrar antes de fazer a escala vibrando.
.
Outra coisa, você tem que estar com o arco definido também, você precisar estar com o som limpo para estudar vibrato, está com pressão demais na primeira arcada, deu uma raspada.
.
E também tem que controla velocidade de arco, quantidade e intensidade. De nada adianta ter um baita vibrato se o arco falhar ou não saber quantidade de arco e intensidade, a qualidade do som, fica horrivel. Então se liga nessas coisas e procura uma ter mais calma ao estudar vibrato. O Perlman tem um vibrato nervoso, mas são 50 anos ou mais de estudos. Não é com 4 anos que você vai conseguir um vibrato igual ao dele. Estude bastante os principios o vibrato. Depois ele surge naturalmente bom.
.
Eu tenho 4 anos de violino, meu vibrato ainda é extremanente defeituoso. Junta a preguiça de estudar vibrato, ai fica uma meleca. kkkkkkk rs*
.
Acho que você precisa apenas de calma, estude 2 horas de vibrato lento por dia. Logo você alcança um baita vibrato.
.
Por enquanto só essas dicas.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 3/11/2012, 13:33

ai leo pior e que agora não consigo fazer vibraot lento
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 3/11/2012, 13:44

£ëø Mø®£ix escreveu:Você fez o vibrato de pulso, comece pelo vibrato de braço antes. Ele é mais fácil. Você tem os mesmo problemas que eu tenho de vibrato.
.
O que meus ex professores me disseram a respeito, é faz ele lento. Você tem um vibrato duro e defeituoso, não tem simetria. Então para resolver isso, tem que fazer o que "estou fazendo" (Sou preguiçoso para estudar vibrato). É estudar com o metronomo e fazer o vibrato de braço antes e um vibrato lento, controlado, bem simetrico. Quando subir com o braço no movimento, da um movimento bem firme (Eu diria mais brusco), bem definido. Estude um movimento por pulso do metronomo no 60 bmp, depois faça 2 movimentos, depois 4 movimentos.
.
Depois que dominar o movimento do vibrato de braço, ai sim, comece o estudo desse vibrato mais dificil que é de pulso. Esse é um vibrato para peças alegres. Mas de nada adianta fazer o vibrato bem rapido sem estudar lento. Acontece o que está acontecendo fica duro e impreciso.
.
Uma coisa, você mudou de posição, porque não fez de 4 dedo? O mais dificil você não tentou?
.
Um vicio terrivel que eu vi logo de inicio, porque glissou para achar a nota no vibrato? Pô, afinação esta indo legal, ai você da uma mancada dessa? Jamais glisse para achar uma nota, acho que foi no 3 dedo na corda Ré. Era melhor não vibrar se for para bater errado a afinação. Por isso a gente tem que estar com afinação bem definida para estudar vibrato. Tem que fazer um trabalho de conferir os intervalos sem vibrar antes de fazer a escala vibrando.
.
Outra coisa, você tem que estar com o arco definido também, você precisar estar com o som limpo para estudar vibrato, está com pressão demais na primeira arcada, deu uma raspada.
.
E também tem que controla velocidade de arco, quantidade e intensidade. De nada adianta ter um baita vibrato se o arco falhar ou não saber quantidade de arco e intensidade, a qualidade do som, fica horrivel. Então se liga nessas coisas e procura uma ter mais calma ao estudar vibrato. O Perlman tem um vibrato nervoso, mas são 50 anos ou mais de estudos. Não é com 4 anos que você vai conseguir um vibrato igual ao dele. Estude bastante os principios o vibrato. Depois ele surge naturalmente bom.
.
Eu tenho 4 anos de violino, meu vibrato ainda é extremanente defeituoso. Junta a preguiça de estudar vibrato, ai fica uma meleca. kkkkkkk rs*
.
Acho que você precisa apenas de calma, estude 2 horas de vibrato lento por dia. Logo você alcança um baita vibrato.
.
Por enquanto só essas dicas.


Eu acho melhor fazer um vibrato em 1ª posição.
o Leo o que é um metrônomo?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Aleki3419 3/11/2012, 14:33

observando,

Não vicie na sua postura, mas tarde ficara difícil para “concertar”,
talvez vc gravou assim so pro vídeo,


O metrônomo é um aparelho que tem como função regular o andamento
(ritmo) de músicas.
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 4/11/2012, 10:26

Metronomo é o que nosso amigo de cima explicou. Ele faz uma medição do tempo, solta um bip a cada batida (Tempo músical).
.
É excelente para simetria.
.
Pois com o metronomo ou você faz a coisa direita ou vai ver que errou contagens de tempos e pulsações da música, andamentos e vai lhe conceder um precisão maior no ritmo.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Alexandre 1/3/2013, 09:46

queria fzer com o 4º dedo mas ele trava
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Dimas Barroco 1/3/2013, 10:08

Alexandre escreveu:queria fzer com o 4º dedo mas ele trava


4º dedo meu só sai de braço, pulso acho que não tenho essa moleza e as vezes penso que o angulo que o 4º dedo fica desfavorece o de pulso.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Trêmulo/Vibrato Empty Re: Trêmulo/Vibrato

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos