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Fundo partido ou fundo inteiro

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Mensagem  Micheli Machado 7/4/2012, 12:11

Outro dia ouvi um professor de violino da universidade em que estudo que os violinos com o fundo partido são melhores que os de fundo inteiro. Isso confere? Porque? E se os de fundo partido são melhores, porque os de fundo inteiro são mais caros?
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Fundo partido ou fundo inteiro Empty Re: Fundo partido ou fundo inteiro

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/4/2012, 12:30

A informação do professor de violino da Universidade não procede. É equivocada. O fundo bi partido não tem uma ligação direta entre as fibras da madeira.
.
E a cola que faz a liga é mais dura do que a madeira, isso faz a quebrar um pouco transmissões das vibrações no fundo da caixa de ressonancia. Ou seja, traduzindo, faz o som fica mais baixo e abafado e ter uma menor ressonância pela resistencia que a cola provoca.
.
Já o fundo inteiriço não acontece essa resistencia e as vibrações transmitidas do tampo superior passando pela alma e das vibrações lateriais passam pela madeira com certa facilidade.
.
É claro para um ouvido de leigo é impercebivel essa diferença de sonoridade, mas para um ouvido de músico profissional e de luthiers, é bem percetivel. Só para ressaltar os fundos inteiriço são preciso blocos de madeira maiores e sem problemas, ou seja sem os nós.
.
E para conseguir é mais raro e claramente mais dificil. Por isso o preço é maior. Com um bloco de fundo inteiriço dá para fazer um fundo do cello.
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Mensagem  Micheli Machado 7/4/2012, 12:41

£ëø Mø®£ix escreveu:A informação do professor de violino da Universidade não procede. É equivocada. O fundo bi partido não tem uma ligação direta entre as fibras da madeira.
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E a cola que faz a liga é mais dura do que a madeira, isso faz a quebrar um pouco transmissões das vibrações no fundo da caixa de ressonancia. Ou seja, traduzindo, faz o som fica mais baixo e abafado e ter uma menor ressonância pela resistencia que a cola provoca.
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Já o fundo inteiriço não acontece essa resistencia e as vibrações transmitidas do tampo superior passando pela alma e das vibrações lateriais passam pela madeira com certa facilidade.
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É claro para um ouvido de leigo é impercebivel essa diferença de sonoridade, mas para um ouvido de músico profissional e de luthiers, é bem percetivel. Só para ressaltar os fundos inteiriço são preciso blocos de madeira maiores e sem problemas, ou seja sem os nós.
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E para conseguir é mais raro e claramente mais dificil. Por isso o preço é maior. Com um bloco de fundo inteiriço dá para fazer um fundo do cello.

£ëø Mø®£ix
Eu pensei mais ou menos por aí, mas infelizmente discutir com alguns professores é a mesma coisa de falar com a parede, eles olham pra você como se fossem deuses dizendo "não discuta comigo reles mortal". Cheios de técnica, mas infelizmente sem conhecimento do físico do violino e infelizmente passando informação errada para os alunos de uma universidade federal.
Obrigada por esclarecer a minha dúvida e gostaria de saber também como melhorar o violino ainda mais depois dos ajustes básicos como troca de cordas, cavalete, alma?
Micheli Machado
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/4/2012, 02:41

Micheli Machado escreveu:£ëø Mø®£ix
Eu pensei mais ou menos por aí, mas infelizmente discutir com alguns professores é a mesma coisa de falar com a parede, eles olham pra você como se fossem deuses dizendo "não discuta comigo reles mortal". Cheios de técnica, mas infelizmente sem conhecimento do físico do violino e infelizmente passando informação errada para os alunos de uma universidade federal.
Obrigada por esclarecer a minha dúvida e gostaria de saber também como melhorar o violino ainda mais depois dos ajustes básicos como troca de cordas, cavalete, alma?

A respeito da arrogancia de alguns professores Universtários, sem comentários. Seria uma indelicadeza falar dos mestres da faculdade. É anti-ético. Eu posso usar esse tempo para algo mais benefcio e interessante. Mas você falou tudo e acertado. Não tenho nada a ascrecentar. Vamos ao que interessa.
.
Primeiro passo é fazer os ajustes básicos em seu violino (São muitas coisas e detalhes para eu explicar para você): segundo troca de cavalete por um de qualidade alemã, alma de madeira alemã, troca de jogos de cordas por um importado de Perlon. Pode trocar o kit de montagem Ebano por Jacarandá.
.
Só vale ressaltar que nenhum luthier gosta de fazer esse serviço que eu faço. Gostam é de criticar para vender o seu violino de R$ 5000.00. Mesmo se você pedir eles não fazem. Tem que ver porque eu faço muito mais serviço do que outros luthiers e com o preço bem acessivel.
.
Por isso tome cuidado, muito cuidado, pois tem alguns que só passam uma lixa por cima do cavalete e dizem que está regulado.
. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
.
Se quiser eu já vendo violinos feitos a mão com cavalete alemão e alma de madeira alemã e cordas de perlon. Tenho violinos de fabricas modificados. Se precisar só dos ajustes, também realizo o serviço.
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Por favor envie um e-mail para mim violinistamorlix@bol.com.br ou MSN violinistmorlix@hotmail.com







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Mensagem  Micheli Machado 8/4/2012, 10:09

É duro não ter um luthier que trabalha com instrumentos clássicos... Meu irmão é amigo de um que constrói violões, guitarras, cavacos, etc, mas nada de violino, viola de arco.... Eu até tenho um violão que ele fez, é top de linha, mas queria muito que ele trabalhasse com violinos...
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