Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Técnicas de Violino I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Técnicas de Violino I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Técnicas de Violino I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Técnicas de Violino I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Técnicas de Violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Técnicas de Violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Técnicas de Violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Técnicas de Violino I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Técnicas de Violino I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Técnicas de Violino

Ir para baixo

Técnicas de Violino Empty Técnicas de Violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 11/7/2012, 12:40

=====================

>>> Técnicas de violino <<<

=====================

AFINAÇÃO Sol(G), Ré(D), Lá(A), Mí(E)
.

>>> Posição do corpo <<<
.
Se o corpo não ficar na posição correta, o aluno não irá aprender com perfeição a técnica do violino e não será um bom violinista.
.

>>> Posição correta <<<
·
Corpo reto e busto para frente. As pernas devem ficar um pouco abertas, para não se cansar. A perna direita pode ser recuada um pouco para trás.
·
Motivo: Quando o movimento do arco for rápido, o braço direito terá maior facilidade para executar as notas. O peso do corpo fica mais apoiado na perna esquerda.
.

>>> Posição do Violino no Corpo <<<
·
O violino deve ser colocado em cima da clavícula esquerda e apoiado de leve no ombro direito.
·
O braço direito deve estar na mesma direção do pé direito
. Inclinar o violino para o lado direito. Puxar a queixeira e encostá-la no queixo, para manter o violino horizontalmente. Não levantar nem abaixar o ombro direito, deixá-lo solto. A técnica do violino é muito delicada.
·
Forçando-se o ombro, o movimento dos braços será impedido. Se o ombro for baixo, usar espalheira, para não forçar o queixo nem o ombro. A espalheira é para adaptar o corpo do aluno ao instrumento. Há pessoas que não precisam usar espalheira, pois seu corpo já é adequado ao violino.
·
A queixeira deve ser adequada a cada pessoa para o violino ficar bem seguro. Quando segurar o violino, a posição tem que ser natural, isto é, sentir o violino como se fosse uma parte do corpo. Observadas as posições acima explicadas e o arco tocado perpendicular em relação à corda, é mais fácil de se tocar.
.

>>> Como usar a mão esquerda <<<
·
O cotovelo direito deve ser posto no centro do corpo (tampa traseira) do violino. Para facilitar a movimentação dos dedos direitos, o pulso deve estar na mesma direção do ante-braço.
·
A juntura dos dedos direitos deve estar na altura das cordas. Os 4 dedos (indicador, médio, anular e mínimo) devem estar arredondados. Colocá-los na direção da corda para depois apertá-los.
·
O polegar deve estar apoiado de leve no braço do violino, um pouco acima da 1ª falange do mesmo. O polegar deve estar assim para que os 4 dedos restantes se apóiem com a mesma força nas cordas.
·
Se alguém tiver o polegar maior, este sobressairá para cima do braço do violino ao se apertar a corda sol.
·
No espaço entre o polegar e o indicador poderá entrar 1 dedo. Quando as cordas forem apertadas pelos dedos, cuidado para não endurecer as falanges dos dedos, nem o cotovelo. Os dedos devem ser apertados com força sobre as cordas. Quando os dedos não estão sendo usados, deixá-lo s na posição natural, isto é arredondados.
.
Conservar a mesma forma e força nos 4 dedos, e no braço direito.
.

>>> Como pegar no arco <<<
·
Deixar o braço direito solto, como se estivesse andando. Pegar no arco com a mão direita livre, sem modificar sua posição. Isto facilitará a movimentação do arco nas cordas.
·
Forma igual à anterior, com as duas falanges do polegar um pouco curvadas. A extremidade do polegar deve estar na extremidade do talão, deixando o polegar metade para a madeira do arco e metade para o talão. O polegar deve estar perpendicular em relação ao arco.
·
Segurar o arco entre a 1ª e 2ª falanges do indicador e na 1ª falange do médio; deixar o dedo mínimo na forma arredondada e perto do botão do arco. O dedo anular é deixado naturalmente. O polegar deve estar no meio do dedo indicador e do médio, só que do outro lado do arco.
.
Conforme a pessoa, a maneira de segurar o arco e o violino, bem como de tocar, tem diferença, por isso o aluno precisa ter método e estudá-lo até o fim.
.

>>> Técnicas de arco <<<
.
Segurar o arco apropriadamente é muito importante para uma boa execução. A mão direita controla a pressão das crinas do arco nas cordas, o que afeta o timbre do instrumento. O violinista precisa também manter pulso relaxado.
.

> Algumas técnicas usadas ao se tocar violino: <
.

>>> Pizzicato <<<
.
Os violinistas nem sempre usam o arco quando tocam - de vez em quando beliscam as cordas, o que é chamado de "pizzicato" (pronuncia-se pitzicato).
.
Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, mas no balé Sylvia o compositor francês Delibes escreveu um movimento inteiro em que todos os instrumentos de corda deixam de lado seus arcos para tocar a famosa Polka-Pizzicato. Quando lêem na partitura a palavra "arco", os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.
.

>>> Tocando com surdina <<<
.
Fixando-se um grampo de madeira sobre o cavalete do violino, reduz-se a força das vibrações que alcançam a caixa de ressonância. Isso funciona com uma surdina, ou abafador de som. Violinos em surdina soam muito distantes e delicados. Os compositores usam os termos italianos "con sordini" (com surdina) e "senza sordini" (sem surdina).
.

>>> Sul Ponticello <<<
.
Expressão italiana que significa "na pontezinha". Em partitura para violino, indica que o violinista deve passar o arco próximo ao cavalete, o que origina um som de timbre agudo, de arranhudura. Página | 3 COL LEGNO O excitante começo de "Marte, o Mensageiro da Guerra", da suíte de Holst Os Planetas, apresenta as cordas soando com um curioso efeito estalado.
.
É o que se chama col legno - "com a madeira". O arco é seguro de lado, de tal maneira que cada nota tocada a madeira do arco bata na corda. VIBRATO Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. O dedo da mão esquerda que prende a corda oscila levemente, causando uma flutuação no tom e enriquecendo o som. O vibrato é usado sobretudo em notas longas.
.
Alguns violinistas preferem não usá-lo quando tocam músicas muito antigas.
.

>>> Corda Dupla <<<
.
"Corda dupla" significa tocar duas notas de uma só vez. Alguns compositores pedem acordes de três e até quatro notas, mas no violino não é possível tocar simultaneamente mais do que duas notas.
.

>>> Harmonicos <<<
.
São notas suaves, semelhantes às da flauta, produzidas pelo toque muito leve sobre a corda (sem pressionar a nota) e a delicada passagem do arco. São usadas com mais freqüência na música moderna.
.

>>> Glissando <<<
.
A palavra indica ao executante que deve escorregar o dedo sobre a corda, de uma nota a outra (o que permite que todos os sons interpostos sejam ouvidos). Os glissandos aparecem quase exclusivamente nas músicas do século XX. Página
.
Fiquem na Santa Paz de Deus. Falou galerinha mais ou menos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos