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Em que corda se toca a Clave de Fá!

4 participantes

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Em que corda se toca a Clave de Fá! Empty Em que corda se toca a Clave de Fá!

Mensagem  Giovanny - CCB 22/12/2012, 15:03

APDD MEUS CAROS IRMAOS E OI MEUS AMIGOS! QUERIA SABE EM QUE CORDA É O SERTO TOCA A CLAVE DE FÁ NA OUVI FALA QUE TEM Q
TRANSPORTA PRA ESCALA DA SOL! QUERIA A VOSSA AJUDA! E OPNIÃO!
                                                   DEUS ABENÇOE! DEUS SEJA CONVOSCO!
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Em que corda se toca a Clave de Fá! Empty Re: Em que corda se toca a Clave de Fá!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 23/12/2012, 08:19

giovanny-ccb escreveu:APDD MEUS CAROS IRMAOS E OI MEUS AMIGOS! QUERIA SABE EM QUE CORDA É O SERTO TOCA A CLAVE DE FÁ NA OUVI FALA QUE TEM Q
TRANSPORTA PRA ESCALA DA SOL! QUERIA A VOSSA AJUDA! E OPNIÃO!
DEUS ABENÇOE! DEUS SEJA CONVOSCO!

A tessitura da voz da clave de Fá é para instrumentos graves. Se fosse transcrever para clave de Sol, seria tantas linhas inferiores suplementares, que ficaria dificil ler e claro, o violino não alcançaria tais frequencias. Teria que oitavar para cima isso não faria timbrar a harmonia. Pois as composições são feitas encima de acordes, praticamente é uma regra básica ficar encima da dominante, subdominante e dominante e partindo para outros acordes do campo harmonico.
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Ao fazer as composições é claro que o autor quis dar uma timbragem encima da tessitura de cada instrumento, ao você oitavar a clave de fá, descaracteriza o raciocio e efeito que o autor quis dar em tal composição.
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O certo é tocar clave de fá com o seus instrumentos caracteristicos de sua tessitura no caso o Cello e Contra baixo.
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Ao oitavar por exemplo o baixo, se estiver com uma inversão no baixo de um acorde, se for um nota do acorde por exemplo em Do com com baixo em nona, você oitava para cima essa nona para cima. Ela poderia dar um efeito de sobretonica e não soaria como nona, ou vice versa. Então dependendo do instrumento que está fazendo o baixo, se ele oitava qualquer nota do acorde, pode mudar o efeito do instrumento e pode afetar a timbragem da harmonia.
.
Por isso o compositor tem que obrigatoriamente saber as caracteristicas, tessituras e ter um baita conhecimento de harmonia funcional e estrutural para conseguir compor com coerencia e timbrar bem os instrumentos em cada harmonia e dar os efeitos e sentimentos desejados. Criando tensão ou repouso.
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Um das caracteristicas do Bach é fazer uma quarta supensa e depois fazer a acaciatura na terça maior e dando um efeito legal para prosseguir com as cadências.
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Em que corda se toca a Clave de Fá! Empty Re: Em que corda se toca a Clave de Fá!

Mensagem  Alexandre 23/12/2012, 08:28

bom geralmente corda Sol e ré
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Em que corda se toca a Clave de Fá! Empty Re: Em que corda se toca a Clave de Fá!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 23/12/2012, 08:40

Alexandre escreveu:bom geralmente corda Sol e ré

Meu amigo, para tocar na corda Sol ou Ré você tem que oitavar uma acima. Já entra o problema de timbragem que eu expliquei acima.
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Em que corda se toca a Clave de Fá! Empty Re: Em que corda se toca a Clave de Fá!

Mensagem  Aleki3419 25/12/2012, 20:29

Entendo da seguinta forma: o sol 1 (da primeira linha da
clave de FA) vc “fingi” q é a corda sol
do violino (q é a nota mais grave) e dai para diante,
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Em que corda se toca a Clave de Fá! Empty Re: Em que corda se toca a Clave de Fá!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 26/12/2012, 10:34

aleki3419 escreveu:Entendo da seguinta forma: o sol 1 (da primeira linha da
clave de FA) vc “fingi” q é a corda sol
do violino (q é a nota mais grave) e dai para diante,

Mas ai entra o négocio que eu disse, você estara tocando 1 oitava acima no violino. Não consegue timbrar igual ao compositor escreveu, e também já surge o efeito das inversões e dissonancias da harmonia.
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Tocar é possivel, mas como eu disse, já mudar o sentindo logico de tensão e expressividade.
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Se um Cello tocar o soprano, da para entender como um solo e soa bem. Mas se inverter os papeis, um violino fazer o baixo ou em muitas notas da clave de fá, teria que oitavar 2 para cima.
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Imagina uma nota Fá, abaixo da corda sol solta? Oitavaria 2 acima.
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Nos ensaios fazemos isso na Igreja, mas se a gente for se aprofundar a fundo a harmonia, estaria descaraterizando os efeitos harmonicos de tensão, muitas vezes de repouso e claro carater expressivo da obra que o autor da composição fez no nosso hinário.
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É mesma coisa de você pegar um soprano com seu violino e subir em vez de uma oitava, subir duas oitavas. Perde o sentido um pouco de expressividade. Teria que subir para nona e decima posições té a decima primeira para alcançar o Sol por exemplo.
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Não é uma questão simples de tocar a clave de fá no violino. Isso é muito fácil, mas se você está em uma orquestra tocando no culto ficaria desapropriado.
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Mesma coisa de a gente imitar uma viola que tem 1 quinta justa abaixo. Quando se faz o tenor, faltaria a corda Dó, poderiamos tocar na Sol e ré o tenor (Que eu particularmente chamo de tenor oitavado para baixo no violino), mas em certas notas seria obrigado a subir um oitava. Já seria o suficiente para mudar o timbre da orquestra e claro alterar as inversões do acordes na harmonia do nosso hinário.
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É uma coisa mais natural o tenor na clave de sol para viola, porque abrangem os médios graves, apesar que temos que ter a parte da viola escrita e clave de Dó.
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Na hora de compor, o autor deve analisar a tessitura do registro de cada instrumento para escrever para os naipes.
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Por isso não deve mudar a tonalidade de uma composição original, porque o autor da composição já escreveu exatamente nessa tonalidade, justamente para acertar o registro de cada instrumento, timbragem da orquestra e dar os efeitos harmonicos e o carater de expressividade de cada obra.
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Até na música popular, onde existe muitos arranjadores e composições, devem observar esses aspectos da música.
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Até para improvisar não pode-se jogar qualquer nota em qualquer lugar a quaquer hora. Pode perguntar para o Luís. Você tem que estar com determinada escala na cabeça, e improvisar colocando cada nota no momento ideal para causar um efeito na harmonia onde tudo se casa e soa bonito ao nossos apurados ouvidos.
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Muitas vezes, harmonia é tão complexa e nem sempre é o que parece, você pode ir começar na fundamental, vai sub dominante, para dominante, já passa para dominante da dominante.
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Tem que estar ligado nesses lances.
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A melodia é pura acordes, segue essa metodologia, com notas de passagens, notas extranhas ao acorde, apoggiaturas, acaciaturas, as vezes acontece retardos da harmonia ou antecipação da harmonia.
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Bom isso no simples fato de tocar o violino a parte da clave de fá no baixo ou tenor. Existe uma explicação que renderia livros sobre os efeitos disso na orquestra.



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Em que corda se toca a Clave de Fá! Empty Re: Em que corda se toca a Clave de Fá!

Mensagem  Alexandre 27/12/2012, 08:51

aproveitando esse topico aqui aproveito pra perguntar com qual dedo eu devo pegar aquele dó na corda mí?
Alexandre
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Em que corda se toca a Clave de Fá! Empty Re: Em que corda se toca a Clave de Fá!

Mensagem  Aleki3419 27/12/2012, 20:00

Alexandre escreveu:aproveitando esse topico aqui aproveito pra perguntar com qual dedo eu devo pegar aquele dó na corda mí?

nao entendir sua pergunta mais, depende da posiçao? ex: na 3° posiçao vc pegar com o dedo 3, ja na 4° posiçao vc pegar com 2°dedo,...
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Em que corda se toca a Clave de Fá! Empty Re: Em que corda se toca a Clave de Fá!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/12/2012, 23:31

Alexandre escreveu:aproveitando esse topico aqui aproveito pra perguntar com qual dedo eu devo pegar aquele dó na corda mí?

Depende do contexto da técnica e do fraseado anterior e posterior e claro da tonalidade do que você estiver tocando. Pode ser 4 dedo na 1 posição em extensão, pode ser 4 dedo na 2 posição, pode ser 3 dedo na 3 posição (Mais comum e fácil de usar), pode ser 2 dedo na 4 posição ou 1 dedo na quinta posição.
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