Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

É obrigatorio o uso da espaleira ?

+4
Alexandre
Dimas Barroco
£ëø Mø®£ix
GabrielLima
8 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Alexandre 24/2/2013, 21:27

violina escreveu:hmm mas essa cidade aqui é louca, eu acordo de manhã com calor e vou dormir tramendo de frio, tooooooodo dia às 15h em média cai um temporal³ esfria tudo e chove até afogar tudo.. eu considero mudança brusca quando chega à uma diferença de 10ºC em menos de 6h


Também mora nos quintos
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Dimas Barroco 24/2/2013, 21:29

violina escreveu:hmm mas essa cidade aqui é louca, eu acordo de manhã com calor e vou dormir tramendo de frio, tooooooodo dia às 15h em média cai um temporal³ esfria tudo e chove até afogar tudo.. eu considero mudança brusca quando chega à uma diferença de 10ºC em menos de 6h


Vixxe, vc é do sul? kkkkkk
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Louysie 24/2/2013, 21:31

[quote="DimasBarroco"][quote="violina"]hmm mas essa cidade aqui é louca, eu acordo de manhã com calor e vou dormir tramendo de frio, tooooooodo dia às 15h em média cai um temporal³ esfria tudo e chove até afogar tudo.. eu considero mudança brusca quando chega à uma diferença de 10ºC em menos de 6h[/quote]


Vixxe, vc é do sul? kkkkkk[/quote]

pior q não, sp capital, a minha casa é fria ventila muito, isso contribui pra atrapalhar nisso, uma hora ta quentee outra hora muito frio

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Alexandre 24/2/2013, 21:32

violina escreveu:
DimasBarroco escreveu:
violina escreveu:hmm mas essa cidade aqui é louca, eu acordo de manhã com calor e vou dormir tramendo de frio, tooooooodo dia às 15h em média cai um temporal³ esfria tudo e chove até afogar tudo.. eu considero mudança brusca quando chega à uma diferença de 10ºC em menos de 6h


Vixxe, vc é do sul? kkkkkk

pior q não, sp capital, a minha casa é fria ventila muito, isso contribui pra atrapalhar nisso, uma hora ta quentee outra hora muito frio


Hum
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Alexandre 24/2/2013, 21:34

Loli se bloqueou as mensagens
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Dimas Barroco 24/2/2013, 21:35

violina escreveu:
DimasBarroco escreveu:
violina escreveu:hmm mas essa cidade aqui é louca, eu acordo de manhã com calor e vou dormir tramendo de frio, tooooooodo dia às 15h em média cai um temporal³ esfria tudo e chove até afogar tudo.. eu considero mudança brusca quando chega à uma diferença de 10ºC em menos de 6h


Vixxe, vc é do sul? kkkkkk

pior q não, sp capital, a minha casa é fria ventila muito, isso contribui pra atrapalhar nisso, uma hora ta quentee outra hora muito frio


é, tem q tocar um pouquinho e já afinar, tocar, afinar, e assim (como diria seu madruga) substantivamente kkkkk.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/2/2013, 21:37

violina escreveu:
ta estranhoo, ta abafado o som, eu mostro dps q gravar e mando por email

É porque você fica fussando no instrumento. Não pode jamais tirar o cavalete do lugar, nem mexer no instrumento se não é luthier. Pois a alma é colocada a partir do cavalete, se você tira ele do lugar e poem ele de volta, não vai soar bem. Dependendo se você mudar ele de lugar vai abafar mesmo. Principalmente quando você tira o cavalete, existe a possibilidade da alma cair, porque o tampo superior sobe para cima. Com certeza sua alma deslocou de lugar.
.
Espero o video.
.
Mas toca uma musica nele, louvor etc. Não vai ficar tocando corda solta. Pelo amor de Deus. Se não eu não consigo ver claramente como ele soa.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/2/2013, 21:38

DimasBarroco escreveu:
Alexandre escreveu:não sei se foi de verdade mas se foi o baguio foi loco em

https://www.youtube.com/watch?v=t7IyyItc_WQ

é oq dá ficar tocando enquanto ele fala kkkkk e pelo jeito e tinha mandado começar td denovo.

Se essa moda pega por aqui. O maestro teria que ter 40 braços para quebrar os violinos. kkkkkkkk
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Dimas Barroco 24/2/2013, 21:41

£ëø Mø®£ix escreveu:
DimasBarroco escreveu:
Alexandre escreveu:não sei se foi de verdade mas se foi o baguio foi loco em

https://www.youtube.com/watch?v=t7IyyItc_WQ

é oq dá ficar tocando enquanto ele fala kkkkk e pelo jeito e tinha mandado começar td denovo.

Se essa moda pega por aqui. O maestro teria que ter 40 braços para quebrar os violinos. kkkkkkkk



Pq os violinistas aí não curtem repetir o ensaio para alcançar a perfeição?
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Louysie 24/2/2013, 21:42

[quote="£ëø Mø®£ix"][quote="violina"]
ta estranhoo, ta abafado o som, eu mostro dps q gravar e mando por email[/quote]
[color=blue]
É porque você fica fussando no instrumento. Não pode jamais tirar o cavalete do lugar, nem mexer no instrumento se não é luthier. Pois a alma é colocada a partir do cavalete, se você tira ele do lugar e poem ele de volta, não vai soar bem. Dependendo se você mudar ele de lugar vai abafar mesmo. Principalmente quando você tira o cavalete, existe a possibilidade da alma cair, porque o tampo superior sobe para cima. Com certeza sua alma deslocou de lugar.
.
Espero o video.
.
Mas toca uma musica nele, louvor etc. Não vai ficar tocando corda solta. Pelo amor de Deus. Se não eu não consigo ver claramente como ele soa.[/color][/quote]

eu sei q em parte a culpa é minha tbm, mas fazer o quÊ.. se eu fosse esperar eu num teria nada até hoje, estaria sem arco e com o violino todo destroçado sem poder nem treinar nele, só na imaginação e nos sonhos..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Alexandre 24/2/2013, 21:43

violina escreveu:
£ëø Mø®£ix escreveu:
violina escreveu:
ta estranhoo, ta abafado o som, eu mostro dps q gravar e mando por email

É porque você fica fussando no instrumento. Não pode jamais tirar o cavalete do lugar, nem mexer no instrumento se não é luthier. Pois a alma é colocada a partir do cavalete, se você tira ele do lugar e poem ele de volta, não vai soar bem. Dependendo se você mudar ele de lugar vai abafar mesmo. Principalmente quando você tira o cavalete, existe a possibilidade da alma cair, porque o tampo superior sobe para cima. Com certeza sua alma deslocou de lugar.
.
Espero o video.
.
Mas toca uma musica nele, louvor etc. Não vai ficar tocando corda solta. Pelo amor de Deus. Se não eu não consigo ver claramente como ele soa.

eu sei q em parte a culpa é minha tbm, mas fazer o quÊ.. se eu fosse esperar eu num teria nada até hoje, estaria sem arco e com o violino todo destroçado sem poder nem treinar nele, só na imaginação e nos sonhos..


Que triste
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/2/2013, 21:45

DimasBarroco escreveu:Mas é exatamente o tirar pressão no talão q deixava o som esquisito, meio falhado e cada partezinha do arco com uma nota diferente

#tenso

Você não vai tirar toda pressão do talão. Você tem que tirar somente a necessária para igual ao meio do arco. Não tem variação. Nem desafina nota para baixo. Pelo contrário, quando tira a pressão, o som fica bonito, não raspa, nem fica arenoso, muito menos falho. Se está tendo esses problemas, você está empunhando o arco errado.
.
O seu professor tem que te avaliar essa quesito para lhe propor solução adequada esse problema.
.
O violinista ele busca é justamente construir a melhor sonoridade com o som mais bonito e expressivo possivel.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/2/2013, 21:55

DimasBarroco escreveu:
£ëø Mø®£ix escreveu:
DimasBarroco escreveu:
Alexandre escreveu:não sei se foi de verdade mas se foi o baguio foi loco em

https://www.youtube.com/watch?v=t7IyyItc_WQ

é oq dá ficar tocando enquanto ele fala kkkkk e pelo jeito e tinha mandado começar td denovo.

Se essa moda pega por aqui. O maestro teria que ter 40 braços para quebrar os violinos. kkkkkkkk



Pq os violinistas aí não curtem repetir o ensaio para alcançar a perfeição?

Ensaiar é não busca a perfeição. Qualidade do músico é independente de ensaios. Tem que estudar é em casa. No ensaio o cara tem que estar pronto para dar o melhor de si e timbrar e harmonizar com todo o grupo.
.
Ó ensaio é apenas para entrosar os músicos, não é para estudar. Pois cada pessoa entende a música diferente. Todos tem o tempo diferente um do outro, tem afinação diferente um do outro. Tem visão de música diferente. O trabalho do ensaio e do maestro é justamente unificar toda essa diferença, respeitando o som e nivel de cada um dos seus músicos e fazer todos falarem a mesma linguagem e não impor nada ao músico em particular. Quando ele fala, tem que falar para o grupo. Por esse motivo que sai briga em orquestras.
.
O problema de orquestras são os Zé os Trechinhos, como o cara video. Eles acham que são a ultima bolacha do pacote. Em geral são caras que não estudam, estão estacionados, não evoluem mais. Só que são psicologicamente inseguros, precisam se exibir para se auto-afirmar. Então decoram um trechinho de obras dificeis (Geralmente a parte mais fácil), nesses intervalos o cara começa a solar só para constranger os violinistas que estão começando ou de nivel inferior. Eles ficam admirados e pagam pau. Mas na hora do cara tocar um concerto complete com os 3 movimentos. O cara caga nas calças.
.
Toda orquestra tem os Zé trechinhos. Eles ficam inferiorizados quando você não dá nem bola para o que eles estão tocando, os ignora totalmente. Eles caem em depressão e ficam furiosos com você.
.
O maestro provalmente ficou bem irritado porque lida com esses Zé Trechinhos e deveria estar em um dia de fúria.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/2/2013, 22:04

violina escreveu:
£ëø Mø®£ix escreveu:
violina escreveu:
ta estranhoo, ta abafado o som, eu mostro dps q gravar e mando por email

É porque você fica fussando no instrumento. Não pode jamais tirar o cavalete do lugar, nem mexer no instrumento se não é luthier. Pois a alma é colocada a partir do cavalete, se você tira ele do lugar e poem ele de volta, não vai soar bem. Dependendo se você mudar ele de lugar vai abafar mesmo. Principalmente quando você tira o cavalete, existe a possibilidade da alma cair, porque o tampo superior sobe para cima. Com certeza sua alma deslocou de lugar.
.
Espero o video.
.
Mas toca uma musica nele, louvor etc. Não vai ficar tocando corda solta. Pelo amor de Deus. Se não eu não consigo ver claramente como ele soa.

eu sei q em parte a culpa é minha tbm, mas fazer o quÊ.. se eu fosse esperar eu num teria nada até hoje, estaria sem arco e com o violino todo destroçado sem poder nem treinar nele, só na imaginação e nos sonhos..

Não é assim. Então quer dizer que se tiver um problema, você não vai ao medico e vai se auto operar?
.
Imagina seu pai, dá um problema no carro. Ele desmonta o carro inteiro, desde o chassi até o motor nem espera o mecanico chegar?
.
Se você tiver voando de avião, como você vai fazer? Vai para fora do avião consertar ele?
.
Se a pessoa é pobre não tem condições, a gente entende. Não é o seu caso. Pode não ser rica, mas também não é pobre. Não pode sair mexendo nas coisas sem saber.
.
Se não tem condições financeiras, ora a Deus que ele abri um caminho para você.
.
Mas muita gente, fussa por curiosidade, porque quer dar uma de luthier. Só se da mal. Pois lutheria é coisa séria não um brinquedo que qualquer pessoa consegue fazer.
.
Até para mexer em um violino, você precisa de alguém experiente para lhe orientar. Pois existem muitos conceitos que infelismentes os violinistas nem imaginam e deveriam saber na ponta da lingua.
.
Um exemplo é que todo professor tem que orientar os seus alunos com prevenção e manutenção do instrumento. Explicar o papel e a importancia de um luthier para os violinistas.
.
Muitos nem sabem que existem alma dentro do instrumento, nem sabem para que ela serve!!!
.
Outra coisa o professor tem que orientar é a correção do cavalete, voltar ele no lugar certo semanalmente quando se afina por cravelhas ou por microafinador.
.
Você mesmo o seu saiu voando por ai. Porque você não voltou ele no lugar, acabou tombando.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Louysie 25/2/2013, 11:40

resumindo, qual o certo a fazer? não encostar mais no violino até consertar ele direito com luthier e pelo menos começar à fazer aula com alguém pra não ficar viciada nos erros e não ficar perdendo tempo à toa com repetição. não tenho mais nem o que perguntar, num vale de nada no final, levando em conta tudo isso rsrs

querendo ou não eu entendo bem o ponto de vista, e to me esforçando pra chegar la, garanto isso.

minha familia tem condição, só não faz questão e não dá nem nunca deu a menor importância pra isso, e eu também não estou fazendo questão que se importem, por isso vou dar um jeito de me virar [até pq jah estou na idade pra isso, e é maravilhoso ter independência]

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Dimas Barroco 25/2/2013, 20:29

violina escreveu:resumindo, qual o certo a fazer? não encostar mais no violino até consertar ele direito com luthier e pelo menos começar à fazer aula com alguém pra não ficar viciada nos erros e não ficar perdendo tempo à toa com repetição. não tenho mais nem o que perguntar, num vale de nada no final, levando em conta tudo isso rsrs

querendo ou não eu entendo bem o ponto de vista, e to me esforçando pra chegar la, garanto isso.

minha familia tem condição, só não faz questão e não dá nem nunca deu a menor importância pra isso, e eu também não estou fazendo questão que se importem, por isso vou dar um jeito de me virar [até pq jah estou na idade pra isso, e é maravilhoso ter independência]


Eu acho que vc deve estudar sim, mas com muita perícia, conferir sua postura constantemente com vídeo aulas, dicas do próprio fórum e nunca parar, se meu professor me abandonasse hoje eu não pararia, mas teria que tomar cuidado x50 pois não teria alguém para me corrigir pessoalmente.


Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Louysie 25/2/2013, 20:40

uhum, o único lugar que eu tenho sentido dorzinha é na mandíbula, mas acho q é por causa do aparelho tbm, dps que me mudei ainda nao fui no dentista =x ai pode ser só mal jeito mesmo..
eu to tentando fazer o que vc disse, estudar pelo youtube, e aqui no fórum - que sinceramente é a maior fonte de informação segura pra mim, agora meu curso ta trancado eu to tendo tempo pra me dedicar mais..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Alexandre 25/2/2013, 20:43

violina escreveu:uhum, o único lugar que eu tenho sentido dorzinha é na mandíbula, mas acho q é por causa do aparelho tbm, dps que me mudei ainda nao fui no dentista =x ai pode ser só mal jeito mesmo..
eu to tentando fazer o que vc disse, estudar pelo youtube, e aqui no fórum - que sinceramente é a maior fonte de informação segura pra mim, agora meu curso ta trancado eu to tendo tempo pra me dedicar mais..

se você esta tentando gravar o sons e outras coisas tem que ser praticamente todo dia
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Dimas Barroco 26/2/2013, 22:12

Técnica sem espaleira Shocked


Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Louysie 27/2/2013, 12:38

parece viola o som ou é impressão minha?

minha espaleira quebrou, to sofrendo aqui rs meu ombro esquerdo tá doendo já..
eu queria consertar a velha [que é só por a borrachinha] em vez de comprar outra mas num sei como.. nunca achei isso pra comprar e minhas improvisações deram errado

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Dimas Barroco 27/2/2013, 17:43

violina escreveu:parece viola o som ou é impressão minha?

minha espaleira quebrou, to sofrendo aqui rs meu ombro esquerdo tá doendo já..
eu queria consertar a velha [que é só por a borrachinha] em vez de comprar outra mas num sei como.. nunca achei isso pra comprar e minhas improvisações deram errado

Após uma conversa aqui no tópico andei pesquisando e estudando a técnica sem espaleira, em primeiro lugar acho q seu ombro tem q estar sempre relaxado e não tencionado ou enrijecido, e a pressão no queixo deve ser apenas a suficiente para manter o violino, (esta regra serve para quem toca com espaleira e sem) pois o músculo do pescoço também pode ficar tenso demais e impossibilitar os movimentos.


Mas existe muita gente detonando sem espaleira.



Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Louysie 27/2/2013, 18:24

esse é o unico desconforto pra mim, eu sempre procuro manter tudo relaxado e ao mesmo tempo numa posição coerente.. o problema é na hora de [tentar] fazer vibrato, dói bastante o braço e ombro.. e fica estalando o pulso toda hora [fico com medo de desgastar a cartilagem até], mesmo fazendo alongamento..

sem espaleira pra não escorregar eu só toco encostando ela direto no ombro.. pra criar aderência.. mas prefiro com espaleira mesmo, não por costume mas por se ajustar melhor mesmo nessa região cervical

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/2/2013, 22:56

DimasBarroco escreveu:Técnica sem espaleira Shocked



Pô, irmão, você está de sacanagem. Não pode espelhar na Ana Sophia. Ela tem um defeito no ombro, rapaz.
.
Tem uma história interessante que o grande Samuel Lima de Campinas me contou certa vez quando eu fiz Master Class com ele.
.
Ele fez Master Class com ela. Ela contou para ele sobre muita gente ter copiado o jeito da postura dela, achando que ela tinha inventando uma nova técnica, e muitos violinistas copiaram o jeito que ela posiciona o violino. Muitos acabaram com problemas de colunas. Ele falou, porque você ensinou eles segurarem o violino assim? Ela respondeu: não ensinei. Acontece muita gente viu como eu seguro e copiou por conta propria por causa dos videos. E claro que eles tiveram problemas na coluna! Eu seguro assim porque tenho essa deformidade no ombro, não é tecnica nova de postura. É adaptação ao meu defeito fisico.
.
Muita gente se lascou, como dizemos em Minas. rs*
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/2/2013, 23:07

DimasBarroco escreveu:
Após uma conversa aqui no tópico andei pesquisando e estudando a técnica sem espaleira, em primeiro lugar acho q seu ombro tem q estar sempre relaxado e não tencionado ou enrijecido, e a pressão no queixo deve ser apenas a suficiente para manter o violino, (esta regra serve para quem toca com espaleira e sem) pois o músculo do pescoço também pode ficar tenso demais e impossibilitar os movimentos.


Mas existe muita gente detonando sem espaleira.




O irmão, percebeu uma coisa? Presta atenção, essa moça ela fica com com o violino bem encaixado entre o ombro e o queixo. Naturalmente. Ela não inclina a cabeça. É um caso de quem não precisa realmente de espalheira.
.
Nota que o violino dela muda muito a timbragem do violino. O contato do ombro e da pele dela no tampo inferior. Ele tende a abafar as vibrações na caixa harmonica, principalmente no som medio grave e grave. Pois o som grave é justamente jogado para parte inferior do violino. Pode ver que a viola ela tem um formato diferente justamente na parte inferior, que tem ser maior para ter um entonaçao mais encoorpada.
.
No caso do violino por ela tocar sem espalheira, muda o timbre e sonoridade. Repare.
.
Imagina na época do Barroco e Renascimento. Onde não usava-se queixeira, nem espalheira. O queixo em contado com a parte superior do tampo e o ombro na parte inferior do tampo. Aliado ainda cordas de tripa menor tensão, um cavalete de altura, ainda sem alma?
.
Como imaginar um som assim?!
.
Fantastico, cara.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/2/2013, 23:09

violina escreveu:parece viola o som ou é impressão minha?

minha espaleira quebrou, to sofrendo aqui rs meu ombro esquerdo tá doendo já..
eu queria consertar a velha [que é só por a borrachinha] em vez de comprar outra mas num sei como.. nunca achei isso pra comprar e minhas improvisações deram errado

Moça, procura em casa que vende borrachas. Só comprar borrachinha, corta no tampo da borrachinha anterior da espalheira, e empurra ela no pezinho. Vai estar com uma espalheira reformadinha pronta para o seu uso por um longo tempo.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/2/2013, 23:23

violina escreveu:esse é o unico desconforto pra mim, eu sempre procuro manter tudo relaxado e ao mesmo tempo numa posição coerente.. o problema é na hora de [tentar] fazer vibrato, dói bastante o braço e ombro.. e fica estalando o pulso toda hora [fico com medo de desgastar a cartilagem até], mesmo fazendo alongamento..

sem espaleira pra não escorregar eu só toco encostando ela direto no ombro.. pra criar aderência.. mas prefiro com espaleira mesmo, não por costume mas por se ajustar melhor mesmo nessa região cervical

Faz o vibrado de braço que acaba o problema de estralos.
.
Eu acho que o violinista só deve fazer vibrado quando estiver nos 42 estudos do Kreutzer. Por quê? Quando o cara chega no nivel de Kreutzer. Ele já está com a afinação firmada, o som limpo e com a técnica intermediaria. A ultima coisa que deve se por no violino é justamente o vibrato. É a cereja do bolo.
.
Eu aconselho a você procura melhorar é sonoridade, afinação, postura. Deixa o vibrado para depois. É maior ponto de expressvidade do violinista. É o cartão de visita do cara. É indentidade do violinista. Você ve se o cara é bom, se entende de música é justamente vendo onde o cara bota o vibrado, frequencia das vibrações, qual vibrato ele faz.
.
O vibrato é uma coisa natural, mas não é porque é uma coisa natural que vai sair vibrando todas as notas, vibrando de qualquer jeito, não pode vibra de qualquer maneira sem usar o vibrato de braço ou de pulso da maneira correta na interpretação correta para cada um desses vibrados nas melodias. E cada uma pede um tipo de vibrato.
.
O vibrato é uma desafinação harmonica. Então para cara desafinar harmonicamente, ele tem que estar com a afinação desde 1 posição até a 5 posição muito bem firmada e afinadissimo.
.
Outra coisa vibrato é uma subdivisão metrica do valor das figuras. Então você não pode mover o braço ou pulso de qualquer jeito. Tem que fazer tudo na subdivisão.
.
No compasso quartenario simples, você tem que pensa em 4 subdivisão ou 8 dependendo do caso em apenas 1 tempo.
.
No compasso composto você tem que pensar em 3 ou 6 a cada tempo. Observe que o composto é sempre muito mais rápido do que o simples. Então não fique na ilusão que é mais lento só porque é 3 que não é.
.
No compasso simples, você pensa de forma binaria na subdivisão metrica.
.
No compasso composto, você pensa de forma ternaria na subdivisão metrica. É quase como se fosse tercinado, mas não é. São coisas diferentes.
.
Todo compasso composto o andamento é mais rápido.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Louysie 28/2/2013, 07:38

entendo, vou melhorar esses pontos antes [afinação, etc..]

desculpa a ignorância, mas um dia explica um pouco mais esmiuçado teoria musical.. eu não entendo nada, só o básico do básico que eu vi na internet, já baixei programas que trabalham com ritmo.. pulsação mas me pareceu ser bem fraquinho o conteúdo dele ai deletei..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 19:33

violina escreveu:entendo, vou melhorar esses pontos antes [afinação, etc..]

desculpa a ignorância, mas um dia explica um pouco mais esmiuçado teoria musical.. eu não entendo nada, só o básico do básico que eu vi na internet, já baixei programas que trabalham com ritmo.. pulsação mas me pareceu ser bem fraquinho o conteúdo dele ai deletei..

Com todo prazer. Faça as perguntas no que você tem dúvida, fica mais fácil de explicar.
.
O Ear Master, tem ditado ritmico. Acho muito bom. Embora que eu mais uso mesmo é parte de percepção melodica do programa.
.
Quando a ritmo, eu aconselho você baixar o livro do Pozzoli. Eu explico como você vai estudar ele.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Dimas Barroco 28/2/2013, 21:13

£ëø Mø®️£ix escreveu:
DimasBarroco escreveu:Técnica sem espaleira Shocked



Pô, irmão, você está de sacanagem. Não pode espelhar na Ana Sophia. Ela tem um defeito no ombro, rapaz.
.
Tem uma história interessante que o grande Samuel Lima de Campinas me contou certa vez quando eu fiz Master Class com ele.
.
Ele fez Master Class com ela. Ela contou para ele sobre muita gente ter copiado o jeito da postura dela, achando que ela tinha inventando uma nova técnica, e muitos violinistas copiaram o jeito que ela posiciona o violino. Muitos acabaram com problemas de colunas. Ele falou, porque você ensinou eles segurarem o violino assim? Ela respondeu: não ensinei. Acontece muita gente viu como eu seguro e copiou por conta propria por causa dos videos. E claro que eles tiveram problemas na coluna! Eu seguro assim porque tenho essa deformidade no ombro, não é tecnica nova de postura. É adaptação ao meu defeito fisico.
.
Muita gente se lascou, como dizemos em Minas. rs*



Então, mas o intuito não era de fazer que ela copiasse a postura da mulher, e sim provar que como os grandes do início do Séc XX, é possível o desenvolvimento sem ela, desde que o estudo seja feito de forma responsável e a fim de evitar estes tipos de problemas.


Para mim com minha espaleira tocar violino é algo extremamente confortável, me sinto em casa com ele no pescoço.


Mas cada corpo é um corpo não é...
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 21:20

DimasBarroco escreveu:
Então, mas o intuito não era de fazer que ela copiasse a postura da mulher, e sim provar que como os grandes do início do Séc XX, é possível o desenvolvimento sem ela, desde que o estudo seja feito de forma responsável e a fim de evitar estes tipos de problemas.


Para mim com minha espaleira tocar violino é algo extremamente confortável, me sinto em casa com ele no pescoço.


Mas cada corpo é um corpo não é...

Veja que ela mais um dos exemplos de virtuoses que tocam sem espalheira. Mas com eu disse ela é um caso a parte, por causa do defeito no ombro.
.
Mas tem outros bons exemplos como o Nigel Kennedy. Ele pelo que consta não tem problema algum. Tem uma baita sonoridade principalmente tocando barroco.
.
Toca barroco excelentemente.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 3 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos