Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

É obrigatorio o uso da espaleira ?

+4
Alexandre
Dimas Barroco
£ëø Mø®£ix
GabrielLima
8 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Dimas Barroco 28/2/2013, 21:23

£ëø Mø®£ix escreveu:
DimasBarroco escreveu:
Então, mas o intuito não era de fazer que ela copiasse a postura da mulher, e sim provar que como os grandes do início do Séc XX, é possível o desenvolvimento sem ela, desde que o estudo seja feito de forma responsável e a fim de evitar estes tipos de problemas.


Para mim com minha espaleira tocar violino é algo extremamente confortável, me sinto em casa com ele no pescoço.


Mas cada corpo é um corpo não é...

Veja que ela mais um dos exemplos de virtuoses que tocam sem espalheira. Mas com eu disse ela é um caso a parte, por causa do defeito no ombro.
.
Mas tem outros bons exemplos como o Nigel Kennedy. Ele pelo que consta não tem problema algum. Tem uma baita sonoridade principalmente tocando barroco.
.
Toca barroco excelentemente.


Jashca Heifetz, Kogan e outros...


Mas agora outra coisa, existe data de invenção da espaleira? pois eu achava que esses feras do início do século passado não utilizavam por ainda não ter sida inventada.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 23:12

DimasBarroco escreveu:
Jashca Heifetz, Kogan e outros...


Mas agora outra coisa, existe data de invenção da espaleira? pois eu achava que esses feras do início do século passado não utilizavam por ainda não ter sida inventada.

A espalheira é uma palavra aportuguesada. O termo original é Spalla: significa ombro. Ou seja falando claramente suporte para o ombro.
.
Mas temos que pensar por que ela foi inventada? Foi para suprir a necessidade de adpatação de pessoas com o pescoço comprido que ficavam com o pescoço torto e acaba por lesionar a coluna.
.
Todo mundo tem que ser capaz de tocar sem espalheira. O cara que não toca sem, ele não é violinista.
.
Ela é apenas um acessorio para dar o conforto necessário ao pescoço, uma prevenção de saúde para coluna. O uso não é obrigatorio. Muitos professores desinformados ensinaram erradamente, pois muita gente tem o corpo adequado ao violino.
.
Eu participei de um Master Class, me deu desepero. Um menino de uns 10 anos, com uma espalheira inadequada. Não tinha nem onde por o queixo, ficou torto para o lado inverso. Pior de tudo, tocando em um violino 4/4 porque o brilhante professor dele cismou que ele tem o braço comprido deveria tocar no violino maior e esqueceu do violino 3/4.
.
É um absurdo sem tamanho. O menino não alcansava as notas na 1 posição, braço era curto demais.
.
Vou te falar sério, não era instrutor da Igreja que não tem conhecimento não.
.
É professor formado na faculdade prestigiada do Brasil.
.
Que dizer, ele deveria saber que para um menino de 10 anos, não deveria usar espalheira, pois o pescoço dele era curtinho, que é normal para idade dele. Até o momento a anatomia dele era adequada ao violino.
.
E mais, ele deveria saber como se mede se a criança tem um braço comprido e já poderia estar em um violino 4/4 simplesmente esticando o braço do menino e ve se ele alcança a voluta do violino. Se não consegue segurar a cabeça do violino. Deve usar um de tamanho menor 3/4.
.
O professor do Master Class ficou indignado. Meteu o fumo no professor do menino. Ainda testou se justificar sem um argumento. Pura vaidade, não admitiu que errou. E não tem informação adequada!
.
Então isso é que temos no Brasil. Gente desinformada. Infelismente.
.
Isso não acontece com professores tops. Os grandes solistas, ele tem essa bagagem, essa cultura da melhores escolas de violino do mundo, são pessoas que tem conhecimentos virtuosisticos em várias áreas do violino. Não é só pratica propriamente dita não.
.
50 por cento para ser um grande violinista é a leitura. Ajuda muito essa troca de experiencias, informações e claro saber um minimo sobre todas as areas que abrangem a música.
.
A regulagem básica do violino, manutenção anual e principios básicos do funcionamento do instrumento, estrutura do instrumento, importancia dos lutheirs são assuntos que o professor deve explica ao aluno. Tem que ter essa cultura, valoriza o luthier. Pois é como o video que você postou, imagina o cara tocando e explode o rabicho por falta manutenção no instrumento é um absurdo. É mesma coisa de pegar a estrada e não fazer revisão no carro. Por isso temos vários acidentes no nosso país.
.
O uso da espalheira, deve ser orientado pelo professor só no caso de real necessidade e prevenção de saude.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  paulo violista 16/10/2013, 15:44

Eu consigo estudar tranquilo com a espaleira ou sem ela. E olha que é uma viola rsrs'.
paulo violista
paulo violista

Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Harrison Aguiar 16/10/2013, 18:10

É uma questão de anatomia, eu consigo com o sem espaleira,, a diferença na minha concepção é que "no meu caso" apenas facilita o trabalho de levantar o ombro ou abaixar a cabeça.
  Meu irmão toca violino desde os 7 anos e começou com 3/4 mas ao invés dele levantar o ombro ele dobrava o ombro pra dentro, o violino com ele nem sempre ficou horizontal mas sempre ficou seguro pelo queixo e ombro e ele toca muito bem.
 O interessante é que ele consegue fazer algo assustador, como ele põe o ombro em direção pra dentro desde criança ele consegue virar o ombro um pouco mais de 90° virou algo assustador com o menor esforço ele faz essa posição com o ombro e não cansa nunca,, ele toca direto e nem cansa.
 
 
 Com isso acredito que é uma questão de costume de ossos e musculatura ao violino q pode facilitar o seu trabalho. Se o aprendiz anda desajeitado pra achar uma posição é pq o violino ainda não é parte dele... Claro em questão de posição tem que encaixar à sua anatomia mas também nao pode fugir do padrão.. 

por favor se eu tiver afirmado algo errado corrija-me, aliás sei pouco mas é que eu gosto de falar. kk

Harrison Aguiar

Mensagens : 70
Pontos : 92
Reputação : 10
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Harrison Aguiar 16/10/2013, 19:23

£ëø Mø®£ix escreveu:
violina escreveu:
ta estranhoo, ta abafado o som, eu mostro dps q gravar e mando por email

É porque você fica fussando no instrumento. Não pode jamais tirar o cavalete do lugar, nem mexer no instrumento se não é luthier. Pois a alma é colocada a partir do cavalete, se você tira ele do lugar e poem ele de volta, não vai soar bem. Dependendo se você mudar ele de lugar vai abafar mesmo. Principalmente quando você tira o cavalete, existe a possibilidade da alma cair, porque o tampo superior sobe para cima. Com certeza sua alma deslocou de lugar.
.
Espero o video.
.
Mas toca uma musica nele, louvor etc. Não vai ficar tocando corda solta. Pelo amor de Deus. Se não eu não consigo ver claramente como ele soa.
 isso é um mal pressagio para mim eu acho pq a alma do meu violino nao cai e eu já tirei o cavalete umas tres vezes em 9 meses de uso...

tem uma probabilidade do cuidadosíssimo fabricante ter passado cola?

Harrison Aguiar

Mensagens : 70
Pontos : 92
Reputação : 10
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2013, 00:31

paulo violista escreveu:Eu consigo estudar tranquilo com a espaleira ou sem ela. E olha que é uma viola rsrs'.

A viola é diferente. Ela é maior, sendo as ilhargas maiores, consequentemente tem maiores chances de uma pessoa de um porte um pouco maior se adequar naturalmente a viola sem necessitar do uso da espalheira.
.
Já o violino tem as ilhargas menores, então complica em muito em relação a saúde a questão do pescoço ter que ficar mais torto provocando problemas de coluna.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2013, 00:48

Harrison Aguiar escreveu:É uma questão de anatomia, eu consigo com o sem espaleira,, a diferença na minha concepção é que "no meu caso" apenas facilita o trabalho de levantar o ombro ou abaixar a cabeça.
  Meu irmão toca violino desde os 7 anos e começou com 3/4 mas ao invés dele levantar o ombro ele dobrava o ombro pra dentro, o violino com ele nem sempre ficou horizontal mas sempre ficou seguro pelo queixo e ombro e ele toca muito bem.
 O interessante é que ele consegue fazer algo assustador, como ele põe o ombro em direção pra dentro desde criança ele consegue virar o ombro um pouco mais de 90° virou algo assustador com o menor esforço ele faz essa posição com o ombro e não cansa nunca,, ele toca direto e nem cansa.
 
 
 Com isso acredito que é uma questão de costume de ossos e musculatura ao violino q pode facilitar o seu trabalho. Se o aprendiz anda desajeitado pra achar uma posição é pq o violino ainda não é parte dele... Claro em questão de posição tem que encaixar à sua anatomia mas também nao pode fugir do padrão.. 

por favor se eu tiver afirmado algo errado corrija-me, aliás sei pouco mas é que eu gosto de falar. kk


Como eu disse é uma questão de saúde o uso da espalheira e não de técnica. Se a pessoa ficar com o pescoço torto, ela não tem o corpo adequado ao violino. Então necessitara usar espalheira para não ter problemas com coluna e tendenite.
.
Eu sempre falo algo sobre quem começa a estudar pequeno a respeito da musculatura e ossos. O seu irmão é uma prova disso. Ele formou a musculatura e ossos já se adequando ao violino. O mesmo toca de forma natural. Não se cansa e nem sente dores.
.
Por isso da importância de se aprender desde de criança. Por isso quem tem mais de 20 anos, tem problemas no aprendizado e sente muitas dores.
.
Então não adianta o cara que tem os ossos formados e musculatura já desenvolvida achar que vai ter a mesma desenvoltura, resistência e habilidade que um violinista que estuda desde criança que não vai ter.
.
Só vale lembra que a mão esquerda tende a ficar maior do que a direita. Mesma coisa o ombro esquerdo ele fica mais alto do que o direito. Isso são algumas marcas que o violino deixa no seu corpo.
.
Só vale lembra que um vício terrivel e inaceitavel principalmente para quem não usa espalheira é justamente levantar o ombro esquerdo! Isso é inaceitavel no meio profissiona é um vício que o estudante tem que lutar para não fazer.
.
O violino é um instrumento natural, que foi desenvolvido para ser tocado de forma natural. Portanto não deve jamais levantar o ombro para tensionar essa região e corpo.
.
Não é uma questão de costume e sim de formação dos ossos e musculatura. Depois dela estar formado, não se acostuma. Você adpata o seu corpo ao violino. Não o contrário.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2013, 00:55

Harrison Aguiar escreveu: isso é um mal pressagio para mim eu acho pq a alma do meu violino nao cai e eu já tirei o cavalete umas tres vezes em 9 meses de uso...

tem uma probabilidade do cuidadosíssimo fabricante ter passado cola?

Não creio que o fabricante passe cole. Afinal o pessoal já é treinado a tempos para fazer tal serviços. Eles fazem de forma desmanzela e sem maiores cuidados, mas jamais passariam cola.
.
Mas eu já vi alguns violinos com a alma colada por dentro, da minha amiga que eu regulei que tocava na orquestra com ela. Estava colada bem no meio do violino em vez do lado do pé direito. Eu sempre acreditei na tese que algum vendedor desinformado deve ter manuseado de forma descuidada e deve por algum motivo ter caido. O mesmo deve ter arrumado algum jeito, alguma gambiarra e colocado a alma dentro do violino no meio do violino, porém deve ter pensando que a mesma não era apenas encaixada e sim colada com superbond.
.
Precisei de muita habilidade para remover ela dentro do violino sem causar qualquer dano ao tampo superior e inferior e nem a alma. Não foi uma tarefa das mais fáceis. Levei um bom tempo para executar essa tarefa com êxito!
.
Mas isso pode não ser o seu caso. Estou apenas relatando algo.
.
Na verdade a alma não deve cair quando ela está ajustada adequadamente. O problema é que quase sempre a alma pode estar perfeitamente alinhada ao tampo inferior e superior quando ao comprimento. Mas nem por isso ela está devidamente ajustada, pois é comum os chineses fazerem uma espécie de lança na ponta das extremidades da alma.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Heráclito Alencar Sampaio 22/8/2014, 23:50

Meu post inaugural nesse respeitável fórum. Cadastrei-me hoje. Sou iniciante, e como tal, tenho encontrado dificuldades, naturalmente... uma delas, creio que todos passam por isso, adaptar o corpo ao instrumento (vice-verso). Tento iniciar sem espaleira, embora eu tenha uma de marca bem simples (alumínio e emborrachada), talvez mais adiante a use mais... ainda mais depois de ter lido o presente tópico que sabiamente sugere sejam usadas ambas as formas, com e sem, pela anatomia, por ergonomia, mas sempre pela preservação da saúde \o/. Disseram que a maioria dos profissionais não a usam... melhor assim, pois independem da mesma e de, no caso deles, um acessório a menos.

Achei também interessante o comentário de alguns que se preocupam ao extremo com a pintura do violino. Bom, gosto muito de violão e guitarra (sou um eterno aprendiz Smile  Smile ... apenas brinco de tocá-los), e no caso destes últimos, alguns músicos acham até chamoso os riscos, o velho, o desbotado, o descolorido e arranhado... principalmente quando os dominam de verdade, e mesmo estando tais instrumentos desgastados e envelhecidos com marcas do tempo... tempo de uso e estudos, realmente dá um grande charme. Digam se não é realmente charmoso!?! Já no meu caso, o meu humilde violino Michael já tem as suas marcas (tô começando errado rsrs), principalmente pela má colocação da espaleira e do cavalete... agora, arranhado ou não,  Smile ... o que eu preciso mesmo é aprender e dominar a ferinha. Olha... sinceramente... aqui, onde resido, pacata cidade do interior goiano, infelizmente não há professor desse belo instrumento, violino, então, o sofrimento é muito maior, e mesmo com todo o recurso atualmente existente, no caso, fóruns, youtubes e afins, que auxiliam imensamente os interessados e pretensos aprendizes, como eu, e, ainda assim, sendo sincero dizer que, quase desisti de tentar aprender.... ainda mais, nos meus mais de 40 anos de idade, quando percebo quão difícil é tocar violino... todavia, estou aqui pra tentar vencer as barreiras \o/ - Obrigado pelo excelente fórum, pelas várias dicas e aulas. Para as galerinhas realmente interessadas, fica o meu recado: Aproveitem tudo o que há por aí, tão acessível... quem dera eu pudesse ter tais recursos tão facilmente encontrados como hoje os temos. A exemplo, um violino de aprendiz é tão barato, comparado ao trabalho de luthieria que dá para fabricá-lo, né? Aproveitem tudo de bom que há. (Desculpem-me pelo extenso texto - o diminuirei bastante na próxima - é inaugural, né? A gente se empolga!)

Que Deus os abençõe!

Heráclito Alencar Sampaio

Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

É obrigatorio o uso da espaleira ? - Página 4 Empty Re: É obrigatorio o uso da espaleira ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos