Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino

2 participantes

Ir para baixo

quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino Empty quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino

Mensagem  geraldo marques 11/4/2013, 21:58

olá para mim tocar na corda la e mim p sair akele som fininho e bonito muda as notas na corda la e mim?
voces nao tem nenhum desenho ou algo assim que pode me ajudar?
geraldo marques
geraldo marques

Mensagens : 5
Pontos : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino Empty Re: quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 12/4/2013, 12:54

geraldo marques escreveu:olá para mim tocar na corda la e mim p sair akele som fininho e bonito muda as notas na corda la e mim?
voces nao tem nenhum desenho ou algo assim que pode me ajudar?

A música ocidental é composta por 12 sons distintos. Dividido em 12 partes iguais que chamamos de semitono.
.
As notas naturais são: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
.
Os semitonos naturais: Mi para o Fa e Si para o Dó. Sempre notas naturais com I ou seja Mi e Si, fica fácil de memorizar.
.
Tem os semitonos ascendentes: Dó #, Ré #, Fá #, Sol #, La # e tem seus enharmonicos que são notas com nomes diferentes porém na mesma frequência, os semitonos descendentes: Re b, Mi b, Sol b, La b, Si b.
.
A verdade que o Dó sustenido é mesma coisa do Re bembol.
.
Antes de J.S.Bach organizar as escalas tonais e colocar seus temperos, já existem acidentes, porém eles eram feitos de qualquer maneira, surgia discrepancias entre os músicos que tocam junto e nunca terminavam na mesma frequência de nota.
.
Essa microdivisão de semitonos chamamos de Comas é a menor parte que o ouvido humano consegue distinguir. Era plenamente usado antes do Periodo Barroco. Na verdade 1 tono é dividido em 9 partes. Ou seja cada semitono (Sustenidos e bembois são dividido no tempero igual de 4,5 Comos. Mas alguns violinistas e matematicos dizem que na verdade os bembois e e sustenidos não são exatamente iguais. Sendo o Sustenido de frequencia um pouco mais alta e o bembol um pouco mais baixo. Isso permiti ao violino fazer a diferenciação de comas. Assunto muito polemico que costuma resultar em brigas entre violinistas e matematicos e até entre os proprios violinistas. O problema que nossa escala é cambeta, na verdade ela tem certas diferenças numericas que fazem ela ser inexata, assim como temos o ano bisexto para acertar o nosso calendario cambeta, na escala musical tambem temos essa diferença númerica, e foram várias formas de escala ao longo da historia para resolver isso, mas que mais é funcional é justamente o sistema tonal.
.
Mas Bach praticamente acabou com o uso de Comas, pois muitas vezes terminava a música com tono bem acima da nota fundamental, por isso existiu a necessidade de tempero das escalas.
.
Mas muitos músicos violinistas ainda insistem no uso. Gera polemica e controversia entre os professores e deixam os alunos malucos.
.
Parece que o sistema matematico de Pitagoras é um sistema bem eficaz.
.
Então Bach foi e organizou tudo de forma que todos instrumentos tivessem tempero exato, com exceção das cordas que não tem trastes como o violino, viola, cello e contrabaixo podem fazer o tempero que quiser. É o instrumento mais afinado do mundo. Porém quando estamos tocando em orquestra de cordas ou quartetos funciona bem fazer essa diferenciação de comas (Diferencia o Do # do Re b), porém quando você está tocando com um piano em recital ou com instrumentos de orquestra com instrumentos temperado, você vai ficar em maus lençois em quesito de afinação.
.
Creio que o sistema mais sensacional inventado foi o sistema Tonal. É coisa de gênio. Bach foi o maior professores de teoria musica da história.
.
Então hoje temos que chamamos de escala: Do - Do# - Ré - Ré # - Mi - Fá - Fá # - Sol - Sol # - La - La #- Si - Dó (Aqui se repete o I grau, ai entra o que chamamos de oitava superior) - Do# - Re - Re# e assim por diante.
.
No caso a escala dodecafonica usa-se doze sons: Do - Do# - Ré - Ré # - Mi - Fá - Fá # - Sol - Sol # - La - La #- Si - Dó (12 sons distintos) - Si - Si b - La - La b - Sol - Sol b - Fa - Mi - Mi b - Re - Re b- Do (Repetição dos dozes sons com nomes diferentes, porém mesma frequencia).
.
Já escala cromatica ela mistura os bembois e sustenidos ao subir e descer.
.
Na escala dodecafonica ela sobe aumentando em meio tono e desce diminundo meio tono. Sobe no sustenidos e desce nos bemois
.
Existem muitas escalas (Diatonica, cromatica, dodecafonica, Bachiana, pentatonica, cigana, maior, modais, menores melodicas, harmonicas etc). O principio de estudar posições é justamente estudando escalas, primeiro de duas oitavas, depois de três oitavas.
.
Quando se toca em 1 posição (Posição natural que está escrita no hinário), você tem que enxergar o espelho do violino na horizontal.
.
Quando se toca oitavado, você tem que "enxergar" na vertical (No caso a corda Lá e principalmente a corda Mi).
.
Vamos partir da corda Mi:
.
Você vai ter em 1 posição: Mi (Corda solta), Fá (1 dedo retraido), Fá # ou Sol b (1 dedo ou 2 dedo retraido) , - Sol # (1 dedo La b ( 2 dedo ou 3 dedo retraido) - La (3 dedo) , La # ou Si b (3 dedo esticado ou 4 dedo retraido), Si (4 dedo) e o Do (4 dedo esticado).
.
O padrão é isso, tem umas coisas mais complexas, mas deixa para você estudar no 36 estudos do Kayser ou 42 estudos do Kreutzer. No principio não faz diferença, o importante é saber isso.
.
Vamos descomplicar o négocio:
.
Corda Lá:
Lá # ou Si b
Si (1 dedo ou dedo base, aqui determina que você está em primeira posição)
Do
Do# ou Ré b

Re (Se você em vez de pegar o Re com o 3 dedo, mudar para 1 dedo passara a ser 3 posição)
Re# ou Mi b
Mi
Fa
Fa # ou Sol b
Sol
Sol # ou La b

E vai subindo assim por diante até o final do espelho

Mesma coisa é corda Mi.

Mi - Fa- Fa# ou Sol b- Sol - Sol # ou La b - La (Aqui você muda o dedo 3 para o dedo 1 ou seja 3 posição)- La # ou Si b - Si - Do (Aqui você passar para 1 dedo em vez de fazer o 4 dedo em primeira posição ou 3 dedo em terceira posição, ou seja vai ser quinta posição) - Do# ou Re b- Re - Re# ou Mi b- Mi - Fa -Fa #ou Sol b - Sol - Sol# ou La b assim por diante...
.
Então entenda que você deve estudar antes posições fixas para só depois estudar a mudança de posição para tocar oitavado.
.
Recomendo você estudar o livro Hans Sitt, tem várias lições em várias tonalidades em 5 posições no book 2 da lição 20 até 40.
.
Dá 40 até 60 são mudança de posições.
.
Se achar muito dificil, você pode estudar o Lauoreux 3 ou CCB na parte de posições. Acho que lição 130 para frente, se não me falhar a memoria.
.
Então lembre-se: o que determina a posição é exatamente onde está o dedo base ou seja o dedo 1.
.
Corda Mi:
.
Fa = 1 dedo é primeira posição (Vai ser Fa primeiro dedo, Sol segundo dedo, La terceiro dedo e Si quarto dedo).
Sol = 1 dedo é segunda posição (Vai fazer Sol 1 dedo, Lá primeiro segundo dedo, Si terceiro dedo e Do quarto dedo).
La = 1 dedo é terceira posição ( Vai ser La primeiro dedo, Si segundo dedo, Do terceiro dedo e Ré quarto dedo).
Si = 1 dedo é quarta posição (Vai ser Si primeiro dedo, Do segundo dedo, Re terceiro dedo e Mi quarto dedo).
Do = 1 dedo é quinta posição (Vai ser Do primeiro dedo, Re segundo dedo, Mi terceiro dedo e Fá quarto dedo).
Assim por dia até o final do espelho.
.
Não é semi tom como o povo diz.
.
Tom é dentro da escala tonal, suas variações modais.
.
Tono é distancia de uma nota para outra, dividida em semitonos (Bemois e sustenidos para fica mais claro).
.
Dentro das 15 escalas (12 escalas reais e 3 enharmonicas) você tem os seus tons, que são que chamamos de modos São 7 modos cada escala: Jonico, Dórico, Frigio, Lidio, Mixolidio, Eolio, Locrio.
.
Tem várias explicações sobre como mudar de posição no forum e tocar oitavado.
.
Na verdade para se tocar fininho e bonito é tocar oitavado. Os nossos hinos são escritos em posição natural, mas existe o tópico de ensimamento para os músicos violinistas que toquem oito notas acima ou seja "enxergar" oito notas acima na partitura do hinário.
.
Um exemplo você vai ler o Dó 4 espaço do pentagrama na Clave de Sol e tocar no violino o Dó 2 linha sumplementar superior. Isso é oitavas é justamente isso que nossos irmãos fazem.
.
Na pratica seria o Dó na corda Lá terceiro dedo em primeira posição, mas vai pegar na verdade é o Dó na corda Mi na 3 posição com o 3 dedo.
.
Se não entender alguma coisa, pergunte, estou a sua diposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 13/4/2013, 03:20, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino Empty muito bom irmao DEUS abençoe

Mensagem  geraldo marques 12/4/2013, 21:43

queria agradecer muito irmao a voce o sr,por ter essa paciencia e força de vontade a ajuda nao eu mais sim a todos,o professor que eu nao tive o sr me ajudo agradeço no fundo do meu coraçao em nome de tds aki do forum,DEUS abençoe muito...abraços
geraldo marques
geraldo marques

Mensagens : 5
Pontos : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino Empty Re: quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/4/2013, 03:33

geraldo marques escreveu:queria agradecer muito irmao a voce o sr,por ter essa paciencia e força de vontade a ajuda nao eu mais sim a todos,o professor que eu nao tive o sr me ajudo agradeço no fundo do meu coraçao em nome de tds aki do forum,DEUS abençoe muito...abraços

Fico lisongeado com tais palavras, mas é Obra de Deus. Ele que faz tudo, eu apenas procuro ajudar a todos fazendo a vontade de Deus.
.
No que Ele me confiou, procuro fazer sempre o melhor.
.
Sempre devemos passar para frente todo o conhecimento que a gente possui, pois ninguem sabe tudo, mas estamos sempre em eterno aprendizado e ninguém sabe nada, pois toda nossa experiencia, acumula conhecimento. Não existe ninguém que não aprender e não possa ensinar e ninguém que sabe tudo que não pode aprender. Estamos sempre aprendendo e ensinando.
.
A vontade de Deus é que sempre trilhemos o bom caminho, esse caminho é justamente fazer todas as coisas que Deus nos confiar, pois é importante fazer coisas novas e principalmente as boas.
.
A música é uma verdadeira ciencia, onde reuni arte, técnica como sua base, mas é ciencia onde você estuda tudo, todas as areas, é algo completo, magico, é mistério de Deus. Envolve matematica, psicologia, portugues, fisica, filosofia, sociologia, história, ciencias, biologia e muito mais. Ela tem o poder de destruição, mas tamém de construção. Basta a gente sempre alimentar o lado bom do ser humano com a música e elevar o nosso Espirito a Deus, com um cantico de adoração a Deus.
.
Nós sempre devemos tocar consciente do que estamos fazendo. Para isso estamos aqui, vamos aprender todos juntos e dar um louvor a Deus de todo o coração, entendimento e do fundo da alma.
.
Que Deus abençoe a todos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino Empty Re: quero aprender a tocar nas cordas la e mi no violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos