Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Adiantado ou atrasado?  Não sei I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Adiantado ou atrasado?  Não sei I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Adiantado ou atrasado?  Não sei I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Adiantado ou atrasado?  Não sei I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Adiantado ou atrasado?  Não sei I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Adiantado ou atrasado?  Não sei I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Adiantado ou atrasado?  Não sei I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Adiantado ou atrasado?  Não sei I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Adiantado ou atrasado?  Não sei I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
13 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 13 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Adiantado ou atrasado? Não sei

5 participantes

Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Rodrygo 3/5/2013, 01:04

Boa Noite Galera..*-*                                Olha eu comecei a tocar violino com 16 anos..comecei com um trompetista que estudou violino em casa para dar aula...depois que fiz 17 anos..com 3 meses de aula com ele..eu acordei e vi que ele nao tinga condicoes para me preparar para um prova da faculdade de violino..entao resolvi arrumar um prof..profissional..arrumei um que esta no final do bacharelado em violino..tipo minha vida roda em torno do violino..quero viver de musica..acordo estudando violino..tomo cafe com o violino ao lado..etc..estudo o dia todo..eu estou ha 11 meses com esse profissional..e tipo sou muito dedicado..estudo 6 horas todos os dias..sem folga..tanto que ja estou no final do h.sitt 1..e ja fiz o suzuki 1,2,3 e estou no 4..ja sei vibrar perfeitamente..sei afinar meu violino..toco terceira posicao,dou aula..etc..e pq me dedico muito.. estou adiantado ?? ou atrasado?? pelo tempo de estudo deveria estar tocando algo mais?? obg

Rodrygo

Mensagens : 6
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Alexandre 3/5/2013, 08:43

Rodrygo escreveu:Boa Noite Galera..*-* Olha eu comecei a tocar violino com 16 anos..comecei com um trompetista que estudou violino em casa para dar aula...depois que fiz 17 anos..com 3 meses de aula com ele..eu acordei e vi que ele nao tinga condicoes para me preparar para um prova da faculdade de violino..entao resolvi arrumar um prof..profissional..arrumei um que esta no final do bacharelado em violino..tipo minha vida roda em torno do violino..quero viver de musica..acordo estudando violino..tomo cafe com o violino ao lado..etc..estudo o dia todo..eu estou ha 11 meses com esse profissional..e tipo sou muito dedicado..estudo 6 horas todos os dias..sem folga..tanto que ja estou no final do h.sitt 1..e ja fiz o suzuki 1,2,3 e estou no 4..ja sei vibrar perfeitamente..sei afinar meu violino..toco terceira posicao,dou aula..etc..e pq me dedico muito.. estou adiantado ?? ou atrasado?? pelo tempo de estudo deveria estar tocando algo mais?? obg

Você esta no ponto perfeito
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Louysie 3/5/2013, 20:36

também acho está muito bem.. quem tem disciplina e objetivo, e foca nisso, vai longe =)

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Rodrygo 3/5/2013, 22:16

ah sim..obg pela resposta pessoal..

Rodrygo

Mensagens : 6
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/5/2013, 12:02

Rodrygo escreveu:Boa Noite Galera..*-* Olha eu comecei a tocar violino com 16 anos..comecei com um trompetista que estudou violino em casa para dar aula...depois que fiz 17 anos..com 3 meses de aula com ele..eu acordei e vi que ele nao tinga condicoes para me preparar para um prova da faculdade de violino..entao resolvi arrumar um prof..profissional..arrumei um que esta no final do bacharelado em violino..tipo minha vida roda em torno do violino..quero viver de musica..acordo estudando violino..tomo cafe com o violino ao lado..etc..estudo o dia todo..eu estou ha 11 meses com esse profissional..e tipo sou muito dedicado..estudo 6 horas todos os dias..sem folga..tanto que ja estou no final do h.sitt 1..e ja fiz o suzuki 1,2,3 e estou no 4..ja sei vibrar perfeitamente..sei afinar meu violino..toco terceira posicao,dou aula..etc..e pq me dedico muito.. estou adiantado ?? ou atrasado?? pelo tempo de estudo deveria estar tocando algo mais?? obg

Ola meu nobre amigo, tudo bem? Você está com quantos anos atualmente?
.
Bom ao começar com um trompetista, com certeza absoluta ele deve ter te ensinado muitos vicios. Pois para um aluno ser um bom violinista ele tem que aprender com um bom violinista. Nem todo bom violinista é bom professor. Então segue a logica, tem que aprender com um bom violinista que seja um bom professor.
.
Infelismente para ser um virtuose no violino, as estaticas mostram que o aluno deve começa com 6 anos de idade. Praticamente todos os violinistas famosos, começaram com 5 ou 6 anos de idade. Toda regra existe exceção, mas é coisa rara de acontecer, porem nada é impossivel aquele que crer. Se você acreditar o Ceu será o limite.
.
O violinista não é só pratica. Para você ser um bom violinista é preciso saber o que está fazendo e porque está fazendo aqui, para onde vai etc. Então o bom violinista tem que estudar coisas que são paralelas a pratica do violino, como o estudo da teoria musica, solfejo e leitura, percepção ritmica e melodica, harmonia funcional e estrutural, contra ponto, regencia, história da música erudita e popular brasileira, tem que ter pratica de conjunto em uma banda, tem que ter pratica em orquestra de camera e orquestra, leitura a primeira vista, improvisação, noções de lutheria pelo menos na parte de manutenção do instrumento para saber o que precisa ser feito e momento certo de levar a um luthier e cuidados com o instrumento.
.
Veja que não é simplesmente decorar o concerto do Mi la la do Vivaldi e sai tocando sem entender nada. Isso é coisa de idiota...
.
A música é Arte e Ciencia, no meio disso existe a técnica. A técnica ela mata a arte...
.
O artista é aquele cara que faz emocionar os corações do ouvinte.Tem gente que acha que estudar 12 horas por dia vai torna-lo um músico. Não. Infelismente a receita não é ficar estudando 12 horas por dia sem saber o que está fazendo. Então é preciso ter equilibrio entre a arte e a técnica, e a ciencia tem que ser discutida, para você formar sua opinião e seguir o seu caminho.
.
Existem os músicos competidores e o músicos de verdade. O músico competidor, ele quer competir, quer mostrar que é mais rápido, tem o vibrato mais bacana, decora trechinhos da parte fácil de músicas complexas para impressionar os leigos e desavisados. São os Zés trechinhos da orquestra. Música é arte. E arte não é competição. É expressividade.
.
Então nunca pense que você é melhor que alguem, pois sempre você vai encontrar alguém melhor do que você. Como eu disse não importa cara se passou 4 livros em menos de um ano, pois isso é muito relativo. O que acontece as vezes é que muitos professores fazem apenas uma leitura de livros. Enquanto outros professores fazem o estudo levado a sério. Em um ano não passa do primeiro livro, pois o cara vai ensinar técnicas que não estão no livro, mas são aplicadas no livro.
.
O Hans Sitt por exemplo, se você for ler ele, em menos 1 ano você faz. Se você for aplicar as técnicas como devem ser aplicadas, você vai trabalhar: técnica de ligadura, técnica de antecipação, trabalha a afinação conferindo intervalos, leitura a primeira vista em 1 posição, em terceira posição, leitura sequencia de notas 1 do tetico e 3 do arsis, vai trabalhar spiccato, saltellato, detache, tenuto. O sujeito vai decorar todas as 20 lições na cabeça e apresentar ao professor sem olhar na partitura, trabalha em diversas velocidades de andamento, 60, 80, 100, 120, 140 e o mais rápido que conseguir, vai tocar em diferentes dinamicas de arco (Talão, ponta, meio, arco todo, metade do arco, ligado, desligado, ligado de 4 em 4, de 2 em 2, de 6 em 6), trabalha muito o sistema de pronação e supinação, dinamica de fraseado, dinamica de periodo. Faz em menos de 1 ano??? Dúvido...
.
Trabalhar demais a expressividade e sua interpretação, trabalha muito a limpeza de som, planejamento de arco.
.
O que importa não é o tempo de estudo e sim a qualidade do que você está estudando. Pois o resultado a longo prazo será maior do que passar muitos métodos de forma desleixada ou apenas por leitura sem aplicar as técnicas que os professores nos passam pessoalmente.
.
Eu participo de festivais, eu vi um cara, veio! Com 3 anos tocando o Concerto 3 do Mozart de forma virtuosa. O proprio professor do festival ficou impressionado. Era um aluno de Campinas/ SP que estudou 1 ano em Campinas/ SP e 2 anos em Tatui / SP e agora voltou a Campinas / SP. Ele tocava o 42 estudos do Kreutzer de forma impressionante. O professor disse, logo você será um virtuose do violino. O moleque tinha apenas 20 anos. Começou com 17 anos, mas teve um baita orientação dos professores.
.
Se acha que o cara passou os 100 estudos do Hans Sitt? Passou nada...
.
Mas as poucas lições que ele passou, foram mais válidas do que 1000 estudos do Hans Sitt.
.
Professores inteligentes, eles não passam o método todo. Isso é coisa professor burro. Um professor de qualidade, ele passa as lições que precisam ser trabalhadas para as dificuldades de cada aluno em especificio. Então ele faz as vezes 1 ou 2 lições de um método para trabalhar aquilo que o aluno tem dificuldade. Ou seja ele tem que saber o que está fazendo, então ele trabalha encima de pontos especificos para desenvolver o aluno de forma inteligente.
.
Já vi muita gente estudar o 36 estudos do kayser e não tocar nada. Enquanto outros alunos fez apenas umas 6 lições e tocar perfeitamente Mozart 3 e estão aptos a estudar 42 estudos do Kreutzer.
.
Vai dizer que o cara é mais talentoso? Não. O cara foi bem trabalhado. O professor sabe o que está fazendo e conduz o aluno a um trabalho especifico e produtivo, bem pessoal.
.
Então não se preocupe com números de métodos etc. Isso é bobagem. Preocupe em usar esse baita tempo que você tem em disposição para estudar com qualidade tudo o que for estudar. Sempre decore tudo. O músico só é músico de verdade quando ele se livra da partitura...
.
Quando ao vibrato, eu falo uma opinião pessoal minha. O aluno jamais deve estudar o vibrato enquanto não tiver a afinação firmada sem perder uma nota sequer...
.
Já ter o som dele pronto em questão de golpes de arcos, sem ter estudado 5 posições e toca-las fluentemente.
.
Pois o vibrato é uma desafinação harmonica. Eu acho que o aluno jamais deveria estudar vibrato antes de estudar os 42 estudos do Kreutzer. Não adianta nada vibrar mostruosamente e não ter afinação...
.
É horrivel.
.
O vibrato é a cereja do bolo, entende? Ultima coisa que o violinista deve por em seu som.
.
Grave um video e poste para gente ver sua técnica e seu vibrato.
.
No que precisar estou sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Que Deus continue te prosperando sempre.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Rodrygo 6/5/2013, 23:38

Star..pode deixar..obg pela resposta Leo..Ostar..pode deixar..obg pela resposta leo..msmM Tualmenola Leo..faco 18 final de maio..entao...pensei que fosse meu professor falando atraves de vc..kkkk ele sempre me diz essas coisas..rs..tipo.. peguei muitos vicios msm com esse trompetista..foi dificil retira-los..mais meu professor sempre diz que devo estudar apenas o necessario e nao perder tempo com outras coisas..eu estudos horas..mais apenas o que ele manda..nada alem..e is estudos ficam prontos pela minha dedicacao..meu professor me passa de modo que vc disse..ele nao ne passou os livros inteiros..e sim apenas os estudos que eu precisava..estou ha 10 meses com ele e no h.sitt nao passei da licao dez ainda,pois como vc disse tem muitas coisas para aprender..em uma licao ele pede para mim fazer de varias formas e tecnicas..varios andamentos etc..escalas de varias formas,arcadas soltas..ligada de 2,4,8 ...etc..varios tons..etc..tudo que vc disse e assim que ele faz..por isso pensei que fosse ele..rsrs e ele tbm e Leo ..kkkk eu creio que estou aprendendo certo, pois em varios festivais que fui..os professores me elogiaram pelo tem de estudo e eu ja estar tocando isso..e a tecnica..mais fiquei meio assim..sabe.. evilui seu que eu evolui pois eu nem sabia segurar i arco direito e o trmpetista achava q eu tocava maravilhosamente..tadinho de mim..vazei de la..kkk ele me ensinou que todas as notas eram em cima das fitas..kkkk por isso voltei do inicio com Leo..nem conto o tempo de aulas com ele..pois nao aprendi nada que me ajudasse.. ....vou gravar um video e po

Rodrygo

Mensagens : 6
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Rodrygo 6/5/2013, 23:46

postar.. me assustei aki..pensei : sera que e meu professor? kkkk..ele pensa da msm forma..obg abcs

Rodrygo

Mensagens : 6
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/5/2013, 08:32

Quais festivais você participou? Fez aulas com quem?
.
Cara, esquece fitinhas adesivas. Isso é coisa professor que não sabe ensinar. Jamais cole fitinhas adesivas. Isso é só para crianças, mesmo assim só para primeira semana de aula. Fez dentilhado dos 4 dedos já tem que retirar as fitinhas. Violino não tem afinação fixa, cada violino tem uma afinação diferente. O cara tem que ter é memoria auditiva e ter a forma de mão decorada.
.
Jamais marque em hipotese alguma fitinha em 3 posição. Na 5 é inadmissivel...
.
Quando for ensinar teus alunos, jamais use fitinhas adesivas.
.
Quando eu dei aulas, eu descolava todas as fitinhas. Um dos motivos eram que os ex professores tinha colados todas no lugar errado. É um absurdo.
.
O violino a gente faz diferenciação de comas, então o bembois não são iguais aos sustenidos. Bembois são feitos em 4 comas enquanto os sustenidos são em 5 comas. Principalmente os semitonos naturais, não tem como seguir a mecanica da mão de forma logica quando se faz essa diferenciação, mesmo que ela não altere a forma de mão, os dedos dependendo da anatomia não são no mesmo lugar, leve em conta antomia de sua mão, a afinação peculiar de cada violino e mais a diferenciação dos comas. Não pode ser chocante com o instrumentos temperados, mas se o violino não fizer essa diferenciação de comas não é violino. Não soa como violino. Não parece sequer violino.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Joaoags 7/5/2013, 12:53

£ëø Mø®£ix escreveu:Quais festivais você participou? Fez aulas com quem?
.
Cara, esquece fitinhas adesivas. Isso é coisa professor que não sabe ensinar. Jamais cole fitinhas adesivas. Isso é só para crianças, mesmo assim só para primeira semana de aula. Fez dentilhado dos 4 dedos já tem que retirar as fitinhas. Violino não tem afinação fixa, cada violino tem uma afinação diferente. O cara tem que ter é memoria auditiva e ter a forma de mão decorada.
.
Jamais marque em hipotese alguma fitinha em 3 posição. Na 5 é inadmissivel...
.
Quando for ensinar teus alunos, jamais use fitinhas adesivas.
.
Quando eu dei aulas, eu descolava todas as fitinhas. Um dos motivos eram que os ex professores tinha colados todas no lugar errado. É um absurdo.
.
O violino a gente faz diferenciação de comas, então o bembois não são iguais aos sustenidos. Bembois são feitos em 4 comas enquanto os sustenidos são em 5 comas. Principalmente os semitonos naturais, não tem como seguir a mecanica da mão de forma logica quando se faz essa diferenciação, mesmo que ela não altere a forma de mão, os dedos dependendo da anatomia não são no mesmo lugar, leve em conta antomia de sua mão, a afinação peculiar de cada violino e mais a diferenciação dos comas. Não pode ser chocante com o instrumentos temperados, mas se o violino não fizer essa diferenciação de comas não é violino. Não soa como violino. Não parece sequer violino.

Hahaha, minha professora colocou fitinhas no meu violino. Cara, to tão ruim que já nem pretendo ser um bom violinista, quero apenas tocar umas musiquinhas e só mesmo. Primeiro, porque não tenho tempo pra estudar. Segundo, que já estou velho (quase 22 anos). Terceiro, porque tenho aula apenas uma vez por semana e nem consigo tocar direito aquelas musiquinhas básicas lá do início do Suzuki volume 1. Estou há um mês tendo aulas e estou muito desanimado. O problema é que eu gastei R$ 950,00 no meu violino e to quase admitindo que joguei dinheiro fora.

Joaoags

Mensagens : 14
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Louysie 7/5/2013, 13:23

que dó, joão, da ele pra mim entao =DDD (rsrsrs to brincandoooo)
mas desiste não, eu to igual vc.. da uma desanimada de vez em quando.. mas eu continuo caminhando.. pra mim é melhor do q abandonar td, eu ficaria mais triste e frustrada se largasse de vez..
agora eu to começando a pegar cello (mas nao tenho um) amei muitao tbm, os graves são maravilhosooos, e eu pessoalmente acho mais fácil tirar um som bonito dele do que do violino, nao to falando que ele seja facil nao mas em relação ao som do violino eu achei menos complicado..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/5/2013, 11:56

Joaoags escreveu:Hahaha, minha professora colocou fitinhas no meu violino. Cara, to tão ruim que já nem pretendo ser um bom violinista, quero apenas tocar umas musiquinhas e só mesmo. Primeiro, porque não tenho tempo pra estudar. Segundo, que já estou velho (quase 22 anos). Terceiro, porque tenho aula apenas uma vez por semana e nem consigo tocar direito aquelas musiquinhas básicas lá do início do Suzuki volume 1. Estou há um mês tendo aulas e estou muito desanimado. O problema é que eu gastei R$ 950,00 no meu violino e to quase admitindo que joguei dinheiro fora.

O meu irmão, não pode desanimar não. O violinista para começar a pegar o som do arco como deve ser, leva no minimo 4 anos para ter um sistema automatico de pronação e supinação e que já consiga produzir o som filé (Melhor parte do som) e tenha um som legatto e dominio do arcos e técnicas de arcos, golpes de arcos como spiccato.
.
Na verdade o violino é um instrumento que é muito ingrato, tem que estudar muito e demorar demais para colher resultados. O que você estuda hoje, só ve resultados daqui a 6 meses, é logico que tudo que você faz, tem que ser já, aplicar no já, mas tem que ter paciencia, pois o resultado é progressivo e quase impercetivel, principalmente quando mais anos de estudos e um grau mais elevado de técnicas, pois para conseguir progredir um centrimento quando você é um aluno avançado, é muito esforço. No inicio as coisas correm, os resultados são um pouco mais visiveis, mas quando você chega no nivel intermediario, você já começa a deixar de aprender coisas e passa a aperfeiçoa-las, quando é nivel avançado, já não tem mais o que aprender, apenas vai aperfeiçoar aquilo que já sabe.
.
Então para você que é iniciante ver os resultados dos seus esforços, vai sentir apenas depois de 6 meses, se você gravar o hoje o que você é capaz de tocar e gravar daqui 6 meses, vai ver o quanto evoluiu, mas na sua mente vai achar que está estacionado. Não condiz com a realidade.
.
Por isso violinos é um instrumento para poucos e como dizem para quem é CDF.
.
Pois é tocado mais pelo psicologico do que pela parte mecanica da coisa, pois a parte mecanica é resolvida atraves da pratica diaria e pelos exercicios para aprendizado e aplicação das lições. A outra parte é, racicionio, perseverança, autoconfiaça, fé e objetividade.
.
Meu amigo, com 1 mês de aula se você já consegue tocar músicas do suzuki, cara você está no caminho certo, véio.
.
Veja que muitos anos levam 3 meses em apenas corda solta, você já consegue digitar as notas. Ja tem progresso. Não jogou dinheiro fora não.
.
Mas violino é puro investimento: dinheiro e tempo. Com o equipamento, aulas, tem que dispor de muito tempo para estudar diariamente ou usar o pouco tempo que tem de forma inteligente.
.
Quanto a idade, quem diz que não é possivel tocar com 22 anos? Estaticias provam que precisam ter menos de 20 anos, mas eu digo: seja surdo, mudo e cego!!! Muitas pessoas colocam impecilhos mesmo antes de a gente pegar no arco para tocar, em geral é nossos proprios professores, que deveriam ser que mais nos incentiva, muitas vezes a gente não recebe apoio deles.
.
O importante é você fazer sem pensar em nada, vai sem pressão rapaz, faça o seu melhor, chegue onde der para chegar. Tudo já é lucro para você, pense assim. Faça tudo, sempre acreditando em você, com muita fé em Deus, força no braço e pensando muito, raciocionando e seguindo em frente. Não espere nada acontecer, mas faça acontecer!!!
.
Fique pelo menos 1 ano estudando, agora se você não quiser continuar, ai é problema seu, mas não desista antes de tentar. E tire do seu vocabulário palavras como se, vou tentar, etc. Fale para você mesmo diante do espelho, eu vou conseguir, eu vou tocar bem, eu já estou tocando bem.
.
É assim cara, você tem que acreditar em você mesmo, ou pensa que as pessoas vão acreditarem em você, sendo que nem você mesmo acredita?
.
Então véio é suor, força de vontade e muita luta!!!
.
Pelo menos faça por terapia, pois a música é uma verdadeira terapia, apenas não deixa as pessoas botar pressão em você ou te cobrar por coisas que hoje não é possivel fazer.
.
Faça aulas com professores que lutem por você, acreditam em você, não desistam de você.
.
No que precisar estou sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abencoe!


Última edição por £ëø Mø®£ix em 8/5/2013, 12:10, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/5/2013, 12:04

violina escreveu:que dó, joão, da ele pra mim entao =DDD (rsrsrs to brincandoooo)
mas desiste não, eu to igual vc.. da uma desanimada de vez em quando.. mas eu continuo caminhando.. pra mim é melhor do q abandonar td, eu ficaria mais triste e frustrada se largasse de vez..
agora eu to começando a pegar cello (mas nao tenho um) amei muitao tbm, os graves são maravilhosooos, e eu pessoalmente acho mais fácil tirar um som bonito dele do que do violino, nao to falando que ele seja facil nao mas em relação ao som do violino eu achei menos complicado..

Louyse, o Cello é mais dificil por causa da abertura da mão, eles usam o sistema de meia posição. E também quem não tem carro, sofre para carregar aquele instrumento nas costas. É igual violão, cada dedo para 1 semitono. Muito proximo do violão mesmo, não precisa nem pensar em posição, mas é um logica proxima do violão. O vibrato é muito mais fácil e claro o arco tem um equilibrio maior pela posição horizontal. A questão de repertorio é muito mais fácil, pois eles fazem a harmonica, diferentemente do violino que faz o solos da música e o repetorio de violino é muito mais complexo.
.
O cara do cello tem que ter um som firme e muita contagem, ritmica na cabeça, pois ele e o rabeção são a base ritmica da orquestra, determinão a ritmica e pulsação.
.
Toque um quarteto, você vai ver que o cello e o contrabaixo são seu metronomo. É fantatisco.
.
Eu comprei um cellinho pra mim, vou pegar um pouco nas ferias para tocar, apenas para conhecer o instrumento e ter essa experiencia maravilhosa. Comprei uma flauta transversa, estou pensando em comprar uma flauta tenor e quando me sobra um tempinho toco minha viola. O que me falta e tempo para dedicar, pois ate no violino eu ando muito relapso, pois minha profissão me toma muitas horas do dia e estudos no Conservatório toma outro que me sobra. rs*
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Joaoags 8/5/2013, 17:31

£ëø Mø®£ix escreveu:
Joaoags escreveu:Hahaha, minha professora colocou fitinhas no meu violino. Cara, to tão ruim que já nem pretendo ser um bom violinista, quero apenas tocar umas musiquinhas e só mesmo. Primeiro, porque não tenho tempo pra estudar. Segundo, que já estou velho (quase 22 anos). Terceiro, porque tenho aula apenas uma vez por semana e nem consigo tocar direito aquelas musiquinhas básicas lá do início do Suzuki volume 1. Estou há um mês tendo aulas e estou muito desanimado. O problema é que eu gastei R$ 950,00 no meu violino e to quase admitindo que joguei dinheiro fora.

O meu irmão, não pode desanimar não. O violinista para começar a pegar o som do arco como deve ser, leva no minimo 4 anos para ter um sistema automatico de pronação e supinação e que já consiga produzir o som filé (Melhor parte do som) e tenha um som legatto e dominio do arcos e técnicas de arcos, golpes de arcos como spiccato.
.
Na verdade o violino é um instrumento que é muito ingrato, tem que estudar muito e demorar demais para colher resultados. O que você estuda hoje, só ve resultados daqui a 6 meses, é logico que tudo que você faz, tem que ser já, aplicar no já, mas tem que ter paciencia, pois o resultado é progressivo e quase impercetivel, principalmente quando mais anos de estudos e um grau mais elevado de técnicas, pois para conseguir progredir um centrimento quando você é um aluno avançado, é muito esforço. No inicio as coisas correm, os resultados são um pouco mais visiveis, mas quando você chega no nivel intermediario, você já começa a deixar de aprender coisas e passa a aperfeiçoa-las, quando é nivel avançado, já não tem mais o que aprender, apenas vai aperfeiçoar aquilo que já sabe.
.
Então para você que é iniciante ver os resultados dos seus esforços, vai sentir apenas depois de 6 meses, se você gravar o hoje o que você é capaz de tocar e gravar daqui 6 meses, vai ver o quanto evoluiu, mas na sua mente vai achar que está estacionado. Não condiz com a realidade.
.
Por isso violinos é um instrumento para poucos e como dizem para quem é CDF.
.
Pois é tocado mais pelo psicologico do que pela parte mecanica da coisa, pois a parte mecanica é resolvida atraves da pratica diaria e pelos exercicios para aprendizado e aplicação das lições. A outra parte é, racicionio, perseverança, autoconfiaça, fé e objetividade.
.
Meu amigo, com 1 mês de aula se você já consegue tocar músicas do suzuki, cara você está no caminho certo, véio.
.
Veja que muitos anos levam 3 meses em apenas corda solta, você já consegue digitar as notas. Ja tem progresso. Não jogou dinheiro fora não.
.
Mas violino é puro investimento: dinheiro e tempo. Com o equipamento, aulas, tem que dispor de muito tempo para estudar diariamente ou usar o pouco tempo que tem de forma inteligente.
.
Quanto a idade, quem diz que não é possivel tocar com 22 anos? Estaticias provam que precisam ter menos de 20 anos, mas eu digo: seja surdo, mudo e cego!!! Muitas pessoas colocam impecilhos mesmo antes de a gente pegar no arco para tocar, em geral é nossos proprios professores, que deveriam ser que mais nos incentiva, muitas vezes a gente não recebe apoio deles.
.
O importante é você fazer sem pensar em nada, vai sem pressão rapaz, faça o seu melhor, chegue onde der para chegar. Tudo já é lucro para você, pense assim. Faça tudo, sempre acreditando em você, com muita fé em Deus, força no braço e pensando muito, raciocionando e seguindo em frente. Não espere nada acontecer, mas faça acontecer!!!
.
Fique pelo menos 1 ano estudando, agora se você não quiser continuar, ai é problema seu, mas não desista antes de tentar. E tire do seu vocabulário palavras como se, vou tentar, etc. Fale para você mesmo diante do espelho, eu vou conseguir, eu vou tocar bem, eu já estou tocando bem.
.
É assim cara, você tem que acreditar em você mesmo, ou pensa que as pessoas vão acreditarem em você, sendo que nem você mesmo acredita?
.
Então véio é suor, força de vontade e muita luta!!!
.
Pelo menos faça por terapia, pois a música é uma verdadeira terapia, apenas não deixa as pessoas botar pressão em você ou te cobrar por coisas que hoje não é possivel fazer.
.
Faça aulas com professores que lutem por você, acreditam em você, não desistam de você.
.
No que precisar estou sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abencoe!

Poxa, sempre que eu precisar vou voltar aqui e ler essa mensagem. Já pensou em escrever um livro de auto-ajuda para músicos iniciantes?
Muitíssimo obrigado pela força. Que Deus te abençoe sempre nesse propósito muito nobre que você tem de incentivar e ajudar as pessoas. Isso é uma prova de amor por pessoas que você nem conhece. Depois de ler isso, continuarei a estudar violino, mas desta vez com coragem e prazer.

Muito Obrigado.

Joaoags

Mensagens : 14
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Joaoags 8/5/2013, 17:32

violina escreveu:que dó, joão, da ele pra mim entao =DDD (rsrsrs to brincandoooo)
mas desiste não, eu to igual vc.. da uma desanimada de vez em quando.. mas eu continuo caminhando.. pra mim é melhor do q abandonar td, eu ficaria mais triste e frustrada se largasse de vez..
agora eu to começando a pegar cello (mas nao tenho um) amei muitao tbm, os graves são maravilhosooos, e eu pessoalmente acho mais fácil tirar um som bonito dele do que do violino, nao to falando que ele seja facil nao mas em relação ao som do violino eu achei menos complicado..

Pois é minha amiga, mas sempre que der uma desanimada leia a resposta que o Leo escreveu pra minha frustração. Hehe.

Abraço.

Joaoags

Mensagens : 14
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/5/2013, 18:59

Joaoags escreveu:
Poxa, sempre que eu precisar vou voltar aqui e ler essa mensagem. Já pensou em escrever um livro de auto-ajuda para músicos iniciantes?
Muitíssimo obrigado pela força. Que Deus te abençoe sempre nesse propósito muito nobre que você tem de incentivar e ajudar as pessoas. Isso é uma prova de amor por pessoas que você nem conhece. Depois de ler isso, continuarei a estudar violino, mas desta vez com coragem e prazer.

Muito Obrigado.

Amém.
.
O professor tem que ser psicologo também. rs*
.
Meu ex-professor dizia que eu deveria dar palestras de motivação. Acho que no fundo eu por não ter tido ajuda de algumas pessoas, eu precisei ir no fundo da minha alma e me motivar em meio as dificuldades, então eu falo exatamente aquilo que eu gostaria de ter ouvido de alguém.
.
É aquela história de você ter que pregar para si mesmo.
.
Eu na verdade meu objetivo é apenas ajudar a pessoas, mudar o mundo, lutar pelo aquilo que acredito e a cada dia colocar um tijolinho nessa construção, dar minha contribuição nessa luta.
.
Uma única coisa eu quero em troca de todos aqui, que orem por mim e pela minha familia para que o Senhor Deus Todo Poderoso, nos de força para que possamos lutar o bom combate todos os dias.
.
No que precisar, estou sua disposição.
.
Que Deus abençoe você.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Joaoags 8/5/2013, 20:13

£ëø Mø®£ix escreveu:
Joaoags escreveu:
Poxa, sempre que eu precisar vou voltar aqui e ler essa mensagem. Já pensou em escrever um livro de auto-ajuda para músicos iniciantes?
Muitíssimo obrigado pela força. Que Deus te abençoe sempre nesse propósito muito nobre que você tem de incentivar e ajudar as pessoas. Isso é uma prova de amor por pessoas que você nem conhece. Depois de ler isso, continuarei a estudar violino, mas desta vez com coragem e prazer.

Muito Obrigado.

Amém.
.
O professor tem que ser psicologo também. rs*
.
Meu ex-professor dizia que eu deveria dar palestras de motivação. Acho que no fundo eu por não ter tido ajuda de algumas pessoas, eu precisei ir no fundo da minha alma e me motivar em meio as dificuldades, então eu falo exatamente aquilo que eu gostaria de ter ouvido de alguém.
.
É aquela história de você ter que pregar para si mesmo.
.
Eu na verdade meu objetivo é apenas ajudar a pessoas, mudar o mundo, lutar pelo aquilo que acredito e a cada dia colocar um tijolinho nessa construção, dar minha contribuição nessa luta.
.
Uma única coisa eu quero em troca de todos aqui, que orem por mim e pela minha familia para que o Senhor Deus Todo Poderoso, nos de força para que possamos lutar o bom combate todos os dias.
.
No que precisar, estou sua disposição.
.
Que Deus abençoe você.

Pode deixar que incluirei você e sua família em minhas orações matinais e noturnas. : )

Joaoags

Mensagens : 14
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Louysie 8/5/2013, 20:32

[quote="£ëø Mø®£ix"][quote="violina"]que dó, joão, da ele pra mim entao =DDD (rsrsrs to brincandoooo)
mas desiste não, eu to igual vc.. da uma desanimada de vez em quando.. mas eu continuo caminhando.. pra mim é melhor do q abandonar td, eu ficaria mais triste e frustrada se largasse de vez..
agora eu to começando a pegar cello (mas nao tenho um) amei muitao tbm, os graves são maravilhosooos, e eu pessoalmente acho mais fácil tirar um som bonito dele do que do violino, nao to falando que ele seja facil nao mas em relação ao som do violino eu achei menos complicado..[/quote]

[color=blue]Louyse, o Cello é mais dificil por causa da abertura da mão, eles usam o sistema de meia posição. E também quem não tem carro, sofre para carregar aquele instrumento nas costas. É igual violão, cada dedo para 1 semitono. Muito proximo do violão mesmo, não precisa nem pensar em posição, mas é um logica proxima do violão. O vibrato é muito mais fácil e claro o arco tem um equilibrio maior pela posição horizontal. A questão de repertorio é muito mais fácil, pois eles fazem a harmonica, diferentemente do violino que faz o solos da música e o repetorio de violino é muito mais complexo.
.
O cara do cello tem que ter um som firme e muita contagem, ritmica na cabeça, pois ele e o rabeção são a base ritmica da orquestra, determinão a ritmica e pulsação.
.
Toque um quarteto, você vai ver que o cello e o contrabaixo são seu metronomo. É fantatisco.
.
Eu comprei um cellinho pra mim, vou pegar um pouco nas ferias para tocar, apenas para conhecer o instrumento e ter essa experiencia maravilhosa. Comprei uma flauta transversa, estou pensando em comprar uma flauta tenor e quando me sobra um tempinho toco minha viola. O que me falta e tempo para dedicar, pois ate no violino eu ando muito relapso, pois minha profissão me toma muitas horas do dia e estudos no Conservatório toma outro que me sobra. rs*[/color][/quote]

eu aprendi a primeira posição nele, vou treinar escala.. mas eu achei melhor a posição de dedo nele, em especial o mindinhooo.. eu achei de verdade mais fácil isso nele do que no violino, mesmo q as distâncias sejam maiores, o fato de estar na vertical me ajudou..
acho que tem pouco repertório, e o que tem explora pouco o potencial do cello, em relação ao que tem pra violino, até do Villa Lobos aquela composição pra 12 cellos (se não me engano) eu sei que tem q valorizar por ser brasileiro, eu valorizo sim, mas não acho tão rica assim não..
eu to muito muito muito sem tempo =/ tenho resumo de texto de 30, 40 pags direto, e mais prova, e mais trabalho que dura o semestre inteiro, no fim de semana sabado tem ensaio na igreja de manhã [tp geral] e de tarde [especifico], ai eu tenho q ensaiar os louvores antes, e ai num consigo bom tempo pra treinar os métodos.. pego só uns 15min deles..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Louysie 8/5/2013, 20:39

é, minha irmã que ajudava quando eu caia em prantos (chorona msm huahauhua) de desanimo, ter alguém pra ajudar faz muita diferença, e aqui nós temos isso, muito obrigada (em especial Leo, motivador oficial rs)! que Deus abençoe.

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/5/2013, 23:07

violina escreveu:é, minha irmã que ajudava quando eu caia em prantos (chorona msm huahauhua) de desanimo, ter alguém pra ajudar faz muita diferença, e aqui nós temos isso, muito obrigada (em especial Leo, motivador oficial rs)! que Deus abençoe.

Só um lembrete: Villa Lobos era cellista. rs*
.
Eu fico imaginando ele com o charutão na boca derrubanto faisca dentro do cello e contando as histórias de pescador que ele inventava ou aumentava, contando que foi quase comido por um crocodilo no Amazonas.
.
Amém. No que precisar estou sua disposição.
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Louysie 9/5/2013, 17:40

é, eu imaginei que fosse.. mas é pior, pq ele devia ter aproveitado mais o som do cello..
mas num vou desdenhar tbm pq eu num faço melhor =)

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/5/2013, 00:38

violina escreveu:é, eu imaginei que fosse.. mas é pior, pq ele devia ter aproveitado mais o som do cello..
mas num vou desdenhar tbm pq eu num faço melhor =)

Ele vivia uma crise de indentidade, não sabia se era classico ou popular. O negócio dele era Choro mesmo.
.
Ele poderia ter explorado todo repertorio voltado para cello, mas não deve ter feito.
.
Um beijão.
.
FIca com Deus.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Rodrygo 11/5/2013, 23:15

ah respeito das fitas..o que vc disse tbm concordo..so para iniciantes..assim que eu fui pra esse professor profissional..primeira coisa que ele falou quando bateu o olho no meu violino..'' essas fitas vao sair dai''.. e eu vi depois de um tempo que nao precisamos de fitas, tudo e ouvido, forma, etc... conheco pessoas que fazem aulas com esse meu antigo professor trompetista.rs que tem firas ate o final do espelho..e se tirar ficam perdidos..pq ele nunca trabalhou sem fitas com os alunos..e nunca posicoes,mudancas de posicoes, etc.. e so tocam ate o quarto dedo nas cordas sol re la.. e apenas na mi sobem a posicao..se tiver que fazer um RE la em cima e depois um fa..em vez de fazer i fa ali pertinho do Re na corda de la..Nao fazem..eles voltam tudo e fazem em baixo..complicado assim..alunos que vem ate a mim querendo aulas..ja tiro logo as fitas...

Rodrygo

Mensagens : 6
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 12/5/2013, 11:54

Rodrygo escreveu:ah respeito das fitas..o que vc disse tbm concordo..so para iniciantes..assim que eu fui pra esse professor profissional..primeira coisa que ele falou quando bateu o olho no meu violino..'' essas fitas vao sair dai''.. e eu vi depois de um tempo que nao precisamos de fitas, tudo e ouvido, forma, etc... conheco pessoas que fazem aulas com esse meu antigo professor trompetista.rs que tem firas ate o final do espelho..e se tirar ficam perdidos..pq ele nunca trabalhou sem fitas com os alunos..e nunca posicoes,mudancas de posicoes, etc.. e so tocam ate o quarto dedo nas cordas sol re la.. e apenas na mi sobem a posicao..se tiver que fazer um RE la em cima e depois um fa..em vez de fazer i fa ali pertinho do Re na corda de la..Nao fazem..eles voltam tudo e fazem em baixo..complicado assim..alunos que vem ate a mim querendo aulas..ja tiro logo as fitas...

Mudar de posição na corda mi é apenas para oitavar. Mudança de posição é feita em qualquer corda, assim como oitavar também pode, mas na corda Mi, fica em frequencias mais altas que alcançam notas que em outras cordas seriam tecnicamente impossiveis de alcançar. Por ser uma corda mais brilhante e mais sensivel você pode usar esse efeito a favor, pois dinamicas de fraseados necessitam de maior potencia justamente nas notas mais agudas. As dinamicas de periodo nem fazem tanta diferença, mas nas dinamicas de fraseados são primodial essa potencial sonoro.
.
Eu particularmente gosto muito mais de fazer notas em graves em mudando de posição do que mudando de corda, mas depende muito da técnica do que pode ou não pode fazer naquela momento.
.
Por isso se utilizamos mudança de posição, para evitar que na mudança de corda, a outra corda em que for mudar de um grito ou evite mudança muito brusca do braço, enfim gere ruidos como harmonicos indesejados, é claro que tecnicamente aprendemos a resolver tudo isso em primeira posição, apenas com postura do braço, postura da forma de mão e técnicas de antecipação ou forma de mão do Sevick.
.
Eu particularmente não concordo com fitinhas adevisas nem para iniciante. São apenas para 1 semana ou 2 semana de aula apenas para saber mais ou menos onde fica 1 casa e 3 casa do violino. Depois é essencial que o aluno grave sua memoria auditiva atraves da relação entre os tonos e claro conferindo a distancia de cada intervalo e depois fazendo um trabalho para gravar a forma de mão atraves do Sevick, tocando descendo todos os dedos como se fosse um acorde no violão.
.
Outra que todo violinista tem que fazer a diferenciação de comas no semitonos naturais e nos semitonos cromaticos, como vai fazer essa diferenciação com fitinhas adesivas? Pois é muito sutil essa diferença, nem pode se mexer na forma de mão, é apenas 0,5 comas para o sistema temperado. Mas esse brilho a mais é que torna realmente o instrumento um violino. Violinistas que não fazem essa diferença são maus violinistas. Muitos nem sabem o que são comas nem como aplicar. Isso foi uma das primeiras coisas que eu aprendi no violino a respeito dos temperos da escala, pois violino não é apenas sair tocando na loteria, e sim ter o conhecimento teorio aplicado na pratica.
.
É incrivel como acabaram com o gosto da música que é metrica musical, ninguem faz mais metrica musical. Depois vai tocar Vivaldi, como Alla Rustica o cara apanha adoidado e não sabe contar, não sabe dar aquelas 6 ou 12 notas iguais. Porque simplesmente não faz a metrica musical, isso é primeira coisa que aprendemos na teoria musica que precisamos aplicar diferentamente no violino. Principalmente a subdivisão metrica. Forte do Forte, forte do fraco. Fraco do Forte e Fraco do Fraco. Por isso existem os Perlman da vida, pois são caras que sabem tudo de teoria e sabe aplicar isso no violino, dão aquele brilho especial em sua sonoridade, musicalidade e expressividade e claro a técnica faz toda a diferença.
.
A verdade é que a técnica mata a arte. Mas caras como o Perlman, usam da técnica como um complemento a sua arte. Não como 99 por cento dos violinistas que fazem a técnica matar a arte e claro ainda fazem tudo errado...
.
Por isso é importante a Ciencia e a Arte andarem de mãos juntas em equilibrio e a Técnica apenas complentar as duas.
.
O povo inverti tudo, colocam a tecnica acima da arte, não sabem o que é ciencia, por isso não gostam de discutir, pois são completos ignorantes. Toda ciencia tem que ser discutida para haver evolução, e a arte é uma parte da musica que não pode ser ensinada. Ela floresce, é peculiar de cada pessoa. Cada pessoa tem sua afinação, tem seu som. Deve ser respeitado isso, tem sua carateristica. Por isso ouvimos o Perlman tocando entre vários violinistas e dizemos. Esse cara tocando só pode ser o Perlman. A arte dele é inconfundivel, aliado com sua ciencia e complementado pela sua técnica, fazem dele o melhor violinista do mundo.
.
Eu penso que para lecionar o aluno deve estar muito bem estruturado e claro ter um enorme conhecimento musical, pois existem muitas técnicas que devem ser aprendidas e se o professor aluno passar para outros iniciantes essas técnicas, podem provocar vicios terriveis dificil de serem tirados depois.
.
Pois no inicio aprendemos de uma forma que é preparação para técnicas mais avançadas. É necessário aprender assim, pois tudo é continuidade dos estudos. Mas se o professor ensinar apenas aquilo que aprendeu, fatalmente vai passar vicios e muita coisa errada que dificultara o aluno ao chegar no nivel intermediario, terá que dificuldadese precisara de uma reformulação total do que foi feito, talvez tendo que voltar as cordas soltas.
.
Então a pessoa que quer ser um bom violinista, fuja de trompetistas ou qualquer outra coisa que não seja um baita violinista que saiba tocar e ensinar muito bem, pois diploma na faculdade não é garantia de dom de Deus para ensinar. Mas todo bom professor é um excelente violinista. No minimo o cara tem que ser capaz de executar os 36 estudos do Kayser, de preferencia os 42 estudos do Kreutzer.
.
Quem precisar de material de estudos, eu tenho um vasto material de estudos. Preço super acessivel.
.
Enviem o email para mim: violinistamorlix@bol.com.br ou Skype: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço a todos.
.
Deus os abençoem.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Joaoags 23/5/2013, 17:44

Sr. Morlix,

Estou com uma dificuldade tremenda com o uso do arco. Minha professora disse que devo fazer aquele exercício de passar o arco lentamente por 5 minutos em cada corda para descobrir os pontos de maior ou menor pressão. Porém, quando eu tento tocar alguma coisa a velocidade do arco é maior e não consigo aplicar a técnica aprendida com o exercício. Estou quase me livrando das fitinhas, restam apenas alguns resquícios na parte superior da escala.

Joaoags

Mensagens : 14
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/5/2013, 11:31

Joaoags escreveu:Sr. Morlix,

Estou com uma dificuldade tremenda com o uso do arco. Minha professora disse que devo fazer aquele exercício de passar o arco lentamente por 5 minutos em cada corda para descobrir os pontos de maior ou menor pressão. Porém, quando eu tento tocar alguma coisa a velocidade do arco é maior e não consigo aplicar a técnica aprendida com o exercício. Estou quase me livrando das fitinhas, restam apenas alguns resquícios na parte superior da escala.

O problema está é no empunhamento do arco. Verifica com sua professora sobre o empunhamento do arco se está correto. O dedo mindinho deve estar dobrado sobre a vareta e não esticado. O dedo polegar dobrado na parte superior entre o anel e a borracha, no vão da vareta, pode encostar na crina o polegar. Dedo medio deve estar encima do anel e o anular sobre o abalone (Bolinha branca). Você deve sentir o talão firme entre os dois dedos (Medio e Anular), já o indicador deve estar sobre a borracha antes do espiral na primeira falange que deve estar dobrada fazendo a curva da vareta. Entre os dedos devem ter a distancia minima de 1 mm entre cada dedo apenas o necessário para articulação dos dedos, não podem estar juntos e muito menos separados, é só deixar o espaço necessário para articulação. Quanto mais dobrado o dedo mindinho melhor, mesma coisa o polegar.
.
Todo o sistema de pronação e supinação passam necessariamente por dois dedos que eu vou chamar de dedos articulados que são o indicador e mindinho. Eles que são responsaveis por trabalhar a maior pressão ou menor pressão sobre a vareta. Na verdade são uma gangorra, hora que um está exercendo pressão o outro está tirando a pressão.

No talão a pressão fica por conta do dedo mindinho e o polegar apenas repousa sobre a vareta, porem sem qualquer pressão, sem tensão. Apenas é um guia de direção do controle do arco e preparação pra o movimento de subida do arco onde vai mudar as funções do dedo. Tem que tirar o peso do talão essa é função do mindinho.

No meio é equilibrio total, sem pressão do indicador, porem uma leve tensão para controlar a direção do arco e mesma coisa o mindinho que começa a perder pressão sobre a vareta e passa apenas repousar.

Na ponta o indicador ganha pressão para botar peso no arco para equilibrar o som com o meio. Porem o mindinho só descansa. Função do dedo indicador é exatamente botar peso no arco.
.
Outra questão é que você deve fazer o som continuou e bem entonado, então o som acaba por fica até um pouco mas arenoso pelo atrito com a corda, porem sem raspar. Você escuta até um Click. Veja bem eu disse Click e não KA. Quando faz Ka é raspado. Quando faz Click é som nitido que marca o inicio da passagem da nota. Não é staccato. Porém quem está ouvindo você não percebe em um grande teatro, apenas você escuta.
.
Você tem que tirar o máximo de som do violino. Enxergue F como Fortissimo. Mz como Forte. Piano como Mezzo Piano. Pianissimo como Piano. Sempre um degrau acima.
.
Faça muita corda solta. Tire um verdadeiro som File do violino.
.
Lembre-se para ter um som bonito e consistente é preciso estudar muito lento corda soltas tirando melhor parte do som sempre.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Joaoags 24/5/2013, 17:07

£ëø Mø®£ix escreveu:
Joaoags escreveu:Sr. Morlix,

Estou com uma dificuldade tremenda com o uso do arco. Minha professora disse que devo fazer aquele exercício de passar o arco lentamente por 5 minutos em cada corda para descobrir os pontos de maior ou menor pressão. Porém, quando eu tento tocar alguma coisa a velocidade do arco é maior e não consigo aplicar a técnica aprendida com o exercício. Estou quase me livrando das fitinhas, restam apenas alguns resquícios na parte superior da escala.

O problema está é no empunhamento do arco. Verifica com sua professora sobre o empunhamento do arco se está correto. O dedo mindinho deve estar dobrado sobre a vareta e não esticado. O dedo polegar dobrado na parte superior entre o anel e a borracha, no vão da vareta, pode encostar na crina o polegar. Dedo medio deve estar encima do anel e o anular sobre o abalone (Bolinha branca). Você deve sentir o talão firme entre os dois dedos (Medio e Anular), já o indicador deve estar sobre a borracha antes do espiral na primeira falange que deve estar dobrada fazendo a curva da vareta. Entre os dedos devem ter a distancia minima de 1 mm entre cada dedo apenas o necessário para articulação dos dedos, não podem estar juntos e muito menos separados, é só deixar o espaço necessário para articulação. Quanto mais dobrado o dedo mindinho melhor, mesma coisa o polegar.
.
Todo o sistema de pronação e supinação passam necessariamente por dois dedos que eu vou chamar de dedos articulados que são o indicador e mindinho. Eles que são responsaveis por trabalhar a maior pressão ou menor pressão sobre a vareta. Na verdade são uma gangorra, hora que um está exercendo pressão o outro está tirando a pressão.

No talão a pressão fica por conta do dedo mindinho e o polegar apenas repousa sobre a vareta, porem sem qualquer pressão, sem tensão. Apenas é um guia de direção do controle do arco e preparação pra o movimento de subida do arco onde vai mudar as funções do dedo. Tem que tirar o peso do talão essa é função do mindinho.

No meio é equilibrio total, sem pressão do indicador, porem uma leve tensão para controlar a direção do arco e mesma coisa o mindinho que começa a perder pressão sobre a vareta e passa apenas repousar.

Na ponta o indicador ganha pressão para botar peso no arco para equilibrar o som com o meio. Porem o mindinho só descansa. Função do dedo indicador é exatamente botar peso no arco.
.
Outra questão é que você deve fazer o som continuou e bem entonado, então o som acaba por fica até um pouco mas arenoso pelo atrito com a corda, porem sem raspar. Você escuta até um Click. Veja bem eu disse Click e não KA. Quando faz Ka é raspado. Quando faz Click é som nitido que marca o inicio da passagem da nota. Não é staccato. Porém quem está ouvindo você não percebe em um grande teatro, apenas você escuta.
.
Você tem que tirar o máximo de som do violino. Enxergue F como Fortissimo. Mz como Forte. Piano como Mezzo Piano. Pianissimo como Piano. Sempre um degrau acima.
.
Faça muita corda solta. Tire um verdadeiro som File do violino.
.
Lembre-se para ter um som bonito e consistente é preciso estudar muito lento corda soltas tirando melhor parte do som sempre.

Obrigado.

Joaoags

Mensagens : 14
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/5/2013, 18:15

Joaoags escreveu:

Obrigado.

No que precisar, estou sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adiantado ou atrasado?  Não sei Empty Re: Adiantado ou atrasado? Não sei

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos