Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Ensinar crianças I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Ensinar crianças I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Ensinar crianças I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Ensinar crianças I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Ensinar crianças I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Ensinar crianças I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Ensinar crianças I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Ensinar crianças I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Ensinar crianças I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
25 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 25 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Ensinar crianças

2 participantes

Ir para baixo

Ensinar crianças Empty Ensinar crianças

Mensagem  Louysie 12/6/2013, 12:50

Estou em dúvida sobre uma questão..

na minha igreja tem um garotinho de 10 anos q qr aprender a tocar, e não tem ninguem disponível pra ensinar, e a mãe dele pediu pra eu ajudar ele (mas eu expliquei que nunca fiz aula e não sei muita coisa.. só o suficiente pra tocar alguns louvores..) ai eu queria ensinar ele mas ainda não tenho muita idéia sobre como desenvolver a didática, até pq eu mesma preciso estudar antes de passar pra alguém.. ai primeira aula ia ser o básico (partes do violino, interna e externa, como o som se propaga pelo violino, e 1ª posição) ai eu pessoalmente acho melhor nas 2 primeiras aulas focar na posição das notas e tocar louvor de ouvido, e na 3ª aula começar a ensinar partitura usando metronomo.. ai eu pensei em usar o bona.. e ir tocando alguns louvores simples na partitura.. depois 4ª aula começar com sevick 1 e 2, e pegar algumas melodias do suzuki 1..
pode criticar e falar, é bom pq o importante é que eu passe da forma certa as coisas e ele aprenda..

mais uma.. tem muita diferença em ensinar violino pra uma criança de 10 e alguém de 17 por exemplo..? pq eu vejo muito q as pessoas subestimam as crianças e tratam elas como se não tivessem capacidade mental pra entender o q vc fala.. e isso atrasa d+ o ensino e a aprendizagem deles..
 eu acredito q mesmo se for uma coisa complexa (tp calculo..), se for bem explicada qualquer um pode entender

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar crianças Empty Re: Ensinar crianças

Mensagem  Louysie 12/6/2013, 19:13

achei por acaso:

UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE INICIAÇÃO MUSICAL
APLICADA ÀS CRIANÇAS DA PRIMEIRA SÉRIE DO
NÍVEL FUNDAMENTAL NO CENTRO EDUCACIONAL
INTELIGENTE (SÃO JOSÉ III MANAUS)


http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/comunicacao/comunicacao_pesq_3/Jeffson%20Santos%20Medeiros%20de%20Paula.pdf

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar crianças Empty Re: Ensinar crianças

Mensagem  £ëø Mø®£ix 12/6/2013, 23:00

violina escreveu:Estou em dúvida sobre uma questão..

na minha igreja tem um garotinho de 10 anos q qr aprender a tocar, e não tem ninguem disponível pra ensinar, e a mãe dele pediu pra eu ajudar ele (mas eu expliquei que nunca fiz aula e não sei muita coisa.. só o suficiente pra tocar alguns louvores..) ai eu queria ensinar ele mas ainda não tenho muita idéia sobre como desenvolver a didática, até pq eu mesma preciso estudar antes de passar pra alguém.. ai primeira aula ia ser o básico (partes do violino, interna e externa, como o som se propaga pelo violino, e 1ª posição) ai eu pessoalmente acho melhor nas 2 primeiras aulas focar na posição das notas e tocar louvor de ouvido, e na 3ª aula começar a ensinar partitura usando metronomo.. ai eu pensei em usar o bona.. e ir tocando alguns louvores simples na partitura.. depois 4ª aula começar com sevick 1 e 2, e pegar algumas melodias do suzuki 1..
pode criticar e falar, é bom pq o importante é que eu passe da forma certa as coisas e ele aprenda..

mais uma.. tem muita diferença em ensinar violino pra uma criança de 10 e alguém de 17 por exemplo..? pq eu vejo muito q as pessoas subestimam as crianças e tratam elas como se não tivessem capacidade mental pra entender o q vc fala.. e isso atrasa d+ o ensino e a aprendizagem deles..
 eu acredito q mesmo se for uma coisa complexa (tp calculo..), se for bem explicada qualquer um pode entender



Olá, Louyse, tudo bem?
.
Eu creio que o candidato a violinista antes de pegar propriamente no violino, deve saber alguns principios de teoria musical. Não gosto muito da ideia de um futuro músico ir direto no instrumento, acho um pouco agressivo demais para iniciar os estudos. Porém, a pessoa deseja ser violinista, bate uma ansiedade muito grande e mal pode esperar para pos os 5 dedinhos encima do violino para tocar. O professor pode adotar uma postura rigida ao esperar o momento certo do aluno pegar no instrumento, mesmo que sendo trilhado um caminho correto, o novo aspirante a Paganini vai pegar escondido o instrumento antes do tempo. Nesse suposto acontecimento, vai deixar o aluno frustado e cheio de vicios ao tentar fazer as coisas antes do tempo.
.
Os 3 primeiros meses no instrumento é crucial, vai determinar se o cara vai desistir ou vai continuar a estudar. Em geral as pessoas desistem antes dos 3 primeiros meses, sentindo frustados durante toda a vida ou incapazes de tocar violino. Por isso não pode colocar a carroça na frente dos bois, é periodo critico e primeiros ensinamentos e contato com o instrumento tem que ser light e o professor tem provocar um desejo de quero mais, o professor tem que trabalhar bem o psicologico do aluno, explicando que o caminho é cheio de espinhos, porém tem trabalhar de forma que desperte ainda mais curiosidade sobre o mundo do violino, não pode ser chocante os primeiros exercicios, tem que ser no tempo de cada aluno. O professor tem que ser consciente e se envolver com o aluno, tipo falando para o aluno: mesmo que você desista do violino eu não desisto de você. É quase um amor de pai, ter que ensinar um aluno. Tem que ter comprometimento não só do aluno mas principalmente do professor. Deve sempre lutar para que o aluno aprenda e se desenvolva. Isso vai demostrar quem é bom professor e tem amor pelo que faz, dos ditos professores, porem são uns frustados que querem frustar seus alunos e passar toda frustação dele para o aluno. Deve ter em mente que a missão do aluno é superar o seu professor. E a função do professor é fazer o seu aluno prosperar e supera-lo.
.
Você tem que conhecer o ambiente do aluno, vivencia, experiencia, sua história e sua linguagem, para que você possa usar o que eu chamo de música intregral, dando exemplo das vida para explicas coisas de música e do violino e claro para que sua linguagem sejam mesma do seu aluno, possa falar a lingua dele, de forma clara e objetiva. Pois uma mal comunicação faz o aluno fica confuso, você tem raciocinar bastante para que tudo que você diga cause impacto no aluno despertanto a perseverança, disciplina e mais do que isso, você possa envolver o aluno e fazer ele ter um crescimento, maturidade e que ele seja auto-suficiente, pesquise bastante e aprenda que o professor não vai tocar por ele, apenas vai lhe ensinar os atalhos do caminho que ele já passou.

.
>>> Na primeira aula <<<
.
Eu acho que o interessante é o seguinte: iniciar os estudos com o solfejo de Bona para aprender a leitura de notas e principios de partituras. Estudar um método de percepção ritmica que se chama Adamo Prince que é muito fácil para iniciar a leitura ritmica. Estudar um método de teoria básica como do Bohumil Med.

.
No violino eu iniciaria o aluno explicando sobre partes do violino e sobre postura.
.
Colocaria no livro Shinozaki.
.
Acho que isso é base boa.
.
Ensinaria os nomes das notas e suas localização no pentagrama. Lição seria decorar o nome dos naturais em cada linha em cada espaço na clave de sol. Para iniciar na lição 1 do Bona.
.
Faria uma esplanação sobre o que é a música, harmonia, melodia, ritmo, timbre.
.
No violino explicaria sobre partes do violino e postura. O exercicio seria colocar o violino no pescoço sem segurar com a mão para que o aluno perdesse o medo de cair do violino e claro para focar em postura, e explicaria como empunhar o arco, sistema de pronação e supinação e claro passaria para ele o exercicio de arco do foguetinho e da gangorra, do equilibrio, da musculação do mindinho.
.
Explicaria sobre o metronomo e sua finalidade.
.
Tocaria uma música decorada para ele e me mostraria firme, com autoridade e passaria confiança em tudo que eu falasse, sempre falando tudo que eu tenho certeza absoluta e evitando falar alguma coisa que eu tivesse dúvida.
.
Responderia todas as perguntas e claro, faria uma interatividade com o aluno, perguntando sobre o que ele quer do violino, que levou ele a estudar o violino e conversaria bastante explicando sobre histórias interessantes por exemplo do Paganini ou Vivaldi ou Bach.
.
Contaria alguma experiencia divertida que eu tive para descontraria o ambiente e para começa um laço de confiança, mostrando alguma intimidade minha para que ele também confie alguma intimidade dele quando estiver estudando para que possa analisar e possa ajudar ele no futuro em suas dificuldades, pois os alunos tendem a esconder suas dúvidas ou dificuldades para não se sentir inferiorizado. É importante ter uma comunicação franca e sincera com o professor e ter total confiança no trabalho do seu mestre.
.

>>> Na segunda aula: <<<
.
Passaria os valores de cada figura musical, e passaria para proxima semana o estudo do bona lição 1 e primeira lição do Adamo Prince e explicaria sobre as 7 claves e quais suas utilizações.
.
Passaria o estudo de cordas soltas fazendo 4 tempos em 4 cordas, ensinando a manter a velocidade de arco constante, sistema de pronação e supinação, intensidade constante e paralelismo ao cavalete.
.
Passaria o exercicio de passar o arco encima do cavalete para trabalhar o som arenoso, tentando tirar o som mais limpo do mundo.
.
Ensinando as subdivisões do arco em duas partes ou em três partes. Daria enfase primeiramente no meio do arco, metade do arco (Meio para ponta), e arco todo, muito lento.
.
>>> Na terceira aula: <<<
.
Já passaria lição 2, 3 e 4 do Bona.
.
Explicaria sobre as notas relativas.
.
Já começaria o livro Bohumil Med explicando a teoria.
.
Continuaria dando prosseguimento no Adamo Prince.
.
No violino passaria lições do Lauoreux, só parte de corda Soltas, Shinozaki cordas soltas.
.
>>> Na quarta aula: <<<
.
Daria mais enfase no Bona.
.
Continuaria na parte de cordas soltas no violino.
.
Cada aluno tem seu tempo. Mas o inicio seria assim.
.
Só ensinaria o dentilhado afinando primeiramente o 1 dedo, só depois que o aluno tivesse dominio do arco, postura e empunhamento do arco.
.
>>> Outras aulas: <<<
.
Só passaria música para o aluno quando ele estivesse na lição 39 do bona o Suzuki 1.

.
Quando o aluno estivesse na lição 59 do bona passaria louvores e já iniciaria o estudo do Pozzoli parte ritmica, juntamente com o Adamo Prince.
.

Assim que o aluno tivesse conhecimento do dentilhado dos 4 dedos nas quatro cordas, iniciaria ele com o estudo do Ferrara volume 1 com varias dinamicas de arco: Semibreve arco todo, minima arco todo, seminima meio do arco, metade do arco do meio a ponta e do talão ao meio, colcheia em três partes, ponta (Dobrando bastante o pulso e usando o indicado fazendo um detache), meio do arco e talão (Usando o midinho, limpando o maximo possivel o som), semicolcheias no meio do arco e o mais rápido que o aluno conseguir no meio do arco.
.
Aqui eu ensino ele a conferir os intervalos, e exigindo o máximo de afinação, se ele errar, voltar na nota sem parar com o arco para ganhar o ritmo e ir conferindo o intervalo e voltando, treinando a  passagem até ele afinar bem.
.
Seguiria com 4 metodos de estudos: Shinozaki, Laoureux 1, Suzuki 1, Ferrara 1.
.
No Suzuki dando enfase nas interpretações e ensinando o aluno a decorar a música e interpretar como se estivesse fazendo um solo em frente a orquestra. Tocaria o dueto do violino 2 com ele.
.
Quando o aluno terminar de estudar o Suzuki 2  e terminar o Laureux 1, eu passaria o Sevick op 1 e Sevick o 2. Terminaria o Shinozaki e comecaria o Laoureux 3 e o Hans Sitt volume 1.
.
Terminando o Prince eu começaria o Gramani e o Orff. Refaria o Pozzolli em acordo com o Gramani.
.
Começaria a ensinar o livro: Uma breve história da Música.
.
No que precisar estou sua disposição.
.
Conte suas experiencia com o seu aluno e poste os progressos dele.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar crianças Empty Re: Ensinar crianças

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos