Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
43 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 43 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

4 participantes

Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Ramon Avivamento 27/6/2013, 21:11

OLÁ VIOLINISTAS DE PLANTÃO! PARA VARIAR MAIS UMA DÚVIDA!

ESTOU TERMINANDO O LAOUREUX 01 (ESTOU NA PARTE DOS ACORDES) E O SEVCIK OP.01 EM PARALELO (QUE O LÉO INDICOU), TENHO 01 ANO E 3 MESES DE ESTUDO; E SEGUNDO MEU PROFESSOR (QUE POR SINAL É MUITO EXPERIENTE, É CONCERTINO DA OSBA, ESTUDOU  EM UM CONSERVATÓRIO NA BÉLGICA...) ELE QUER TERMINAR LOGO O LAOUREUX PARA USAR UM MÉTODO ALEMÃO (QUE NÃO SEI PRONUNCIAR O NOME DIREITO) ACHO QUE É THE SAUSHMARAUS, QUE SEGUNDO ELE É POUCO CONHECIDO NO BRASIL. ELE DIZ QUE ESTE MÉTODO TRABALHA TODAS AS POSIÇÕES EM POUCO TEMPO DE ESTUDO COM ELE (O MÉTODO). MINHA DÚVIDA É ESSA: GOSTARIA DE AOS POUCOS FAZER EXERCÍCIOS NA 3ª POSIÇÃO MAS, NÃO SEI COMO COMEÇAR, POR ENQUANTO ESTOU GLISSANDO DA 1ª PARA A 3ª PARA TREINAR OS INTERVALOS MAS, GOSTARIA DE FAZER ALGO A MAIS JÁ QUE TENHO TEMPO.

POR FAVOR, QUEM PUDER ME AJUDE!

A PAZ DO TODO-PODEROSO DEUS!
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Alexandre 27/6/2013, 21:33

Ramon Avivamento escreveu:OLÁ VIOLINISTAS DE PLANTÃO! PARA VARIAR MAIS UMA DÚVIDA!

ESTOU TERMINANDO O LAOUREUX 01 (ESTOU NA PARTE DOS ACORDES) E O SEVCIK OP.01 EM PARALELO (QUE O LÉO INDICOU), TENHO 01 ANO E 3 MESES DE ESTUDO; E SEGUNDO MEU PROFESSOR (QUE POR SINAL É MUITO EXPERIENTE, É CONCERTINO DA OSBA, ESTUDOU  EM UM CONSERVATÓRIO NA BÉLGICA...) ELE QUER TERMINAR LOGO O LAOUREUX PARA USAR UM MÉTODO ALEMÃO (QUE NÃO SEI PRONUNCIAR O NOME DIREITO) ACHO QUE É THE SAUSHMARAUS, QUE SEGUNDO ELE É POUCO CONHECIDO NO BRASIL. ELE DIZ QUE ESTE MÉTODO TRABALHA TODAS AS POSIÇÕES EM POUCO TEMPO DE ESTUDO COM ELE (O MÉTODO). MINHA DÚVIDA É ESSA: GOSTARIA DE AOS POUCOS FAZER EXERCÍCIOS NA 3ª POSIÇÃO MAS, NÃO SEI COMO COMEÇAR, POR ENQUANTO ESTOU GLISSANDO DA 1ª PARA A 3ª PARA TREINAR OS INTERVALOS MAS, GOSTARIA DE FAZER ALGO A MAIS JÁ QUE TENHO TEMPO.

POR FAVOR, QUEM PUDER ME AJUDE!

A PAZ DO TODO-PODEROSO DEUS!
Pule do sí na corda la até o ré ai com o tempo você vai gravando o lugar certo das notas, mas evite Glissar
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty ESTÁ REGISTRADO!

Mensagem  Ramon Avivamento 27/6/2013, 21:39

Valeu Xandy! Obrigado por ajudar
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Alexandre 27/6/2013, 21:40

Ramon Avivamento escreveu:Valeu Xandy! Obrigado por ajudar

gostei desse xandy kk

E o vibrato você consegue fazer?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Ramon Avivamento 27/6/2013, 21:46

Alexandre escreveu:
Ramon Avivamento escreveu:Valeu Xandy! Obrigado por ajudar

gostei desse xandy kk

E o vibrato você consegue fazer?
OLHA XANDY, ESTOU MAIS FOCADO NO MOMENTO COM A AFINAÇÃO E DOMÍNIO DE ARCO. SE EU DISSER QUE NÃO TENTO VIBRAR EM ALGUMAS MELODIAS ESTOU MENTINDO, FICA ATÉ LEGAL. MAS, FOI COMO O LÉO POSTOU AQUI NO FÓRUM, DAQUI A UNS 02 ANOS, AÍ COM A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA VAI FLUIR MAIS FÁCIL.
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Alexandre 27/6/2013, 21:49

Ramon Avivamento escreveu:
Alexandre escreveu:
Ramon Avivamento escreveu:Valeu Xandy! Obrigado por ajudar

gostei desse xandy kk

E o vibrato você consegue fazer?
OLHA XANDY, ESTOU MAIS FOCADO NO MOMENTO COM A AFINAÇÃO E DOMÍNIO DE ARCO. SE EU DISSER QUE NÃO TENTO VIBRAR EM ALGUMAS MELODIAS ESTOU MENTINDO, FICA ATÉ LEGAL. MAS, FOI COMO O LÉO POSTOU AQUI NO FÓRUM, DAQUI A UNS 02 ANOS, AÍ COM A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA VAI FLUIR MAIS FÁCIL.


Eu estou é com aquele velho problema de arco, muita pressão pouca pressão e também as vezes quando toco percebo que o arco ja esta  la em baixo chegando passando até um pouco do espelho
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Ramon Avivamento 27/6/2013, 21:58

Alexandre escreveu:

Eu estou é com aquele velho problema de arco, muita pressão pouca pressão e também as vezes quando toco percebo que o arco ja esta  la em baixo chegando passando até um pouco do espelho

EU TIVE ESSE PROBLEMA. O QUE RESOLVEU FOI UM ESTUDO CHAMADO ESTUDO DE RUÍDOS, O QUAL VC PRESSIONA O ARCO NA CORDA COM O INDICADOR (PRONAÇÃO) COM A INTENÇÃO DE TIRAR RUÍDOS DA PONTA AO TALÃO, DEVAGAR, NAS CORDAS SOLTAS, QUATRO VEZES EM CADA CORDA. É ÓTIMO, MEU PROFESSOR ENSINOU A FAZER TODO DIA ANTES DE INICIAR OS ESTUDOS DIÁRIOS.

VALEU!
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Alexandre 27/6/2013, 22:04

Também tem outro problema que quando estou tocando na corda Ré e pego aquele Lá Bemol e depois volto para o Sol, o quarto dedo trava.
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/6/2013, 23:34

Ramon Avivamento escreveu:OLÁ VIOLINISTAS DE PLANTÃO! PARA VARIAR MAIS UMA DÚVIDA!

ESTOU TERMINANDO O LAOUREUX 01 (ESTOU NA PARTE DOS ACORDES) E O SEVCIK OP.01 EM PARALELO (QUE O LÉO INDICOU), TENHO 01 ANO E 3 MESES DE ESTUDO; E SEGUNDO MEU PROFESSOR (QUE POR SINAL É MUITO EXPERIENTE, É CONCERTINO DA OSBA, ESTUDOU  EM UM CONSERVATÓRIO NA BÉLGICA...) ELE QUER TERMINAR LOGO O LAOUREUX PARA USAR UM MÉTODO ALEMÃO (QUE NÃO SEI PRONUNCIAR O NOME DIREITO) ACHO QUE É THE SAUSHMARAUS, QUE SEGUNDO ELE É POUCO CONHECIDO NO BRASIL. ELE DIZ QUE ESTE MÉTODO TRABALHA TODAS AS POSIÇÕES EM POUCO TEMPO DE ESTUDO COM ELE (O MÉTODO). MINHA DÚVIDA É ESSA: GOSTARIA DE AOS POUCOS FAZER EXERCÍCIOS NA 3ª POSIÇÃO MAS, NÃO SEI COMO COMEÇAR, POR ENQUANTO ESTOU GLISSANDO DA 1ª PARA A 3ª PARA TREINAR OS INTERVALOS MAS, GOSTARIA DE FAZER ALGO A MAIS JÁ QUE TENHO TEMPO.

POR FAVOR, QUEM PUDER ME AJUDE!

A PAZ DO TODO-PODEROSO DEUS!

Só se deve pegar outras posições quando a afinação na 1 posição esteja perfeita. Quando firmou de vez mesmo a afinação.
.
Para estudo de posições fixa, é Hans Sitt book 2 e Sevick op 8 é muito recomendavel também.
.
Para fixar beleza mesmo e para leitura não existe nada melhor do que Hans Sitt.
.
Depois para mudança de posição o Laoureux 3 é excelente para estudar portamento.
.
Não acho que você deva começa com 3 posição. Comece com 2 posição. Esse negocio de pular posição é que confundi demais a cabeça. 3 posição é posição mais fácil que existe depois da natural. A 2 posição vai exigir bastante da afinação, por isso é importantissima.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/6/2013, 23:45

Alexandre escreveu:Pule do sí na corda la até o ré ai com o tempo você vai gravando o lugar certo das notas, mas evite Glissar



Eu penso que não deve estudar assim.
.
Deve se fazer o portamento do 1 dedo da posição natural para 3 posição. Assim sucessivamente nos outros dedos. Mas o mais importante é justamente o dedo base que é o dedo 1 de cada posição, pois atraves dele que se tem noção exata dos outros dedos.
.
O importante é você sempre deixa um dedo antes de tocar outros dedos, em geral o dedo base que é o primeiro dedo. Pois ele determina em qual posição você está e qual é a referencia para os demais.
.
Para estudo de portamento pode se deslocar primeiro dedo na primeira posição para primeiro dedo na terceira ou seja do Fá para o Lá. Depois do segundo dedo da primeira posição para segundo dedo da terceira que é do Sol para o Si. Depois do terceiro dedo na primeira posição para o terceiro dedo da terceira posição que é o Lá e por ultimo do quarto dedo da primeira posição para o quarto dedo da terceira posição que é do Si para o Ré.
.
Porém o glissar ao portar é importantissimo, principalmente fazendo lento. Por que deve glissar ao estudar? Para mapear todo o espelho, gravando nos dedos a distancia correta de cada intervalo e também auditivamente para se chegar na frequencia, e tornando esse portamento automatico e preciso no dedo polegar, por isso o dedo polegar deve ter uma leve tensão, justamente para ajustar adequadamente a forma de mão da primeira para terceira, pois ao tocar você não vai glissar, mas vai pular ou seja portar o dedo de uma nota a outra, porém o dedos vão se levantar as cordas, mas não vão sai da cordas para que você possa deslizar o dedo na corda sem pressão para achar o lugar certo sem sair o som glissando.
.
Mas ao estudar é importante glissar a corda pressionada, parece um som de ambulancia. Eu chamo da técnica do gato miado. rs*
.
Mas isso não é estudar 3 posição, sim o estudo do portamento da posição. Estudar 3 posição, ele é um estudo de posição fixa, não vai estudar mudando de posição, mas sim estudar fixamente a posição, não começa para corda Mi e sim pela corda Sol. Pois o primeiro dedo é Do na corda solta.
.
Só depois de estudar muita posição fixa e já tiver tocando fluentemente é que vai estudar o portamento ou seja, deslocando de posição, não necessariamente da primeira para terceira, tem que estudar também da segunda para terceira, assim como da primeira para segunda e sucessivamente.
.
Porém, o estudo de portamento começa da primeira para terceira que é um grande aprendizado.

.
Por isso ao estudar, use e abuse do glissando. Porém ao apresentar o estudo para o professor, nem pense em glissar!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/6/2013, 00:01

Alexandre escreveu:
Eu estou é com aquele velho problema de arco, muita pressão pouca pressão e também as vezes quando toco percebo que o arco ja esta  la em baixo chegando passando até um pouco do espelho

Cara, você está com problema de empunhamento de arco, provalmente você não usa a tecnica de pronação e supinação.
.
Você tem que dobra mesmo o polegar no ultimo, colocar ele entre a borracha e o guarnição do talão. Dois dedos medio e anular juntos, com 1 mm de vão entre os dedos sobre o abalone, sentindo o talão neles, o dedo indicador na primeira falange sobre a borracha não pode deixar ir para o espiral com distancia de 1 mm e o dedo mindinho dobrado mesmo no maximo com a ponta sobre o sextavo do arco. Quando mais o dedo mindinho estiver dobrado mais peso você vai tirar do talão o que te da força para descer com intensidade o arco para baixo é o dedo polegar que faz o arco ter estabilidade sem correr de um lado para o outro dando a pressão certa e estabilidade certa no ponto de contato.
.
Você deve posicionar o arco quase encima do cavalete, para os estudos, você posicone o arco quase encima do cavalete.
.
O ser humano, é tendencioso, pior de tudo que é para o mal, para coisas erradas, para o vicios...
.
No violino é mesma coisa. Então mesmo que o ideal, aderencia esteja quase 1 dedo do cavalete, eu diria uns 3 mm, você se não estudar encima do cavalete, vai conseguir chegar a 3 mm do cavalete ao tocar automaticamente.
.
Tem que exagerar nas coisas.
.
Tem que conseguir tirar o som de Detache do violino.
.
Jamais toque com o arco encima do espelho, se não vai soar um som fraco, falho, bem harmonico mesmo, quase um som de flauta, e se não tiver aderencia e firmeza no empunhamento de arco, vai conseguir é um som sul-ponticello.
.
Isso é só para quando você precisa usar muito arco na dinamica de piano.
.
No mais o som de piano, você tem que fazer é proximo do cavalete porem usando pouquissimo arco.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/6/2013, 00:03

Ramon Avivamento escreveu:
EU TIVE ESSE PROBLEMA. O QUE RESOLVEU FOI UM ESTUDO CHAMADO ESTUDO DE RUÍDOS, O QUAL VC PRESSIONA O ARCO NA CORDA COM O INDICADOR (PRONAÇÃO) COM A INTENÇÃO DE TIRAR RUÍDOS DA PONTA AO TALÃO, DEVAGAR, NAS CORDAS SOLTAS, QUATRO VEZES EM CADA CORDA. É ÓTIMO, MEU PROFESSOR ENSINOU A FAZER TODO DIA ANTES DE INICIAR OS ESTUDOS DIÁRIOS.

VALEU!

Mas vai para o talão em arco todo, sem o uso do mindinho? Sem Supinação?
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/6/2013, 00:07

Alexandre escreveu:Também tem outro problema que quando estou tocando na corda Ré e pego aquele Lá Bemol e depois volto para o Sol, o quarto dedo trava.

Você tem que estudar o Sevick op 1.
.
Você já desce os dois dedos juntos? Desce o Sol junto do Lá Bembol, usando a técnica de antecipação, tecnica do Sevick op 1?
.
Você nunca vai colocar apenas um dedo na corda, sempre tem que descer pelo menos dois dedos juntos, principalmente quando for o quarto dedo junto com o terceiro.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Alexandre 28/6/2013, 15:02

A segunda posição quase não é usada pelos irmãos
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Alexandre 28/6/2013, 15:06

Eu acho que na igreja os irmãos utilizam muito Oitavado, até acho bonito mas tem irmãos que tocam muito alto e fica até feio quando estão naquela altura toda e erram
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/6/2013, 22:59

Alexandre escreveu:A segunda posição quase não é usada pelos irmãos

 A técnica na Igreja é precária, muito cambeta.
.
A segunda posição em muitos momentos é importante. Se você fizer uma escala oitavada por exemplo e começa na corda lá em Do maior, cai direitinho o 4 dedo no Dó, não precisa sofrer para esticar o 4 dedo. Mesma coisa é em hinos quando você toca oitavado e precisa chegar no Dó na corda Mi.
.
Depende da tonalidade você pode tocar na 2 posição.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/6/2013, 23:15

Alexandre escreveu:Eu acho que na igreja os irmãos utilizam muito Oitavado, até acho bonito mas tem irmãos que tocam muito alto e fica até feio quando estão naquela altura toda e erram

 Não sabem nem afinar primeira posição e querem fazer graça na oitava. Por isso fica feio e brega. Não adianta que com o tempo não melhora, pois não estudam. Estudar é treinar. Treinar não é tocar e nem jogar os dedos na loteria. Isso não é violino. Só aperfeiçoam o erro. Acham que está arrasando. Isso não é um problema tipicamente de músico da Igreja, no meio profissional tem muito isso, mais do que imaginamos. Por isso não importa onde você estuda, seja na Igreja ou seja em escola profissional, você tem por obrigação buscar o melhor sempre, procurar aperfeiçoar sempre, identificando os seus erros e buscando soluções, não para ser melhor do que ninguem, pois isso é coisa de competidor, idiota, burro e ignorante. Mas sim se superar a si mesmo a cada dia, tocar melhor do que você tocou ontém.
.
É preciso antes de tudo, afinar muito bem na primeira posição, ter entonação, expressividade, dinamicas de fraseados, marcar as metricas dos hinos, andamentos etc. Tanta coisa importante que ninguém faz, na verdade eles tocam um monte de notas sem sentidos. Isso não é música, nada tem haver com louvar a Deus e nem auxiliam a irmandade.
.
Para auxiliar a irmandade não pode tocar de forma que abafe a voz humana, pois a intenção da orquestra é justamente de auxiliar no canto e não pode dar enfase na orquestra e sim nas vozes dos irmãos cantando. Pois é muito dificil cantar tranquilamente o hino com gritaria de instrumentos. Perde o carater sacro os hinos e de adoração a Deus.
.
Toca notas, não é tocar música. Música é arte, ciência e tecnica. Ou seja, você tem que dar sentido as notas, sentimentos as notas e saber o que está fazendo, porque está fazendo e como fazer assim você coloca oração no lugar de notas, suplica no lugar de notas e adoração a Deus no lugar de notas.
.
Se você não coloca emoção, tecnica e ciencia na música, você não está fazendo música. Se não faz música, você não é músico. Você está tocando algo parecido com violino, um monte de ruidos de forma organizada, porém não é música e nem violino.
.
A intenção principalmente de quem toca é justamente emocionar, pretender a atenção, agradar o ouvinte que é Deus, não é uma questão de perfecionismo, pois ninguém será perfeito o suficiente para agradar a Deus, mas aquele que toca dando o máximo de si, oferecendo o seu melhor para Deus com sentimento e fazendo aquilo que Deus requer dele que é auxiliar no canto, dando um louvor de puro e sincero coração, esse toca na orla do Senhor.
.
Dar o máximo de si não é tocar alto  e nem tocar baixo um monte de notas, mas sim tocar aquilo que for necessário no momento que o culto pede, sentimento de comunhão da Igreja. É preciso ter humildade para fazer aquilo que é necessário no momento certo. Pois muitas vezes a Igreja está desanimada é preciso tocar os hinos com firme e com alegria, dando animo para o Soldado Marchar para guerra. Muitas vezes a Igreja está em profunda comunhão, sentimento de tristeza, e precisamos tocar com calma, pronunciando a palavras dos hinos como se fosse uma oração cantada.
.
Música é complexa, vem de Deus, é preciso ter muita percepção da sua volta para que o músico realmente faça o seu trabalho bem feito, transmita sentimentos, oração, suplicas, encorajamento, comunhão.
.
Não é tocar 24 capricho do Paganini, decorado sem errar um nota, sem desafinar um nota. Isso é coisa de idiota... um cara assim tem que ser internado, pois tem problema na cabeça....
.
Mas é tocar brilha, brilha estrelinha com toda emoção do mundo.
.
Quando o músico está em comunhão com Deus, até de cordas soltas, ele emociona.
.
Músico bom não é aquele robozinho, zé trechinho, mas sim aquele que toca de forma simples, clara, objetivo e que emociona. Sem emoção não é música.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Alexandre 29/6/2013, 21:11

Hoje eu tava tão ruim que fui tocar oitavado na Igreja e errei muito passei até vergonha
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 30/6/2013, 10:46

Alexandre escreveu:Hoje eu tava tão ruim que fui tocar oitavado na Igreja e errei muito passei até vergonha

O problema a orquestra toca desafinada, você pode colocar o dedo meio tono acima que ainda assim parece que encaixou, mas quando você começa a apurar o ouvido, vai conseguir ouvir que está completamente fora.
.
Existem pelo menos 5 afinações diferentes na Igreja. Ninguém consegue calibrar o instrumento correto nas afinação 440 hz ou 442 hz dependendo da afinação que o orgão de determinada igreja está. Afinam com o afinador  digital ou com o diapasão de gafo, mesmo assim afinam errado. Muitas vezes o orgão coloca o vibrato (Sustain) que dá uma variação para cima e para baixo. Outros afinam com o instrumento de sopro, os irmão de sopro tocam quase em 445 hz.
.
Foi uma boa resolução o ensinamento das flautas tocarem primeiro e depois das cordas na calibração da afinação, porém cometem erros, pois a flauta não para quando as cordas começam a afinar, eles não afinam corretamente em 440 hz.
.
O resultado final é que tem gente afinada em 439 hz, 440 hz, 441 hz, 442 hz, 445 hz e etc.
.
Depois do terceiro hino a embocadura dos trompetes e sax esquentam adequadamente e firmam a afinação abaixando um pouco, porém os violinos ficam cada um para um lado.
.
Os que tocam muito forte, perdem bastante calibração na afinação, até porque não levaram o seu violino no luthier, as cravelhas estão desreguladas, fora do furo ou então desalinhadas com a parede da caixa de cravelhas, e vão perdendo milimetros de afinação.
.
Quando vai para o agudo, fica mais evidente ainda a desafinação.
.
Principalmente nos cultos de manhã onde o violinista geralmente acorda com os ouvidos ruins e não fazem um trabalho de aquecimento antes de ir para o culto, do jeito que colocaram o violino no estojo no culto anterior, tiram do estojo e começam a tocar, os instrumentos de sopro muito fora, fora a inexperiencia dos músicos que estão começando na orquestra o resultado é bem frustante para quem toca violino.
.
Só começa a melhorar quando toca o hino do encerramento, porém, fica sempre um sentimento de frustação e desanimo por parece tão desafinado e ruim o violinista.
.
Tudo se resolve com um pre aquecimento em corda solta e escalas pelo menos 1 hora antes do culto. E calibrar corretamente a afinação do violino junto ao orgão. O ideal é pedir para a organista tirar o Sustain do orgão. Isso deveria ser ensinado e claro deveriam calibrar corretamente a orquestra e da tempo suficiente para que os violinos afinassem corretamente com o La do Orgão e claro afinar corretamente os instrumentos de sopro, coisa que nunca acontecem. Raramente eu vi um instrumento de sopro afinar corretamente por si só sem intervação de outro irmão.
.
Quando o negocio não da certo para oitavar, toque em posição natural.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Alexandre 1/7/2013, 22:28

£ëø Mø®£ix escreveu:
Alexandre escreveu:Hoje eu tava tão ruim que fui tocar oitavado na Igreja e errei muito passei até vergonha

O problema a orquestra toca desafinada, você pode colocar o dedo meio tono acima que ainda assim parece que encaixou, mas quando você começa a apurar o ouvido, vai conseguir ouvir que está completamente fora.
.
Existem pelo menos 5 afinações diferentes na Igreja. Ninguém consegue calibrar o instrumento correto nas afinação 440 hz ou 442 hz dependendo da afinação que o orgão de determinada igreja está. Afinam com o afinador  digital ou com o diapasão de gafo, mesmo assim afinam errado. Muitas vezes o orgão coloca o vibrato (Sustain) que dá uma variação para cima e para baixo. Outros afinam com o instrumento de sopro, os irmão de sopro tocam quase em 445 hz.
.
Foi uma boa resolução o ensinamento das flautas tocarem primeiro e depois das cordas na calibração da afinação, porém cometem erros, pois a flauta não para quando as cordas começam a afinar, eles não afinam corretamente em 440 hz.
.
O resultado final é que tem gente afinada em 439 hz, 440 hz, 441 hz, 442 hz, 445 hz e etc.
.
Depois do terceiro hino a embocadura dos trompetes e sax esquentam adequadamente e firmam a afinação abaixando um pouco, porém os violinos ficam cada um para um lado.
.
Os que tocam muito forte, perdem bastante calibração na afinação, até porque não levaram o seu violino no luthier, as cravelhas estão desreguladas, fora do furo ou então desalinhadas com a parede da caixa de cravelhas, e vão perdendo milimetros de afinação.
.
Quando vai para o agudo, fica mais evidente ainda a desafinação.
.
Principalmente nos cultos de manhã onde o violinista geralmente acorda com os ouvidos ruins e não fazem um trabalho de aquecimento antes de ir para o culto, do jeito que colocaram o violino no estojo no culto anterior, tiram do estojo e começam a tocar, os instrumentos de sopro muito fora, fora a inexperiencia dos músicos que estão começando na orquestra o resultado é bem frustante para quem toca violino.
.
Só começa a melhorar quando toca o hino do encerramento, porém, fica sempre um sentimento de frustação e desanimo por parece tão desafinado e ruim o violinista.
.
Tudo se resolve com um pre aquecimento em corda solta e escalas pelo menos 1 hora antes do culto. E calibrar corretamente a afinação do violino junto ao orgão. O ideal é pedir para a organista tirar o Sustain do orgão. Isso deveria ser ensinado e claro deveriam calibrar corretamente a orquestra e da tempo suficiente para que os violinos afinassem corretamente com o La do Orgão e claro afinar corretamente os instrumentos de sopro, coisa que nunca acontecem. Raramente eu vi um instrumento de sopro afinar corretamente por si só sem intervação de outro irmão.
.
Quando o negocio não da certo para oitavar, toque em posição natural.

 

tem irmão que nem sentam do meu lado e ficam se achando o tal o super afinado... Tem muitos que tocam alto só para as irmãs verem.
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Louysie 1/7/2013, 23:29

eu to forçando pra aprender 3a posição.. o meu jeito é ir decorando a posição e o som tocando ao mesmo tempo a corda la solta e o la na corda mi com o 1o dedo.. meu problemão agora é com o tempo.. tem uma partitura aqui que o tempo é 9:8 (não sei a notação pra dizer 9 por 8 ).. ai eu num consigo tocar de jeeeeito nenhum no tempo certo, e quando o arranjo é muito diferente da melodia já era, eu fico perdidona se não tiver estudado antes pelo encore.. isso eu acho complicado estudar sem professor, só com apostila

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/7/2013, 23:31

Alexandre escreveu:
tem irmão que nem sentam do meu lado e ficam se achando o tal o super afinado... Tem muitos que tocam alto só para as irmãs verem.

É complicado, eu aconselho é que você fique na sua, em paz e ore a Deus por esses irmãos. Oração sempre é o melhor remedio.
.
Novamente eu reafirmo que o maior objetivo do músico CCB é justamente auxiliar a irmandade no canto e serem obreiros na Obra de Deus. Trabalharem no que Deus confia para eles fazerem, nem sempre é dentro da Igreja, tem muitos coisas em que o músico pode fazer. Então tem que sempre estar em comunhão com Deus e predispostos a fazer o que Deus determina para eles.
.
Orquestra é sempre complicado, seja onde for, no meio profissional é ainda pior, um querendo derrubar o outro o tempo todo.
.
Na Igreja não deveria existir esse tipo de coisa, é outro sentimento, outro objetivo, outro incentivo. Mas lidar com músico é sempre complicado, muito dificil. Melhor coisa é não olha para direita e nem para esquerda. Toque o seu violino com amor e dedicação.
.
Estude bastante e procure dar o melhor de si para Deus.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/7/2013, 00:05

violina escreveu:eu to forçando pra aprender 3a posição.. o meu jeito é ir decorando a posição e o som tocando ao mesmo tempo a corda la solta e o la na corda mi com o 1o dedo.. meu problemão agora é com o tempo.. tem uma partitura aqui que o tempo é 9:8 (não sei a notação pra dizer 9 por 8 ).. ai eu num consigo tocar de jeeeeito nenhum no tempo certo, e quando o arranjo é muito diferente da melodia já era, eu fico perdidona se não tiver estudado antes pelo encore.. isso eu acho complicado estudar sem professor, só com apostila

Para aprender 3 posição você tem que estudar o método Hans Sitt book 2. Posição fixa.
.
Não é muito legal ficar comparando o tempo inteiro com corda solta não. O ideal é você conferir cada intervalo, de vez enquando você pode conferir em oitavas com a corda solta, pode o ideal não é conferir tocando corda dupla e sim conferir com a corda solta atraves da distancia dos intervalos.
.
9/8 é formula de compasso. As figuras e pausas não tem duração determinada. O que determina é justamente a formula de compasso que podem ser simples ou composta.
.
Qual a diferença? É justamente a subdivisão metrica. Enquanto o compasso simples é subdivisão binaria, o compasso composto tem subdivisão ternaria. O compasso composto é praticamente tercinado, sempre você tem que enxerga-lo de 3 em 3.
.
Antigamente não existe compasso 4/4. O compasso era 3/4 porque fazia referencia ao perfeito e a trindade: Pai, Filho e Espirito Santo. Ele era regido por um circulo ou seja, era uma roda (Um terço para cada tempo). Porém ao longo dos anos eles resolveram fazer uma nova formula de compasso e didiviram esse circulo em duas partes (1/2 em vez de usar 1/3). Na verdade não existe o C cortado. Isso é coisa de gente que não estudou a fundo a música. O que existe é o semicirculo, por isso do sinal C cortado que é na verdade metade da roda para indicar o compasso 2/2.
.
Com isso foram surgindos novas formulas de compasso: 4/4.
.
Só inventaram o compasso subdivisão ternaria que é composto. Novamente voltamos a trindade. Divido em 3 subdivisões, porém é mais rápido o andamento.
.
No compasso composto a unidade de tempo é sempre preenchida por uma figura pontuada.
.
Acentuação metrica na subdivisão é sempre Forte, fraco, fraco.
.
Importante ao tocar você fazer essa acentuação metrica para você saber onde você está.



 
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO? Empty Re: COMO INICIAR A 3ª POSIÇÃO?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos