Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Não posso ter um bom professor I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Não posso ter um bom professor I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Não posso ter um bom professor I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Não posso ter um bom professor I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Não posso ter um bom professor I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Não posso ter um bom professor I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Não posso ter um bom professor I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Não posso ter um bom professor I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Não posso ter um bom professor I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
19 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 19 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Não posso ter um bom professor

4 participantes

Ir para baixo

Não posso ter um bom professor Empty Não posso ter um bom professor

Mensagem  Harrison Aguiar 24/7/2013, 17:31

Se tem algo que me deixa frustrado é o fato de que eu não posso ter um bom professor.
 Eu treino sozinho a algum tempo e estudo o método Suzuki Vol. 1, e assisti algumas videoaulas do "Francis David", realmente ao passar um tempo neste fórum, percebi que há uma infinidade de conhecimento e técnica do qual eu não tenho, mas já deveria ter, pelo fato de eu não ter um professor, aliás eu não tenho condições de pagar um, estou pensando em desistir.
 O que eu devo fazer? devo desistir mesmo? Isso acontece com alguém aqui também? Se sim você arranjou alguma solução?

Harrison Aguiar

Mensagens : 70
Pontos : 92
Reputação : 10
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

Não posso ter um bom professor Empty Re: Não posso ter um bom professor

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/7/2013, 20:34

Harrison Aguiar escreveu:Se tem algo que me deixa frustrado é o fato de que eu não posso ter um bom professor.
 Eu treino sozinho a algum tempo e estudo o método Suzuki Vol. 1, e assisti algumas videoaulas do "Francis David", realmente ao passar um tempo neste fórum, percebi que há uma infinidade de conhecimento e técnica do qual eu não tenho, mas já deveria ter, pelo fato de eu não ter um professor, aliás eu não tenho condições de pagar um, estou pensando em desistir.
 O que eu devo fazer? devo desistir mesmo? Isso acontece com alguém aqui também? Se sim você arranjou alguma solução?

A pior derrota que se pode sofrer é justamente desistir de algo. Renunciar a um sonho.
.
Eu sou uma pessoa de recursos limitados irmão.
.
Eu comecei a estudar violino sozinho em casa, o motivo: não tinha professor disponivel para me ensinar, o meu ex-instrutor tocava acordeon, ensinou leitura do bona, iniciei os estudos no trompete. Fui atras dele  para me ensinar violino, mas não pode me ajudar dessa vez, pois não entendia nada sobre violino. 
.
Não tinha vaga no conservatorio municipal e mesmo que tivesse eu não tinha grana. Tentei entrar em um projeto social onde tinha aulas gratuitas, recebi muitos não na cara por vários anos. Fui atras de um Conservatorio particular, tinha vagas. Ufa. Mas a prestação era mais de R$ 100 reais por mês algumas anos atrás. Era muito cara. Eu sequer conseguia pagar a condução do Onibus. Não tinha um real no bolso. Professor particular nem pensar, pois era mais caro do que no Conservátorio.
.
Fiquei com o violino guardado no guarda roupa durante alguns anos, esperando minhas condições financeiras melhorar para fazer aula. Porem escola, trabalho já não dava mais tempo. Alias ja tinha juntando todas as moedinhas possiveis para comprar o meu violino. Comprei em a 12 anos atras depois de juntar alguns anos todas as moedinhas um Eagle VK 441 (Custou R$ 250 reais depois que eu fiz 400 visitas na loja e uma choradeira sem precendentes ao vendedor para abaixar o preço, pois custava R$ 300 reais, ele era crente de uma igreja, viu tanta a vontade de comprar o violino para estudar que me deu uma ajudinha). Não tinha noção de nada sobre violino, tudo que eu sabia de violino se resumia ao prefacio do metodo que eu comprei na loja que vende CDs, o Lambert Ribeiro (Paguei R$ 25 reais naquela epoca, era grana isso). Afinal era o sonho realizado ao carregar aquele estojo triangular azul ao trazer ele para casa. Era o máximo! Euforia pura! Passei no supermercado, fiz mo graça, queria que todos vissem meu estojo e viessem me perguntar o que era aquilo que estava carregando. Oh, vitoria! rs*
.
Passou-se alguns anos, orando a Deus para que ele me desse oportunidade de estudar violino, melhorasse minhas condições e oportunidades.
.
Não tinha acesso a Internet, não existia fóruns, não tinha sites, não existia orkut. Não conhecia violinistas. Eu tinha que se virar.
.
Eu me revoltei de vez um dia! Falei com autoridade: vou aprender nem que seja sozinho sem ajudar de ninguém! Orei a Deus para Ele guiasse os meus passos. Tirei o violino do case, montei o cavalete. Tensonei as cordas. Aprendi que precisava passar aquela pedra no arco. Botei o violino no pescoço. E não tirei até hoje. rs*
.
Aprendi sem a ajuda de ninguém a afinar o meu proprio violino, não sabia nem o que era espalheira, tocava sem. Ninguém nunca me explicou qual dedo deveria tocar no espelho. Achei a escala sozinho. Eu só sabia ler muito mal o bona. Fui pensando e seguindo o instinto natural do violino, buscando entender cada proposito do violino.
.
Com afinco ia aprendendo dia a dia coisas sobre o violino. Era pouca coisa, mas devido a dificuldade existente e o conhecimento inesistente de teoria musical e tecnica no violino. Comprei pilhas de revistas para guitarra, cavaquinho, violão, teclado para aprender teoria musical. Aprendi teoria musical sozinho.
.
Era uma vitoria dia a dia por tudo que eu conquistava. Significava muito para mim. Quando consegui tocar o primeiro hino 433, eu pulei de alegria!!!!!!!! Não tinha dinheiro que me pagasse! Era felicidade absoluta! Consegui tocar o 134, 77. Já me abria um leque para os hinos. Tinha grandes desafios como os hinos 404, precisava aprender como dava aquelas arcadas com colcheia pontuada semiligadas com semicolcheia. Era um grande desafio aquela altura. Venci as barreiras impostas pelo destino a mim! Não importava se alguem ouvisse e ria da minha cara por estar desafinado. Ouvi comentários como o violino parece um gato miando. Levei nenhuma boa. Ja tinha conseguido o que milhares de pessoas no mundo não conseguem. Já me sentia especial! Parecia um menino que ganha um brinquedo novo! Era o máximo aquela altura. Porém nunca fui sem noção, tinha noção que era preciso muito mais do que eu tinha conseguido aquela altura. Era preciso fazer alguma coisa!
.
Não desisti fui atras do projeto em minha cidade, toda semana estava enchendo quem me poderia por la dentro. Só recebia "não" na cara. Porém eu sou teimoso e não desisto nunca!
.
Deus preparou a oportunidade de ir estudar na escolinha da Igreja. Foi uma benção. Logo em seguida fui aceito no projeto depois de insistir muitos e muitos anos por uma vaga. Tive que disputar uma vaga com aluno que estava perdendo a vaga por não ir no projeto. Foi me dado apenas alguns dias, iria fazer aula em conjunto com ele. 25 minutos para cada. Ele não foi um dia sequer, deixou eu com 50 minutos, porém ele já fazia aula no projeto a tempos. Mas desperdicou a chance. Fiquei com a vaga. Depois de alguns anos, viemos a ser companheiros de estante no 1 violino na epoca disputando para ser o concertino do 1 violino  e depois para ser o spalla da orquestra de cordas. Novamente o destino nos colocava em uma situação de disputa. Mas sempre nos damos muito bem. Gosto dele e sempre converso com ele, mesmo eu tendo saindo da orquestra.
.
Os vereadores brigaram com o prefeito e acabaram com o projeto, pois acharam uma irregularidade nos contratos. Lá se foi o projeto. Depois de orar a Deus foi me preparado uma bolsa no Conservatório, aprendi as tecnicas corretas e absorvi muito conhecimento. Toquei na orquestra de cordas. Eu tive acesso a internet, fiz inumeras pesquisas, participei de muitos sites, fundei esse Forum que foi pioneiro. Aprendi muitos livros. Estou fazendo aulas de harmonia, percepção ritmica, fiz aulas de história da música e muito mais. Pretendia entrar na faculdade de musica agora. Aprendi lutheria juntamente com as primeiras notas no violino.
.
Eu criei esse forum e hoje posso ajudar a muitos irmãos e amigos que posso fazer esse trabalho de orientação!
.
Agora me diz uma coisa. Imagina se eu desistisse na primeira dificuldade? Toda vez que eu ia estudar, dobrava os meus joelhos e pedia as bençãos de Deus sobre minha vida como se fosse uma chuva e que ele abrisse os meus caminhos como o mar vermelho, iluminasse minha mente como luz resplandecente do ouro, desse entendimento, ajudasse eu na afinação, golpes de arco e expressividade.
.
Se tem uma pessoa que tinha tudo para fracassar, era exatamente eu.
.
Porem o meu fracasso não era não ter professor, não era errar as notas, não ter golpes de arco, não ter conhecimento de violino.
.
Meu fracasso era desistir diante das dificuldades.
.
Não quero saber se eu sou o melhor ou pior violinista do mundo. Eu quero é aprender dia a dia, sempre evoluir, não é ter sorte na vida. Mas sim fazer minha sorte!!! Musica não é competição e sim expressividade da arte! Competição para ser o melhor é coisa de idiota. O violinista deve sim é aperfeiçoar para expressar o que tem em sua alma atraves desse brinquedinho feito de madeira com uma vareta com cabelo de cavalo. Não tem medidor para dizer o que é certo ou errado. Tem sim é na verdade emocionar aqueles que estão ouvindo ao expressar os sentimentos atraves do som.
.
Tem que acreditar sempre, buscar informação, conhecimento e esforçar! E para terminar ter boa vontade em tudo que vem até minhas mãos. Música é inspiração e expiração.
.
Com o tempo você ganha experiencia, conhecimento e excelencia no que faz. O importante é não se entregar, mas buscar fazer as coisas com amor, dedicação e buscar sempre o conhecimento, com muita fé em Deus, pega as armas que tem e vai a luta!
.
Pensa, muita gente não tem acesso as informações e tecnicas que você leu aqui, mesmo tendo professor, cara! Você está com tudo mastigadinho aqui no forum, com ajuda dos seus amigos aqui, vai estudando. No momento oportuno, Deus vai ver o seu esforço vai mover o mundo se for preciso e vai preparar a condição que você necessita. Encare suas dificuldades hoje como um incentivo, motivação e ganhe essa experiencia e veja o lado sempre positivo de tudo. Aprenda a ser auto-suficiente e encare esse grande aprendizado de vida.
.
E toda vez que for estudar, peça a Deus em oração que ele seja o seu professor.
.
O Ceu é o limite, irmão! Basta acreditar que você pode conquistar todos os seus sonhos.
.
Só sonhamos com aquilo que poderemos realizar.
.
No que precisar estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não posso ter um bom professor Empty Re: Não posso ter um bom professor

Mensagem  Luís Azevedo 25/7/2013, 17:25

Ola Harrison, eu tmb estudo sozinho, entao vou te dar minha opiniao sobre o assunto.

Professor nao é fundamental para a formação de um bom musico. Existem ótimos autodidatas no mundo da musica... Stephane grappelli por exemplo é autodidata no violino...

Hoje, com a tecnologia, qualquer um tem tudo na mão pra aprender a tocar um instrumento. Imagina como era antes da internet, quando vc tinha q ficar com o video-cassete preparado pra gravar qualquer musico q aparecesse na tv pra vc observar as maos....

Veja muitas video aulas, mesmo as em lingua q vc nao entenda (alguma coisa vc ha de aproveitar), existem diferentes formas de se tocar o violino, varias escolas, varias formas de se ter postura, segurar o arco, etc. Se vc for ver entrevistas de grandes mestres, como Perlman, Vengerov, Ponty, etc, eles defendem q nao existe uma forma correta de tocar, cada pessoa deve encontrar sua fusão o instrumento, visando obter o melhor som e desenvoltura técnica...

Entretanto nao vá pegando no violino de qualquer jeito, pois isso pode gerar limitações tecnicas futuras. Pense uma coisa: se existem maneiras mais comuns (tradicionais) de se segurar um arco por exemplo, é porque essa maneira deve ser a melhor (ou uma das melhores)...isso se aplica tambem a formas de fazer vibrato, etc...

Observe como cada musico faz em suas vido-aulas, haverá muitas contradições, então procure ver muitos videos, leia muito sobre o assunto. Experimente varias opiniões diferentes.

Conheça historia do violino... Nao existe um bom jogador de futebol q nao sabe quem foi Pelé, nao existe bom violinista q nao conheça Heifetz... Será vendo videos de bons violinistas que voce ira obter referencias. Ouça varios estilos pra expandir a sua visão do instrumento...

Procure aprender partitura. Entretanto se voce nao tiver a partitura de uma musica tente tira-la de ouvido, o sentido q deve ser mais apurado no musico é a audição e nao a visao.

Leia muito sobre musica, teoria é fundamental para voce compreender uma musica. Existe uma grande diferença entre tocar entendendo oq se esta fazendo e tocar de forma mecânica.

Nao interessa o tanto que voce esta aprendendo, ou se esta rápido ou devagar, o importante é voce caminhar, pq mesmo devagar é possivel atingir os objetivos...

Estude com objetivos claros, tire um dia pra estudar escalas, outro pra treinar vibrato, toque uma musiquinha no intervalo do estudo, etc. Tocar quantidade nao significa qualidade, se voce nao tiver seus objetivos claros vc poderá ficar todo dia tocando a msm coisa ( ou no msm nivel tecnico). 

Toque o tempo que se sentir confortável. Nos temos um limite físico para a aprendizagem, nao adianta voce ficar forçando seu corpo, o cerebro tambem cansa, quando cansar pare. Itzhak Perlman defende que mais de 3 horas diarias pode ser prejudicial...

Nao deixe q os outros o desencoraje com frases estupidas como: "violino é impossivel aprender sozinho" (existem otimos autodidatas), "o jeito certo de tocar é esse..." (o jeito certo seu é vc que vai encontrar), "violino é só pra classico" (ignorância total), "é preciso estudar 8 horas diárias pra ser bom"... etc

Cara isso sao apenas algumas das minhas experiencias e opiniões pessoais, algumas pessoas podem descordar. Como eu estou estudando sozinho eu tenho algumas coisas q pode te interessar... qualquer coisa me procure, vai ser muito bom pra mim trocar ideia com outra com os msm objetivos.

Abraço
Luís Azevedo
Luís Azevedo

Mensagens : 68
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Não posso ter um bom professor Empty Re: Não posso ter um bom professor

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/7/2013, 18:16

Só para complementar, eu acho o seguinte. Você tem que seguir uma linha de estudos. Porém devemos não existe a técnica melhor, a filosofia de escola maior. O que existe o que eu chamo de técnica funcional. Você não necessita exatamente seguir a escola russa (A maior escola de virtuoses), nem a franco belga, nem a italiana, nem a alemã. Pode mesclar tudo que achar de melhor e incorporar a sua técnica. É que eu chamo de tocar a técnica que realmente funciona com você.
.
Pois muitas escolas, é claro que uma coisa é ligada a outra e tem que ter sequencia, porem vivemos em um mundo globalizado e o Brasil não segue uma linha definida de escola, são resumo de várias tecnicas, isso vai gerar muita confusão na cabeça do aluno iniciante, pois determinado professor que tem uma tendencia maior a escola russa, vai criticar duramente quem usa uma tendencia maior para escola alemã. Mesma coisa a franco belga com a italiana, etc.
.
Não existe certo ou errado. Existe que funciona com você. Claro respeitando a sua anatomia e aprender a ter intimidade com o seu equipamento e saber o limite e tudo que ele pode lhe proporcionar. Para isso, não tenha medo, busque o limite do seu equipamento.
.
Quanto ao tempo de estudo diario, eu penso como Perlman! Eu acho que nada adianta estudar 8 ou 12 horas por dia, pois o cara estuda desconcentrado, apenas repete um monte de vez a mesma escala, mesma lição, mesmo concerto. Não aproveita nada, pois toda de forma burra e irracional.
.
O estudo do violino mesmo que seja poucas horas por dia, tem que ser de forma inteligente, planejada e produtiva.
.
Pois estudar não é tocar. Isso é maior conto do vigario que existe! Estudar é treinar. Treinar é estudar por fundamentos.
.
Se fizer apenas repetindo a lição achando que a pratica leva a perfeição, vou te dizer: vai aperfeiçoar apenas o erro!
.
Uma coisa de suma importancia é que a experiencia conta muito alto. Quando mais experiencia você tiver, melhor você será.
.
O que acontece quando estudamos sozinho em casa. Pois bem, você o seu melhor possivel, segue tudo a risca. Começa a ter um baita som, super afinação é capaz de tirar tudo de ouvido, tocar toda a partitura, vai arrebentar.
.
Você vai dizer: pô, meu. Eu to arrasando!
.
Bota você na orquestra ou para tocar com outra pessoa e vai ser um fiasco e você não entende nada!
.
Sabe o que acontece é falta de experiencia! Pois você vai conseguir fazer o seu melhor, porém é diferente você tocar sozinho com sua musicalidade e tocar com outras pessoas onde tem musicalidade diferente de você.
.
Então como faz para ganhar essa experiencia? É tudo que você conseguir arranjar, vai e toca véio! Toca com guitarra, com outro violino, em dueto, orquestra, tocatas, com piano, com cantor. Tudo que conseguir fazer, aceite o convite para você tocar.
.
Você tem que ter uma visão aguçada e refinada ao ver videos na internet, pois tem muita gente que faz videos e divulga. Muitas vezes pensa que o cara é fera, mas quem tem mais tempo e experiencia, sabe de todos os erros. Então ver video na internet tem que filtrar, pois a chance de você copia um erro ou copiar uma posição exotica é muito grande.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não posso ter um bom professor Empty Re: Não posso ter um bom professor

Mensagem  Harrison Aguiar 29/7/2013, 11:58

valeu pelas dicas pessoal realmente vai me ajudar bastante futuramente

Harrison Aguiar

Mensagens : 70
Pontos : 92
Reputação : 10
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

Não posso ter um bom professor Empty Re: Não posso ter um bom professor

Mensagem  Dimas Barroco 29/7/2013, 13:27

Harrison Aguiar escreveu:valeu pelas dicas pessoal realmente vai me ajudar bastante futuramente

 Cara por algum tempo eu fiquei sem mestre, o que mais me ajudou e disciplinou foi a listinha da rotina de estudos sabe, simplesmente peguei uma folha de sulfite e anotei alguns tópicos que todo dia eu fazia (e ainda faço) como afinação com escalas, notas looooongas, etc. com disciplina e metodologia vc consegue.

Abraço.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Não posso ter um bom professor Empty Re: Não posso ter um bom professor

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/7/2013, 13:42

No que precisar, estamos a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não posso ter um bom professor Empty Re: Não posso ter um bom professor

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos