Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Como faço para diminuir a tensão nos ombros ?

2 participantes

Ir para baixo

Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? Empty Como faço para diminuir a tensão nos ombros ?

Mensagem  Dan Schneider 27/7/2013, 19:12

Como faço para diminuir a tensão nos ombros, e relaxar melhor quando for estudar e tocar, e tambem conseguir ter uma postura mais relaxada. Sou estudante de viola e tenho tido muitas dificuldades no relaxamento da postura. Queria muito melhorar minha tecnica e gostaria de algumas dicas. E também gostaria de saber qual o papel da viola no quarteto de cordas, ouvi dizer que ela marca o andamento entre outras coisas ...

Dan Schneider

Mensagens : 19
Pontos : 44
Reputação : 1
Data de inscrição : 14/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como faço para diminuir a tensão nos ombros ? Empty Re: Como faço para diminuir a tensão nos ombros ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/7/2013, 23:31

Dan Schneider escreveu:Como faço para diminuir a tensão nos ombros, e relaxar melhor quando for estudar e tocar, e tambem conseguir ter uma postura mais relaxada. Sou estudante de viola e tenho tido muitas dificuldades no relaxamento da postura. Queria muito melhorar minha tecnica e gostaria de algumas dicas. E também gostaria de saber qual o papel da viola no quarteto de cordas, ouvi dizer que ela marca o andamento entre outras coisas ...

Olá meu amigo. Para diminuir a tensão, primeiramente seja disciplinado, estude todos os dias e claro estude pelo menos 30 minutos.
.
Antes de estudar, faça alongamento (Veja como alongar no Youtube ou pegue dicas com profissionais em academia) com o corpo, principalmente com os dedos e braços.
.
Tenha postura ao sentar, andar na rua. Durma bem, alimenta adequadamente com alimentos saudaveis e em horarios corretos. Jamais pegue peso ou faça esforço repetitivo com dedos, mãos, braços. Não jogue video game exageradamente ou se possivel nem jogue. Fique longe do computador se quiser tocar bem. É fundamental. E claro, estude sempre de pé, jamais sentando, jogue todo o peso do corpo no esquerdo como apoio, deixa o direito para relaxar. Nisso é fundamental que tenha equilibrio e conhecimento do seu corpo, pois se não jogar o peso no é esquerdo, então equilibre o peso entre os dois pes e fique firme, dando segurança total para liberdade dos braços.
.
Respiração é fundamental, respire pelo nariz, com bastante simetria, jamais prenda a respiração nos trechos dificeis ou quando é necessário muita coordenação motora.

Quando for estudar, esqueça das contas, vizinhos, namorada, TV, time de futebol, comida, principalmente do facebook, computador, guerra do terrorismo, manifestão, Dilma, PT e etc. Não esqueça de respirar, se não fica tonto e cair roxo no chão, rs*
.
Sinta sua viola como parte do seu corpo, como uma extensão do seu corpo, perca o medo dela, porém toque de forma controlada e sempre decorando a lição para que o seu cerebro e sentidos tenham concentração total no que você está fazendo, principalmente cada parte do seu corpo. Fica fácil indentificar os pontos de maior tensão e se policiar a respeito disso.
.
Depois de alongar não sai tocando lição não cara. Toque pelo menos 15 minutos ou mais de corda solta bem devagar e depois simule alguns golpes de arco em corda solta para aquecer toda sua musculatura e fica pronto para passos maiores.
.
Depois estude pelo menos 15 minutos de escalas maiores e menores em todas as tonalidades em uma oitava, duas oitavas, três oitavas com arpejos.
.
Depois você estudar o que tiver de estudar no dia.
.
Importante quando sentir dores ou tensão pare na hora e vai tomar um café, depois volte a estudar.
.
Estude por certo tempo, porém sempre lembre de colocar alguns intervalos de descanso para sua musculatura respirar.
.
Estude somente quando tiver concentrado, de nada adianta fica repetindo lição. Tem que estudar por fundamentos com inteligencia e bem concentrado sabendo o que está fazendo, porque está fazendo e como fazer.
.
Toda viola de fábrica ao sair da loja é necessario passar por mãos de um luthier para regulagens básica necessária e obrigatória a todas violas de fábrica. Não toque em viola desregulada, pois é necessario colocarb muita força nela, faz fissura nos dedos, não sai som corretamente, é um som muito desiquilibrado, irrita a cabeça, cavalete alto de pessima qualidade faz com você além de botar força, sai um som sujo e gera maior tensão no dentilhado causando dor nos tendões e braço, punho, etc.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição. Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Eu também vendo violas!
.
Coloque cordas mais moles se for o caso com maior projeção sonora para evitar muito esforço desnecessário ao tocar a viola.
.
Foque os estudos encima da postura, movimentos de pronação, supinação, altura do braço direito, posicionamento, braço esquerdo, forma de mão.
.
Estude o estudo com seriedade com a postura básica sem muito movimentos corporais. Porém ao se apresentar em publico ou lição para o professor, você tem total liberdade para o movimento corporal e tem por obrigação usar esse movimento. Se estudar se movimentando não aprendar a tecnica corretamente. Existe o que chamamos de postura basica para estudar que é uma coisa distinta do que se apresentar.
.
Sempre estude o estudo como estudo de solista, ou seja, exagere nos golpes de arcos, intensidade em tudo. Assim você desenvolvera uma tecnica de solista, porém ao tocar em orquestra ou casamento e outros eventos, não vai precisar forçar a barra, pois o seu corpo estara acostumado a maior intensidade e tensão. Porém quando chegar a um patamar que viu que está excelente em termos de sonoridade, quantidade de arco, pressão. Diminua um pouco e ache o equilibrio certo para execução de sua música e estilo.
.
Estude muitos metodos mecanicos para desenvolver sua tecnica. Uma boa é o Sevick. Estude por fundamentos, trabalhe a mão esquerda e depois a mão direita!
.
Eu creio que seja importante para você fazer a musculação na academia, não aquela que ganha massa, mas aquela que ganha resistencia. Todo violinista ou violista deveria fazer.
.
Outra coisa importante é que você use uma espalheira bem confortavel, compre várias até achar a ideal para o seu tipo de anatomia. É uma procura constante! Outra coisa importante é a queixeira. Tão fundamental ou até mais fundamental que a espalheira. Muitas vezes não da certo com o seu tipo de queixo, mesmo tendo uma boa espalheira que está adequada a sua anatomia, pode por tudo a perder se não tiver uma boa queixeira que se encaixa confortavelmente ao seu rosto. Por isso é necessário comprar várias queixeiras e ir experimentando até achar a sua queixeira!!! Uma solução é usar um pad para quexeira que diminui em muito o desconforto pra quem tem problemas com a postura.
.
O papel de marcar o andamento é suma importancia na música. Só que esse papel é do Cello. Em quase tudo é o cello que determina a ritmica. Fazendo a base ritmica.
.
A viola ela auxilia as vezes, porem não é seu papel fazer isso. Ela tem função de preenchimento da harmonia. Tem um papel importante ao fazer muitas vezes a terça do acorde e que é de suma importancia, pois é uma tarefa modal relegada a viola. Ela mostra muitas vezes se é maior ou menor  o acorde.
.
Em geral na música barroca é caracteristico de sempre um grupo de instrumentos fazer a marcação. As vezes é segundo violino, as vezes é primeiro violino, as vezes é a viola ou então é cello. Sempre tem algum instrumento marcando a ritmica. É carateristico do barroco!
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos