Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
18 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 18 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda

2 participantes

Ir para baixo

Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda Empty Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda

Mensagem  Jprrf 28/8/2013, 00:37

Bom dia!

Sou iniciante no violino e estou com dificuldades no dedo mindinho da mão esquerda. Tenho dificuldade em colocar o dedo no local certo. Às vezes ele vem junto com o dedo anelar, as vezes separado. Parece que não tenho controle com o dedo mindinho. Há algum exercício para mudar isso? Obrigado.

Jprrf

Mensagens : 4
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda Empty Re: Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/8/2013, 15:37

Jprrf escreveu:Bom dia!

Sou iniciante no violino e estou com dificuldades no dedo mindinho da mão esquerda. Tenho dificuldade em colocar o dedo no local certo. Às vezes ele vem junto com o dedo anelar, as vezes separado. Parece que não tenho controle com o dedo mindinho. Há algum exercício para mudar isso? Obrigado.
Olá, meu nobre amigo. Tudo bem contigo?
.
Cara todo mundo tem dificuldades com o dedo mindinho, já vi caras que tem nivel intermediario ou avançado evitar o uso de mindinho até por causa do vibrato que é extremamente dificil nesse 4 dedo.
.
O grande problema do violinista é justamente o medo do novo ou botar na cabeça que não consegue e não tem talento ou capacidade para realizar tal proeza no violino.
.
Isso provoca um bloqueio mental onde o violinista tenta fugir da realidade e evita fazer tal coisa porque não se julga capaz de realizar isso.
.
Outros começa a dar desculpas, eu tenho a mão pequena, dedo curtinho, o professor disse que eu tenho que usar violino 3/4 e mais um monte de baboseira...
.
E vionistas como a Hilary Hanh ou Vanessa Mae que tem a mão curtinha e pequena com os dedos mais pequenos? Não vão conseguir afinar ou botar o dedo no lugar? Tocam muito mais afinadas do que maioria dos marmajos com mão gigantesca e com dedos longos. Ai vem outro professor burro e diz que o cara tem mão para viola que nunca vai tocar afinado. O que fazemos com gente alienada assim? Desculpa para tudo... Só mandar estudar, pois não importa a anatomia da mão da pessoa, todos nós somos capazes de usar o 4 dedo e afinar corretamente, desde que paremos de falar e fazemos o que temos de fazer que é tocar violino e treinar.
.
Justamente de tanto treinar com qualidade e corretamente é que vamos ter um resultado legal. Mas não é pratica que leva a perfeição não. Essa frase não é verdade para o violino. O ideal seria dizer é treinar com disciplina, concentração e qualidade que leva a perfeição.
.
Mas no inicio não tenha medo de errar de ser ridiculo ou de receber criticas. Faz tratamento de choque. Erra, mas erra com gosto. Vai botando o dedo no espelho até acertar. Acertou, treine mais para gravar e fixar no cerebro o lugar certo e o o som no ouvido. E fique muito chato com isso, não aceite o dedo mandar em você. Fale para o dedo é eu que mando em você!
.
Desculpe te dizer isso tão francamente, mas você é capaz sim. O que precisa? Precisa apenas começa a usar o 4 dedo em tudo que puder. Vai esticando cada vez mais de forma exagerada. Porém faça isso gradativamente, não faz de uma vez, pois pode provocar lesões nos tendões do dedo.
.
O nosso dedo é interligado os tendões, esticou um, os demais vai juntos, por isso é preciso com paciencia esticando pouco a pouco, dia a dia, mês após mês. Chegou no lugar? Estica um pouco mais, pois o ser humano é tendensioso ao erro. É necessário justamente exagerar para que o movimento fique automatico. Pois a tendencia principalmente quando tensionamos ou temos bloqueio mental é justamente se retrair todos os musculos, fazendo com o dedo nunca alcanse o lugar exato. Por isso o violino é tocado mais com a cabeça do que dedo.
.
Faça alongamento antes de tocar, abra a mão e tenta esticar. Depois que dominar bem o 4 dedo, comece a fazer extensão do 4 dedo, para ir pouco a pouco ter uma abertura de mão legal.
.
Como se faz para ter independencia dos dedos? Sempre que for tocando, deixe os dedos na corda que já tocaram e vai dentilhando os demais que tiver solto, assim a mão vai gravar o lugar exato da abertura de mão e dos dedos.
.
Sempre vai conferindo intervalos por intervalos, cada passagem, principalmente o 4 dedo em todas as lições e musicas. Fique horas batendo o dedo e levantando, deixando o 3 ou 2 ou 1 dedo fixo na corda. Só assim vai aprender a afinar. Não é uma coisa que vai conseguir em 1 dia, 1 mês, 1 ano. É uma coisa para vida inteira! Pois a afinação é para vida inteira.
.
A técnica do violino é como musculação, se deixar de fazer, você vira um palito ou fica gordo demais....
.
Isso é manutenção da técnica. Sempre seja perfecionista buscando tirar o som file de cada som, golpe e técnica. O resultado mais importante é o sonoro. Por isso, use e abuse do seu ouvido para conseguir afinar o 4 dedo. Porém, antes disso faça todo esse trabalho de conferir os intervalos lentamente e pacientemente para gravar a afinação em sua memoria auditiva. Não aceite qualquer coisa. Busque cada vez mais melhorar a afinação.
.
Como você consegue ficar com o 4 dedo bom? Usando ele. Simples assim.
.
Qualquer coisa, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda Empty Re: Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda

Mensagem  Jprrf 29/8/2013, 11:22

Nossa, Leo. Muitíssimo obrigado.

Realmente eu sou capaz. E pode deixar, que mo início errarei com gosto. rs.

Muito obrigado de verdade..

Minha corda arrebentou, a ré. Qual marca você me indicaria? Muito obrigado. Um abraço.

Jprrf

Mensagens : 4
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda Empty Re: Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/8/2013, 12:21

Jprrf escreveu:Nossa, Leo. Muitíssimo obrigado.

Realmente eu sou capaz. E pode deixar, que mo início errarei com gosto. rs.

Muito obrigado de verdade..

Minha corda arrebentou, a ré. Qual marca você me indicaria? Muito obrigado. Um abraço.

Que isso meu amigo. Precisando só perguntar que tiramos as suas dúvidas.
.
Em relação as cordas o ideal é uma cordinhas de qualidade como Pirastro Tônica. É o melhor custo beneficio para um estudante.
.
Mas se não pude dispor do valor da Pirastro Tônica, de preferencia a única corda de qualidade feita no Brasil: Mauro Calixto, que tem um preço baixissimo.
.
Uma pergunta, você já levou o seu violino no luthier para regulagem básica e necessária todo violino de fábrica? É isso mesmo, todo violino ao sair da loja, não importa o valor é necessário passar por mãos de um luthier para deixar decente para o aprendizado.
.
Se precisar de meus serviços de luthier, estou a sua disposição. Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Eu também vendo violinos devidamente regulados e ajustados.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda Empty Re: Dificuldade com dedo mindinho da mão esquerda

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos