Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
tocando na terceira posição-oitavado I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
tocando na terceira posição-oitavado I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
tocando na terceira posição-oitavado I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
tocando na terceira posição-oitavado I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
tocando na terceira posição-oitavado I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
tocando na terceira posição-oitavado I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
tocando na terceira posição-oitavado I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
tocando na terceira posição-oitavado I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
tocando na terceira posição-oitavado I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
17 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 17 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

tocando na terceira posição-oitavado

3 participantes

Ir para baixo

tocando na terceira posição-oitavado Empty tocando na terceira posição-oitavado

Mensagem  eliel lins 30/8/2013, 17:25

Boa Noite a todos ! Sou musico da CCB  toco no culto de jovens e nos oficiais (a noite) e sinto vergonha de só ter eu  de violinista na minha comum que  toca só na primeira posição, pois trabalho e não tenho tempo de estudar. gostaria que alguém me ajudasseou expicasse com umas escalas e uma tabela de posições dos dedos para tocar na terceira posição, oitavado (ou como o povo diz  fininho na corda la e mi )  

Deus abencoe a todos  A paz de Deus

eliel lins

Mensagens : 4
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/07/2013
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

tocando na terceira posição-oitavado Empty Re: tocando na terceira posição-oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 31/8/2013, 12:59

eliel lins escreveu:Boa Noite a todos ! Sou musico da CCB  toco no culto de jovens e nos oficiais (a noite) e sinto vergonha de só ter eu  de violinista na minha comum que  toca só na primeira posição, pois trabalho e não tenho tempo de estudar. gostaria que alguém me ajudasseou expicasse com umas escalas e uma tabela de posições dos dedos para tocar na terceira posição, oitavado (ou como o povo diz  fininho na corda la e mi )  

Deus abencoe a todos  A paz de Deus
A Paz de Deus, meu irmão.
.
Não tem segredo.
.
Eu particularmente não gosto de pensar em tocar oitavado somente na corda Lá e corda Mi. Eu penso tocar na mudança de posição usando o portamento em qualquer corda. É mais fácil compreender assim.
.
Vamos entender assim:
.
Corda Sol o 3 dedo é a nota Do, certo? Em vez de você começa a tocar com o 3 dedo a nota Do, você começa a tocar com o 1 dedo. Consequentemente a nota Ré será o 2 dedo, Mi será o 3 dedo, o Fa o 4 dedo. Isso é que chamamos de terceira posição.
.
Mesma coisa segue nas demais cordas:
.
Na corda Ré você vai começar o Sol com o 1 dedo. Ou seja é uma sequencia da escala na terceira posição, veja Fa 4 dedo na corda Sol e depois Sol 1 dedo na corda Ré.
.
Depois você começa na corda La a nota Re com o 1 dedo. Opa, já esta clareando as coisas, não é mesmo?
.
Corda Lá fica: Re 1 dedo, Mi 2 dedo, Fa 3 dedo e Sol 4 dedo.
.
A corda Mi fica: La 1 dedo, Si 2 dedo, Do 3 dedo e Re 4 dedo.
.
Muitos hinos eram necessários tocar na 4 posição ou 5 posição algumas notas.
.
Veja que os hinos que tiverem até 2 bembois e 2 sustenidos você deve fazer em terceira posição. Já os hinos com mais bembois deve se fazer em 4 posição.
.
O que determina a posição é o primeiro dedo base. A nota que ele estiver é determinada posição.
.
Então pensando em corda Mi:
.
1 dedo no Fa: 1 posição.
1 dedo no Sol natural: 2 posição.
1 dedo no La natural: 3 posição.
1 dedo no Si natural: 4 posição.
1 dedo no Do natural: 5 posição.
1 dedo no Re natural: 6 posição.
1 dedo no Mi natural: 7 posição.
1 dedo no Fá natural: 8 posição.
.
O violino dependendo da comprimento do espelho tem 12 posições em média.
.
Porém na Igreja o uso necessário é apenas até 5 posição.
.
Já em escolas fora da Igreja é 8 posição.
.
Corda La em terceira posição: Re primeiro Dedo, Mi segundo dedo, Fa terceiro dedo, Sol quarto dedo.
.
Corda Mi em terceira posição: continuando a sequencia da corda anterior La primeiro dedo, Si segundo dedo, Do terceiro dedo e o Re 4 dedo.
.
Bom explicado a parte fisica e mecanica dos dedos.
.
Quanto ao tocar oitavado é simplesmente você enxergar as notas do hinário uma oitava acima. Ou seja quando for uma nota Re que é primeiro espaço inferior complementar você vai tocar 4 linha do pentagrama. Quando for o La 3 espaço do pentagrama, vai tocar primeira linha suplmentar superior.
.
Importante antes de mais nada, você já levou o seu violino no luthier para regulagem obrigatoria a todo o violino de fábrica? Pois ao sair da loja, ele sai desregulado é necessário levar em um luthier para que ele fique decente para o aprendizado.
.
Mesmo que for um violino de luthier, você tem que levar de ano em ano para fazer manutenção anual. Só assim ele fica decente para você tirar um som sinfonico e com relativa facilidade. Imagina você tocar na 3 posição com o cavalete fora da altura ideal com angulatura errada, desiquilibrado nos graves e agudos, sem projeção sonora? Fica um som de gato miado. A execução da tecnica já uma coisa a ser perseverante e atraves de muito treino que é que conseguimos um resultado legal na sonoridade, agora imagina você que já não tem tempo para estudar, ficar tocando em um violino desregulado? Vai se cansar de estudar e ainda não vai tirar um som decente.
.
Por isso é importante ter um equipamento regulado e se possivel de qualidade.
.
Se precisar de meus serviços como luthier estou a sua disposição. Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

tocando na terceira posição-oitavado Empty só mais uma duvida meu irmão

Mensagem  eliel lins 20/9/2013, 19:54

eu entendi  a terceira posição e sobre o uso da quinta posição também, só falta praticar, Deus lhe abençoe. mais me surgiu uma duvida quando vc falou sobre a questão do oitavado. O  oitavado que se toca na igreja os irmão violinista tocam  na terceira posições oitavado ou na primeira oitavado (meu teclado não tem interrogação kkk,considere isso como uma pergunta).

se for oitavado na terceira posição,  no caso eu teria que pegar a primeira nota DO na  corda RÉ usando o quarto dedo (pergunta). e como fica a sequencia da escala na posicoes do dedo (pergunta )  quero manter contato contigo   eliel lins  no facebook só me achar

eliel lins

Mensagens : 4
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/07/2013
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

tocando na terceira posição-oitavado Empty Re: tocando na terceira posição-oitavado

Mensagem  Alexandre 20/9/2013, 23:37

eliel lins escreveu:eu entendi  a terceira posição e sobre o uso da quinta posição também, só falta praticar, Deus lhe abençoe. mais me surgiu uma duvida quando vc falou sobre a questão do oitavado. O  oitavado que se toca na igreja os irmão violinista tocam  na terceira posições oitavado ou na primeira oitavado (meu teclado não tem interrogação kkk,considere isso como uma pergunta).

se for oitavado na terceira posição,  no caso eu teria que pegar a primeira nota DO na  corda RÉ usando o quarto dedo (pergunta). e como fica a sequencia da escala na posicoes do dedo (pergunta )  quero manter contato contigo   eliel lins  no facebook só me achar

Ouxe que teclado é esse que não tem ?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

tocando na terceira posição-oitavado Empty Re: tocando na terceira posição-oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 22/9/2013, 23:33

eliel lins escreveu:eu entendi  a terceira posição e sobre o uso da quinta posição também, só falta praticar, Deus lhe abençoe. mais me surgiu uma duvida quando vc falou sobre a questão do oitavado. O  oitavado que se toca na igreja os irmão violinista tocam  na terceira posições oitavado ou na primeira oitavado (meu teclado não tem interrogação kkk,considere isso como uma pergunta).

se for oitavado na terceira posição,  no caso eu teria que pegar a primeira nota DO na  corda RÉ usando o quarto dedo (pergunta). e como fica a sequencia da escala na posicoes do dedo (pergunta )  quero manter contato contigo   eliel lins  no facebook só me achar

Amém, meu irmão. Não pense em posição, certo? Muitas vezes é necessário começar (Notas mais graves do hinário em 1 posição) isso se quiser usar e abusar do portamento. Mas pode começar em 3 posição no grave ou outra posição. Um exemplo é o Do (3 espaço na clave de sol), ao oitavar você pode começar ele em primeira posição na corda Lá que é o segundo dedo,  pode começar (Menos usual na Igreja), ele em segunda posição primeiro dedo ou 4 dedo na corda ré na terceira posição. Tem mil maneiras de fazer algo no violino. Explore as possibilidades.
.
A sequência dos dedos é mesma sequencia das notas. Se começa com 1 dedo, as demais notas são 2,3 e 4 dedo. Se começar com 2 dedo, as proximas notas são 3,4 dedos. Se começa com o 3 dedo a próxima nota é com o 4 dedo.
.
Assim como a escala é uma escada, subindo a cada degrau. Os dedos seguem a mesma logica a partir do dedo que começar.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

tocando na terceira posição-oitavado Empty Re: tocando na terceira posição-oitavado

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos