Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
como afinar violino de ouvido ? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
como afinar violino de ouvido ? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
como afinar violino de ouvido ? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
como afinar violino de ouvido ? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
como afinar violino de ouvido ? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
como afinar violino de ouvido ? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
como afinar violino de ouvido ? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
como afinar violino de ouvido ? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
como afinar violino de ouvido ? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
37 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 37 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

como afinar violino de ouvido ?

2 participantes

Ir para baixo

como afinar violino de ouvido ? Empty como afinar violino de ouvido ?

Mensagem  Rosemar Reis 31/8/2013, 11:54

como faço pra afinar meu violino de ouvido? com o afinador eh facil, mais meu afinador quebrou e estou tentando afinar de ouvido mais nao consigo sempre fica o som diferente<, se consigo afinar a corda MI a RE ja nao afina, eh uma complicação isso... Sad

Rosemar Reis

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 31/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

como afinar violino de ouvido ? Empty Re: como afinar violino de ouvido ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 31/8/2013, 12:40

Rosemar Reis escreveu:como faço pra afinar meu violino de ouvido? com o afinador eh facil, mais meu afinador quebrou e estou tentando afinar de ouvido mais nao consigo sempre fica o som diferente<, se consigo afinar a corda MI a RE ja nao afina, eh uma complicação isso... Sad
Olá, meu caro amigo. Tudo bem?
.
O que você precisa é na verdade afinar a corda Lá, para isso você vai precisar de um A 440 hz de um piano, teclado, deve usar um Diapasão de Gafo para gerar essa frequencia. Caso não tenha nada em disposição, pegue o telefone, quando ele gera aquele som de linha é o 440 hz.
.
Afinou a corda lá, você tem que afinar as demais. Para isso, use o ouvido, afinando em quinta justas ou seja intervalos de quinta justas em sistema de cordas dobradas. Toque a Lá e Ré juntas. Afine.
.
Consequentemente as cordas que são mais tensionadas e mais complicadas de afinar é justamente a corda La e a corda Mi que exercem maior pressão sobre o cavalete, principalmente a corda Mi que é mais sensivel.
.
Então faltamente quando você afina qualquer corda, vai acabar tensionando elas e tirando a pressão das demais. No caso a que tem menor tensão é justamente a corda Sol e depois a Ré. Então continue afinando a corda Sol atraves da Re. Por consequencia a ultima e mais sensivel a Corda Mi. Quando afinar a mi as demais vão perder muita pressão e vão desafinar. A corda La vai descer quase 1 tono. Vai ser necessário reafinar ela novamente e fazer todo o procedimento de afinar novamente as demais cordas.
.
Porém não volte (Desça a afinação) muito as demais cordas, pois ao dar pressão (Subir), elas acabam por tirar novamente da corda La e corda Mi. Ache o centro tonal e calibre a afinação em distancia de comas. Talvez seja necessário novamente reafinar a corda lá, pois vai perder afinação em comas.
.
Caso você não consiga ainda ouvir as quintas justas no sistema de cordas duplas. Pode tentar afinação tipo do violão mesmo, usando o 4 dedo na corda anterior (Mais grave) e deixa o som em unisono. Ora que o som afinar mais ou menos, só calibrar. Porém é mais ineficiente em termos de diferenciação de comas no centro tonal da quinta justa.
.
Ou usar o 3 dedo na corda posterior (Mais aguda) para afinar em oitavas. Principalmente na corda sol, pois não vai ter referencia da corda do para fazer com o 4 dedo. Mesma coisa a corda Mi onde você não tera referencia do 3 dedo na corda mais aguda que em teoria teria que se corda Si. Então vai ter que afinar pela corda La no 4 dedo.
.
O afinador digital é impreciso, ele não afina perfeitamente nos comas. Por isso o sistema mais perfeito para afinar o violino é justamente em quinta justas por corda dupla. Pois você vai achar o ponto ideal e o centro tonal com perfeição de comas que é a menor parte que o ouvido humano é capaz de diferenciar.
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos