Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Abalone e dedo anular. I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Abalone e dedo anular. I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Abalone e dedo anular. I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Abalone e dedo anular. I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Abalone e dedo anular. I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Abalone e dedo anular. I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Abalone e dedo anular. I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Abalone e dedo anular. I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Abalone e dedo anular. I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Abalone e dedo anular.

2 participantes

Ir para baixo

Abalone e dedo anular. Empty Abalone e dedo anular.

Mensagem  Everson Siqueira 1/9/2013, 17:27

Quando eu tento fazer um exercício de arco todo usando uma "posição de mão direita ideal" do Francis David(vou postar o vídeo dele), eu perco a suposta posição, o dedo anular sobe um pouco, fica um pouco acima da do abalone(bolinha branca do talão), isso ocorre somente na região da ponta do arco e quando eu volto para o meio e para região talão, o dedo não volta para posição ideal. Ja tentei manter o dedo anular no abalone, até consegui, mas o indicador sai da segunda falange e foi para terceira falange do dedo.

Isso é normal? 
É obrigatório manter o dedo anular em cima da abalone?

São essas duvidas que surge e minha mente. Alguém poderia esclarecer um pouco isso para mim?


Everson Siqueira
Everson Siqueira

Mensagens : 15
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Abalone e dedo anular. Empty Re: Abalone e dedo anular.

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/9/2013, 23:07

Everson Siqueira escreveu:Quando eu tento fazer um exercício de arco todo usando uma "posição de mão direita ideal" do Francis David(vou postar o vídeo dele), eu perco a suposta posição, o dedo anular sobe um pouco, fica um pouco acima da do abalone(bolinha branca do talão), isso ocorre somente na região da ponta do arco e quando eu volto para o meio e para região talão, o dedo não volta para posição ideal. Ja tentei manter o dedo anular no abalone, até consegui, mas o indicador sai da segunda falange e foi para terceira falange do dedo.

Isso é normal? 
É obrigatório manter o dedo anular em cima da abalone?

São essas duvidas que surge e minha mente. Alguém poderia esclarecer um pouco isso para mim?



Olá, meu amigo. Tudo bem?
.
Primeiro ponto. Quem manda nos seus dedos? É você. Não pode deixar eles mandarem em você. Eles são tendiosos e vão procurar a maior facilidade. Isso que diferencia os grandes violinistas. São os detalhes! Você tem que se policiar o tempo inteiro. Não é um movimento muito facil de fazer, você tem que ser perseverante o tempo inteiro, toda hora tem que parar ir corrigindo até o movimento ficar automático. Pois o ser humano é tendencioso ao erro.
.
Creio que você deve estar errando ao tentar segurar o arco com o indicador e o mindinho. Eles não são para segurar o arco. Para segurar o arco é apenas o dedo médio e anular, junto com o polegar que deve ser dobrado o máximo possível. Você tem que realmente sentir o talão nos dedos médio e anular.
.
Eu particularmente recomendo colocar o dedo médio no abalone. É necessário um tratamento de choque no inicio e um pouco de exagero para conseguir chegar no ponto ideal e deixa-lo de forma automática. Assim você vai acabar ficando com o dedo anular no abalone. rs*
.
Você está comendo um erro típico. Cara o que importa é justamente o talão onde sai o som sujo e arenoso e onde o sistema de pronação e supinação tem que ser realmente trabalhado. Então porque você está indo para ponta e meio? Esqueça o ponta e meio durante um mês, faça tudo no talão. Tocou no talão, você toca em qualquer região do arco com maior facilidade.
.
Eu não acho que o dedo anular seja obrigatório no abalone, acho que você deveria colocar é o dedo médio próximo ao talão. Mas tudo depende do tamanho de sua mão, espessura dos dedos, comprimento dos dedos. Claro o dedo mindinho no talão tem que estar totalmente dobrado o máximo que conseguir, disso depende toda sonoridade, pureza e clareza de som que você vai tirar.
.
Existem vários empunhamentos de arco, veja que o empunhamento barroco é diferente do nosso e cada escola tem um empunhamento diferente de outra. Porém não importa o jeito que segura o arco, o importante é funcionalidade dele. O ideal do violinista é justamente tocar de forma mais natural possivel tirando o máximo de som possivel.
.
Apenas o mindinho que deve estar dobrado o máximo possivel assim como o polegar também. Quando se levanta o mindinho a tendencia da mão ir subindo no arco é bastante, pois você é obrigado ou a levantar o punho ou levantar o braço o que provoca um esticamento do dedo mindinho consequentemente você acabar por perder muito contato com o dedo anular e medio do talão. Isso já provoca uma falta de funcionalidade do sistema de pronação e supinação onde você vai ter usar demasiadamente o indicador para pressionar o arco e caso não vai conseguir tirar o peso do talão com o dedo mindinho e acabar pode deixar o arco sem controle e direção.
.
Como eu disse são várias escolas, cada uma prega determinada coisa. Porém temos que ver é funcionalidade de cada escola conosco. Se não está funcionando é preciso ver uma que funciona.
.
Eu até hoje em toda minha vida não vi nada que funciona melhor do esse empunhamento de arco que eu estou lhe dizendo, gera um baita som no violino e tocar sem esforço com muita pureza de som. Porém não é uma coisa que você vai conseguir em um dia, porém dia a dia você vai vendo a evolução do som, progredindo. É um trabalho a longo prazo.
.
No que precisar estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abalone e dedo anular. Empty Re: Abalone e dedo anular.

Mensagem  Everson Siqueira 4/9/2013, 20:36

Ola Leo, eu estou  + / - e vc? >.<

Eu estava segurando o arco com ajuda do indicador mesmo! :c

Quando eu tento deixar o dedo médio no abalone, o ele e anular escorregam, acaba ficando o anular no abalone. rs

"Quando se levanta o mindinho a tendencia da mão ir subindo no arco é bastante"
O que seria "levantar o mindinho"? Deixar ele esticado ou perde contado dele  com o arco talves? 

O dedo mindinho tem que estar em cima do talão ou eu posso deixar nela parte da madeira que não tem nada em baixo?


Tamanho da minha mão em relação ao violino 4/4:
Abalone e dedo anular. O0gu

Um abraço e obrigado de novo!
Everson Siqueira
Everson Siqueira

Mensagens : 15
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Abalone e dedo anular. Empty Re: Abalone e dedo anular.

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/9/2013, 22:57

Everson Siqueira escreveu:Ola Leo, eu estou  + / - e vc? >.<

Eu estava segurando o arco com ajuda do indicador mesmo! :c

Quando eu tento deixar o dedo médio no abalone, o ele e anular escorregam, acaba ficando o anular no abalone. rs

"Quando se levanta o mindinho a tendencia da mão ir subindo no arco é bastante"
O que seria "levantar o mindinho"? Deixar ele esticado ou perde contado dele  com o arco talves? 

O dedo mindinho tem que estar em cima do talão ou eu posso deixar nela parte da madeira que não tem nada em baixo?


Tamanho da minha mão em relação ao violino 4/4:
Abalone e dedo anular. O0gu

Um abraço e obrigado de novo!

Olá, meu amigo! Estou bem graças a Deus.
.
Pode ver que no método Simon Fisher tem partes focadas na postura e empunhamento de arco. Existem exercícios onde você tem que segurar o arco com os dedos médio e anular e deixar muitas vezes o indicador levantando ou o mindinho. Justamente para treinar como se segurar o arco e entender a funcionalidade de cada dedo em cada região do arco.
.
Levantar o dedo mindinho é justamente quando  a mão se levanta, provocando o esticamento do dedo mindinho, deixando ele pouco funcional justamente no talão onde precisa estar muito dobrado para pode tirar o peso do talão, equilibrar o arco e limpar o som.
.
Na ponta não tem tanta importância o dedo mindinho não ter essa pressão, mas no talão estar dobrado e fazendo pressão para que o arco seja levantando é de fundamental importância.
.
O próprio Carl Flesh, ele dizia que tinha vários fundamentos dos dedos, braço, antebraço em determinada regiões do arco.
.
A tendencia da mão da gente é justamente virar o punho, dando pressão no indicador na ponta, porém no talão, dependendo da altura do seu braço, pode ser fundamental para ter um som apurado. Muita gente tem tendência de dobrar o punho no talão, isso faz com que o dedo mindinho fique esticado e não dobrado. O ideal é você fazer o mínimo de movimento com os dedos, deve estar relaxados, porém tem que estar muito dobrado o dedo mindinho justamente para que o sistema de supinação seja funcional.
.
O importante é você estar com o dedo anular no abalone. Certo? Quando a posição do dedo mindinho, vai depender do tamanho da sua mão. Ele pode até ficar dobrado em um sextado para fora (Diagonal) ou para dentro (Encima da vareta), é recomendável que fique antes do parafuso. Porém deve estar dobrado formando um quadrado.
.
O tamanho da mão não importa muito. Importante é você aplicar isso e que seja funcional.
.
Eu vi fitinhas adesivas no seu violino. Cara, arranca isso véio! Isso é mortal para afinação. S e quiser violinista de verdade, começe a afinar o dentilhado no ouvido. É um absurdo colar fitinhas adesivas no violino para tocar. Isso é somente para 1 semana quando o aluno esta decorando qual dedo é qual nota, depois que já sabe que o 1 dedo é o Lá na corda sol, deve tirar fitinhas, marcações, resto de cola, para trabalhar afinação conferindo os intervalos. Se ficar confiante na fitinha você nunca vai tocar afinado na vida.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abalone e dedo anular. Empty Re: Abalone e dedo anular.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos