Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Planejamento de estudo Iniciante I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Planejamento de estudo Iniciante I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Planejamento de estudo Iniciante I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Planejamento de estudo Iniciante I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Planejamento de estudo Iniciante I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Planejamento de estudo Iniciante I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Planejamento de estudo Iniciante I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Planejamento de estudo Iniciante I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Planejamento de estudo Iniciante I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
23 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 23 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Planejamento de estudo Iniciante

2 participantes

Ir para baixo

Planejamento de estudo Iniciante Empty Planejamento de estudo Iniciante

Mensagem  victor hugo_ccb 3/10/2013, 10:50

apdD irmão!! só de boa??

queria que o irmão me passasse um planejamento de estudo

específico pra quem quer começar do zero, (mas q ja saiba da teoria musical, claro!)

pois tenho um vizinho que gostaria que eu lhe ensina-se, mas naum sei por onde começo,

se tiver como o irmão me passar alguns exercícios iniciais, qual método mais adequado, 

duração de estudo para poder absorver o conteúdo, e algumas dicas ficarei grato,.

Deus abençõe, fica com Deus!!

victor hugo_ccb

Mensagens : 7
Pontos : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 02/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento de estudo Iniciante Empty Re: Planejamento de estudo Iniciante

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/10/2013, 21:09

victor hugo_ccb escreveu:apdD irmão!! só de boa??

queria que o irmão me passasse um planejamento de estudo

específico pra quem quer começar do zero, (mas q ja saiba da teoria musical, claro!)

pois tenho um vizinho que gostaria que eu lhe ensina-se, mas naum sei por onde começo,

se tiver como o irmão me passar alguns exercícios iniciais, qual método mais adequado, 

duração de estudo para poder absorver o conteúdo, e algumas dicas ficarei grato,.

Deus abençõe, fica com Deus!!
Amém, meu irmão! Só alegria comigo! Melhor estraga. rs*
.
O inicio de tudo ao ensinar é primeiros passos na teoria musical, inicio de leitura dos naturais, valores, passa um solfejo para ele estudar do Bona. Já trabalha com ele leitura ritmica com Adamo Prince, explica as funcionalidades do metronômo e indique para ele adquirir rapidamente um metronomo para os estudos do solfejo do Bona e leitura rítmica do Adamo Prince.
.
No instrumento é importante você explicar toda anatomia do instrumento, todas as partes, nomes etc. E ensinar a ele segurar o violino, empunhamento de arco correto preparando já para os movimentos de pronação e supinação. Divida o arco em duas partes para o estudo de corda solta já pensando em começar a resolver lentamente o flexibilidade do pulso na ponta.
.
Primeira coisa que deve passar é a respeito do ponto de contato. Procure passar para ele tocar encima do cavalete para aprender a ter um controle maior de arco. Na segunda semana você coloca ele no ponto de contato ao lado do cavalete já fazendo semibreves junto com o metronomo.
.
Você pode passar páginas do Lauoreux 1 e o Shinozaki 1 em corda solta a partir da 3 semana e já ensinar os movimentos de pronação e supinação.
.
Cada aluno tem um desenvolvimento diferente, portanto não se preocupe com o tempo e sim com qualidade nos estudos...
.
E quando o aluno já souber todas as notas dos dedos da mão esquerda, já pode passar o Ferrara fazendo um fortissimo trabalho de afinação nas 15 primeiras lições com diversas dinâmicas de arco, velocidade e tecnicas de expressividade.
.
Jamais, marque o braço do violino com fita adesiva, ensine a ele o trabalho de conferir os intervalos. Só é aceitavel as fitinhas adesivas na primeira semana que ensinar o dentilhado, onde fica o 1 dedo, 2 dedo, 3 dedo e 4 dedo na primeira posição, assim que o aluno decorou qual nota é qual dedo, arranque imeditamente e não deixe vestígios de cola. O maior absurdo e inaceitavel é marcar terceira posição ou quinta. Isso é coisa mais rídicula que um professor faz. Mostra toda incompetência dele ao ensinar.
.
Depois que tiver passado metades das páginas do Laoureux, pode iniciar os estudos com o Sevick op 1 e Sevick op 2.
.
Depois que terminar o Laoureux 1, você pode iniciar o book 1 do Hans Sitt para limpeza do som e técnicas diversas e assim que terminar o Ferrara, inicie os estudos do Hans Sitt book 2 posição fixa, não precisa passar todas as lições, porém escolha algumas de cada posição e aluno deve decorar e tocar sem partitura se possivel, depois já pode pegar as lições de portamento do Laoureux 3 e já iniciar os estudos de mudança de posição com o Hans Sitt book 3 ou Sevick op 8. Assim que terminar o Hans Sitt book 1, já comece os estudos do Kayser op 20 e se possivel o Polo para cordas duplas. Assim que terminar o Kayser já pode encarar o 42 estudos do Kreutzer.
.
Não existe método melhor ou mais adequado. O que existe é um professor que saiba aplicar  o método. Para um bom professor qualquer método é eficaz.
.
A diferença é que muitos apenas leem o método. Ler método nada adianta. Cada lição tem uma história. Ou seja uma técnica escondida a ser trabalhada. Não é uma questão de simplesmente tocar, mas sim de absorve as técnicas: flexibilidade do punho, tecnica de ligadura, técnicas de fraseado, tecnicas de entonação, dessinencias masculinas e femininas, métrica musical, ponto de contato, movimentos de pronação e supinação, detache, spiccato, tenuto, martellato, legatto e muito mais.
.
Importante é você passar história da música, pois cada periodo é diferente a tecnicas do violino. Um exemplo todo mundo faz errado por ignorancia é justamente apoggiatura do Barroco que é diferenciada de uma apoggiatura moderna. Mesma coisa é detache do barroco para o detache moderno. E claro dessinencias masculinas e femininas que tem por obrigação dar bastante enfase no Classicismo para frente!
.
Você pode passar teoria musical do Osvaldo Lacerda ou Bohumil Med e assim que ele terminar de aprender pode passar livros de harmonia do Almir Chediak ou Ian Guest. Quando a leitura ritmica assim que passar boa parte do Adamo Prince pode iniciar o livro do Pozzoli, Gramani e Orff.
.
Não se esqueça de passar muita escala para o aluno: maiores, diatonica, cromantica, menores pura, harmonia, melodica, cigana. Depois as demais ficam mais fáceis como Bachiana, Pentafonica, dodecafônica. 
.
A duração de aula para pratica do violino 50 minutos é o suficiente! O aluno não consegue absorver mais do que isso e nem dá tempo suficiente para colocar tudo em prática em menos de uma semana.
.
Já de teoria etc. Pode dar aula outro dia que não seja de violino pode passar até dos 50 minutos. Mas vai de cada aluno. Se ele conseguir absorver tudo rapidamente você pode aumentar o ritmo, caso não, 50 minutos no inicio é o suficiente.
.
Eu creio que você passar uns duetos com ele, como o Mazas ou Pleyel assim que ele tiver uma boa leitura e afinação, assim você toca junto com o aluno, inverta sempre os violinos primeiro e segundo. E já passa tecnicas de leitura e leitura a primeira vista. Isso ajuda demais o aluno tocar em duo ou em um grupo.
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento de estudo Iniciante Empty R: planejamento estudo!!

Mensagem  victor hugo_ccb 4/10/2013, 00:01

valew aew irmão, Deus abençõe, essas dicas são valiosíssimas,.

com uma rotina dessa, o cara fica craque,.

fica na paz,.

apdD!!

victor hugo_ccb

Mensagens : 7
Pontos : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 02/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento de estudo Iniciante Empty Re: Planejamento de estudo Iniciante

Mensagem  £ëø Mø®£ix 4/10/2013, 12:16

victor hugo_ccb escreveu:valew aew irmão, Deus abençõe, essas dicas são valiosíssimas,.

com uma rotina dessa, o cara fica craque,.

fica na paz,.

apdD!!

Amém, irmão. Na verdade isso é o básico do básico! Com o tempo ele pode seguir o caminho dele e se profissionalizar e procura uma evolução maior.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Planejamento de estudo Iniciante Empty Re: Planejamento de estudo Iniciante

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos