Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Qualidade sonora I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Qualidade sonora I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Qualidade sonora I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Qualidade sonora I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Qualidade sonora I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Qualidade sonora I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Qualidade sonora I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Qualidade sonora I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Qualidade sonora I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Qualidade sonora

5 participantes

Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Qualidade sonora

Mensagem  Newnation 21/12/2013, 14:45

Bom estou com uma dúvida, até que ponto o valor do violino se reflete em sua qualidade sonora? Fico deslumbrado com a beleza de alguns violinos que vi em site de luthieres e casas de venda de violinos. Até que ponto eu precisaria gastar para ter um violino que soasse o melhor possível, pois vejo violinos que passam até dos 100 mil em alguns sites.

Newnation

Mensagens : 72
Pontos : 105
Reputação : 23
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty res:

Mensagem  abnerram 23/12/2013, 08:15

newnation escreveu:Bom estou com uma dúvida, até que ponto o valor do violino se reflete em sua qualidade sonora? Fico deslumbrado com a beleza de alguns violinos que vi em site de luthieres e casas de venda de violinos. Até que ponto eu precisaria gastar para ter um violino que soasse o melhor possível, pois vejo violinos que passam até dos 100 mil em alguns sites.

Nao é exatamente o valor, e sim a qualidade sonora, mais se sabe dessa qualidade sonora só tocando o instrumento, um violino de fabrica bom que eu te indico são os da Mavis MV1417, MV1421, MV1419.
O verniz deles são a álcool, madeiras de boa qualidade, o corpo filetado a mão, e a fabricação é artesanal.


Ja os melhores mesmo sao os de luthier, primeiro antes de comprar toque-os, a média de preço é de 2000 pra cima. Violinos de uma qualidade boa novos mais ou menos 2000 á 4500. MAIS EU NÃO TE INDICO VIOLINOS DE LUTHIERS CHINESES, SAO MAIS BARATOS MAIS NAO SAO DE MUITA QUALIDADE
 
abnerram
abnerram

Mensagens : 24
Pontos : 49
Reputação : 4
Data de inscrição : 18/10/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/12/2013, 11:51

newnation escreveu:Bom estou com uma dúvida, até que ponto o valor do violino se reflete em sua qualidade sonora? Fico deslumbrado com a beleza de alguns violinos que vi em site de luthieres e casas de venda de violinos. Até que ponto eu precisaria gastar para ter um violino que soasse o melhor possível, pois vejo violinos que passam até dos 100 mil em alguns sites.
Olá meu amigo. Nem sempre violinos valiosos se refletem em qualidade. Na verdade muitos luthiers tem um nome estabelecido, pois já fizeram muitos violinos e ganharam muita fama, sendo prestigiado pelos músicos mais famoso, principalmente se você fizer um violino, pelo menos acertar um violino e por obra do destino algum músico solista ou da OSESP gostar, você realmente fará o seu nome justamente com outros músicos prestigiados e se tornara simbolo de qualidade, isso aumentara sua valorização que cobrará muito mais caros seus violinos e serviços. Mas não é porque você é caro que você é o melhor ou presta um serviço de qualidade acima dos demais, é uma questão de cair no gosto de algum músico famoso. Você estará comprando é o nome do luthier.
.
Outro caso é que quando mais antigo o violino, mais história ele tiver, maior será o preço, não quer dizer que isso se reflete em qualidade, mas você estará comprando a história do violino.
.
Conheço bons luthiers que não tem nome tão expressivo, mas prestam serviços de qualidade na fábrica de um violino que os mais famosos luthiers do Brasil, não prestam serviço de mesma qualidade. Mas vendem os seus violinos mais baratos, pois não tem nome que os famosos tem.
.
É claro que essas casas que vendem violinos supervalorizam muita coisa.
.
O violino é dividido por níveis, os violinos de R$ 2 mil até R$ 10,000 não tem muita diferença técnica, são do mesmo nível, não tem muita melhora, o preço tão diferente fica por conta do nome de quem fez o violino e talvez um violino um pouco mais rajado, mas a diferença praticamente não existe em termos de rendimento. Já violinos de R$ 10,000 até R$ 20,000 reais já sobem o nível, são mais bem construidos, matéria prima mais selecionada, soam bem melhores, assim sucessivamente.
.
Já violinos que valem milhões a diferença é exatamente mais a história e conservação do violino e o mercado de mercenários que exploram e o nome da familia que fez o violino. Um exemplos são os Stradivarius, vemos que muitos Stravidarius valem milhões, assim como os Amatis, Guarnieres, Del Gesus, Gasparo de Salo, etc, mas são violinos que valem mais a história e claro símbolo de perfeição da tradicionais familias cremonenses.
.
Um exemplo é mais perfeito violino Le Messias, porém a perfeição na simetria, mas quase não foi tocado desde sua construção, ele não soa tão bem como o Troppo Rosso do Joshue bell que foi tocado pelos melhores violinistas nesses séculos de construção. Com certeza o Troppo Rosso vale menos do que o Le Messias.
.
Por isso eu digo algo, o melhor violino é aquele que atende sua necessidade, não importa o valor que se pague e nem quem fez.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/12/2013, 12:15

abnerram escreveu:
newnation escreveu:Bom estou com uma dúvida, até que ponto o valor do violino se reflete em sua qualidade sonora? Fico deslumbrado com a beleza de alguns violinos que vi em site de luthieres e casas de venda de violinos. Até que ponto eu precisaria gastar para ter um violino que soasse o melhor possível, pois vejo violinos que passam até dos 100 mil em alguns sites.

Nao é exatamente o valor, e sim a qualidade sonora, mais se sabe dessa qualidade sonora só tocando o instrumento, um violino de fabrica bom que eu te indico são os da Mavis MV1417, MV1421, MV1419.
O verniz deles são a álcool, madeiras de boa qualidade, o corpo filetado a mão, e a fabricação é artesanal.


Ja os melhores mesmo sao os de luthier, primeiro antes de comprar toque-os, a média de preço é de 2000 pra cima. Violinos de uma qualidade boa novos mais ou menos 2000 á 4500. MAIS EU NÃO TE INDICO VIOLINOS DE LUTHIERS CHINESES, SAO MAIS BARATOS MAIS NAO SAO DE MUITA QUALIDADE
 

A Paz de Deus irmão.
.
Eu discordo de você em vários pontos. Primeiro os Mavis não são feitos artesanalmente. Eles são cortados a máquina assim como os Eagles, alguma coisa ou outra que é que ele fazem algum cuidado a mão, porém não é o mesmo cuidado que um luthier tem na construção artesanal.
.
A diferença é que a Mavis realmente aprendeu a fazer violinos, tem um cuidado maior do que a Eagle, pois a Eagle fabrica com madeira verde, não são tão cuidadosos quando colocação da barra harmônica etc. Mas me refiro isso aos tops de linha das duas fabricantes.
.
Não são todos os violinos da Mavis que são vernizes a base de álcool.
.
Portanto essa sua informação de que são artesanais é equivocada  e não condiz com a realidade. No site da Eagle diz a mesma coisa. Eles falam isso justamente para vender, mas quem entende de lutheria sabe que não é verdade essa informação.
.
Os violinos de luthiers, eles realmente são melhores, mas depende muito do luthier que construiu, já vi muitos Eagles devidamente regulados dando paus em violinos de de luthiers de R$ 2000 reais. Então isso que você afirmou é muito genérico e não é qualificativo em relação a verdade. Falo porque eu lido diariamente com os mais diversos violinos de várias fábricas, de vários luthiers e até violinos antigos.
.
Agora essa sua informação em relação aos violinos chineses artesanais é inverdade, cara. Eu lido demais com violinos chineses de autor. Eu posso afirmar é que chineses realmente aprenderam a fabricar violinos. E os chineses além de venderem muito mais baratos, realmente os violinos deles são muito superiores aos violinos fábricados artesanalmente no Brasil. Eles dão de lavadas em muitos luthiers brasileiros!
.
É claro que tem profissionais no Brasil extremamente competentes, mas o que eu vejo em cada 10 violinos, 9 chineses de autor são superiores aos violinos de luthiers brasileiros.
.
A China pegou má fama porque no inicio que entraram no ramo, eles não tinham conhecimento e fabricaram violinos extremamente ruins a baixo custo, os Parrots, Voggas são um belo exemplo, ainda mais o Gianini que passou a manufaturar os chineses de baixo custo depois que tiveram excelentes violinos na década de 1950, tudo isso contribuiu para que os chineses fosse taxados perjorativamente pelos violinistas no Brasil, porém as coisas mudaram, as fábricas chinesas evoluíram: Eagle, Mavis, dando uma excelente contribuição para que os brasileiros de baixa renda pudessem apreciar dessa arte do violino. Quem seriamos nós sem o chineses hoje em dia? Nunca tocaríamos violinos!
.
Só que os caras resolveram ir mais longe, foram estudar na Itália e estão produzindo violinos artesanais com excelente qualidade, tem verdadeiras obras primas vindo da China, mas nem tudo são flores, eles continuam relapsos quando a regulagem e alguns cuidados com os violinos, mas a construção em si e acabamentos melhoraram significativamente, se um violino de autor chinês estiver bem regulado e ajustado, ele certamente baterá muitos violinos de autores brasileiros, até porque um violino no Brasil com as taxas de importação que são praticadas, dificulta em muito a construção com um material de qualidade e o preço de mão de obra do brasileiro que é muito mais caro, resulta em um produto com maior valor, fora os impostos que pagamos, os chineses produzem com matéria prima de excelente qualidade a baixo custo e claro a mão de obra é super barata, fora a cultura deles que são diferente da nossa, pois o brasileiro é muito preguiçoso e relapso, achando que pode dar um jeitinho a brasileira toda hora, já os orientais são extremamente disciplinados, concentrados e quando resolvem fazer algo bem feito, conseguem fazer e vendem com um preço extremamente atrativo difícil de combater.
.
Reafirmo: violinos de luthiers chineses são baratos e de muita qualidade, não todos, mas a maioria!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  Newnation 28/12/2013, 06:15

Estou de olho no momento nos violinos do Ednei Zucatti e Walter Andriola, que estão na faixa de preço de 2000~3000 reais. Gostaria de saber se compensaria a aquisição do violino de um deles. No momento meu violino que mais me agrada é um chinês que comprei que gastei na faixa de 1000 reais.

Newnation

Mensagens : 72
Pontos : 105
Reputação : 23
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/12/2013, 07:23

newnation escreveu:Estou de olho no momento nos violinos do Ednei Zucatti e Walter Andriola, que estão na faixa de preço de 2000~3000 reais. Gostaria de saber se compensaria a aquisição do violino de um deles. No momento meu violino que mais me agrada é um chinês que comprei que gastei na faixa de 1000 reais.


Os violinos do Ednei são muito estranhos, mas prefiro nem comentar. Conheço alguns irmãos que não ficaram muito satisfeitos com o violino dele.
.
Quanto ao Walter Andriola, não comento, pois não tenho nada a declarar, nunca ouvir falar nem bem e nem mal.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  Jessé Ramos 5/1/2014, 09:37

£ëø Mø®£ix escreveu:
newnation escreveu:Estou de olho no momento nos violinos do Ednei Zucatti e Walter Andriola, que estão na faixa de preço de 2000~3000 reais. Gostaria de saber se compensaria a aquisição do violino de um deles. No momento meu violino que mais me agrada é um chinês que comprei que gastei na faixa de 1000 reais.


Os violinos do Ednei são muito estranhos, mas prefiro nem comentar. Conheço alguns irmãos que não ficaram muito satisfeitos com o violino dele.
.
Quanto ao Walter Andriola, não comento, pois não tenho nada a declarar, nunca ouvir falar nem bem e nem mal.

O tempo nos trás experiencias muito boas e uma delas vou te dizer, nunca compre um violino se vc não pode pegar-lo e testa-lo. É o maior erro do musico comprar um violino pela foto ou assistindo um videos de alguém tocando, se a pessoa estiver em uma sala grande o som que vai ser captado é um, se estiver no banheiro pequeno vai ser um som cheio, bonito de encantar e assim por diante. Se vc tem alguém que vc confia então peça a ele para comprar ou testa-lo de forma que não seja enganado... pelo que vi todos confiam no serviço do LEO, então de preferencia a ele mesmo que não tenha um violino bonito mais que seja bom...
    Uma vez estive com amigos e decidimos tocar, todos eram músicos a mais de dez anos, uma hora eu peguei a viola do nosso amigo e comecei a tocar, todos ficaram encantado com o som que eu tirei na viola dele e ele ficou espantado pois não sabia que a viola dele th um som daqueles... moral: muitos tocam de qualquer jeito não coloca amor no que esta fazendo, muitos dizem que toca com sentimento e dizem mentiras, vc pode ter um instrumento que muitos dizem ser ruin, mais se souber tocar e colocar sentimentos nele te garanto ser o diferencial no meio de muitos.

Jessé Ramos

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/1/2014, 16:31

Jessé Ramos escreveu:
O tempo nos trás experiencias muito boas e uma delas vou te dizer, nunca compre um violino se vc não pode pegar-lo e testa-lo. É o maior erro do musico comprar um violino pela foto ou assistindo um videos de alguém tocando, se a pessoa estiver em uma sala grande o som que vai ser captado é um, se estiver no banheiro pequeno vai ser um som cheio, bonito de encantar e assim por diante. Se vc tem alguém que vc confia então peça a ele para comprar ou testa-lo de forma que não seja enganado... pelo que vi todos confiam no serviço do LEO, então de preferencia a ele mesmo que não tenha um violino bonito mais que seja bom...
    Uma vez estive com amigos e decidimos tocar, todos eram músicos a mais de dez anos, uma hora eu peguei a viola do nosso amigo e comecei a tocar, todos ficaram encantado com o som que eu tirei na viola dele e ele ficou espantado pois não sabia que a viola dele th um som daqueles... moral: muitos tocam de qualquer jeito não coloca amor no que esta fazendo, muitos dizem que toca com sentimento e dizem mentiras, vc pode ter um instrumento que muitos dizem ser ruin, mais se souber tocar e colocar sentimentos nele te garanto ser o diferencial no meio de muitos.
É verdade, realmente nada substitui o toque no instrumento pessoalmente, existem muitos truques que se podem fazer ao gravar um vídeo.
.
Por isso eu convido a todos que venham pessoalmente testar o violino quando é possível e estão próximos e todos que compraram de mim, nunca reclamaram pelo contrário fizeram forte recomendação e acabei vendo para outras pessoas por indicação de quem comprou comigo.
.
Acho que a maior e melhor propaganda é justamente um serviço bem realizado e a indicação boca a boca da qual graças a Deus, sempre fui requisitado e recomendado.
.
Muitos luthiers fazem um baita site, colocam imagens 3D, mas não são nada daquilo que colocam no site. Certa vez eu fui comprar uma planta de violino com a esposa de um luthier ai de renome e site estupento, a mulher desconhecida o termo berço... Ao pergunta para o esposo dela sobre o que eu estava dizendo, o mesmo não sabia responder. Por isso eles tem medo de vir no Fórum ou participarem de outros fóruns, pois não sabem responder a muitas perguntas e não tem humildade suficiente para admitir que não sabem e aprenderem com alguém.
.
Para falar sinceramente, já testei vários violinos, não vou citar o nome dos luthiers, pois acho um pouco anti etico ficar criticando colegas, mas alguns dava dó de ver o violino, todo resregulados, violinos mal construidos, enfim mas porque os caras tem nome e um site bonito, vendiam a 7mil, 10 mil, 15 mil reais. Não vou me gabar, não é de meu minha natureza ficar falando do que eu faço ou deixo de fazer, mas podem perguntar as pessoas que eu prestei serviços se não fiz um trabalho com amor e dedicação da qual sairam satisfeitos com o resultado?!
.
Eu não me escondo, dou a possibilidade da pessoa testar o meu violino pessoalmente, pode me criticar, pois com critica é que eu vou evoluindo, corrigindo, buscando melhorar, aprendendo novas técnicas. Afinal vivemos em eterno aprendizado.
.
É claro que a técnica violinistica de cada pessoa, personalidade violinistica fazem a diferença, mas para falar a verdade, tem muita gente talentosa pagando uma fortuna para uns luthiers e o violino deles tem som de Parrot...
.
Esse é um dos motivos da qual eu não indico e não gosto de indicar luthier algum e nem loja, pois a gente vê certa coisas que o pessoal que não entende muito de lutheria não ve, tem muito luthier que vive apenas de aparência...
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  Newnation 6/1/2014, 03:48

Leo, voce ja estaria fabricando violinos, ou ainda trabalha mais com a parte de ajustes?

Newnation

Mensagens : 72
Pontos : 105
Reputação : 23
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  Jessé Ramos 6/1/2014, 14:03

Certa vez eu fui comprar uma planta de violino com a esposa de um luthier ai de renome e site estupento, a mulher desconhecida o termo berço... Ao pergunta para o esposo dela sobre o que eu estava dizendo, o mesmo não sabia responder. Por isso eles tem medo de vir no Fórum ou participarem de outros fóruns, pois não sabem responder a muitas perguntas e não tem humildade suficiente para admitir que não sabem e aprenderem com alguém.





Sei bem de quem esta falando... comprei essa mesma planta e no fim descobrir que nem ele a usa... é bem verdade que tem informações no projeto que é útil mais a maioria te joga no buraco... por ex: a medida do cavalete não serve para todos os violinos vai depender muito da madeira do tampo que ele esta usando, se for um tampo AAA ai sim mais e se for um tampo qualidade "C" e verde? Não vai dar certo, vai ficar um instrumento com qualidade péssima... 

Jessé Ramos

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/1/2014, 12:16

Jessé Ramos escreveu:
Sei bem de quem esta falando... comprei essa mesma planta e no fim descobrir que nem ele a usa... é bem verdade que tem informações no projeto que é útil mais a maioria te joga no buraco... por ex: a medida do cavalete não serve para todos os violinos vai depender muito da madeira do tampo que ele esta usando, se for um tampo AAA ai sim mais e se for um tampo qualidade "C" e verde? Não vai dar certo, vai ficar um instrumento com qualidade péssima... 

É aquela velha história que eu falo a respeito de tratar a música como arte e não como comércio. Eu creio se aplicar literalmente em relação a lutheria. Tem muita gente boazinha ai ensinando coisa errada, jogando informação falsa para confundir as pessoas, pois os mesmo não querem profissionais a altura ou melhor do que eles, então só ensina coisa ultrapassada e coisa de menor valor.
.
Nem vou comentar nada a respeito, pois eu acho que 99 por cento dos luthiers são apenas comerciantes, outros 1 por cento são artistas...
.
Infelismente temos muita gente ignorante no Brasil querendo apenas fazer o nome, mas não procura se informar, pois se tivessem um pouco de cultura, saberia que para fazer o nome deles é justamente prestando um serviço de qualidade e todo o dinheiro que eles forem pagos por tal serviço é fruto da dedicação, amor e conhecimento que ele adquiriu e prestou tal beneficio para as pessoas.
.
Infelismente eles só colocam o dinheiro acima de tudo. Esse é o mal da humanidade.
.
Por isso eu fiz intenção de não indicar mais nenhum luthier a ninguém e muito menos indicar loja alguma!
.
Pois eu tenho uma visão artistica da coisa, não comercial como a maioria dos luthiers e violinistas tem sobre a música.
.
Eu nem falo tudo que eu penso, pois se eu fosse falar muita gente iria ficar chateado comigo. Então eu busco a ética e justiça acima de tudo para comentar algo.
.
Por isso eu fico repetindo sempre as mesmas respostas, pois eles botam coisas erradas na cabeças das pessoas, já cansei de falar a respeito desses professores de lutheria da internet, são muito metódicos e repetem a mesma coisa como se fosse papagaios e não levam em conta que cada violino é tem medidas diferentes, mesmo sendo da mesma marca e modelo. Eles falam medidas como se fosse verdade absoluta e desse certo em qualquer violino do planeta. São verdadeiros ignorantes sem percepção e sem sensabilidade. Por isso os violinos deles soam igual Parrot e só fazem absurdos no violinos.
.
O luthier ele tem que ser muita percepção da realidade, pensamento e claro sensabilidade e não pode ser radical, tem que ser flexível ao aprender e botas suas técnicas em prática. Pois a teoria é importatíssima, mas a prática é fundamental e claro tem que adequar cada técnica aprendida a cada violino em especial, pois toda experiência com qualquer violino é um verdadeiro aprendizado, pois as medidas são diferentes e cada um responde de uma forma.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty A qualidade sonora....

Mensagem  VALTAIR GUEDES 27/11/2015, 15:22

Primeiramente sou novo no Fórum. É um imenso prazer estar aqui participando com vocês. Sou um novato no violino, apenas 07 (sete) anos jogando neste belíssimo instrumento. Meu instrumento é um 2013 (Walter Andriola). Indo ao assunto: A qualidade sonora de um violino depende da configuração, do ajuste que se fará no mesmo. Tenho um bom domínio em ajustar violino, tais como alma (sound post) e esculpir ponte (cavalete), informo ainda que eu possuo ferramentas para realizar tais atividades. Infelizmente a literatura no Brasil a respeito de Lutheria e cordas é pequena, as maiores escritas estão em Língua Inglesa. Um dos maiores Luthier do mundo (Peter Greiner) disse que a qualidade do instrumento está mais relacionado a confecção do que a qualidade da madeira, segundo Greiner ainda, o mesmo relata que ele leva mais tempo ajustando o instrumento do que confeccionando o mesmo. Meu violino quando comprei, o mesmo soava absolutamente áspero e exigia muito esforço para jogar com ele, após um trabalho longo de ajuste de alma (foram mais de 15 vezes que mudei a alma de posição) troca de cavalete, lixar e polir espelho; hoje meu instrumento soa quente, poderoso e focado, justamente o som que estava a procura. Claro, é preciso um bom jogo de cordas; costumo usar Warchal Brilliant (a sonoridade desta corda é uma mistura entre o som de Evah Pirazzi e Passione) e a tensão desta corda é bem menor que Pirazzi. O grande problema como o Leo tem relatado, a maioria dos Luthiers não só no Brasil, mas a nível mundial, simplesmente constrói o instrumento e se quer testa a qualidade sonora do mesmo; (com excessão de luthier que confeccionam instrumentos finos, comparados a Stradivari, que fabricam violinos para grandes spallas; exemplo de luthier é Peter Greiner, onde você deve esperar em média cinco anos na fila de espera para conseguir um instrumento dele e, ainda ele que seleciona sua clientela, pois para requisitar um instrumento dele, o mesmo precisa apresentar um curriculum respeitadíssimo).
 
Posso dizer com toda propriedade, já testei alguns violinos na faixa de preço do meu (3.000 $), nenhum deles me convenceu, olha, ainda mais quando testamos um outro instrumento diferente a que estamos habituado a jogar, sempre temos um impacto wou...que som..., até um violino de 13.000 $ que ouvi sendo tocado (som maravilhoso e esplêndido), no entanto, a jogabilidade era terrível, também não me convenceu. Meu violino tem textura no som, boa dose de foco, calor, ressonância, respostas, doçura, nuances e acima de tudo bom poder de corte; é claro não é nenhum instrumento fino que vale 15.000$ e acima, mas para meu nível, creio que não precisarei de outro tão cedo (pelo menos por mais algumas décadas).
Uma pequena observação: Quanto a troca de ponte (cavalete) eu não concordo que deve ser realizada anualmente (não vejo necessidade, para mim é desnecessário), pois ouvi dizer num fórum americano que o violinista Jascha Heiftz jogou com seu instrumento  por mais de uma década com a mesma ponte; agora o que eu acho interessante é manter as cordas "frescas", fazer a troca regularmente, entre três e sete meses no máximo, tudo depende da quantidade que você joga, eles não aguentam mais que 150 horas de jogo. Eu costumo realizar a troca a cada seis meses no máximo, ou até menos, quanto o verão está muito úmido. Se você não possui um bom domínio de Lutheria é importante levar seu instrumento pelo menos 1 vez a cada 18 meses no Luthier, para ser feita algumas correções.
Grande Abraçooo...

VALTAIR GUEDES

Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Qualidade sonora Empty Re: Qualidade sonora

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos