Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Rabicho solto de novo! I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Rabicho solto de novo! I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Rabicho solto de novo! I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Rabicho solto de novo! I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Rabicho solto de novo! I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Rabicho solto de novo! I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Rabicho solto de novo! I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Rabicho solto de novo! I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Rabicho solto de novo! I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Rabicho solto de novo!

3 participantes

Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Rabicho solto de novo!

Mensagem  Marcus V.S. 29/12/2013, 11:50

Membros, primeiramente uma boa tarde à todos.


Estava eu, deixando meu violino à "secar" fora do case, quando de repente, ouvi um estalo, depois fui ver, o rabicho solto sozinho! Coloquei o rabicho ainda mais apertado, ou seja, coloquei mais ainda a porca apertada.

Sabes que, quando cai o rabicho a força que ele vem em direção ao corpo do violino é terrível. O ruim disto tudo é que, arranha o violino todo... detalhe: o rabicho saiu sozinho. O que faz o rabicho soltar sozinho?

Nos concertos que você faz Léo... Você conserta arranhados do instrumento ou os deixa? Só uma curiosidade de lutheria mesmo. rs

Desde já agradeço as respostas!


Que o Criador os abençoe!
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/12/2013, 13:58

Marcus V. escreveu:Membros, primeiramente uma boa tarde à todos.


Estava eu, deixando meu violino à "secar" fora do case, quando de repente, ouvi um estalo, depois fui ver, o rabicho solto sozinho! Coloquei o rabicho ainda mais apertado, ou seja, coloquei mais ainda a porca apertada.

Sabes que, quando cai o rabicho a força que ele vem em direção ao corpo do violino é terrível. O ruim disto tudo é que, arranha o violino todo... detalhe: o rabicho saiu sozinho. O que faz o rabicho soltar sozinho?

Nos concertos que você faz Léo... Você conserta arranhados do instrumento ou os deixa? Só uma curiosidade de lutheria mesmo. rs

Desde já agradeço as respostas!


Que o Criador os abençoe!


O problema de ficar tirando o cavalete e soltando toda a hora a pressão das cordas é justamente tirar e colocar a tensão encima do rabicho, onde por algum motivo ele pode ficar meio deslocado da pestana inferior e provocar esses estralos e consequentemente exercer uma fortissima pressão no rabicho e acabar por estourar.
.
Muitas vezes pode acontecer isso justamente porque o anel do rabicho pode não encaixar corretamente no parafuso e bater com toda força contra o anel e acabar por desroscar violentamente do fio de nylon.
.
Pode acontecer também da ponta ficar torta e acaba por colocar ainda mais pressão sobre a rosca do fio.
.
Então deve recolocar o rabicho rosquei o rabicho, veja se ele é daquele que tem anel, porque quando estoura o anel voa longe, dificilmente vai achar o anel. Caso tiver anel na outra pronta é de anel. Então só você colocar anel, colocar a porca e rosquear, pegue um alicate de bico, com cuidado aperte a ponta que se abre e fecha que fica embaixo do anel, para isso você vai ter que empurra o rabicho para cima até quase o fim dele e tirar do do furo do encaixe do estandarte já rosqueado, depois só voltar ele empurrando para frente.
.
Cuidado ao apertar porque a porca rosqueada aberta ela é muito sensível, se apertar com demasiada pressão vai querer a porca. Faça isso nas duas pontas. Coloque depois no botão e monte o violino e afine.
.
Caso ele volte a soltar, não tem jeito, tem que substituir o rabicho. Pois ele já perdeu as linhas rosqueadas e não vai mais segurar a porca rosqueada.
.
Se no Rio for muito calor, pode ter sido um dos motivos para que o rabicho estourou, pode ter esquentado o fio, com a pressão demasiada por ficar tirando o cavalete ou soltando a pressão, agravou a situação e acabou estourando.
.
Quando é verniz goma laca, ela não solta lascas, pode riscar, mas é fácil reparar, fica impercetivel. Quando é verniz a óleo, fica difícil de reparar, então eu deixo os riscos. Já o verniz sintético, em geral eles soltam uma lasca, mesmo quando não se bate em lugar algum, pois o tempo faz ele se soltar, porém é difícil reparar uma lasca, já se for riscos, não foi muito grave, basta passar um polidor que eles somem, geralmente o polidor quando é superficial esfola um pouco o verniz e acaba reparando e cobrindo a área afetada.
.
Cada caso é um caso.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  Marcus V.S. 29/12/2013, 19:25

£ëø Mø®£ix escreveu:
O problema de ficar tirando o cavalete e soltando toda a hora a pressão das cordas é justamente tirar e colocar a tensão encima do rabicho, onde por algum motivo ele pode ficar meio deslocado da pestana inferior e provocar esses estralos e consequentemente exercer uma fortissima pressão no rabicho e acabar por estourar.
.
Muitas vezes pode acontecer isso justamente porque o anel do rabicho pode não encaixar corretamente no parafuso e bater com toda força contra o anel e acabar por desroscar violentamente do fio de nylon.
.
Pode acontecer também da ponta ficar torta e acaba por colocar ainda mais pressão sobre a rosca do fio.
.
Então deve recolocar o rabicho rosquei o rabicho, veja se ele é daquele que tem anel, porque quando estoura o anel voa longe, dificilmente vai achar o anel. Caso tiver anel na outra pronta é de anel. Então só você colocar anel, colocar a porca e rosquear, pegue um alicate de bico, com cuidado aperte a ponta que se abre e fecha que fica embaixo do anel, para isso você vai ter que empurra o rabicho para cima até quase o fim dele e tirar do do furo do encaixe do estandarte já rosqueado, depois só voltar ele empurrando para frente.
.
Cuidado ao apertar porque a porca rosqueada aberta ela é muito sensível, se apertar com demasiada pressão vai querer a porca. Faça isso nas duas pontas. Coloque depois no botão e monte o violino e afine.
.
Caso ele volte a soltar, não tem jeito, tem que substituir o rabicho. Pois ele já perdeu as linhas rosqueadas e não vai mais segurar a porca rosqueada.
.
Se no Rio for muito calor, pode ter sido um dos motivos para que o rabicho estourou, pode ter esquentado o fio, com a pressão demasiada por ficar tirando o cavalete ou soltando a pressão, agravou a situação e acabou estourando.
.
Quando é verniz goma laca, ela não solta lascas, pode riscar, mas é fácil reparar, fica impercetivel. Quando é verniz a óleo, fica difícil de reparar, então eu deixo os riscos. Já o verniz sintético, em geral eles soltam uma lasca, mesmo quando não se bate em lugar algum, pois o tempo faz ele se soltar, porém é difícil reparar uma lasca, já se for riscos, não foi muito grave, basta passar um polidor que eles somem, geralmente o polidor quando é superficial esfola um pouco o verniz e acaba reparando e cobrindo a área afetada.
.
Cada caso é um caso.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

O rabicho não arrebentou, mas não segurou a pressão. Aqui no Rio fez bastante calor ultimamente. Sempre deixo o violino fora do case, para secar mais rapidamente a madeira. Vou fazer tudo novamente, mas agora com esta dica do alicate.

Qual é o verniz do meu violino, visto que, foi tu que regulastes? Tem reparo para o meu tipo de verniz?


Agradeço suas respostas Léo, tem sido de grande ajuda. Tenha uma boa noite e que, o Eterno continue te abençoando. Afinal, estás ajudando um servo.
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/12/2013, 19:30

Marcus V. escreveu:
O rabicho não arrebentou, mas não segurou a pressão. Aqui no Rio fez bastante calor ultimamente. Sempre deixo o violino fora do case, para secar mais rapidamente a madeira. Vou fazer tudo novamente, mas agora com esta dica do alicate.

Qual é o verniz do meu violino, visto que, foi tu que regulastes? Tem reparo para o meu tipo de verniz?


Agradeço suas respostas Léo, tem sido de grande ajuda. Tenha uma boa noite e que, o Eterno continue te abençoando. Afinal, estás ajudando um servo.

Amém.
.
Eu nunca vi em toda minha vida um rabicho arrebentar, mas é como eu disse, ele perde a rosca do fio de nylon, por isso falamos que ele estourou. Mas não no sentido literal do negócio.
.
Verniz sintético é dificil reparar, mas se foi apenas um risco superficial, da para dar um jeito. Tira uma foto nítida envia para mim. Eu posso ver o que pode ser feito.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  Marcus V.S. 29/12/2013, 21:38

£ëø Mø®£ix escreveu:
Amém.
.
Eu nunca vi em toda minha vida um rabicho arrebentar, mas é como eu disse, ele perde a rosca do fio de nylon, por isso falamos que ele estourou. Mas não no sentido literal do negócio.
.
Verniz sintético é dificil reparar, mas se foi apenas um risco superficial, da para dar um jeito. Tira uma foto nítida envia para mim. Eu posso ver o que pode ser feito.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

Na verdade, este rabicho estava sem o anel já, somente com a porca. A primeira vez que o rabicho soltou, foi quando um professor estava afinando o meu violino e, o rabicho não segurou a pressão. Na verdade, o rabicho já veio com este problema. Agora mesmo, estava ajeitando as cordas do meu violino e, mais uma vez, o rabicho soltou.

A câmera do meu celular, não é boa para tiar foto de pertinho, mas eu tirei assim mesmo. Tirei a foto do arranhado mais profundo dos superficiais que o meu violino tem, por conta deste rabicho que solta. rs

Boa noite Léo. Fique na Paz do Criador.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 30/5/2017, 23:12, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Acréscimo de palavras)
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 30/12/2013, 07:11

Marcus V. escreveu:Na verdade, este rabicho estava sem o anel já, somente com a porca. A primeira vez que o rabicho soltou, foi quando um professor estava afinando o meu violino e, o rabicho não segurou a pressão. Na verdade, o rabicho já veio com este problema. Agora mesmo, estava ajeitando as cordas do meu violino e, mais uma vez, o rabicho soltou.

A câmera do meu celular, não é boa para tiar foto de pertinho, mas eu tirei assim mesmo. Tirei a foto do arranhado mais profundo dos superficiais que o meu violino tem, por conta deste rabicho que solta. rs

Boa noite Léo. Fique na Paz do Criador.

Mas quando o professor foi afinar que caiu o cavalete, você não relatou nada sobre o rabicho? Só falou que o professor foi afinar e caiu o cavalete! E outra, o violino eu afinei e diversas vezes, foi testado, toquei por algum tempo nele para testar, estava tudo ok, eu creio foi que o professor deve ter colocado pressão demais ao afinar em todas as cordas e com o calor do rio, pode desalinhado o roscamento. Única explicação plausível. Até mesmo porque o seu relato deixou claro que o tal professor não sabe afinar violino e quando o cavalete veio a cair o mesmo deixou assim, mostrando que ele realmente não sabe o que faz, infelismente.
.
Sem o anel, não vai parar.
.
O rabicho é uma das peças mais baratas do violino (Aqui custa R$ 5 a R$ 10 reais), vai em um loja ai no Rio, compra um rabicho 4/4 fio de nylon, quando você for comprar cordas, eu dou um desconto para você para suprir o valor do rabicho. Mas reafirmo que não tinha problema algum com o rabicho.
.
Assim resolvemos qualquer eventual problema, pois até hoje, nunca ninguém reclamou de mim e nunca tive qualquer problemas em qualquer estância.
.
Mas pelo amor de Deus, não fique soltando cordas, tirando o cavalete do lugar, mexendo no violino. Quem mexe no violino é luthier. O violinista ele tem apenas que olhar se o cavalete está no lugar e corrigir a inclinação e saber enrolar as cordas quando for substituir. É coisa muito básica mesmo.
.
Assim evita dores de cabeças e problemas.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  Marcus V.S. 30/12/2013, 12:33

£ëø Mø®£ix escreveu:
Marcus V. escreveu:Na verdade, este rabicho estava sem o anel já, somente com a porca. A primeira vez que o rabicho soltou, foi quando um professor estava afinando o meu violino e, o rabicho não segurou a pressão. Na verdade, o rabicho já veio com este problema. Agora mesmo, estava ajeitando as cordas do meu violino e, mais uma vez, o rabicho soltou.

A câmera do meu celular, não é boa para tiar foto de pertinho, mas eu tirei assim mesmo. Tirei a foto do arranhado mais profundo dos superficiais que o meu violino tem, por conta deste rabicho que solta. rs

Boa noite Léo. Fique na Paz do Criador.

Mas quando o professor foi afinar que caiu o cavalete, você não relatou nada sobre o rabicho? Só falou que o professor foi afinar e caiu o cavalete! E outra, o violino eu afinei e diversas vezes, foi testado, toquei por algum tempo nele para testar, estava tudo ok, eu creio foi que o professor deve ter colocado pressão demais ao afinar em todas as cordas e com o calor do rio, pode desalinhado o roscamento. Única explicação plausível. Até mesmo porque o seu relato deixou claro que o tal professor não sabe afinar violino e quando o cavalete veio a cair o mesmo deixou assim, mostrando que ele realmente não sabe o que faz, infelismente.
.
Sem o anel, não vai parar.
.
O rabicho é uma das peças mais baratas do violino (Aqui custa R$ 5 a R$ 10 reais), vai em um loja ai no Rio, compra um rabicho 4/4 fio de nylon, quando você for comprar cordas, eu dou um desconto para você para suprir o valor do rabicho. Mas reafirmo que não tinha problema algum com o rabicho.
.
Assim resolvemos qualquer eventual problema, pois até hoje, nunca ninguém reclamou de mim e nunca tive qualquer problemas em qualquer estância.
.
Mas pelo amor de Deus, não fique soltando cordas, tirando o cavalete do lugar, mexendo no violino. Quem mexe no violino é luthier. O violinista ele tem apenas que olhar se o cavalete está no lugar e corrigir a inclinação e saber enrolar as cordas quando for substituir. É coisa muito básica mesmo.
.
Assim evita dores de cabeças e problemas.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

Irmão... Longe de mim tal confusão! Eu sofro as consequências pelo aquilo que falei, pelo que me expressei mal e, por aquilo que não fiz.
Não estou aqui reclamando, como dissestes, apenas expondo os fatos reais. Jamais denegreria imagem de ninguém, até porque pelo o que eu sei até agora, tu és meu irmão no Messias. Irmãos tem a mesma essência, mais profundo do que um irmão de sangue.
Me perdoe, mas acho que interpretastes de forma errônea. Não expus em uma profundidade maior os fatos "naquele dia", devido meus conhecimentos musicais começarem a aflorar agora.
Sendo assim, nunca quis nem vou querer, reclamar de alguém, acredito que seja até difícil se eu estiver com a "razão."

Porquanto, volto a repetir caro irmão que, eu, sim, eu assumo o que eu fiz e o que eu não fiz.

Fique na Paz!
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 30/12/2013, 13:09

Marcus V. escreveu:
Irmão... Longe de mim tal confusão! Eu sofro as consequências pelo aquilo que falei, pelo que me expressei mal e, por aquilo que não fiz.
Não estou aqui reclamando, como dissestes, apenas expondo os fatos reais. Jamais denegreria imagem de ninguém, até porque pelo o que eu sei até agora, tu és meu irmão no Messias. Irmãos tem a mesma essência, mais profundo do que um irmão de sangue.
Me perdoe, mas acho que interpretastes de forma errônea. Não expus em uma profundidade maior os fatos "naquele dia", devido meus conhecimentos musicais começarem a aflorar agora.
Sendo assim, nunca quis nem vou querer, reclamar de alguém, acredito que seja até difícil se eu estiver com a "razão."

Porquanto, volto a repetir caro irmão que, eu, sim, eu assumo o que eu fiz e o que eu não fiz.

Fique na Paz!

O irmão, não fiquei chateado, eu sou aberto as críticas, pois se não houver críticas, como eu posso evoluir e melhorar meu serviço, porém é como eu disse, tenho certeza absoluta que o violino quando saiu de minhas mãos não tinha feito algum no rabicho ou em qualquer parte, eu creio que você recebeu o violino em perfeitas condições não é mesmo? Se não tivesse recebido, você deveria comunicar comigo, pois eu fiz o seguro do produto ao enviado, certamente eu acionária o seguro, é assim que eu oriento a todos que recebem produtos, lembro que você foi orientado para comunicar e claro teve todas as instruções por minha parte ao receber.
.
Então temos que concordar um com o outro que não estava com qualquer defeito, a quebra do rabicho se deu por outro fator, mesmo assim gentilmente e prontamente vou lhe enviar um rabicho novo lhe instruir toda a parte técnica como fazer a substituição do mesmo para que não tenha nenhum tipo de prejuízo.
.
Como eu disse todos esses anos vendendo violinos, regulando, nunca tive qualquer de reclamação ou problemas, mas sempre estamos sujeito a várias coisas da qual eu prontifico a resolver sem qualquer prejuízo para você.
.
O fato é que não foi enviado o violino com problema no rabicho, você pode atestar isso, mas como eu disse, estou aqui para resolver o problema e você ficar satisfeito comigo e não ter nenhum motivo para reclamar de qualquer coisa. Agora precisamos investigar a causa do problema para que não volte ocorrer e você venha ficar descontente comigo. Estarei enviando para você um rabicho novo e sem uso, só sugeri a respeito de comprar na loja do Rio, pois seria extremamente rápido e você não ficaria sem o violino, mas tenha certeza que mandarei para você um rabicho alemão que custa mais de R$ 20 reais. Não se preocupe, vamos resolver tudo e você ficará satisfeito.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  Marcus V.S. 30/12/2013, 15:01

£ëø Mø®£ix escreveu:
Marcus V. escreveu:
Irmão... Longe de mim tal confusão! Eu sofro as consequências pelo aquilo que falei, pelo que me expressei mal e, por aquilo que não fiz.
Não estou aqui reclamando, como dissestes, apenas expondo os fatos reais. Jamais denegreria imagem de ninguém, até porque pelo o que eu sei até agora, tu és meu irmão no Messias. Irmãos tem a mesma essência, mais profundo do que um irmão de sangue.
Me perdoe, mas acho que interpretastes de forma errônea. Não expus em uma profundidade maior os fatos "naquele dia", devido meus conhecimentos musicais começarem a aflorar agora.
Sendo assim, nunca quis nem vou querer, reclamar de alguém, acredito que seja até difícil se eu estiver com a "razão."

Porquanto, volto a repetir caro irmão que, eu, sim, eu assumo o que eu fiz e o que eu não fiz.

Fique na Paz!

O irmão, não fiquei chateado, eu sou aberto as críticas, pois se não houver críticas, como eu posso evoluir e melhorar meu serviço, porém é como eu disse, tenho certeza absoluta que o violino quando saiu de minhas mãos não tinha feito algum no rabicho ou em qualquer parte, eu creio que você recebeu o violino em perfeitas condições não é mesmo? Se não tivesse recebido, você deveria comunicar comigo, pois eu fiz o seguro do produto ao enviado, certamente eu acionária o seguro, é assim que eu oriento a todos que recebem produtos, lembro que você foi orientado para comunicar e claro teve todas as instruções por minha parte ao receber.
.
Então temos que concordar um com o outro que não estava com qualquer defeito, a quebra do rabicho se deu por outro fator, mesmo assim gentilmente e prontamente vou lhe enviar um rabicho novo lhe instruir toda a parte técnica como fazer a substituição do mesmo para que não tenha nenhum tipo de prejuízo.
.
Como eu disse todos esses anos vendendo violinos, regulando, nunca tive qualquer de reclamação ou problemas, mas sempre estamos sujeito a várias coisas da qual eu prontifico a resolver sem qualquer prejuízo para você.
.
O fato é que não foi enviado o violino com problema no rabicho, você pode atestar isso, mas como eu disse, estou aqui para resolver o problema e você ficar satisfeito comigo e não ter nenhum motivo para reclamar de qualquer coisa. Agora precisamos investigar a causa do problema para que não volte ocorrer e você venha ficar descontente comigo. Estarei enviando para você um rabicho novo e sem uso, só sugeri a respeito de comprar na loja do Rio, pois seria extremamente rápido e você não ficaria sem o violino, mas tenha certeza que mandarei para você um rabicho alemão que custa mais de R$ 20 reais. Não se preocupe, vamos resolver tudo e você ficará satisfeito.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

Meu irmão, estou satisfeito sim com o seu serviço. A culpa não foi sua de forma alguma; a culpa foi minha e, eu disse que, admito tal erro. Jamais fiquei chateado contigo.
Não acho justo isto, você não tem culpa de nada. Vou comprar o rabicho aqui no Rio, ficarei com os produtos, menos com o rabicho, visto que, não acho justo que, tu venhas pagar pelo erro que cometi. Me perdoe, meu caro e amado irmão. Porém, olha não faças tal!
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 31/12/2013, 08:52

Marcus V. escreveu:
Meu irmão, estou satisfeito sim com o seu serviço. A culpa não foi sua de forma alguma; a culpa foi minha e, eu disse que, admito tal erro. Jamais fiquei chateado contigo.
Não acho justo isto, você não tem culpa de nada. Vou comprar o rabicho aqui no Rio, ficarei com os produtos, menos com o rabicho, visto que, não acho justo que, tu venhas pagar pelo erro que cometi. Me perdoe, meu caro e amado irmão. Porém, olha não faças tal!

Aceite como um presente o rabicho então! Um forte abraço. Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  Natan Cristao 1/1/2014, 22:35

Olha um dia o estandarte meu estourou, estava podre onde o rabicho segurava por causa de suor acumulado e bem atrás de um irmão na escolinha, graças a Deus não acertou ele!
Natan Cristao
Natan Cristao

Mensagens : 85
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/1/2014, 09:02

natanaelt2 escreveu:Olha um dia o estandarte meu estourou, estava podre onde o rabicho segurava por causa de suor acumulado e bem atrás de um irmão na escolinha, graças a Deus não acertou ele!
 
Isso pode acontecer irmão quando não se faz manutenção de ano em ano. Já vi um video de um solista famoso que não fazia manutenção no violino dele por achar que era papo furado de lutheir, no meio da apresentação o rabicho quebrou e acabou com a apresentação. Teve que levar ao luthier, foi só prejuízo. Se ele tivesse feito a manutenção anual no violino dele, certamente não passaria por vexame e nem teria dito tanto prejuízo.
.
Por isso é importante de ano em ano fazer a manutenção do violino para que ele fique em perfeito estado e no ponto máximo de sonoridade e tocabilidade.
.
Outro fator é em relação a limpeza, se não acabar de tocar e limpar, pode acontecer detrioração da madeira como você mesmo citou no caso do nosso irmão na escolinha e acontecer problemas dessa magnitude.
.
Um forte abraço. Deus te abençoe.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 30/5/2017, 23:15, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  Natan Cristao 2/1/2014, 12:13

Na verdade é que em Montes Claros (MG)  faz um calor muito forte, mas não tenho nada a reclamar se Deus quer assim eu tampo a boca! Aqui em casa  e de laje, imagina o suor que sai, muitas vezes não limpava bem nem deixava o violino aberto pra dormir, o case ficava fechado!

Deus é bom! xD
Natan Cristao
Natan Cristao

Mensagens : 85
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  Marcus V.S. 2/1/2014, 12:14

£ëø Mø®£ix escreveu:
Isso pode acontecer irmão quando não se faz manutenção de ano em ano. Já vi um video de um solista famoso que não fazia manutenção no violino dele por achar que era papo furado de lutheir, no meio da apresentação o rabicho quebrou e acabou com a apresentação. Teve que levar ao luthier, foi só prejuízo. Se ele tivesse feito a manutenção anual no violino dele, certamente não passaria por vexame e nem teria dito tanto prejuízo.
.
Por isso é importante de ano em ano fazer a manutenção do violino para que ele fique em perfeito estado e no ponto máximo de sonoridade e tocabilidade.
.
Outro fator é em relação a limpeza, se não acabar de tocar e limpar, pode acontecer detrioração da madeira como você mesmo citou no caso do nosso irmão na escolinha e acontecer problemas dessa magnitude.
.
Um forte abraço. Deus te abençoe.

Como se faz manutenção no estandarte, onde coloca o rabicho? Até ali deve fazer manutenção? Qual é a manutenção eficaz, digo, por completo?


Última edição por £ëø Mø®£ix em 30/5/2017, 23:16, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Erro de digitação e, acréscimo de palavras.)
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/1/2014, 10:28

Marcus V. escreveu:Como se faz manutenção no estandarte, onde coloca o rabicho? Até ali deve fazer manutenção? Qual é a manutenção eficaz, digo, por completo?

O estandarte não vai necessitar de manutenção, ele está tudo ok. Basta desroquear  a porca do rabicho, puxa pelo furo.
.
Coloque o novo rabicho da mesma forma que tirou o outro. Solte a porca, o anel, envia o rabicho nas dois orificios, coloque o anel e depois a porca.
.
Lembre-se que você precisa tirar a queixeira para fazer tal procedimento para retirar o estandarte e colocar o rabicho. Mede ele para que não fique muito comprido, deixe ele proximo da medida do anterior. Pode deixar 3 mm a mais de comprimento.
.
Depois so colocar o estandarte no lugar o rabicho no botão e queixeira. Afine o violino e pronto. É algo super simples e sem qualquer complicação.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  Marcus V.S. 3/1/2014, 12:27

£ëø Mø®£ix escreveu:
O estandarte não vai necessitar de manutenção, ele está tudo ok. Basta desroquear  a porca do rabicho, puxa pelo furo.
.
Coloque o novo rabicho da mesma forma que tirou o outro. Solte a porca, o anel, envia o rabicho nas dois orificios, coloque o anel e depois a porca.
.
Lembre-se que você precisa tirar a queixeira para fazer tal procedimento para retirar o estandarte e colocar o rabicho. Mede ele para que não fique muito comprido, deixe ele proximo da medida do anterior. Pode deixar 3 mm a mais de comprimento.
.
Depois so colocar o estandarte no lugar o rabicho no botão e queixeira. Afine o violino e pronto. É algo super simples e sem qualquer complicação.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


Na outra vez, coloquei o estandarte com o rabicho sem tirar a queixeira. Não sabia que tinha que, tirar a queixeira. Como se tira a queixeira?

E, como assim "não deixar muito comprido" (mais precisamente 3mm à menos)?

Meu irmão, pra você que conhece o instrumento é fácil, mas pra mim que estou começando agora... Só o meu Pai me capacitando. Me ajuda? rs
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/1/2014, 13:51

Marcus V. escreveu:Na outra vez, coloquei o estandarte com o rabicho sem tirar a queixeira. Não sabia que tinha que, tirar a queixeira. Como se tira a queixeira?

E, como assim "não deixar muito comprido" (mais precisamente 3mm à menos)?

Meu irmão, pra você que conhece o instrumento é fácil, mas pra mim que estou começando agora... Só o meu Pai me capacitando. Me ajuda? rs

Bom vamos lá! Eu penso que eu não fui muito claro, apenas fui objetivo, mas deveria ter sido um pouco mais esclarecedor em alguns pontos.
.
Sim você tem que tirar a quexeira, se não vai ter um baita trabalho para enviar o rabicho no comprimento certo. Ou no caso tirar o botão que é mais dificil ainda.
.
No caso do botão você vai precisar de uma ferramenta especial, mesmo assim não é muito fácil quando ele está emperrado para dentro. Então vamos descartar a opção de tirar o botão, mas você tentar girar ele para vê se solta com os seus dedos, mas eu creio que não vai conseguir.
.
Para se retirar a queixeira, observe que tem uma presilha de metal com duas hastes e dois furinhos em cada haste. Esses orificios serve para introdução de uma chavinha de queixeira. Ao desgirar no senti anti-horario a queixeira vai se soltar do corpo do violino.
.
Ela deve estar bem fixada, pois eu usei a chavinha. Não vai soltar tão facilmente. O que você pode fazer é pegar um clips maior de metal abrir ele e enfiar nos orificios e desgirar, porém lembre-se que é somente algo para improvisar da qual eu não gosto de ensinar pois sempre acaba em tragédia e sou muito conservador em relação a fazer sempre o que é certo e correto, mas existem momentos na vida em que não dispomos meios de fazer tudo conforme como gostariamos de fazer que é sempre o certo e o correto, nesse caso o uso da ferramenta apropriada. Como você não é luthier, não vai ter acesso a essa ferramenta tão facilmente sem comprar ela. Tudo para lutheria custa um bom preço.
.
Mas lembre-se que essa pequena improvisação a respeito do clips é extremamente perigoso você espetar o dedo ou machucar a mão e claro se você atravessar todo o orificio da haste, vai sair do outro lado e dar de cara com o verniz do instrumento, qualquer erro e movimento brusco vai arrancar uma lasca feia do verniz. É por sua conta e risco...
.
Novamente reafirmo que eu não ensino e nem incentivo ninguém a fazer tal coisa, muito menos divulgo tal procedimento, mas em uma emergência, até um palito de fósforo vira ferramenta, lembro que diversas vezes estava em aula e foram me chamar porque precisava fazer algo correndo em um violino que tinha se acidentado, eu usava as coisas que tinha a disposição, porém depois de um certo tempo as pessoas me chamando insistentemente para resolver problemas de emergência quando estava estudando na escola, acabei por começar a carregar algumas ferramentas principais dentro do estojo e bolsa escolar. Essa chavinha era indispensável, assim resolvia os problemas de forma rápida e objetiva, assim como a chave de alma.
.
Teve certa vez que um violino deu problema no meio do ensaio. Eu estava tocando o meu amigo me deu sinal. Enquando o maestro regia, eu dei o meu violino para o meu amigo tocar, desmotei ele inteiro para fazer o reparo sentado no meio da orquestra. Fiz o reparo, montei, enquando eles estava tocando o som era tão alto da orquestra, eu afinei o violino em quinta justas enquanto o pessoal ainda estava tocando, devolvi para o meu amigo, ele me devolveu o meu, o maestro fez cara de quem não acreditou no que fiz, só acreditou porque viu eu mexendo na quase na frente dele, fiz tudo em menos de 15 minutos, meu amigo não acreditou que eu consertei o violino dele dessa forma, todos tocando e um olho na partitura, um olho em mim desmontando o violino e ainda toquei mais 1 hora no ensaio. Eu tinha levado minhas ferramentas no case do meu violino, foi algo relativamente fácil e rápido.
.
Fiz muitas vezes isso, arrumando violinos de meus amigos no meio do ensaio.
.
Foi divertido essas experiências e bastante curiosas e grande aprendizado.
.
Quando ao rabicho, ele tem um comprimento Standart (Padrão) 4/4 mas as linhas da roscas são maiores justamente para permitir você colocar na medida certa do seu violino, pois cada violino tem um tipo de botão diferente, estandarte diferente, pestana inferior diferente, isso tem que ser ajustado na medida correta do seu violino. Basta você pegar o antigo rabicho e colocar na mesma medida do rabicho com defeito. Porém eu disse para você deixar uns 3 mm a mais no comprimento em relação a pestana inferior até o estandarte, pois vai diminuir um pouco a pressão do rabicho em relação a pestana inferior.
.
Qualquer dúvida estou a disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rabicho solto de novo! Empty Re: Rabicho solto de novo!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos