Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Mudança de posições durante uma execução I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Mudança de posições durante uma execução I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Mudança de posições durante uma execução I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Mudança de posições durante uma execução I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Mudança de posições durante uma execução I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Mudança de posições durante uma execução I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Mudança de posições durante uma execução I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Mudança de posições durante uma execução I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Mudança de posições durante uma execução I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Mudança de posições durante uma execução

2 participantes

Ir para baixo

Mudança de posições durante uma execução Empty Mudança de posições durante uma execução

Mensagem  Daniel Antunes 9/6/2017, 11:53

Prezados, uma boa tarde.


Tenho uma dúvida e não encontrei no fórum um tópico que abrangesse amplamente o assunto.

Ao efetuar alguma mudança de posições, há alguma regra para que seja realizada? Há alguma indicação nas partituras específicas para violino que não estejam indicadas no hinário da CCB? Ou essas mudanças podem ser feitas apenas pela vontade do violinista?

Fico no aguardo.


Deus que abençoe. 
Daniel Antunes
Daniel Antunes

Mensagens : 8
Pontos : 10
Reputação : 1
Data de inscrição : 03/03/2017
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de posições durante uma execução Empty Re: Mudança de posições durante uma execução

Mensagem  £ëø Mø®£ix 26/9/2017, 10:03

Daniel Antunes escreveu:Prezados, uma boa tarde.


Tenho uma dúvida e não encontrei no fórum um tópico que abrangesse amplamente o assunto.

Ao efetuar alguma mudança de posições, há alguma regra para que seja realizada? Há alguma indicação nas partituras específicas para violino que não estejam indicadas no hinário da CCB? Ou essas mudanças podem ser feitas apenas pela vontade do violinista?

Fico no aguardo.


Deus que abençoe. 

Amém meu querido irmão! Tudo bem contigo?
.
Bom respondendo sua pergunta: Não é bem assim. Tudo depende da tonalidade tocada, de qual nota em que você vai tocar anterior e a posterior, do fraseado e claro se é posição natural ou é oitavado! E claro a técnica do violinista!
.
Na verdade não devemos olhar o violino verticalmente, mas sim horizontalmente! O problema que no começo é díficil para o aluno. Por isso tocamos o que chamamos de primeira posição (Horizontalmente) ou posições fixas: 2, 3, 4, 5 e etc (Horizontalmente).
Na verdade o aluno deve aprender primeiros as posições fixas. Assim que dominar pelo menos as 5 primeiras posições com certa fluência, aí sim partir para mudanças de posições (Verticalmente).
.
O Segredo é sempre você olhar a tonalidade que você está tocando!
.
Quando se tem 3 sustenidos ou mais e 3 bemóis ou mais, o ideal é usar mudanças para 4 posição! Quando se tem 2 sustenidos ou 2 bemóis para baixo se usa a 3 posição. Seja na posição fixa natural ou posição oitavada!
.
Quando a pessoa dominar bem as mudanças de 3 e 4 posições nessa tonalidade pode começar principalmente na tonalidade de Do maior usar a 2 posição, fazendo um prévio estudo de qual dentilhado se aplica melhor cada posição. Para isso pegue um lápis e planeje qual o local e posição deve fazer a mudança! Risque o hinário até que fique natural seu raciocinio!
.
Tem casos em que você vai tocar na tonalidade com 2 sustenidos ou 2 bemóis e terá que partir da 1 para 3 posição e terá que mudar para 5 posição para alcança nota mais aguda, quando está oitavado. Um caso era o antigo hino 273 quando a tonalidade dele exigia que você tocasse da primeira mudando para 3 e tinha um Sol (Primeira nota suplementar superior), onde necessitava usar a 5 posição ou 6 posição! Tem casos você pode em vez de mudar para 5, pode mudar para 4 e fazer extensão de 4 dedo. O ideal é você variar nas técnicas para aprimorar todas as opções!
.
Pois o violino é um instrumento com várias possibilidades de se fazer algo. Não existe muito certo ou errado, mas sim várias técnicas para as mesmas coisas!
.
O importante é escolher bem a hora de mudar de posição! Para evitar o Glissando (Técnica do gato miado), você deve escolher muito bem a hora de mudar! Pois um glissando o outro fica bacana, mas todas as notas glissando fica brega e de mal gosto e mostra o despreparo e falta de técnica do violinista! Tem ter bom senso para usar o glissando! É 1 ou 2 notas apenas!
.
Como fazer isso? Geralmente olhe os fraseados, comece a enxergar o hino por frases. A hora ideal de mudar de posição é nas respirações, pausas, fermatas etc. Mas não é porque tem pausa que vai sair mudando atoa. Não! Na verdade tem antecipar as vezes.
.
Por exemplo: se tem uma nota muito alta você vai usar 4 dedo em outra posição, você pode antecipar a mudança na respiração antes da nota ou uma pausa. Enfim, você antecipará geralmente umas 4 notas ou mais se enxergar o fraseado todo. Então quando chegar na nota já estará preparado para executar o dentilhado dos dedos mais díficeis em posição já fixa. Não precisa mudar na nota, mas sim muda antes no fraseado no momento da respiração ou pausa!
.
Isso é ter tecnica refinada.
.
Na verdade a mudança de posição é para esconder o ardido (Estridência) da corda solta ou então para esconder a mudança de corda, pois sempre tem um harmônico no meio de duas notas e uma mudança de timbre e etc. Então tem frases que o ideal é fazer na mesma corda, subindo a posição, seja no natural ou então no oitavado e claro facilitar o golpe de arco e diminuir os movimentos brusco do braço (Arco ) ao trocar de corda!
.
Fora que fica lindo quando você sobe posição das cordas mais grossas, dá uma pureza no som e um harmônico lindo do que mudar de corda!
.
O bonito não é tocar oitavado toda hora, sim mudar de posição nas cordas grossas em posição natural.
.
Tem hinos que você começa tocando na corda sol (Posicao natural) e em vez de você toca notas na corda ré, fica mais bonito e técnica mais apurada e som mais puro e cristalino se você subir a corda sol na 3 posição, 2 posição, 4 posição e etc.
.
Para você ficar fera nisso, pega uma escala de 3 oitavas nas 12 tonalidades e estude. Você vai ver que vai conseguir subir até décima ou décima segunda posições com extrema facilidade.
.
Tem um estudo desenvolvido por nosso irmão Samuel Lima de Campinas, SP que eu acho fantástico a posição do dentilhado e mudanças de posição ele propõem nos estudos de escala!
.
Qualquer duvida estou a disposição!
.
Um forte abraço. Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos