Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
20 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 20 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

+2
Mayara Verginio
£ëø Mø®£ix
6 participantes

Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2011, 11:25

=========================

>>> Guia do Estudo Saudável <<<

=========================
.
Olá ventrílocos da mariposa marrom de madeira!
.
Para vocês que chegaram na idade do CONDOR tão cedo…Condor aqui, dor ali…
.
Tocar  de maneira  desenvolta,  livre  de  desconforto  físico,  de  problemas  técnicos,  e preocupações de qualquer ordem – é uma conquista que  todo músico almeja. Consegui-la é difícil, mas com um trabalho consistente é perfeitamente possível.
.
Este texto é um pequeno guia de propostas para um  tocar mais produtivo, alcançado através de modificações – muitas vezes pequenas – nos materiais, acessórios, no violino, nos hábitos de estudo e de vida. As modificações  sugeridas estão divididas em duas partes, das quais a primeira é composto de medidas a serem tomadas com o violino à mão para melhorar a prática e o desempenho musicais. A segunda contém sugestões de mudanças a serem feitas sem o violino, mas que indiretamente, influenciarão o desempenho também.
.

> Adaptação do violino e seus acessórios ao corpo do violinista: <
.
É primordial que o violino com o qual o músico pratica  seja adaptado para ele. Um violino mal  ajustado pode  ser uma  fonte  inesgotável de problemas  físicos.  Já  é  complicado para o corpo lidar com as demandas usuais do violino, então, o melhor a se fazer é minimizar o esforço, para que se maximizem os resultados.
.
Um  cavalete muito  alto,  por  exemplo,  além  de  dificultar  a  digitação,  sobretudo  em posições  altas,  pode  obrigar  o  violinista  a  fazer  muito  mais  esforço  para  tocar  que  o necessário.  O  ajuste  é  rápido,  custa  muito  pouco  e  a  diferença  é  enorme.  A  manutenção periódica do violino faz bem à saúde do instrumento e do instrumentista. Por  outro  lado,  alguns  problemas  são  um  pouco maiores.
.
Um  violino muito  grande para o violinista  (ocorrência usual em pessoas de baixa estatura que  tocam com violinos de proporção  inteira),  requer  muito  esforço  para  ser  tocado;  as  distâncias  e  o  desgaste  são proporcionalmente maiores. Geralmente, quando o violinista  tem de diminuir o  tamanho do violino,  e  trocar  aquele  instrumento  com o qual – por maior que  seja –  já  está habituado  a tocar, os  fatores que o  levam a hesitar para  fazer a  troca  são dois –  a perda  sentimental do violino antigo; e o medo de comprometer consideravelmente sua produção de som,  trocando seu  violino  de  tamanho  normal  por  um menor.
.
Esta  resistência  é  comum,  considerando  o tempo  que  o  instrumentista  passa  diariamente  com  o  violino,  e  tende  a  passar  tão  logo  o violinista se adapte ao novo instrumento. Ainda, há possibilidades de se negociar este tamanho menor, contatando um luthier para  construir  o  violino,  de modo  a  adaptar  a  proporção  do  instrumento  de  acordo  com  a necessidade do músico. O mesmo  acontece  com  os  acessórios  acoplados  ao  violino,  como  a  queixeira,  e  o suporte.
.
A forma da queixeira é de extrema importância para o apoio do instrumento no corpo –  já que ele não é e nem deve ser preso ao corpo do  instrumentista – pois é nela que o  lado esquerdo do maxilar pousa. De acordo com o formato do maxilar do violinista, a altura do seu pescoço  e  qual  a  posição mais  confortável  para  tocar, o  formato  e  a  altura  da  queixeira adequada são diferentes – e por isso, o violinista deve encontrar a queixeira certa para que não necessite ajustar o instrumento na posição o tempo todo.
.
Muitas  vezes  a  queixeira  é  escolhida  por  seu  desenho,  mas  essa  escolha  é  feita pensando no efeito estético que ela vai ter no violino. Na verdade a estética é secundária, e a queixeira deve ser avaliada pelo conforto que ela oferece ao músico, e não por sua beleza.
.
Com  relação  ao  suporte (Spalleira/Ombreira) a  abordagem  é  um  pouco  diferente,  tendo  em  vista  que  a maior parte dos suportes hoje comercializados oferece vários tipos de regulagem.  Em alguns casos o violinista tem o modelo mais indicado para ele, mas não sabe fazer um bom uso dos recursos que este acessório oferece.
.
Em geral, o violinista acaba por regular seu suporte numa altura muito maior do que a necessária,  visando  fixar  o  violino,  atitude  que  gera  uma  imobilização  da  cabeça  sobre  o violino, além de desequilíbrios na  relação entre a cabeça e pescoço, e a  relação destas duas regiões com o resto do corpo. A melhor maneira de encontrar a regulagem ideal é ter paciência e experimentar várias possibilidades. Se nenhuma ficar confortável, há inúmeros modelos, de formatos e regulagens diferentes, um deles com certeza se ajustará ao corpo do violinista perfeitamente.
.
Um  bom  arco é  outro  componente  importante  no  bem-estar  do  músico,  além  de assegurar todas as possibilidades técnico-interpretativas necessárias a uma prática que visa um alto  padrão  de  qualidade  geral.  Um  arco  de  qualidade  inferior  pode,  além  de  dificultar  a execução de determinados golpes de arco, exigir um esforço excessivo do membro  superior direito do violinista, gerando desconforto e um possível foco de lesões.
.
O tamanho, o peso, a curvatura e a elasticidade do arco devem ser ideais para o tipo de técnica que o violinista pratica e para o repertório que ele estuda. Ele é responsável pela maior parte  das  articulações  possíveis  na  execução  do  violino.  Portanto,  quanto  melhor  o  arco, maiores as chances de o instrumentista realizar tudo que sua técnica permite.
.
Existem algumas  soluções  recentes para adaptar  instrumento musical e acessórios ao corpo  do  instrumentista.  Exemplos  como  queixeiras  ortopédicas,  ou  violas  com  desenho diferenciado  (que  beneficiam  movimentação  do  braço  esquerdo  sobre  o  instrumento,  sem alterar o som produzido) são úteis e devem ser levados em conta.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 9/3/2015, 14:08, editado 4 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

Mensagem  Mayara Verginio 17/10/2011, 12:00

Spalleira eu demorei uns dois meses até descobrir a regulagem certa da bendita pra mim... haha
Ai as dores foram emboras... \o
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

Mensagem  Fernando Borges 17/10/2011, 14:19

Mayara Verginio escreveu:Spalleira eu demorei uns dois meses até descobrir a regulagem certa da bendita pra mim... haha
Ai as dores foram emboras... \o

hehehe a minha primeira espaleira soltou a espuma hehe
Fernando Borges
Fernando Borges

Mensagens : 84
Pontos : 89
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2011, 22:16

A minha espalheira é ruim para caramba, mas também não consegui uma espalheira que desse certo com o meu formato de ombro.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Guia do estudo saudável

Mensagem  Ozeias - MG 29/10/2011, 11:44

Violinista Morlix escreveu:A minha espalheira é ruim para caramba, mas também não consegui uma espalheira que desse certo com o meu formato de ombro.

Eu também tinha este problema, não conseguia espaleira que desse certo, daí eu comprei uma melhorzinha feita de madeira um pouquinho mais cara porém agora não consigo tocar sem ela, é anatomica encaixa perfeitamente e regula de acordo com a altura desejada tbm, vale a pena.
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/10/2011, 14:45

ozeias-mg escreveu:

Eu também tinha este problema, não conseguia espaleira que desse certo, daí eu comprei uma melhorzinha feita de madeira um pouquinho mais cara porém agora não consigo tocar sem ela, é anatomica encaixa perfeitamente e regula de acordo com a altura desejada tbm, vale a pena.

Qual você comprou e aonde você comprou. Tem foto dela? Meu professor trouxe uma dos EUA. É o bicho, chegou Quinta feira, ele deixou a Spalla do 2 violino e eu experiementar. Deu certinho com o meu ombro. É de madeira em formato anatomico!
.
Com frete e imposto e tudo pagou R$ 100,00. Mas como ele vende os produtos para mim ele trás por R$ 150,00.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty cordas violin

Mensagem  Aleki3419 28/11/2011, 13:45

ola, sou novato ak, toco junto c metais, sax, trumpet, qual corda seria melhor, a PIRASTRO N TONICA OU PIRASTRO CHOMCOR ( acho q é assim q escre, rsrs),

ps. ja q cada um tem sua preferencia, quero a opiniao de vcs.
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

Mensagem  Lucas Amorim 28/11/2011, 14:22

toquei varios anos sem espaleira, quando comprei a minha primeira espaleira uma Wolf, percebi a diferença, muito confortavel devido a sua forma anatomica.
Lucas Amorim
Lucas Amorim

Mensagens : 147
Pontos : 162
Reputação : 1
Data de inscrição : 10/07/2011
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/11/2011, 23:44

aleki3419 escreveu:ola, sou novato ak, toco junto c metais, sax, trumpet, qual corda seria melhor, a PIRASTRO N TONICA OU PIRASTRO CHOMCOR ( acho q é assim q escre, rsrs),

ps. ja q cada um tem sua preferencia, quero a opiniao de vcs.

Qual é teu objetivo? Fazer o violino gritar? É Pirastro Chomcor. Ela é de aço, deixa o som mais estridente, também é mais resistente, dura muito mais.
.
Agora é ter um som de qualidade, mais aveludado? Não precisa tocar tão alto? Use a Pirastro Tônica, é um pouco mais cara, mas é um som mais refinado, é de Perlon (Nylon refinado), vai deixar o violino com o som mais aveludado, também vai desfiar mais rapidamente do que a de aço.
.
Cada corda tem um uso especifico, tudo depende da regulagem do seu violino, tipo de cavalete, madeira da alma, regulagem do rabicho, qual tipo de madeira do kit de montagem. Foi regulado por um luthier?
.
Se for tocar muito alto e precise que o som do violino apareça, talvez a de aço seja melhor opção.
.
Eu prefiro cordas de Perlon, não gosto de cordas de aço, prefiro de aluminio.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/11/2011, 23:50

lucas amorim escreveu:toquei varios anos sem espaleira, quando comprei a minha primeira espaleira uma Wolf, percebi a diferença, muito confortavel devido a sua forma anatomica.

Eu comecei sem espalheira, mas como eu tenho um fisico um pouco mais pra o forte o que o fraco, tinha um pouco de dificuldade, quando coloquei a espalheira, melhorei em 1000%, mas as espalheiras que eu tive, não se adequadam ao meu tipo de ombro. Mesmo usando diversas regulagens.
.
O professor Samuel Pires, solista de Campinas, ao lecionar aulas para mim, disse que a melhor espalheira é a Kun fininha. Segundo ele é excelente. Meu cliente que deixou um violino para eu fazer regulagem tem um Kun, não tão fininha, não gostei muito. A única que até hoje se deu certo com meu ombro, foi que meu professor importou dos EUA.
.
Eu comprei um de madeira no estilo da dele, estou esperando chegar para ajustar ao meu ombro e tocar com ela no Festival Músicas nas Montanhas em Janeiro aqui em minha cidade de Poços de Caldas, MG.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber… Empty Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos