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Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…
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Mayara Verginio
£ëø Mø®£ix
6 participantes
Página 1 de 1
Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…
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>>> Guia do Estudo Saudável <<<
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.>>> Guia do Estudo Saudável <<<
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Olá ventrílocos da mariposa marrom de madeira!
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Para vocês que chegaram na idade do CONDOR tão cedo…Condor aqui, dor ali…
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Tocar de maneira desenvolta, livre de desconforto físico, de problemas técnicos, e preocupações de qualquer ordem – é uma conquista que todo músico almeja. Consegui-la é difícil, mas com um trabalho consistente é perfeitamente possível.
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Este texto é um pequeno guia de propostas para um tocar mais produtivo, alcançado através de modificações – muitas vezes pequenas – nos materiais, acessórios, no violino, nos hábitos de estudo e de vida. As modificações sugeridas estão divididas em duas partes, das quais a primeira é composto de medidas a serem tomadas com o violino à mão para melhorar a prática e o desempenho musicais. A segunda contém sugestões de mudanças a serem feitas sem o violino, mas que indiretamente, influenciarão o desempenho também.
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> Adaptação do violino e seus acessórios ao corpo do violinista: <
.É primordial que o violino com o qual o músico pratica seja adaptado para ele. Um violino mal ajustado pode ser uma fonte inesgotável de problemas físicos. Já é complicado para o corpo lidar com as demandas usuais do violino, então, o melhor a se fazer é minimizar o esforço, para que se maximizem os resultados.
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Um cavalete muito alto, por exemplo, além de dificultar a digitação, sobretudo em posições altas, pode obrigar o violinista a fazer muito mais esforço para tocar que o necessário. O ajuste é rápido, custa muito pouco e a diferença é enorme. A manutenção periódica do violino faz bem à saúde do instrumento e do instrumentista. Por outro lado, alguns problemas são um pouco maiores.
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Um violino muito grande para o violinista (ocorrência usual em pessoas de baixa estatura que tocam com violinos de proporção inteira), requer muito esforço para ser tocado; as distâncias e o desgaste são proporcionalmente maiores. Geralmente, quando o violinista tem de diminuir o tamanho do violino, e trocar aquele instrumento com o qual – por maior que seja – já está habituado a tocar, os fatores que o levam a hesitar para fazer a troca são dois – a perda sentimental do violino antigo; e o medo de comprometer consideravelmente sua produção de som, trocando seu violino de tamanho normal por um menor.
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Esta resistência é comum, considerando o tempo que o instrumentista passa diariamente com o violino, e tende a passar tão logo o violinista se adapte ao novo instrumento. Ainda, há possibilidades de se negociar este tamanho menor, contatando um luthier para construir o violino, de modo a adaptar a proporção do instrumento de acordo com a necessidade do músico. O mesmo acontece com os acessórios acoplados ao violino, como a queixeira, e o suporte.
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A forma da queixeira é de extrema importância para o apoio do instrumento no corpo – já que ele não é e nem deve ser preso ao corpo do instrumentista – pois é nela que o lado esquerdo do maxilar pousa. De acordo com o formato do maxilar do violinista, a altura do seu pescoço e qual a posição mais confortável para tocar, o formato e a altura da queixeira adequada são diferentes – e por isso, o violinista deve encontrar a queixeira certa para que não necessite ajustar o instrumento na posição o tempo todo.
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Muitas vezes a queixeira é escolhida por seu desenho, mas essa escolha é feita pensando no efeito estético que ela vai ter no violino. Na verdade a estética é secundária, e a queixeira deve ser avaliada pelo conforto que ela oferece ao músico, e não por sua beleza.
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Com relação ao suporte (Spalleira/Ombreira) a abordagem é um pouco diferente, tendo em vista que a maior parte dos suportes hoje comercializados oferece vários tipos de regulagem. Em alguns casos o violinista tem o modelo mais indicado para ele, mas não sabe fazer um bom uso dos recursos que este acessório oferece.
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Em geral, o violinista acaba por regular seu suporte numa altura muito maior do que a necessária, visando fixar o violino, atitude que gera uma imobilização da cabeça sobre o violino, além de desequilíbrios na relação entre a cabeça e pescoço, e a relação destas duas regiões com o resto do corpo. A melhor maneira de encontrar a regulagem ideal é ter paciência e experimentar várias possibilidades. Se nenhuma ficar confortável, há inúmeros modelos, de formatos e regulagens diferentes, um deles com certeza se ajustará ao corpo do violinista perfeitamente.
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Um bom arco é outro componente importante no bem-estar do músico, além de assegurar todas as possibilidades técnico-interpretativas necessárias a uma prática que visa um alto padrão de qualidade geral. Um arco de qualidade inferior pode, além de dificultar a execução de determinados golpes de arco, exigir um esforço excessivo do membro superior direito do violinista, gerando desconforto e um possível foco de lesões.
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O tamanho, o peso, a curvatura e a elasticidade do arco devem ser ideais para o tipo de técnica que o violinista pratica e para o repertório que ele estuda. Ele é responsável pela maior parte das articulações possíveis na execução do violino. Portanto, quanto melhor o arco, maiores as chances de o instrumentista realizar tudo que sua técnica permite.
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Existem algumas soluções recentes para adaptar instrumento musical e acessórios ao corpo do instrumentista. Exemplos como queixeiras ortopédicas, ou violas com desenho diferenciado (que beneficiam movimentação do braço esquerdo sobre o instrumento, sem alterar o som produzido) são úteis e devem ser levados em conta.
Última edição por £ëø Mø®£ix em 9/3/2015, 14:08, editado 4 vez(es)
Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…
Spalleira eu demorei uns dois meses até descobrir a regulagem certa da bendita pra mim... haha
Ai as dores foram emboras... \o
Ai as dores foram emboras... \o
Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…
Mayara Verginio escreveu:Spalleira eu demorei uns dois meses até descobrir a regulagem certa da bendita pra mim... haha
Ai as dores foram emboras... \o
hehehe a minha primeira espaleira soltou a espuma hehe
Fernando Borges- Mensagens : 84
Pontos : 89
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/05/2011
Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…
A minha espalheira é ruim para caramba, mas também não consegui uma espalheira que desse certo com o meu formato de ombro.
Guia do estudo saudável
Violinista Morlix escreveu:A minha espalheira é ruim para caramba, mas também não consegui uma espalheira que desse certo com o meu formato de ombro.
Eu também tinha este problema, não conseguia espaleira que desse certo, daí eu comprei uma melhorzinha feita de madeira um pouquinho mais cara porém agora não consigo tocar sem ela, é anatomica encaixa perfeitamente e regula de acordo com a altura desejada tbm, vale a pena.
Ozeias - MG- Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41
Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…
ozeias-mg escreveu:
Eu também tinha este problema, não conseguia espaleira que desse certo, daí eu comprei uma melhorzinha feita de madeira um pouquinho mais cara porém agora não consigo tocar sem ela, é anatomica encaixa perfeitamente e regula de acordo com a altura desejada tbm, vale a pena.
Qual você comprou e aonde você comprou. Tem foto dela? Meu professor trouxe uma dos EUA. É o bicho, chegou Quinta feira, ele deixou a Spalla do 2 violino e eu experiementar. Deu certinho com o meu ombro. É de madeira em formato anatomico!
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Com frete e imposto e tudo pagou R$ 100,00. Mas como ele vende os produtos para mim ele trás por R$ 150,00.
cordas violin
ola, sou novato ak, toco junto c metais, sax, trumpet, qual corda seria melhor, a PIRASTRO N TONICA OU PIRASTRO CHOMCOR ( acho q é assim q escre, rsrs),
ps. ja q cada um tem sua preferencia, quero a opiniao de vcs.
ps. ja q cada um tem sua preferencia, quero a opiniao de vcs.
Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…
toquei varios anos sem espaleira, quando comprei a minha primeira espaleira uma Wolf, percebi a diferença, muito confortavel devido a sua forma anatomica.
Lucas Amorim- Mensagens : 147
Pontos : 162
Reputação : 1
Data de inscrição : 10/07/2011
Idade : 39
Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…
aleki3419 escreveu:ola, sou novato ak, toco junto c metais, sax, trumpet, qual corda seria melhor, a PIRASTRO N TONICA OU PIRASTRO CHOMCOR ( acho q é assim q escre, rsrs),
ps. ja q cada um tem sua preferencia, quero a opiniao de vcs.
Qual é teu objetivo? Fazer o violino gritar? É Pirastro Chomcor. Ela é de aço, deixa o som mais estridente, também é mais resistente, dura muito mais.
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Agora é ter um som de qualidade, mais aveludado? Não precisa tocar tão alto? Use a Pirastro Tônica, é um pouco mais cara, mas é um som mais refinado, é de Perlon (Nylon refinado), vai deixar o violino com o som mais aveludado, também vai desfiar mais rapidamente do que a de aço.
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Cada corda tem um uso especifico, tudo depende da regulagem do seu violino, tipo de cavalete, madeira da alma, regulagem do rabicho, qual tipo de madeira do kit de montagem. Foi regulado por um luthier?
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Se for tocar muito alto e precise que o som do violino apareça, talvez a de aço seja melhor opção.
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Eu prefiro cordas de Perlon, não gosto de cordas de aço, prefiro de aluminio.
Re: Guia do Estudo Saudável – Todo violinista devia saber…
lucas amorim escreveu:toquei varios anos sem espaleira, quando comprei a minha primeira espaleira uma Wolf, percebi a diferença, muito confortavel devido a sua forma anatomica.
Eu comecei sem espalheira, mas como eu tenho um fisico um pouco mais pra o forte o que o fraco, tinha um pouco de dificuldade, quando coloquei a espalheira, melhorei em 1000%, mas as espalheiras que eu tive, não se adequadam ao meu tipo de ombro. Mesmo usando diversas regulagens.
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O professor Samuel Pires, solista de Campinas, ao lecionar aulas para mim, disse que a melhor espalheira é a Kun fininha. Segundo ele é excelente. Meu cliente que deixou um violino para eu fazer regulagem tem um Kun, não tão fininha, não gostei muito. A única que até hoje se deu certo com meu ombro, foi que meu professor importou dos EUA.
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Eu comprei um de madeira no estilo da dele, estou esperando chegar para ajustar ao meu ombro e tocar com ela no Festival Músicas nas Montanhas em Janeiro aqui em minha cidade de Poços de Caldas, MG.
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