Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

+11
Ozeias - MG
kenedi
Felipe Moral
Felipe Espíndola
Roberto
thiago.rbk
Mayara Verginio
LEIELEANDRO
Diego Manoel
guibasquerotto
£ëø Mø®£ix
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/2/2010, 01:49

===============================================

> Algumas técnicas usadas ao se tocar violino <

===============================================
.

> Pizzicato <
.
Os violinistas nem sempre usam o arco quando tocam - de vez em quando beliscam as cordas, o que é chamado de "pizzicato" (pronuncia-se pitzi-cato). Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, mas no balé Sylvia o compositor francês Delibes escreveu um movimento inteiro em que todos os instrumentos de corda deixam de lado seus arcos para tocar a famosa Polka-Pizzicato. Quando lêem na partitura a palavra "arco", os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.
.

> Tocando com surdina <
.
Fixando-se um grampo de madeira sobre o cavalete do violino, reduz-se a força das vibrações que alcançam a caixa de ressonância. Isso funciona com uma surdina, ou abafador de som. Violinos em surdina soam muito distantes e delicados. Os compositores usam os termos italianos "con sordini" (com surdina) e "senza sordini" (sem surdina).
.

> Sul ponticello <
.
Expressão italiana que significa "na pontezinha". Em partitura para violino, indica que o violinista deve passar o arco próximo ao cavalete, o que origina um som de timbre agudo, de arranhudura.
.

> Col legno <
.
O excitante começo de "Marte, o Mensageiro da Guerra", da suíte de Holst Os Planetas, apresenta as cordas soando com um curioso efeito estalado. É o que se chama col legno - "com a madeira". O arco é seguro de lado, de tal maneira que cada nota tocada a madeira do arco bata na corda.
.

> Vibrato <
.
Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. O dedo da mão esquerda que prende a corda oscila levemente, causando uma flutuação no tom e enriquecendo o som. O vibrato é usado sobretudo em notas longas. Alguns violinistas preferem não usá-lo quando tocam músicas muito antigas.
.

> Corda dupla <
.
"Corda dupla" significa tocar duas notas de uma só vez. Alguns compositores pedem acordes de três e até quatro notas, mas no violino não é possível tocar simultaneamente mais do que duas notas.
.

> Harmônicos <
.
São notas suaves, semelhantes às da flauta, produzidas pelo toque muito leve sobre a corda (sem pressionar a nota) e a delicada passagem do arco. São usadas com mais freqüência na música moderna.
.

> Glissando <
.
A palavra indica ao executante que deve escorregar o dedo sobre a corda, de uma nota a outra (o que permite que todos os sons interpostos sejam ouvidos). Os glissandos aparecem quase exclusivamente nas músicas do século XX.
.
Os instrumentos como o violino dependem da vibração das cordas para emitir som. As cordas vibram quando o arco passa por elas, mas produzem muito pouco som, que só fica suficientemente forte para ser ouvido quando as vibrações passam pelo cavalete para o corpo oco, ou caixa de ressonância do instrumento.
.
Os ouvidos ou ff são os orifícios que ajudam as vibrações geradas no corpo do instrumento a atingir o espaço externo e finalmente nossos ouvidos, onde se convertem em som.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 9/3/2015, 13:58, editado 3 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  guibasquerotto 2/3/2010, 03:50

cara, sem querer dar um de chato, mas vejo muitos irmãos da CCB que tocam "oitavado" e não param de glissar.
Parece um gato com dor de barriga.Fica feio pra caramba.
Mas e a preguiça que eles têm de aprender as demais posições.
Fui num ensaio e o irmão que sentou ao meu lado estava com o violino branco de breu. Ai fui tirar uma com a cara dele:
"Estudando muito?"
E ele:
"Não, ja sou oficializado."
Isso me deixou bravo

guibasquerotto

Mensagens : 12
Pontos : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Diego Manoel 11/3/2010, 00:44

Glissando

fato, como foi dito tem gente que faz o violino parecer um gato com isso.

Tp eu como musico, minha caracteristica marcante, é dar enfase na expressão, então depende da musica, umatecnica que fica bom em uma posica pode ficar horrivel em outra.

o Glissando por exemplo com suavidade adoro utilizar em musicas lentas e expresivas, quando temos uma nota para a outra com meio tom de diferença. de um Si para um dó por exemplo.

agora cada um é cada um né...

Diego Manoel

Mensagens : 8
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  guibasquerotto 11/3/2010, 19:02

Então, mas os irmãos da CCB eles querem tocar oitavado, só que não querem aprender as demais posições, pelo menos a 3ª.
Aí quando as notas são bem agudas eles saem da 1ª e vão parar na quinta.É aí que da aquela glissada.Quando ele acaba de dar a nota aguda, na 5ª posição, ele imediatamente volta para a primeira.
Eu acho isso feio.Agora numa musica que o autor pede expressivo ai sim.

guibasquerotto

Mensagens : 12
Pontos : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty glissando

Mensagem  LEIELEANDRO 11/11/2010, 11:03

Isto é verdade os irmão da CCB quando oficializão nã querem saber mais de estudar, isto é falta de incentivo pois eu sou um instrutor CCB de violino e quando eu oficializei na outra semana continuei indo nas aulas do mesmo jeito isto ja faz uns 3 anos.Por isso eu digo é falta de vontade do povo.

LEIELEANDRO

Mensagens : 1
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/1/2011, 11:30

(Guilherme)
O Glissar é uma técnica cigana. Você pode até glissar uma ou outra nota, o problema que na Congregação é muito exagerado, fica muito brega.
.
O grande problema não é glissar, é a falta de técnica, pouquissimos instrutores da Congregação sabe a técnica correta para mudar de posição e ter a noção exata e não glissar.
.
Para mudar de posição, você tem que literalmente deslizar o dedo de uma posição a outra (Da 1 para 3 posição, um exemplo), tem que deslizar o dedo sobre o espelho para o cerebro aprender a distância exata e ter noção ao calcular a distancia necessária para mudar de posição .
.
Para corrigir esse problema de glissar, a pessoa deve mudar de posição muito bem e ficar totalmente afinado. Só depois disso aprender a não glissar toda nota ao mudar de posição. Para isso deve levantar o dedo do espelho e mudar de posição e baixar o dedo para o espelho, mas não levantar o dedo da corda ao mudar, não pode perder o contato com a corda, pois isso é a referencia para aprender.
.
Meu instrutor da Congregação, chamava isso a "Técnica do gato miado".
.
É muita preguiça para aprender a técnica correta, pois isso exigi muita dedicação e estudo. É uma coisa chata para alguns, treinar 3 horas seguida a mesma coisa.
.
O problema não é aprender as 5 posições que exigem para oficializar, mas aprender a tocar a 1 posição afinado, nem isso eles conseguem. Eu acho que deveria baixar o programa mínimo para o exame e fazer a coisa bem feito, colocam muita coisa, mas fazem tudo de qualquer jeito. É rídiculo.
.
Eu morria de rir quando "os Paganini" da Igreja quando faziam aquelas coisas ridiculas de qualquer jeito. Ainda me chamavam de debochado.
.
Violino branco é falta de higiene. É um verdadeiro troféu, do tipo, de tanto tocar está cheio de breu. É ridiculo, tem que deixar o violino espelhado. Um colega meu de escolinha (Da minha época), dizia o que eu passava no violino pra ficar tão espelhado (Meu antigo violino). Eu falei só flanela seca. Ele não acreditou. Tem que e limpar, bicho.
.
Oficialização na Congregação, não quer dizer nada. É uma verdadeira piada.
.
Oficalização quer dizer que o músico passou todas as etapas e cumpriu todo o programa. Na prática isso não quer dizer é nada. Ninguém cumpri nem o minimo do programa da Igreja, todo o programa não é nem o minimo do conservátorio (1 ano). É uma vergonha.


(Diego Manoel)
Eu também gosto de efeitar e colocar extrema expressão, lembro que no meio do culto ou ensaio, muito emplogado com todo o clima, eu exagerava na expressão, sobressaia sobre meus irmãos da Igreja, via Deus visitando a irmadade, depois que terminava o culto vinha sempre alguns irmãos correndo falar comigo. Irmão, você estava inspirado, estava saindo virtude desse violino. É claro que isso porque eu estudava mais que os demais companheiros, tinha toda uma técnica, mas por minha personalidade e meu jeito de tocar, ficava marcante.
.
Deus visitava a irmandade, dava Gloria a Deus. Eu sai com a sensação do deve cumprido. Ofereci ao meu Deus o melhor de mim (Meu dizimo, tudo de mim).
.
Em um culto, uma certa irmã gritou furiosamente para mim. Pra quê tocar desse jeito? Em referencia aos demais músicos, por eu me sobressair em sonoridade, técnica e expressão.
.
Alguns encarregados criticando furiosamente (Principalmente um que toca violino, foi meu 1 instrutor). Ele estuda no conservátorio, mas pra que tocar dessa maneira.
.
Eu usava técnicas completamente diferentes dos demais músicos e tocar de forma completamente diferente. Isso me criou muitos problemas com os encarregados.
.
O grande lance na Congregação é expressividade.

(Guilherme)
Não é errar tocar oitavado.
.
Nos ensaios eu tocava tenor oitavado, ficava lindo, com muita expressividade.
.
Nos cultos só soprano oitavado.
.
O que acontece em sair da 1 posição para 5 poisção é você acertar o ponto exato, como eu disse é muito treino, tipo ficava mudando uma nota na 1 posiçãopara outra 5 posição, sabe por 1 hora, é complicado. Quem gosta de fazer isso? A pratica leva a perfeição. Como ninguém estuda hinos, muito menos os métodos, fica um gato miando e muito desafinado. É mais ou menos um jogador de futebol ou piloto de Formula 1, quem gosta de ficar fazendo exercicios fisicos? Só querem é jogar e correr. Mas tem que ter um preparo antes para não ter uma lesão ou rendimento baixo.
.
Existem músicas em que você muda da 1 posição para 7 posição, sem qualquer referencia. O som sai muito afinado e perfeito (Com grandes violinistas), acha que eles conseguem o nada? São 20 anos de estudos, diversos métodos, muitos estudos, concertos para chegar a um nivel aceitavel (Quase perfeição), veja o capricho 24 do Paganini? Os interpreter fazem coisas inacreditaveis, verdadeiros marabalismo, sem desafinar qualquer nota ou errar nenhum posição.
.
Não sou contra desde que estudem. Agora se não estudam o melhor é fase o básico sem inventar nada. Tocar na posição natural ou seja 1 posição.

(LEIELEANDRO)
.
Cara o problema é que nem quando não são oficializado eles estudam, apenas dão uma lida muito mal feita nos métodos. È ridiculo a forma que nossos irmãos tocam nas Congregação. Tocam de forma mediocre e nem querem evoluir, se sentem os novos Paganinis. Quem conhece de música, morre de rir.
.
Ja oficializei, faz anos, e estudo mais de 8 horas por dia todos os dias.
.
Eles são preguiçosos demais.
.
Quando é para Deus, fazem de qualquer jeito.
.
Eu sou instrutor da escolinha, já orientei a estudar, quais métodos devem estudar, mas o outro instrutor só incentiva os alunos a tocar uns hinos e não estudar métodos. Os alunos sempre vão pelo caminho mais fácil. Eu larguei mão!
.
Cada um faz o que quer.
Rolling Eyes


Última edição por Violinista Morlix em 5/11/2011, 23:01, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Mayara Verginio 23/2/2011, 09:51

Sou da Assembléia e digo, músicos com preguiça de estudar, músicos que querem fazer certas técnicas sem saber, músicos que amam oitavar mesmo sem saber as outras posições tem em todo lugar.
Sempre vamos acabar nos deparando com um, isso é fato.

Eu desconhecia totalmente a Col Legno até ler esse post, obrigada. Mais técnica para estudar. rsrs
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty o

Mensagem  thiago.rbk 9/9/2011, 18:02

Olha o violinista ccb apdd!

Concordo com a preguiça dos irmaos toco sempre q posso oficializei rapido pq estudo gostaria de saber se alguem tem o audio dos hans sitt me ajudaria mto!!!!(vc trabalha com musica pq cnseguir 8 horas diarias d estudos!)


e dos estuds sevcik todos? preciso desses audios urgentemente! admin vc fez oq conservatorio tenho vontade d fazer mais aonde moro n tem e acho q deve ser caro gostaria mto d melhorar minha tecnica pois toco szinh na minha comum sem organista e quanto mais som e tecnica melhor louvor!

o ruim e q não tenho quem me instrua a nivel conservatorio. pode me passar estudos? tecnicas e dicas?

deus abençoe

thiago.rbk

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Roberto 12/9/2011, 15:36

apdd... onde vc mora? olha metodo nivel de conservatorio e com audio muito bom é o suzuki aqui tem se nao me engano na partes de metodos baixa o metodo e o audios do cd ele é otimo recomendo se vc morar em sp na regiao do abc a prefeitura de ribeirao pires tem conservatorio de graça ok Deus abençõe
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Felipe Espíndola 13/9/2011, 14:21

Fala galera oia eu aqui de novo...rsrs

Pois é, eu com tudo dito aí em cima concordo com vcs, eu tmb sou da ccb e fui instrutor de cello quando morava em SP, mas como éra muito aluno de violino e pouco instrutor, eu ajudava nos violinos, e éra dificil pois, o pessoal só quer tocar e hino e ja basta, antes tocassem direitinho né, ainda bem que sempre tem um ou outro que se interessa e vai mais além, hj aqui no interior do RJ pensei que ia encontrar algo melhor ou pelo menos igual, mas é triste, acreditem se quiser...
Felipe Espíndola
Felipe Espíndola

Mensagens : 71
Pontos : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Felipe Moral 13/9/2011, 15:13

po cara show...

eu ja tinha lido mas nao tinha intendido o vibrato
Felipe Moral
Felipe Moral

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2011
Idade : 27

http://www.wix.com/moralfp/failvlog    Em BREVE o melhor site VL

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty podderiam me ensinar alguns tpos de tecnicas ?

Mensagem  kenedi 14/9/2011, 16:14

poderia me ensinar algumas tecnicas estou dispoto a me dedicar nos estudo mas nao tenho o que estudar

kenedi

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Roberto 14/9/2011, 18:26

vc toca muito tempo? ou toca alguma coisa pois o vibrato vc vai parendendo naturalmente bom pelo menos eu acho que vc nao aprende o vibrato do dia para noite







Felipe Moral escreveu:po cara show..
eu ja tinha lido mas nao tinha intendido o vibrato
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Roberto 14/9/2011, 18:29

olha para vc é digo mesa coisa baixa o suzuki metodo e o audio para vc tocar e fica acompanhando aqui no blog creio que tem os 2 se vc ja toca açguma coisa indico vc começar do volume 2 em diante ou se estiver começando baixa o volume 1



kenedi escreveu:poderia me ensinar algumas tecnicas estou dispoto a me dedicar nos estudo mas nao tenho o que estudar
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Convidad 15/9/2011, 16:11

roberto domingos escreveu:olha para vc é digo mesa coisa baixa o suzuki metodo e o audio para vc tocar e fica acompanhando aqui no blog creio que tem os 2 se vc ja toca açguma coisa indico vc começar do volume 2 em diante ou se estiver começando baixa o volume 1



kenedi escreveu:poderia me ensinar algumas tecnicas estou dispoto a me dedicar nos estudo mas nao tenho o que estudar


outro metodo muito bom e' o Han site (acho que e' assim que se escreve), tem muitas mudanca de arco, deixa vc com uma habilidade boa.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Roberto 16/9/2011, 16:17

site ele bom mesmo o volume 1 porém tem que saber alguma coisinha que le ja começa meio forte para iniciantes pois ele nao ensina notas e sem o dedos porem é otimo para quem ja toca pois ele é um metodo de tecnica de arco o volume 1 ja o 2 é posição e é bem dificil ele pois ja começa forte na segunda posição que é na minha opiniao é a mais dicicil de tocar
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Convidad 16/9/2011, 16:21

Roberto escreveu:site ele bom mesmo o volume 1 porém tem que saber alguma coisinha que le ja começa meio forte para iniciantes pois ele nao ensina notas e sem o dedos porem é otimo para quem ja toca pois ele é um metodo de tecnica de arco o volume 1 ja o 2 é posição e é bem dificil ele pois ja começa forte na segunda posição que é na minha opiniao é a mais dicicil de tocar



E' vc tem razao, ele ja e' para quem tem um conhecimento melhor, mas nas primeiras licoes para quem ja tem uma nocao basica, ele nao e' dificil,...... ele e' chato de estudar isso e' mesmo....rsrsrrsrs

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Ozeias - MG 5/11/2011, 14:50

muito bom este post muito bem explicado. Mais técnicas para estudar.
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Mayara Verginio 5/11/2011, 20:49

Estou estudando o método Ferrara agora que o Morlix me indicou, achei muitooo bom. ^^
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/11/2011, 23:19

Mayara Verginio escreveu:Sou da Assembléia e digo, músicos com preguiça de estudar, músicos que querem fazer certas técnicas sem saber, músicos que amam oitavar mesmo sem saber as outras posições tem em todo lugar.
Sempre vamos acabar nos deparando com um, isso é fato.

Eu desconhecia totalmente a Col Legno até ler esse post, obrigada. Mais técnica para estudar. rsrs

Eu acho que para fazer algo, devemos fazer bem feitos, principalmente para o Nosso Deus. Porque nós da Congregação somos irmãos da Assembléia. São igrejas irmãs. Apesar da diferenças nas doutrinas das nossas igrejas.
.
Falando só da parte musical, temos que aprimorar muito a nossas orquestras. Pelo menos nas Congregações, não falta músicos e técnicas mirabolantes. Parecem verdadeiros Paganinis, só que não sabem afinar nem decentemente a 1 posição, querem tocar 3 oitavas acima?!
.
Na Assembléia não sei quantos músicos tem em cada Igreja, pelo menos na minha cidade, parece que só alguns ministérios tem Orquestra (Madureira e do Bélem), pelo que eu vi a Orquestra do nossos irmãos da Assembléia tocando, faltou muita sonoridade. Eu não conseguia ouvir 20 e poucos violinos, só ouvia os metais e sax. Parecem que só tocam na 1 posição, o único que eu vi tocar em outra posição, foi só o chefe dos violinos.
.
Já na Congregação aparte ritmica e intensidade das nossas orquestras são os maiores problemas aliados a falta de um estudo decente, pois o que é preciso para oficializar não é nem primeira série no Conservátorio.
.
Mas parece que esses problemas não são exclusivo só das Congregações, mas sim um problema das Igrejas Evangelicas.


£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/11/2011, 23:44

thiago.rbk escreveu:Olha o violinista ccb apdd!

Concordo com a preguiça dos irmaos toco sempre q posso oficializei rapido pq estudo gostaria de saber se alguem tem o audio dos hans sitt me ajudaria mto!!!!(vc trabalha com musica pq cnseguir 8 horas diarias d estudos!)


e dos estuds sevcik todos? preciso desses audios urgentemente! admin vc fez oq conservatorio tenho vontade d fazer mais aonde moro n tem e acho q deve ser caro gostaria mto d melhorar minha tecnica pois toco szinh na minha comum sem organista e quanto mais som e tecnica melhor louvor!

o ruim e q não tenho quem me instrua a nivel conservatorio. pode me passar estudos? tecnicas e dicas?

deus abençoe


Sou músico profissional. O minimo de estudos da Sinfônica de Poços de Caldas são 6 horas diaria.
.
Não tenho Hans Sitt em aúdio, quem tiver poste para nós, fazendo o favor.
.
Eu faço Conservatório há 3 anos. Mas comecei na Igreja, como eu tive sérios problemas de postura, afinação, golpes de arco e ritmica (Caracteristicos dos violinistas da Congregação), fui procurar professor fora da Igreja. Pois Deus merece o nosso melhor (É assim que eu penso). Passei 1 ano só corrigindo vícios, afinação e postura e introduzindo expressividade, dinamicas de fraseados e dinamicas. Para isso tive de voltar ao 0. Isso mesmo nas cordas soltas treinando movimentos de pronação e supinação. Só depois partir para aprender técnicas do conservatório, mas ainda resta algum problema com a afinação e falta de maturidade.
.
Como eu não sou talentoso, meu progresso não é tão rápido como de uma pessoa tida como talentosa , mas cheguei ao Curso Técnico de Violino e na orquestra cheguei a 2 estante do 1 violino. Uma grande evolução para quem era
o última cadeira do 2 violino, a 2 anos atrás.
.
Bicho, eu posso passar técnicas e dicas, mas faça a pergunta que eu respondo segundo meus conhecimentos.
.
Muitas vezes é conversando que se resolve as coisas. Músico não é só tocar, tem que saber ler. Ler e compreender o que está lendo. Por isso para melhorar pesquise o máximo que conseguir.
.
Eu estou vendendo um Material de Pesquisa que vai ajudar muitas pessoas. Se quiser deixe o seu MSN e e-mail.


Última edição por Violinista Morlix em 6/11/2011, 12:40, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/11/2011, 12:55

Felipe.Espindola escreveu:Fala galera oia eu aqui de novo...rsrs

Pois é, eu com tudo dito aí em cima concordo com vcs, eu tmb sou da ccb e fui instrutor de cello quando morava em SP, mas como éra muito aluno de violino e pouco instrutor, eu ajudava nos violinos, e éra dificil pois, o pessoal só quer tocar e hino e ja basta, antes tocassem direitinho né, ainda bem que sempre tem um ou outro que se interessa e vai mais além, hj aqui no interior do RJ pensei que ia encontrar algo melhor ou pelo menos igual, mas é triste, acreditem se quiser...

Aqui na minha cidade, é triste. Pior de tudo que existe os Paganinis querendo tocar uma corda só e 3 oitavas acima. Eu dava boas risadas de certas pessoas que se passam por ridiculos. Principalmente por causa da arrogância.
.
Quem entende mesmo do assunto, acha uma piada alguns músicos da nossa Igreja. Não falo dos que tem dificuldades, mas sim daqueles metidos a Paganini e que nem tem noção do quanto são ridiculos.
.
Meu ex-instrutor, o som dele parece um zumbido de abelha, sem falar que ele pensa que toca viola da gambá, coloca o violino no peito como se fosse um violinista sertanejo. Fica fazendo graça tocando 3 oitavas acima. Ô cara sem noção. Ainda mete o pau nos músicos do conservatório, fala cada bobagem.
.
Segundo ele toca os Caprichos de Paganini de cor e salteado. rs*
.
Isso porque ele mal tocar o Laoureux 1 e 3, CCB e o Ferrara, imagina se tivesse estudado o Kayser?!




£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/11/2011, 13:07

Roberto escreveu:olha para vc é digo mesa coisa baixa o suzuki metodo e o audio para vc tocar e fica acompanhando aqui no blog creio que tem os 2 se vc ja toca açguma coisa indico vc começar do volume 2 em diante ou se estiver começando baixa o volume 1

Acredito que o Suzuki seja apenas um método completar, sua função é para ter um repertório para recital, e trabalhar a expressividade, dinamicas de fraseados e interpretação.
.
Acredito que só que tenha feito o Laoureux 1 possa estudar o Suzuki 1, Suzuki 2 já tenha feito o Ferrara, o Suzuki 3 já tenha Hans Sitt 20 primeiros lições, O Suzuki 4 já esteja passando o Kayser.
.
Pois música tem que tocar fluetemente, no andamento e muito afinado. Não pode ser aquela enrolação que fazemos nas escolinhas com o Schmoll.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/11/2011, 13:16

meu violino escreveu:

outro metodo muito bom e' o Han site (acho que e' assim que se escreve), tem muitas mudanca de arco, deixa vc com uma habilidade boa.

O Hans Sitt é um método alemão. As 20 primeiras lições são voltadas para técnica de arco, basicamente serve para limpar o som e preparar para pegar método mais bem elaborado como os 36 estudos do Kayser.

Da lição 21 até 80 não tem segredo e você não aprende uma técnica de arco nova. Apenas são para posições fixas e mudanças de posições. Então basta o aluno decorar a fôrma de mão em cada exercício. São muito repetitivos.

Já da 81 para 100 é puramente corda dupla.

O aluno que fizer os 100 estudos do Hans Sitt e o Kayser 36 Estudos estará apto a iniciar os 42 estudos do Kreutzer.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/11/2011, 13:32

Roberto escreveu:site ele bom mesmo o volume 1 porém tem que saber alguma coisinha que le ja começa meio forte para iniciantes pois ele nao ensina notas e sem o dedos porem é otimo para quem ja toca pois ele é um metodo de tecnica de arco o volume 1 ja o 2 é posição e é bem dificil ele pois ja começa forte na segunda posição que é na minha opiniao é a mais dicicil de tocar

O Hans Sitt é um método não de iniciante, mas de um aluno que já não é iniciante tão iniciante e já está passando para o nivel intermediário.

Ele não é um método forte como você disse. Apenas deve ser aplicado depois que passa um método base como o Laoureux 1 e o Ferrara.
.
Existem etapas no estudo de violino. Eu classificaria:
.
Iniciante (Inicia os primeiros estudos: Suzuki 1, Lauoureux 1, Schmoll e Ferrara)
.
Iniciante - Intermediário (Laoureux 2 e 3, Sevicks, Suzuki 2 e 3, Hans Sitt até a lição 40) Nessa etapa o aluno já deve tocar até a 5 posição afinados e com fluência.
.
Intermediário (36 estudos do Kayser, Suzuki 4 e 5, Hans Sitt dá lição 40 até a 100, Dont)
.
Intermediário - Avançado (Kreuzter, Mazas, Mozart, Beethoven)
.
Avançado (Rode, Wieniawski, Vivaldi)
.
Virtuoso (Paganini) Isso quer dizer já tocar tudo.
.
Fenomenal (Só o Paganini chegou a esse nivel, muito próximo a perfeição) Não tem mais o que tocar, tem que inventar técnicas revolucionárias.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/11/2011, 13:35

Mayara Verginio escreveu:Estou estudando o método Ferrara agora que o Morlix me indicou, achei muitooo bom. ^^

Eu chamo o Ferrara de Capricho dos iniciantes. É muito divertido. Daqui a um ano, você vai ver um belissimo progresso. Mas só um detalhe, existem segredos em cada lição. Não é só ler e sair tocando. Tem segredos em cada lição. Se quiser uns toque só me falar qual lição está estudando eu revelo o segredo da lição.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Mayara Verginio 6/11/2011, 18:44

Minha igreja tem apenas 8 violinos (quando estão todos), e realmente não são todas as assembleias que tem orquestra aqui mesmo da minha região só algumas do meu ministério que é o de Santo André e as da Madureira...
Mas a gente toca "alto" os metais não nos cobrem ou a gente toca alto pra compensar ou o maestro cobre a gente de bronca... rsrs


E quanto aos segredos do método Morlix eu aceito de todos se você não se importar... haha
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/11/2011, 19:06

Mayara Verginio escreveu:Minha igreja tem apenas 8 violinos (quando estão todos), e realmente não são todas as assembleias que tem orquestra aqui mesmo da minha região só algumas do meu ministério que é o de Santo André e as da Madureira...
Mas a gente toca "alto" os metais não nos cobrem ou a gente toca alto pra compensar ou o maestro cobre a gente de bronca... rsrs


E quanto aos segredos do método Morlix eu aceito de todos se você não se importar... haha

Só me dizer qual lição você está pegando. Eu olho no meu método e passo a técnica. rs*
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Mayara Verginio 6/11/2011, 19:12

Se a memoria não falha, estou na 15... xP
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/11/2011, 19:37

Mayara Verginio escreveu:Se a memoria não falha, estou na 15... xP

Sabe como funciona da lição 1 até a15? São lições de intervalos, essa técnica é puramente para afinar os dedos e gravar a fôrma mão.
.
O segredo dessas lições é fazer em várias articulações.
.
Mesmo ela estando escrita em seminimas, deve fazer ela com variações de tempo.
.
Faça sempre com o metrônomo!
.
Faça em 60 bpm:
.
1 em Minimas: Use todo o arco, levantando o cotovelo direito acima do arco. Tirar muita vibração da corda e manter o som limpo sem raspar, mantendo a pressão e velocidade do arco constante, equilibrando o som na ponta e talão.
.
2 em Seminimas: Usando o máximo de arco sem perder o controle e aderência (Não esquecer de levantar o braço direito acima do arco para jogar e distribuir todo o peso do arco sobre as cordas, deixando o pulso sem tensionar).
.
Pode fazer em duas velocidades 60 e 80 bpm.
.
3 em Colcheias (Ponta, meio e Talão): Na ponta articule muito o pulso, dobrando aos poucos até ficar bem flexivel, cuidado com a tendenite, faça aos poucos.
.
4 em Semicholcheias somente no meio do arco, sem mexer o braço e nem o anti-braço, mas só o pulso e fazendo o movimento de pronação e supinação (Muito importante).
.
5 fazer o mais rápido que conseguir.

.
Não esquecer que por ser um exercício de intervalos, você deve bater uma nota, bater a próxima nota. Se errou a afinação, volte no intervalo anterior e afine novamente, fazendo as passagens diversas vezes mesmo que esteja afinado. Só assim pra gravar a distância da passagem do intervalo para o outro.
.
Na primeira nota já tem que fazer isso, confira com a corda solta. Pois se começar 1 nota errada, você vai tocar a 2 nota baseada na distância da 1, se tiver errado, vai soar afinado, mas na verdade vai estar desafinado. Por isso tem que afinar a 1 passagem com a corda solta.
.
Repetir os intervalos diversas vezes até o final da lição nas diversas articulações de arco.
.
Quando errar um intervalo não pare o arco, fique fazendo corda solta a articulação e volte no intervalo anterior ao que errou para refazer a passagem. Assim não vai perde o ritmo, pois é muito importante fazer todas as passagens no mesmo ritmo para gravar a afinação na cabeça.
.
Erramos a passagem e não a nota.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos