Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

+11
Ozeias - MG
kenedi
Felipe Moral
Felipe Espíndola
Roberto
thiago.rbk
Mayara Verginio
LEIELEANDRO
Diego Manoel
guibasquerotto
£ëø Mø®£ix
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Mayara Verginio 6/11/2011, 19:45

Grata pela dica. =]
Deus Abençoe. \o
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Lucas Amorim 12/12/2011, 06:05

Roberto escreveu:site ele bom mesmo o volume 1 porém tem que saber alguma coisinha que le ja começa meio forte para iniciantes pois ele nao ensina notas e sem o dedos porem é otimo para quem ja toca pois ele é um metodo de tecnica de arco o volume 1 ja o 2 é posição e é bem dificil ele pois ja começa forte na segunda posição que é na minha opiniao é a mais dicicil de tocar

Eu tbm achei a 2ª posição muito chata, e foi uma das ultimas posições que eu aprendi, fiquei com mais animo de estudá-la quando percebi que as musicas que eu mais gostava tinha que tocar com a segunda posição.
Lucas Amorim
Lucas Amorim

Mensagens : 147
Pontos : 162
Reputação : 1
Data de inscrição : 10/07/2011
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/1/2012, 22:40

Lucas Amorim escreveu:
Roberto escreveu:site ele bom mesmo o volume 1 porém tem que saber alguma coisinha que le ja começa meio forte para iniciantes pois ele nao ensina notas e sem o dedos porem é otimo para quem ja toca pois ele é um metodo de tecnica de arco o volume 1 ja o 2 é posição e é bem dificil ele pois ja começa forte na segunda posição que é na minha opiniao é a mais dicicil de tocar

Eu tbm achei a 2ª posição muito chata, e foi uma das ultimas posições que eu aprendi, fiquei com mais animo de estudá-la quando percebi que as musicas que eu mais gostava tinha que tocar com a segunda posição.

Cara, eu não tive menor problema com 2 posição. Não achei chato. Sempre tive muita facilidade com 2 posição.
.
Comecei no esquema do Schmol: 1 posição, 3 posição, 5 posição, 2 posição e 4 posição. Não gostei dessa metologia.
.
Agora to no Hans Sitt, que pega tudo em sequência. E as lições são excelentes para leitura do dentilhado. São um pouco mais dificieis do que o Schmoll, mas também que está no Hans Sitt é claro que se supoem que já tenha certa habilidade para tocar no andamento das lições.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Iniciante

Mensagem  Jonadson Pedroso 10/2/2012, 16:07

Meus parabéns. Site/fórum ótimo, muito bom mesmo(ainda estou aprendendo a navegar), acabei de me registrar, também sou da Congregação Cristã, ainda sou um iniciante praticamente e tenho muita vontade de aprender. Concordo com o tema abordado em um dos posts que estava lendo, sobre o método que os instrutores utilizam nas 'escolinhas', que ainda frequento, acho muito fraco, é dada uma atenção enorme nos hinos(praticamente só os hinos), que acho totalmente errado, acredito na utilização dos diversos métodos que existe e isto tem que ser passado para os alunos. É bem complicado no começo para os iniciantes, mas é imprescindível para o aprendizado. Citando-me como exemplo, na ''escolinha'' de música que frequento, praticamente não aprendo nada de novo, apenas são tocados hinos, não é passado conselhos sobre técnicas, não tem uma grade de métodos pra passar aos alunos, por isso as vezes fico até desanimado, pois no momento, eu estudo e trabalho e não tenho tempo pra estudar em um bom conservatório, sendo a 'escolinha' e os poucos treinos em casa a minha única saída. Por esse motivo tento aprender sozinho em casa, estou treinando bastante o Hans Sitt todos os dias, e o método da CCB, e as vezes toco na 3º posição pra melhorar um pouco a afinação. Aproveito para fazer uma pergunta: Na minha situação, qual é o próximo passo a dar, quais métodos seriam melhor aproveitados?

Jonadson Pedroso

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/2/2012, 22:24

Jonadson Pedroso escreveu:Meus parabéns. Site/fórum ótimo, muito bom mesmo(ainda estou aprendendo a navegar), acabei de me registrar, também sou da Congregação Cristã, ainda sou um iniciante praticamente e tenho muita vontade de aprender. Concordo com o tema abordado em um dos posts que estava lendo, sobre o método que os instrutores utilizam nas 'escolinhas', que ainda frequento, acho muito fraco, é dada uma atenção enorme nos hinos(praticamente só os hinos), que acho totalmente errado, acredito na utilização dos diversos métodos que existe e isto tem que ser passado para os alunos. É bem complicado no começo para os iniciantes, mas é imprescindível para o aprendizado. Citando-me como exemplo, na ''escolinha'' de música que frequento, praticamente não aprendo nada de novo, apenas são tocados hinos, não é passado conselhos sobre técnicas, não tem uma grade de métodos pra passar aos alunos, por isso as vezes fico até desanimado, pois no momento, eu estudo e trabalho e não tenho tempo pra estudar em um bom conservatório, sendo a 'escolinha' e os poucos treinos em casa a minha única saída. Por esse motivo tento aprender sozinho em casa, estou treinando bastante o Hans Sitt todos os dias, e o método da CCB, e as vezes toco na 3º posição pra melhorar um pouco a afinação. Aproveito para fazer uma pergunta: Na minha situação, qual é o próximo passo a dar, quais métodos seriam melhor aproveitados?

A Paz de Deus, querido irmão! Tudo bem contigo?
.
Desde já agradeço o apoio e as palavras de incentivo e carinho! Obrigado! Não mereço, pois ainda quero fazer um melhor trabalho com este fórum e outros projetos que estou começando a desenvolver.
.
A respeito do estudos na escolinha, são franquissimos mesmo.
.
Pois estudar é compreender e treinar os fundamentos, técnicas, interpretar, trabalhar a expressividade e etc.
.
Existe diferença em tocar e treinar ao estudar.
.
Tocar é você pegar a lição e simplesmente tocar.
.
Treinar é você pegar trecho por trecho e repetir quatrocentas mil vezes, procurando soluções técnicas, fazendo testes para descobrir a melhor maneira de aplicar isso em seus estudos e incorporar a sua técnica tudo que aprendeu com a lição.
.
Treinar fundamentos é mesma coisa do trabalho realizado por um jogador de futebol que treina, diversas vezes os fundamentos, ou seja, passe, depois ele treina, jogada ensaiada, cabeçada, chute, bola parada. Enfim, o jogador faz diversas vezes todos esses fundamentos no treino para depois ir ao campo e aplicar tudo isso no jogo da final da copa.
.
Os métodos são especificos para resolver problemas técnicos no violino atráves da orientação do professor.Por isso não existe método ruim, existe método mal aplicado.
.
Então o ideal é o professor te avaliar e dizer qual método é mais indicado para você. Problemas de postura? Afinação? Agilidade? Arco? Mudança de posição?
.
Então um bom professor vai saber qual é o método indicado para tal ocasição.
.
Mas existem métodos que são praticamente obrigatórios o estudo. Eu diria o Hans Sitt, Kayser 36 estudos e Kreutzer para obter uma boa técnica intermediária.
.
Métodos basicos existem vários para começar, mas o que eu mais gosto é o Laoureux 1, acho bom aplicar o Ferrara em conjunto. Eu chamo o Ferrara de os caprichos dos iniciantes. Dá uma boa técnica e da para trabalhar legal a afinação e articulações de arco nas 15 primeiras lições. Depois começa os exercicios em si.
.
O Hans Sitt é um método que nas 20 primeiras lições são fenomenais. Ele limpa bastante o som e deixa mais refinado, fora que o professor vai trabalhar diversas técnicas. Por ele ser um método musical e progressivo, da muito mais resultado.
.
Depois começa as lições de posições fixas, que eu acho excelente para trabalhar leitura e memorização do dentilhado.
.
Eu particularmente recomedaria você estudar o Laureux 1 e o Ferrara do CCB. Só depois que passar esses métodos pegar o Hans Sitt para apurar a técnica.
.
Você perde muito tempo estudando sozinho ou na escolinha da CCB. Cara tudo é perdido. Faz um esforço e faz pelo menos 2 anos de conservátorio. Depois de 2 anos, você vai se assustar com tudo que você vai tocar.
.
Tudo que você esta fazendo sozinho, não vai valer de nada. Nem o que você aprende nas escolinhas.
.
Se você quiser, eu vendo um vasto material de estudos, tem tudo que você vai precisar. Livros de harmonia, composição, regência, mais de 100 métodos de violino alguns com lições em mp3, livros e lutheria. Tem video aulas de violino e de lutheria. São mais de 20 anos de estudos. Desde o iniciante até ao virtuose. São 4 DVD mais de 12 Gigas de material. Se quiser só me adicionar no MSN violinistamorlix@hotmail.com
.
Algo importante para o seu aprendizado é ter um violino regulado. Pode ser até simples, mas tem que passar por mãos de um luthier para deixa-lo decente para tocar.
.
Se precisar de regular o seu violino, eu realizo tal serviço. O violino fica excelente.
.
Se precisar comprar um violino já regulado, feito a mão ou de fábrica modificado. Eu vendo violinos já regulados com cavalete de madeira alemã e alma de madeira alemã.
.
Só me dar um toque.
.
Só pegue 3 posição quando já tiver afinado muitttto bem a 1 posição. Nunca estude outra posição sem ter resolvido o problema de afinação com 1 posição. Pois a 1 posição vai ser sua referencia sempre para qualquer posição. É o som que você vai ter na cabeça.
.
Qualquer dúvida não tenha receito em perguntar. Solte o verbo!
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Jonadson Pedroso 14/2/2012, 18:02

Amém,
Vou seguir estas dicas, já estou baixando esses métodos aqui do próprio fórum, e também vou tentar fazer um esforço e entrar em algum conservatório daqui da cidade mesmo, pra tentar pelo menos corrigir a postura, afinação..., essas coisas que a gente pega treinando sozinho sem um professor, apesar de aqui na minha cidade não ter nenhum bom conservatório, muito menos professores, que vem de fora dar aula e por isso cobram muuuito caro. Vou começar seguindo teu conselho, estudar o Ferrara, o Laoureux 1, e depois o Kayser 36 estudos e o Kreutzer,(haja tempo,kk ) juntamente com os que eu já tenho aqui em casa.

Agradeço pelos conselhos.


Jonadson Pedroso

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 14/2/2012, 22:43

Jonadson Pedroso escreveu:Amém,
Vou seguir estas dicas, já estou baixando esses métodos aqui do próprio fórum, e também vou tentar fazer um esforço e entrar em algum conservatório daqui da cidade mesmo, pra tentar pelo menos corrigir a postura, afinação..., essas coisas que a gente pega treinando sozinho sem um professor, apesar de aqui na minha cidade não ter nenhum bom conservatório, muito menos professores, que vem de fora dar aula e por isso cobram muuuito caro. Vou começar seguindo teu conselho, estudar o Ferrara, o Laoureux 1, e depois o Kayser 36 estudos e o Kreutzer,(haja tempo,kk ) juntamente com os que eu já tenho aqui em casa.

Agradeço pelos conselhos.


O importante não é estudar muitos métodos, mas sim estudar o que você pegar muito bem estudado. O lance é decorar a lição, não tocar olhando para partitura, mas ter uma partitura mental. Porque quando você se desligar de partitura, aí você presta atenção no som e movimentos que você está fazendo. Partitura só serve para deixa escrito as técnicas e músicas, mas fazer música é algo além da partitura. Basta decorar notas, arcadas e vai fluir tudo mais rápido em seus estudos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Everson Siqueira 24/9/2013, 12:59

Qual o nome da técnica que o tem mudar o sentido do arco sem perde o som da mesma nota?

A qual essa menina nao consegue fazer: 
https://youtu.be/Dm03rocz_tk?t=4m3s
Everson Siqueira
Everson Siqueira

Mensagens : 15
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Everson Amancio 24/9/2013, 15:43

Everson Siqueira escreveu:Qual o nome da técnica que o tem mudar o sentido do arco sem perde o som da mesma nota?

A qual essa menina nao consegue fazer: 
https://youtu.be/Dm03rocz_tk?t=4m3s

Se eu não me engano é LEGATO.
Everson Amancio
Everson Amancio

Mensagens : 30
Pontos : 33
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/11/2012
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/9/2013, 01:24

Everson Siqueira escreveu:Qual o nome da técnica que o tem mudar o sentido do arco sem perde o som da mesma nota?

A qual essa menina nao consegue fazer: 
https://youtu.be/Dm03rocz_tk?t=4m3s

Olá, meu carissimo amigo. Tudo bem? Está sumido!!!
.
Essa técnica é o legatto de mudança de sentido do arco. É uma técnica muito dificil de ser executada, faz parte do som filé e do som detache também.
.
Porém a diferença do Detache é apenas uma pequena e quase impercetivel interrupção no arco, pois a nota é semi-ligada. Enquando no legatto, tem por obrigação não ter corte no som do violino. É uma tecnica usada no Shinozaki e no Schmoll nas primeiras lições. É a execução é como uma bolinha de ping-pong onde você não pode parar o punho na mudança de sentindo do arco, porém nesses métodos é feito em escala. No caso da execução dessa moça é uma nota continua.
.
Na verdade existe uma técnica onde você vira o arco quando chegar nas extremidades do arco e ao desvirar já pega no outro sentido. É o que chamam de som filé. Mas tudo começa exatamente no aprendizado do verdadeiro som detache já se estuda o som continuou em todas as notas da escala, exercicios, lições de métodos e músicas.
.
É que chamo de Detache legatto. Que nada tem haver com o Detache da época do Barroco, sendo apenas mantido o mesmo movimento de braço da época do barroco, porém com outro som.
.
Se tiver mais dúvidas, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Everson Siqueira 8/10/2013, 23:29

Obrigado pelas respostas!

Eu ando sumido pq uns caras estão roubando fio de telefone do poste e eu acabo ficando sem net nessa brincadeira... :'(

Estou online pela net do celular agora.
Everson Siqueira
Everson Siqueira

Mensagens : 15
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 9/10/2013, 01:13

Everson Siqueira escreveu:Obrigado pelas respostas!

Eu ando sumido pq uns caras estão roubando fio de telefone do poste e eu acabo ficando sem net nessa brincadeira... :'(

Estou online pela net do celular agora.

Muda para via Satellite que acaba o problema. Bota antena dentro de casa. Ai acaba os problemas.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas técnicas usadas ao se tocar violino - Página 2 Empty Re: Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos