Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Dom da música e ministério na Igreja I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Dom da música e ministério na Igreja I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Dom da música e ministério na Igreja I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Dom da música e ministério na Igreja I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Dom da música e ministério na Igreja I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Dom da música e ministério na Igreja I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Dom da música e ministério na Igreja I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Dom da música e ministério na Igreja I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Dom da música e ministério na Igreja I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Dom da música e ministério na Igreja

+3
SamuelCremona
Weidy
£ëø Mø®£ix
7 participantes

Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/2/2010, 01:54

===========================

>>> Ser um ministro da música <<<

===========================

Todos sabem que na CCB, o músico para começar a tocar sem ser oficializado ele já é apresentado em oração e depois para a igreja.
.
Neste momento é considerado um “aspirante” ao Ministério da Música, mas já o exerce com certas limitações, como não ter liberdade para tocar fora da igreja comum.
.
Com o progresso e conclusão dos estudos, o músico presta exame para oficialização, e caso aprovado, ele é apresentado à Deus na oração, e apresentado aos músicos de sua região (no ensaio regional) e depois é apresentado à igreja de sua localidade. Como músico oficializado no “Ministério da Música”, usufrui da liberdade de tocar em qualquer orquestra da “CCB” em qualquer país do mundo, e tem ampla liberdade para pregar a Palavra.
.
E assim, é considerado pela Igreja um Ministro da Música. Qualquer disposição em contrário está mal informada ou mal intencionada.
.
Como você, tenho o prazer em ser Ministro da Música.
.

> O Ministério da Música na Bíblia <
.
A Sagrada Escritura nos ensina que o ministério de música é algo antigo e que foi instituído na casa de Deus através do Rei Davi. Ela nos mostra também como o ministério deve ser organizado e conduzido e de que forma a música serve de auxílio indispensável aos demais ministérios como o batismo, a pregação, e a evangelização.
.
Eis alguns dos eloqüentes exemplos que encontramos na bíblia sagrada.
.
I Sam 16,23: "E sempre que o espírito mau, permitido por Deus acometia o rei Saul, Davi tomava a harpa e tocava. Saul acalmava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o deixava". Vemos neste texto Saul atormentado por espíritos malignos, e libertado pela música ministrada por Davi com sua harpa. O ministério de música é aqui usado em seu aspecto libertador e curador, o que demonstra o seu grande poder e o auxílio que presta ao ministério de cura e libertação.
.
Rs 3,1 4-18: "Eliseu disse: ‘trazei-me um tocador de harpas.’ Apenas fez o tocador vibrar as cordas, veio a mão do Senhor sobre Eliseu... e ele profetizou dizendo: ‘Ele também vai entregar Moab em suas mãos.’" Nesta passagem nos deparamos com o fato de que Eliseu, embora fosse um grande profeta, ter precisado que o ministro de música viesse com a sua harpa tocar. Isto abriu espaço para o Espírito Santo inundar o profeta e levá-lo a profetizar a vitória do povo de Israel sobre o povo de Moabe.
.
Este fato nos leva a perceber como é fundamental o auxílio do ministério de música.
.
I Cor 15,16-22: "Davi disse aos chefes dos levitas que estabelecessem seus irmãos como cantores com instrumentos de música, cítaras, harpas e címbalos, para que sons vibrantes e alegres se fizessem ouvir. Os levitas constituíram Hemã, filhos de Joes, e dentre seus irmãos, Asaf, filhos de Baraquias... Zacarias, Osiel, Semiramot, Jaiel, Ani, Eliab... os porteiros. Os cantores Hemã, Asaf e Etã, tinham címbalos de bronze... Zacarias, Osiel, Semiramot... tinham cítaras em soprano..."
.
Ao ler este texto poderíamos perguntar para que tantos nomes e para que tantas especificações.
.
Na verdade, tudo isto é de fundamental importância pois nos ensina que o ministério de música era, para os levitas e para Davi, algo organizado e definido.
.
Também fica explícito de que não era algo improvisado, formado apenas na hora da necessidade.
.
O ministério de música deve ser planejado, estruturado e orado.
Se naquela época já era assim, quanto maior são as nossas responsabilidades atualmente e o dever pela dedicação.
E se os instrumentistas do mundo se esmeram horas a fio para aprimorar suas técnicas em favor apenas de si mesmos, quanto mais não devem os ministros de música bem instruídos para louvar o nosso Deus e senhor!
.

> Veja ainda: <
.
I Cor 14,15: "orarei com o espírito, mas orarei também com o entendimento, cantarei com o espírito, mas cantarei também com o entendimento."
.
Precisamos de boa técnica, mas, com ela e acima dela, da unção do Espírito Santo de Deus, inspirador de todo louvor.
Ef 5, 18-21: "Enchei-vos do Espírito e não vos embriagueis com vinho que é fonte de devassidão. Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais.
.
Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor."
.
Apoc 14,1-5: "Eis os escolhidos que traziam na fronte o nome dele e o nome de seu Pai. Ouvia, entretanto, um coro celeste semelhante ao ruído de muitas águas... cantavam como que um cântico novo... ninguém podia aprender este cântico, a não ser os escolhidos..." E para que os escolhidos cristãos aprendam a cantar este cântico novo é preciso que comecem agora , juntos com os músicos de Cristo a se abrirem a ação do Espírito Santo que nos move cantar. E louvar ao Senhor. "
.
O Ministério da Música é um dos mais tentados pelo adversário de nossas almas, em contrapartida também é um dos mais abençoados pelo nosso Deus que ama a Música profundamente.
.
“A música exalta o espírito humano, é criativa, auto-expressiva e permite a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.”
.
Use este material como apoio do processo educacional da postura do estudante de música. Todos os conceitos e artigos sobre música atendem diferentes aspectos do desenvolvimento humano (físico, mental, social, emocional e espiritual), favorecendo o bem-estar e o crescimento das potencialidades do estudante, pois fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.
.
Você que é estudante de música, lembre-se que ao estudar qualquer instrumento, deve fazer com vontade e determinação; desempenhando o melhor de si com seriedade; lutando para aperfeiçoar o seu aprendizado na música e a cada dia dividir os seus conhecimentos no grupo de estudos. Assim teremos a possibilidade de nos aperfeiçoar como pessoas, com atenção a importância do respeito e consideração pelo seu próximo.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 9/3/2015, 13:54, editado 4 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  Convidad 19/1/2011, 11:21

muito bom esse assunto que vc questionou, parabens tbem sou musico oficializado, minha comum e sao paulo vila santa terezinha-pirituba, e e uma honra saber que faco parte dessa orquestra.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Ola

Mensagem  Weidy 29/3/2011, 18:41

Sou de la.
Sou musico toco violino.
Muito lindo o acompanhamento. Very Happy maravilnhoso
Weidy
Weidy

Mensagens : 8
Pontos : 17
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Orgulho de fazer parte desta orquestra

Mensagem  SamuelCremona 3/10/2011, 17:19

Também sou desta linda orquestra e sou oficializado faço comun em COlinas do Tocantins TO . Todos nós devemos agradecer a Deus este dom lindo que ele nos emprestou.
SamuelCremona
SamuelCremona

Mensagens : 3
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/10/2011, 20:17

Aos queridos irmãos! A Paz de Deus.
.
Obrigado por prestigiar a nossa comunidade!
.
Vim informar aos irmãos que estou vendendo Material de estudos. Vai servir muito bem como fonte de informação nas escolinhas da CCB de suas cidades.
.
Quem tiver interessado, entre em contato.
.
Abração!
.
Deus abençõe a todos!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  Rafaelmsilva 19/10/2011, 11:24

A Paz de Deus!

Queridos irmãos, O Senhor encheu meu coração de alegria quando descobri este site sobre música, (especificamente violino), mas, mais contente estou por encontrar os santos do Senhor neste fórum. O Senhor pôs o desejo da música no meu coração e tem me preparado os estudos nessa parte. Tenho avançado nas lições e estou prestes à praticar o instrumento (violino). Estou tendo uma certa dificuldade quanto à escolha do violino certo (marca, modelo, etc.), li alguns artigos sobre o assunto, e cheguei a conclusão que um bom violino mesmo custa muito caro, mas à nível de produção, qual marca seria a mais indicada? EAGLE, NHURESON, ROLIM, ETC. Me interessei por um Eagle VK-644 no valor de R$ 600,00, ouvi falar bem dele, procurei por modelos da Rolim, mas não são dos mais fáceis de se achar. Gostaria da ajuda dos irmãos. Desde já agradeço e que Deus abençoe à todos!
Rafaelmsilva
Rafaelmsilva

Mensagens : 2
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/10/2011, 23:43

Rafaelmsilva escreveu:A Paz de Deus!


Queridos irmãos, O Senhor encheu meu coração de alegria quando descobri este site sobre música, (especificamente violino), mas, mais contente estou por encontrar os santos do Senhor neste fórum. O Senhor pôs o desejo da música no meu coração e tem me preparado os estudos nessa parte. Tenho avançado nas lições e estou prestes à praticar o instrumento (violino). Estou tendo uma certa dificuldade quanto à escolha do violino certo (marca, modelo, etc.), li alguns artigos sobre  o assunto, e cheguei a conclusão que um bom violino mesmo custa muito caro, mas à nível de produção, qual marca seria a mais indicada? EAGLE, NHURESON, ROLIM, ETC. Me interessei por um Eagle VK-644 no valor de R$ 600,00, ouvi falar bem dele, procurei por modelos da Rolim, mas não são dos mais fáceis de se achar. Gostaria da ajuda dos irmãos. Desde já agradeço e que Deus abençoe à todos!

A Paz de Deus, irmão! Fico feliz pelo progresso e benção que Deus está colocando em suas mãos.
.
Bom já escrevi muito a respeito dos violinos. Pode pesquisar neste fórum a respeito das postagens que falam do Eagles VK 644.
.
Eu aconselho a comprar o Eagle VK 544 ou VK 644.
.
Este violinos estão a venda no site da irmã Ana Spina (Filha do irmão Miguel Spina).
.
Também um site que vende por um preço excelente é do www.musicalita.com.br
.
O Rolim, eu não aconselho, porque é feito com madeiras nacionais, não são tracionais na lutheria. Tem muitos lances a respeitos de violinos nacionais. Então eu não recomendo. Mas se quiser arriscar. Tem gente que gosta.
.
Leia a respeito no tópico Regulagens de Fábrica. Se precisar de regular o seu violino, estou a disposição do irmão. Só entrar em contato comigo.
.
Deus te abençoe!
.
Obrigado por prestigiar o nosso fórum. É uma grande honra ter pessoas de bem neste fórum que amam a Deus.
.
Fico feliz com todos os irmãos da Congregação, Batista, Assembléia, todos os evangelicos e também os católicos. Todos são bem vindos aqui. Este fórum abraça a todos com carinho.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 9/3/2015, 12:35, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  Rafaelmsilva 21/10/2011, 08:20

Olá,querido irmão.

Olhei o
site que me indicou e realmente os preços são bons,estou fazendo minhas
economias e acredito que tão breve conseguirei comprá-lo.
Com relação
ao tipo de acabamento do VK644,todos são do tipo envelhecido? pois vi
um desse tipo e além de ter achado maravilhoso ouvi dizer que a
sonorização é bem melhor,o que você pode me diz sobre isso?
Mudando um pouco o assunto,a cidade do irmão é Poços de Caldas,não é mesmo?
Onde você faz a sua comum?
E desde já, deixo o convite se vier aqui em BH, faça-nos uma visita,a minha comum fica no bairro Rio Branco.
A paz de Deus e que o Senhor continue derramando suas benção sobre ti.
Rafaelmsilva
Rafaelmsilva

Mensagens : 2
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  £ëø Mø®£ix 21/10/2011, 23:46

Rafaelmsilva escreveu:Olá,querido irmão.

Olhei o
site que me indicou e realmente os preços são bons,estou fazendo minhas
economias e acredito que tão breve conseguirei comprá-lo.
Com relação
ao tipo de acabamento do VK644,todos são do tipo envelhecido? pois vi
um desse tipo e além de ter achado maravilhoso ouvi dizer que a
sonorização é bem melhor,o que você pode me diz sobre isso?
Mudando um pouco o assunto,a cidade do irmão é Poços de Caldas,não é mesmo?
Onde você faz a sua comum?
E desde já, deixo o convite se vier aqui em BH, faça-nos uma visita,a minha comum fica no bairro Rio Branco.
A paz de Deus e que o Senhor continue derramando suas benção sobre ti.

São todos envelhecidos, mas os rajados e cor do verniz não são iguais. De 1 ano para cá os VK 644 estão cada vez mais feios e mal contruidos, mas por incrivel que pareça alguns estão com o som ótimo. Depois de regulados, ficaram muito bons mesmo.
.
O verniz está com o tom mais escuro, deixando de ser um caramelo para um quase mogno.
.
E os violinos estão com a madeira do tampo inferior menos rajadas. Vi um quase sem rajados.
.
Lembrando que quando mais rajado a madeira, significa que ela é mais envelhecida. Isso tem um impacto muito forte na sonoridade, pois esses rajados são aneis formados pelo tempo, por isso em teoria quando mais rajado, mais velho é a madeira.
.
Está série semi-profissional da Eagle feitas com madeiras maciças são extremamente superior na sonoridade, mas lembrando que só depois de regulado que ele pode ter todo o seu potencial exposto.
.
Leia o tópico regulagens básicas em violino de fábricas.
.
Tem um tópico que escrevi sobre o VK 644. Dê uma lida.
.
Se precisar de regulagens de violino, só me dar um toque.
.
Amém. Obrigado pelo convite. Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  viniciuss 15/1/2013, 18:44

Bom, eu não sou oficializado, só toco na RJM, mas no final de ano, eu fui para Curitiba, onde um primo meu é Cooperador de jovens, e eu toquei na comum dele.

E se não fosse por mim naquele dia, a orquestra ficaria sem nenhum violino.

viniciuss

Mensagens : 10
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  Aleki3419 15/1/2013, 19:26

viniciuss escreveu:Bom, eu não sou oficializado, só toco na RJM, mas no final de ano, eu fui para Curitiba, onde um primo meu é Cooperador de jovens, e eu toquei na comum dele.

E se não fosse por mim naquele dia, a orquestra ficaria sem nenhum violino.

é por ai q começa certa liberdade e é por isso q muito nao esforçam em oficializar (pode ser o seu caso ou nao) sabem q nao podem tocar em outra comum e pela falta de temor acabam tocando... descupe ai, mais é minha opiniao, vc pode tocar onde vc quiser, mas o seu coraçao vai esta te acusando (se tiveres temor de verdade em Deus)
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  Alexandre 15/1/2013, 19:28

aqui o encarregado fala que para tocar em outra localidade ele precisa estar junto
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  Alexandre 15/1/2013, 20:28

mas vejo bastante irmãos que nao são oficializados tocando em outros lugares
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/1/2013, 21:14

Alexandre escreveu:mas vejo bastante irmãos que nao são oficializados tocando em outros lugares

Tem irmãos que nem são batizados e tocam nos cultos oficiais. É muito dificil controlar. Eu acho um desrespeito enorme porque o irmão que estuda em casa o método de oficialização, estudar os hinos, não falta uma escolinha, muitas vezes ele tem que esperar todo o procedimento, cumprir toda exigencia para tocar nos cultos oficiais. E muitos outros irmãos, não são oficializados tocam onde bem entende, não fala nada para ninguém, faz o que da na cabeça. O resultado é sempre atrito no meio da orquestra e desentendimentos.
.
Eu já fui aluno e também já fui instrutor, sei dos dois lados, da vontade enorme de tocar no culto e também já tive que instruir nas escolinhas ensinando os irmãos o que deveria ser feito pra estar tocando nos ensaios, cultos e na oficialização. É dificil conter o impeto de quem não toca nos cultos ainda.
.
Eu sei dois lados. Mas vale fazer sempre o que é certo, assim você honra o cargo que Deus te confiou.
.
Minha opinião pessoal é a seguinte: existe a regra para ser cumprida. Se os irmãos oram e decidiram estabelecer os regulamentos para orquestras CCB, devem ser cumpridas para evitar o mal exemplo para outros músicos que ve alguns fazendo tudo, eles sofrendo para cumprir o programa.
.
Entendo se em uma comum, não tiver muitos músicos e faltar determinado instrumento onde pode ser suprido por um irmão que toca no culto de jovens ou ensaio que ele possa contribuir para o bem da obra. Sendo autorizado pelo ministério não tem problema algum.
.
Mas é como o nosso irmão acima falou, vai de cada um ter responsabilidade de fazer que é certo ou não cumprir o programa.
.
Na Igreja, pode fazer isso, mas no mundo profissional fora da Igreja, se tem tal atitude o mundo não é compreensivel.
.
Não aponto o dedo para ninguém, mas cada caso é um caso. Importante é orar a Deus para que possam estudar e Deus preparar a oficialização. Acaba a polemica. Vai poder servir a Deus em qualquer Igreja que Deus preparar e onde tiver necessidade.

.
Deus abençoe a todos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  Aleki3419 16/1/2013, 10:53

Alexandre escreveu:mas vejo bastante irmãos que nao são oficializados tocando em outros lugares

é verdade...
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  Alexandre 16/1/2013, 10:55

tem irmãos que ficam triste com isso por que os outros podem tocar e eles não
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  £ëø Mø®£ix 9/3/2015, 12:39

Alexandre escreveu:tem irmãos que ficam triste com isso por que os outros podem tocar e eles não

Meu irmão, existem regras para ser seguidas, porém algumas pessoas burlam as regras instituidas para a nossa orquestra.
.
Isso gera descontentamento, frustação e claro tristeza em que segue essas regras ao pé da letra.
.
Meu conselho é que você estude muito e ore a Deus para que Senhor possa te abençoar e vai na fé e na coragem na oficialização!
.
Depois é só alegria, poderá tocar onde Deus preparar e tiver necessidade!
.
Vamos orar pelo irmão!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dom da música e ministério na Igreja Empty Re: Dom da música e ministério na Igreja

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos