Últimos assuntos
Top dos mais postadores
£ëø Mø®£ix | ||||
Alexandre | ||||
Louysie | ||||
Aleki3419 | ||||
Mayara Verginio | ||||
Dimas Barroco | ||||
Ozeias - MG | ||||
Lucas Amorim | ||||
El Justiceiro | ||||
Marcus V.S. |
Quem está conectado?
Há 35 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 35 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34
Dicionário de Vibratos
4 participantes
Dicionário de Vibratos
Vamos reunir todas informações sobre essa técnica que é algo tão particular de cada pessoa.
Re: Dicionário de Vibratos
O estudo do vibrato se inicia pra variar, vagarosamente pois temos que
entender que estamos ensinando algo novo para o nosso corpo, novas
articulações, novos movimentos...
Sempre iniciar, como já venho dizendo, articulando a falange de cada dedo, para se adequar a um vibrato bom e preciso...
Quanto ao método, o Fisher é bom, mas a melhor maneira de vc aprender e compreender o vibrato é praticando escalas...
Sempre com mta calma...
entender que estamos ensinando algo novo para o nosso corpo, novas
articulações, novos movimentos...
Sempre iniciar, como já venho dizendo, articulando a falange de cada dedo, para se adequar a um vibrato bom e preciso...
Quanto ao método, o Fisher é bom, mas a melhor maneira de vc aprender e compreender o vibrato é praticando escalas...
Sempre com mta calma...
Re: Dicionário de Vibratos
legal, em 2002 + - comprei um metodo de vibrato, mas nao tive paciencia para fazer todos os exercicio, cheguei a rasgalo, depois me arrependir, se não me engano é de um famoso violinista chamado, acho “Stigeti” não sei se é assim q escreve, quando tiver um tempo ou de tempos em tempos vou escrever alguma coisa dele q acho q é importante...
Re: Dicionário de Vibratos
=============
>>> Vibrato <<<
=============
>>> Vibrato <<<
=============
Oi gente boa!
.
Acho muito interessante isso,então vou continuar falando sobre o vibrato. Vou ensinar um Técnica de como aprender o vibrato. Então vamos lá?
.
O Vibrato se torna um pouco difícil pois não temos um apoio na parte de cima do violino, e quando vibramos o dedo, o violino literalmente "sai" do queixo.
.
Mas não se preocupe com isso, com o tempo você se acostuma, e não pode começar querendo fazer o vibrato como muitos violinistas fazem.
.
Vou ensinar o método : (você vai precisar de no mínimo 30 minutos diários).
1. Pegue um pano macio para não arranhar a parte de cima do seu violino.
.
2. Encoste o pano na parte de cima e encoste na parede. Treine sem o arco por 10 minutos, vibrando o dedo sobre as cordas, alternando. Os outros 20 minutos você treina com o arco.
.
Obs: Se você tiver Espalheira fica mais fácil de fazer.
.
Não é feito com a parte do meio do dedo, como muitos pensam. O dedo deve ficar um pouco inclinado.
.
4. Quando se sentir seguro e tiver certeza que o violino não vai cair, tente sair da parede, e lembre-se de uma coisa muito importante da posição. Mesmo que fique mais fácil encostar o cotovelo do lado (Costela) não faça isso, pois pode interferir no som, a parte que fica entre o polegar e o indicador da mão que segura o braço do violino não pode encostar no violino.
.
Fiquem na Santa Paz de Deus. Falou galerinha mais ou menos.
Re: Dicionário de Vibratos
oi eu to 8ano e o vibrato e uma das técnicas mais desejada que eu quero aprender qd vou tentar faz o vibrato de punho mistura com o d braco e n sai quaze nada o d dedo e facil mais tem algumas dsvantagens como eu posso aprender o d punho sem o d braco atrapalha?e qd vc fala colocar a part d cima do violino na parede vc fala d qual avoluta?
Natan Cristao- Mensagens : 85
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 25
Re: Dicionário de Vibratos
Olá, tudo bem? Sim eu me refiro a voluta, colocar ela na parede para fixar o violino para treinar o movimento até conseguir ter autonomia e a musculatura se acostumar aos movimentos mecanicos das partes envolvidas no mecanismo do vibrato.
.
Primeiramente estuda o vibrato de braço. Depois que dominar ele, você estuda o vibrato de pulso que é o mais dificil. Não misture os vibratos, defina primeiro qual você vai estudar e dominar, comece pelo mais fácil para ter base suficiente para estudar o mais dificil que é de pulso.
.
Primeiramente estuda o vibrato de braço. Depois que dominar ele, você estuda o vibrato de pulso que é o mais dificil. Não misture os vibratos, defina primeiro qual você vai estudar e dominar, comece pelo mais fácil para ter base suficiente para estudar o mais dificil que é de pulso.
Re: Dicionário de Vibratos
Vibrato é ultima coisa que se poem no violino.
.
É a cereja do bolo.
.
Você tem que deixar o vibrato florescer, é grau maior de expressividade.
.
O vibrato tem que ser bem colocado nas notas longas e usar o vibrato adequado subdivindo o tempo na fórmula do compasso e andamento.
.
Se não fica uma coisa super brega.
.
É a cereja do bolo.
.
Você tem que deixar o vibrato florescer, é grau maior de expressividade.
.
O vibrato tem que ser bem colocado nas notas longas e usar o vibrato adequado subdivindo o tempo na fórmula do compasso e andamento.
.
Se não fica uma coisa super brega.
Re: Dicionário de Vibratos
"...vibrato é o segredo de tocar com alma..."
...
Como regra Proíbo meus alunos de usar o vibrato em todas notas que não são
sustentadas, e eu sinceramente aconselho-os para não abusar do vibrato, mesmo
no caso de notas sustentadas que se sucedem em uma frase.
Leopold Auer
...
Como regra Proíbo meus alunos de usar o vibrato em todas notas que não são
sustentadas, e eu sinceramente aconselho-os para não abusar do vibrato, mesmo
no caso de notas sustentadas que se sucedem em uma frase.
Leopold Auer
Re: Dicionário de Vibratos
Concordo com o Leopold. Falou tudo acertadissimo.
.
Tem gente que quer fazer um vibrato em todas as notas, coloca até em fusa, rapaz.
.
O vibrato é um ornamento, como ornamento, deve ser combinado com o que o interprete interpretar o que o autor da composição pede.
.
É horrivel, certas interpretações de algumas pessoas que acham que de muito vibrar em todas as notas, um vibrato super flexivel vai dar emoção na música. Fica uma coisa brega. ECA!
.
Tem que ter bom senso no uso dessa técnica maravilhosa.
.
A coisa que eu mais admiro é primeiramente a técnica de arco, depois mudança de posição e vibrato.
.
Tem gente que quer fazer um vibrato em todas as notas, coloca até em fusa, rapaz.
.
O vibrato é um ornamento, como ornamento, deve ser combinado com o que o interprete interpretar o que o autor da composição pede.
.
É horrivel, certas interpretações de algumas pessoas que acham que de muito vibrar em todas as notas, um vibrato super flexivel vai dar emoção na música. Fica uma coisa brega. ECA!
.
Tem que ter bom senso no uso dessa técnica maravilhosa.
.
A coisa que eu mais admiro é primeiramente a técnica de arco, depois mudança de posição e vibrato.
Re: Dicionário de Vibratos
£ëø Mø®£ix escreveu:Concordo com o Leopold. Falou tudo acertadissimo.
.
Tem gente que quer fazer um vibrato em todas as notas, coloca até em fusa, rapaz.
.
O vibrato é um ornamento, como ornamento, deve ser combinado com o que o interprete interpretar o que o autor da composição pede.
.
É horrivel, certas interpretações de algumas pessoas que acham que de muito vibrar em todas as notas, um vibrato super flexivel vai dar emoção na música. Fica uma coisa brega. ECA!
.
Tem que ter bom senso no uso dessa técnica maravilhosa.
.
A coisa que eu mais admiro é primeiramente a técnica de arco, depois mudança de posição e vibrato.
concordo contigo:
"A coisa que eu mais admiro é primeiramente a técnica de arco"
"
Tem gente que quer fazer um vibrato em todas as notas, coloca até em fusa, rapaz." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Re: Dicionário de Vibratos
O mais importante para quem é profissional e quer viver de música é afinação. Não aceitam no meio profissional o cara desafinado, pois isso é o cartão de visita do cara. Isso não sou eu quem digo, mas o meio profissional em que vivemos.
.
Uma coisa inaceitavel é não tocar no ritmo, não bater as notas no lugar certo, pois isso derruba os outros músicos.
Então o cara pode até tocar meio desafinado, é ruim, mas é toleravel no meio da orquestra, mas o cara sem leitura e ritmo, eles não perdoam mesmo.
.
Eu particularmente o que eu acho mais importante em um violinista é o arco, pois isso é expressão máxima do violinista.
.
É que o faz o som do violino!
.
É a voz do cantor.
.
Opiniao pessoal minha:
.
O cara, que tem potencia no braço, ele vai tocar de forma a ter sonoridade no violino e vai impressionar pela habilidade e sonoridade e expressividade do seu som.
.
O cara que é desafinado, de tanto ele trabalhar a afinação nos estudos, um dia ele vai começar a ficar afinado, com a maturidade a parte auditiva vai melhorando e parte mecanica da mão esquerda. Logo ele fica afinado se trabalhar duramente a afinação nos estudos.
.
Já o ritmo, o cara bota um metronomo, faz uma percepção ritmica, estudos de leitura e solfejo e logo começa a entrar no trilhos.
.
O cara sem potencia no braço, ele vai tocar afinado, no ritmo, mas não vai conseguir tirar som do violino, sempre fica no meio do arco, vai criar tensão no braço para tentar usar arco, pega uma tendenite e acabou sua carreira. Sempre vai ser visto como violinista ruim.
.
Potencia no braço é algo que nasce com a pessoa, já flui naturalmente, o cara que é exagerado no arco, só ele tirar um pouco já fica no ponto certo. É mais fácil você diminuir um pouco de arco em notas rapida, basta fazer um planejamento de arcadas.
.
Já o cara sem potencia, ele vai tentar tirar som e nunca consegue. É preciso de muito exercicio mecanico, sujo e chato para ter um som legal. E ai o cara desanima, fica conformado ou pega uma tendenite.
.
Por isso para mim, opinião pessoal, é mais importante no começo o arco. Afinação é trabalho para vida inteira, nunca vai estar perfeita, sempre que sempre buscar mais afinação, quando mais você estuda afinação, mas você escuta você desafinado e os outros também. É uma luta eterna. Jà ritmo é coisa básica, mas é treino, quando mais treinar, melhor será.
Já o arco, isso nasce com a pessoa, depende muito da personaldiade da pessoa e sua cultura.
.
Já os professores sempre dizem que é mais importante afinação.
.
São opiniões.
.
Por isso para mim o mais importante e a técnica que eu mais admiro é arco.
.
Uma coisa inaceitavel é não tocar no ritmo, não bater as notas no lugar certo, pois isso derruba os outros músicos.
Então o cara pode até tocar meio desafinado, é ruim, mas é toleravel no meio da orquestra, mas o cara sem leitura e ritmo, eles não perdoam mesmo.
.
Eu particularmente o que eu acho mais importante em um violinista é o arco, pois isso é expressão máxima do violinista.
.
É que o faz o som do violino!
.
É a voz do cantor.
.
Opiniao pessoal minha:
.
O cara, que tem potencia no braço, ele vai tocar de forma a ter sonoridade no violino e vai impressionar pela habilidade e sonoridade e expressividade do seu som.
.
O cara que é desafinado, de tanto ele trabalhar a afinação nos estudos, um dia ele vai começar a ficar afinado, com a maturidade a parte auditiva vai melhorando e parte mecanica da mão esquerda. Logo ele fica afinado se trabalhar duramente a afinação nos estudos.
.
Já o ritmo, o cara bota um metronomo, faz uma percepção ritmica, estudos de leitura e solfejo e logo começa a entrar no trilhos.
.
O cara sem potencia no braço, ele vai tocar afinado, no ritmo, mas não vai conseguir tirar som do violino, sempre fica no meio do arco, vai criar tensão no braço para tentar usar arco, pega uma tendenite e acabou sua carreira. Sempre vai ser visto como violinista ruim.
.
Potencia no braço é algo que nasce com a pessoa, já flui naturalmente, o cara que é exagerado no arco, só ele tirar um pouco já fica no ponto certo. É mais fácil você diminuir um pouco de arco em notas rapida, basta fazer um planejamento de arcadas.
.
Já o cara sem potencia, ele vai tentar tirar som e nunca consegue. É preciso de muito exercicio mecanico, sujo e chato para ter um som legal. E ai o cara desanima, fica conformado ou pega uma tendenite.
.
Por isso para mim, opinião pessoal, é mais importante no começo o arco. Afinação é trabalho para vida inteira, nunca vai estar perfeita, sempre que sempre buscar mais afinação, quando mais você estuda afinação, mas você escuta você desafinado e os outros também. É uma luta eterna. Jà ritmo é coisa básica, mas é treino, quando mais treinar, melhor será.
Já o arco, isso nasce com a pessoa, depende muito da personaldiade da pessoa e sua cultura.
.
Já os professores sempre dizem que é mais importante afinação.
.
São opiniões.
.
Por isso para mim o mais importante e a técnica que eu mais admiro é arco.
Re: Dicionário de Vibratos
Apreciem a quantidade de arco e potencial sonoro desses dois mestres tocando Dm do Bach Concerto para dois violinos:
Re: Dicionário de Vibratos
£ëø Mø®£ix escreveu:Apreciem a quantidade de arco e potencial sonoro desses dois mestres tocando Dm do Bach Concerto para dois violinos:
Um dos mais belos concerto, tocado por grandes mestres
Re: Dicionário de Vibratos
Toquei essa música no festival para o Alejandro Drago, primeiro violino. Foi uma experiencia bacana e unica. Apesar de eu não ter o nivel dos meus colegas de sala, foi um grande aprendizado.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar
» Qual o Melhor cavalete
17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar
» Plano de estudo
26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio
» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista
» É necessário levar o violino ao Luthier?
11/4/2018, 16:06 por Jhony18
» Liuxi é bom?
11/4/2018, 16:04 por Jhony18
» Violino Christina v5 v9
11/4/2018, 16:02 por Jhony18
» TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira
» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira