Últimos assuntos
Top dos mais postadores
£ëø Mø®£ix | ||||
Alexandre | ||||
Louysie | ||||
Aleki3419 | ||||
Mayara Verginio | ||||
Dimas Barroco | ||||
Ozeias - MG | ||||
Lucas Amorim | ||||
El Justiceiro | ||||
Marcus V.S. |
Quem está conectado?
Há 24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34
Formação de acordes
Formação de acordes
=======================
>>> Formação de acordes <<<
=======================
>>> Formação de acordes <<<
=======================
Os acordes básicos geralmente são formados por sobreposição de terças. Ao formar uma tríade nós chegaremos em um acorde com tonica, 3a e 5a. Formando uma tetrade nós temos um acorde com 7a. Os demais graus da escala, 2a, 4a e 6a são considerados extensões da tétrade e podem ser escritos também como 9a, 11a e 13a, respectivamente.
.
>>> Campo Harmonico <<<
.>>> Maior <<<
.Como já disse um campo harmonico de C possui os seguintes acordes: C, Dm, Em, F, G, Am e Bo (si diminuto). Este é um campo harmonico de triades, temos também o de tétrades: Cmaj7, Dm7, Em7, Fmaj7, G7, Am7 e Bm7b5 (si meio diminuto). O campo harmonico possui um padrão, cada um dos sete graus da escala são classificados com números romanos e dispostos no seguinte esquema: Imaj, IIm7, IIIm7, IVmaj7, V7, VIm7, VIIm7b5. Sendo assim uma escala de G (G A B C D E F#) tem os seguintes acordes: Gmaj, Am7, Bm7, Cmaj7, D7, Em7, F#m7b5. Uma escala de Eb (I: Eb, II: F, III: G, IV: Ab, V: Bb, VI: C, VII: D) tem os acordes Ebmaj, Fm7, Gm7, Abmaj7, Bb7, Cm7, D#m7b5, e assim sucessivamente. Basta colocar as notas da escala que vc quer construir o campo harmonico sobre o esquema Imaj, IIm7, IIIm7, IVmaj7, V7, VIm7, VIIm7b5, que vc vai ter o campo harmonico desse tom.
.
>>> Menor <<<
.
O campo harmonico menor segue as tétrades criadas sobre a escala menor harmonica. Na escala de Am harmonico temos as notas A, B, C, D, E, F e G#, e o campo harmonico é AmMaj7, Bm7b5, CMaj7#5, Dm7, E7, Fmaj7 e Go. Para formar o campo harmonico menor de outras escalas usa-se o esquema ImMaj7, IIm7b5, bIIIm7#5, IVm7, V7, bVIMaj7 e VIIo. Os bemois atras do III e VI grau indicam que essas notas são bemois em relação as notas da escala de A MAIOR, pura burocracia. È só substituir sobre eles também, sem problema.
.
>>> Harmonia Tonal <<<
.
Na harmonia tonal os acordes caminham, ou seja, eles não são simplesmente jogados na música em qualquer ordem, um acorde pode levar a outro acorde.
.
1a lei tonal: todo acorde é classificado como um desses tres tipos: Subdominante (S), Dominante (D) ou Tônica (T). O que ocorre dentro desta lei tonal, é que os acordes de Tonica podem vir de um acorde Dominante, e os Dominantes podem vir de acordes Subdominantes. Assim é muito comum numa música tonal a sequencia de acordes Subdominante - Dominante - Tonica. Em um campo harmonico temos como subdominantes (S) os acordes Dm7 e Fmaj, como dominantes (D) temos G7 e Bm7b5, e como tonicas (T) temos Cmaj7, Em7 e Am7. Analisando o esquema de campo harmonico com numeros romanos, sempre vamos ter: Imaj (T), IIm7 (S), IIIm7 (T), IVmaj7 (S), V7 (D), VIm7 (T) e VIIm7b5 (D), e isso funciona para qualquer tom.
.
Assim, se o tom da música é A, temos: as tonicas Amaj7, C#m7 e F#m7 as subdominantes Bm7 e Dmaj7 e as dominantes E7 e G#m7b5. O acorde de A geralmente vai ser precedido por um acorde de E7, que pode ser precedido por um acorde ou de Bm7 ou DMaj7.
.
Assim não será difícil encontrar numa música em A a sequencia de acordes Bm7-E7-Amaj7 ou Dmaj7-E7-Amaj7. O acorde de Cm#7 pode ser precedido de Gm7b5, formando a progressão Gm7b5-C#m7. Se o tom é Am, temos a progressâo Bm7b5-E7-Am7 como principal na músical. Essas são algumas maneiras de facilitar o trabalho na hora de tirar músicas de ouvido, existem outras como o reconhecimentos de progressões com acordes diminutos e substitutos da dominante.
.
>>> Harmonia Modal <<<
.Na música modal como no blues, na música nordestina ou algumas MPBs como Djavan, temos a construção de novos campos harmonicos sobre outros graus das escalas que não sejam o primeiro (maior) e o sexto grau (menor). O modo como esses acordes se relacionam dentro da harmonia da música é bem diferente da harmonia tonal. Eu pretendo escrever um pouco mais sobre o assuto mais pra frente, mas pra discutir sobre esse isso é necessário ter um bom entendimento de tudo o que foi dito acima.
.
>>> Tirando musica de ouvido <<<
.Facilita muito mesmo entender de harmonia para tirar musicas, mas nada substitui um ouvido bem treinado. Exercicios de percepção são muito bons e ajudam bastante pra estimular nossa percepção harmonica.
Dúvidas
Naõ entendi quase nada ! É que eu naõ sei o que significa algumas palavras teóricas estou pressizando de livros teóricos, soufejo, etc . O problema é que eu estou sem dinheiro.
Mesmo assim agradeço.
Mesmo assim agradeço.
Convidado- Convidado
Abençoe
Deus que abençóe!
Nem todas as semanas eu estou com net .
Eu entro no forum via celular naõ tenho PC.
Só entro quando tenho crédito.
Nem todas as semanas eu estou com net .
Eu entro no forum via celular naõ tenho PC.
Só entro quando tenho crédito.
Convidado- Convidado
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar
» Qual o Melhor cavalete
17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar
» Plano de estudo
26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio
» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista
» É necessário levar o violino ao Luthier?
11/4/2018, 16:06 por Jhony18
» Liuxi é bom?
11/4/2018, 16:04 por Jhony18
» Violino Christina v5 v9
11/4/2018, 16:02 por Jhony18
» TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira
» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira