Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Dúvida sobre técnica I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Dúvida sobre técnica I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Dúvida sobre técnica I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Dúvida sobre técnica I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Dúvida sobre técnica I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Dúvida sobre técnica I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Dúvida sobre técnica I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Dúvida sobre técnica I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Dúvida sobre técnica I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
23 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 23 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Dúvida sobre técnica

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre técnica Empty Dúvida sobre técnica

Mensagem  Giovani Pinotti 17/8/2012, 09:19

Bom dia, gostaria de saber dos violinistas mais experientes e professores de violino:

Toco bandolim, já estou em um nível intermediário, com a leitura em clave de G bem fluente, gostaria de saber para se obter um bom domínio da primeira e segunda posição do violino, levaria muito tempo? (levando em conta a experiencia que possuo com o bandolim.)

Em quantos meses ficaria realmente fluente na primeira posição?

Obs. Tenho 30 anos, nunca tive contato com o violino, não sou musico profissional e nem pretendo... apenas quero me divertir com 2 instrumentos diferentes como o bandolim e o violino para descarregar a tensão dos dias dificultosos de trabalho no mercado financeiro.

Giovani Pinotti

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre técnica Empty Re: Dúvida sobre técnica

Mensagem  El Justiceiro 17/8/2012, 11:35

Amigo,

Vou falar do meu caso, como músico de "violão", parecido com o bandolin, aliás, já consegui fazer algumas coisas no bandolin, O bandolin tem casas , igual violão, e as técnicas de dedilhado e batida acredito ser parecidas. (me corrija se estiver errado).

Estou aprendendo violino à 9 meses.

Minhas características musicais:
Meu ouvido é ruim
Não tenho muito ritmo.
Tenho bastante conhecimento teórico de música (leio partitura, notas, harmonicas, escalas etc)

Agora um resumo do meu aprendizado no violino.

Mão esquerda notas:
1 a 2 meses eu já conhecia o braço inteiro do violino, as posições dos dedos 1, 2, 3 e 4.
4 meses - Afinação quase perfeita.
9 meses - mas só agora consegui 99% de afinação.

Mão direita (arco)
1 à 2 meses - Minha mulher me xingava todo dia, não estava aguentando mais a barulhada
4 meses - Minha mulher me deu um violino elétrico.
9 Meses - Técnicas de arco são complicadas, o padrão já estou dominando, mas falta muita coisa ainda. Me falaram que dominar o arco demora mais de 3 anos, e para ficar bom mesmo, uns 10 anos.

Agora tudo isso acima, estudo 1 hora por dia, técnicas de arco.

Se quiser ver, seguir um pouco do que estou fazendo acesse meu blog http://iniciando.violinomoderno.com.br


Espero ter ajudado, e aguarde que os FERAS daqui vão te responder também.
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre técnica Empty Re: Dúvida sobre técnica

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/8/2012, 17:28

Giovani Pinotti escreveu:Bom dia, gostaria de saber dos violinistas mais experientes e professores de violino:

Toco bandolim, já estou em um nível intermediário, com a leitura em clave de G bem fluente, gostaria de saber para se obter um bom domínio da primeira e segunda posição do violino, levaria muito tempo? (levando em conta a experiencia que possuo com o bandolim.)

Em quantos meses ficaria realmente fluente na primeira posição?

Obs. Tenho 30 anos, nunca tive contato com o violino, não sou musico profissional e nem pretendo... apenas quero me divertir com 2 instrumentos diferentes como o bandolim e o violino para descarregar a tensão dos dias dificultosos de trabalho no mercado financeiro.

Olá, meu amigo! Tudo bem?
.
Leitura fluente da clave de sol já é uma vantagem a mais. Mas e a leitura ritmica? Já fez Pozzoli, Gramani, Prince? Consegue coordenar ritmos diferentes em duas vozes com 4 membros e voz?
.
Porque no violino é mais ou menos como percepção ritmica, você tem que coordenar uma coisa com a mão esquerda no dentilhar, vibrar subdivido em semicolcheias e movimentos simetricos, olhar partitura, movimentar o braço direito com o arco em diferentes regiões do arco, podendo utilizar diversas notas em uma arcada ou notas separadas para cada arcada, pensar no movimento anatomico do braço direito, fazer o movimento de direção das cordas com o esquerdo, ainda fazer os fraseados crescendo e descendo conforme sobe a escala, e ainda contar o ritmo mentalmente subdivido em semicolcheias em notas longas e ainda respirar e fazer o movimento corporal de interpretação.
.
No violino como é um instrumento não temperado, você vai perseguir a afinação a vida inteira para tocar afinado em tudo, e para chegar 95 por cento da afinação tera que ter um imenso trabalho encima da afinação em 1 posição. Só virtuose chegam a 99 por cento da afinação, mesmo assim sempre perdem um outra nota desafinada.
.
Para chegar em 95 por cento de afinação, certamente você tera que ser de nivel avançado.
.
Alunos iniciantes não conseguem nem chega perto de 60 de afinação.
.
Alunos Intermediarios conseguem uns 85 por cento.
.
Mas respondendo claramente creio que se você estudar firme durante umas 2 horas por dia. Todos os dias, estudando com qualidade, em 3 anos você tem uma afinação legal e agilidade boa.
.
Mas isso não é verdade absoluta, pois cada aluno tem um desempenho diferente. Tem alguns que tem maior facilidade com afinação e dificuldades com o arco, outros tem maior facilidade com o arco e dificuldade com afinação.
.
Tocar violino é tocar dois instrumentos ao mesmo tempo, um com a mão esquerda e outro com a direita. Pois são coisas separadas, arco e dentilhado.
.
Como você já tem uma mão esquerda desenvolvida, vai ter dificuldade para gravar a Forma de mão, mas depois que conseguir, você vai embora e vai ter muita facilidade.
.
Cara não se preocupe com o tempo, já que é por hobby, não esquenta, compra o violino e curti o seu violino fazendo a coisa sem pressão, teu resultado vai ser surpreendente. Vai por mim.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre técnica Empty Re: Dúvida sobre técnica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos