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Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/10/2012, 22:48

Perfil da Orquestra




Violinista Morlix



Maestro - Sujeito magro, porte
austero. Veste-se muito bem, adoraria usar roupas mais confortáveis,
mas a imagem não permite. Oculos é obrigatório.
.
Careca (ou
quase). Um cara normalmente chato, aquele que só é convidado para o
"choppinho de depois do concerto" por obrigação. Olha a todos de cima,
mas adoraria ser popular. Suas piadas não têm graça nenhuma, mas todos
riem. Em suma, é o idolo do violinista, mas, no fundo no fundo, admira o
trompetista. Carro preto ou prateado do ano.
.
Oboísta - Todo
oboísta queria ser maestro, mas a timidez o impede. Sempre muito
reservado, necessita ter tudo sob controle. Perfeccionista por
natureza.
.
Dedos finos e cabelo sempre bem alinhado. Fica sempre
meia hora depois do ensaio, limpando o instrumento. Vai à manicure,
mas é segredo! Seu momento de glória é dar o Lá para afinar a
orquestra.
.
Violinista - Alto, sempre
com um pinta de importante. Adoraria ser maestro, mas acha uma posição
muito inferior ao seu talento. Considera-se o mais importante da
orquestra e tudo que diz reforça essa tese. Antes do ensaio, toca
sempre partes do concerto de Brahms, para impressionar os outros
violinistas. Quando o maestro chama a atenção de outro naipe, o
violinista
sempre dá um sorriso sarcástico, quase imperceptível. Sai de cada
ensaio com o orgulho de "dever cumprido" e vai para casa - um
apartamento minúsculo -, onde uma foto da mãe está acima do espelho
gigante na sala.
.
Violoncelista - É um cara legal. Um
amigo para toda hora, mas muito fofoqueiro. Sabe da vida de todos da
orquestra. Adora tocar solos de violino nos harmonicos só para irritar
os violinistas. Loiro, o cellista é mais charmoso do que bonito. Acha-se
um privilegiado por não ter que levantar no final do concerto e é
vaidoso.
.
Violista - É o coitado da orquestra. Introvertido,
olhar triste. O maestro nunca lhe chama a atenção: afinal a parte a
viola não tem importância mesmo.
.
Começou na música com sonhos
ambiciosos de ser um violinista de sucesso, mas por falta de talento ou
estudo trocou para a viola e, desde então, é um frustrado. Juntamente
com o pianista acompanhador, é um suicida em potencial, mas sem coragem
para o ato.
.
Carrega sempre o estojo surrado com a viola e
sempre responde com um sorriso amarelo a pergunta "você toca violino?".
Um segredo: todo violista tem um bom coração, mas ninguém percebe.
.
Contrabaixista
- Baixinho e temperamental. Escolheu o contrabaixo para "impor
respeito", mas o tiro saiu pela culatra. Estuda somente nos ensaios, a
não ser que tenha que tocar uma peça barroca, onde é o único a tocar o
baixo. Acha-se importante por sustentar toda a orquestra, mas na verdade
sabe que ninguém o ouve. Sempre com camisa branca e cabelo curto.
Toca baixo elétrico secretamente.
.
Violonista
- O melhor amigo de todo mundo. Companhia perfeita para o choppinho da
tarde. Rabo de cavalo e óculos escuros são pré- requisitos.
.
Relaxado
e "eclético", mas odeia ser chamado de guitarrista. Tem vários amigos e
várias namoradas. Jura que toca um instrumento clássico, mas não
hesita em aceitar fazer "cachê" em barzinho de bossa nova. Passat velho
ou bicicleta.
.
Pianista acompanhador - Olhar cabisbaixo, terno
preto e surrado. Cabelos castanhos e despenteados. Carrega sempre uma
pastinha com partituras.
.
Odeia cantores, afinal "Não sabem
contar". Autoestima em baixa, é um suicida em potencial. Jura que nunca
mais vai aceitar tocar "em cima da hora", mas sempre aceita uma
emergência.
Vive com a esperança de que alguém finalmente reconheça seu trabalho duro - o que nunca
acontece.
.
Pianista
solista - Cabelo preto e curto. Sempre ocupado porque precisa
"estudar". Nunca vai a festas, e, quando aparece, vem sozinho e sai mais
cedo. Quando olhamos em seus olhos, nunca sabemos o que está se
passando pela sua cabeça. Tem um papo agradável, mas é um alienado em
relação a assuntos extra-musicais. Adora comparar gravações de outros
pianistas.
Tem sempre uma ou duas cantoras apaixonadas por ele, mas
está sempre muito ocupado para relacionamentos. Admirado pelos
violinistas, acha tocar música de câmara uma perda de tempo.
.
Organista
- Cabelos completamente desalinhados, barba por fazer ou mulher sempre
desalinhada, Sempre correndo de um lado a outro carragando dezenas de
partituras fora de ordem. Vive num mundo à parte. Óculos somente para
leitura. Roupas amassadas e surradas. Um desavisado diria que é um
professor de química ou um gênio incompreendido. Odeia pianistas.
.
Solitário, mas fala pelos cotovelos, quando o assunto é dedilhado ou afinação da Renascenca.
"Deus é Buxtehude, Bach já foi prostituído pelos pianistas."
.
Harpista
- Mulher, magra, e bem branca, com cabelos desalinhados. Muito tímida,
nunca é vista entrando ou saindo dos ensaios, mas está sempre lá.
.
Usa
sempre vestidos compridos e meio "fora de moda", mas tem um sorriso
simpático. Seu carro tem vários adesivos com harpas por todo lado. Adora
chat rooms. Ninguém conhece seu
namorado, mas ele está sempre por perto para colocar a harpa no carro depois do concerto.
.
Trombonista
- Cabelo castanho e um pouco acima do peso. Sempre com uma piada na
ponta da língua, o trombonista adora churrasco e a companhia de amigos.
Adora Mahler, acha Beethoven meio devagar e morre de medo do Bolero de
Ravel. Tem pelo menos um cachorro
em casa e sempre que pode coloca um glissando só pra "dar um toque especial".
.
Trompetista
- Adora sair para tomar cerveja com os amigos. Chega sempre atrasado
no ensaio, mas nunca ninguém percebe. Os churrascos são sempre na sua
casa. Se o maestro não está presente, fica sempre tocando a nota mais
aguda possível para se mostrar. Tem os lábios rachados e usa isso para
paquerar. Está sempre andando pelos bastidores fazendo "prrrrrrrrrft"
com seu bocal.
.
Soprano - Gorda e metida não são adjetivos
educados para se caracterizar uma soprano. Elas são avantajadas
fisicamente e temperamentais. Têm que ser o centro das atenções - no
palco e fora do palco. São invejadas pelas contraltos e adoram isso. São
amantes excelentes, péssimas esposas. Se vestem com roupas chamativas,
adoram chapéus. Preferem champagne ao vinho e não sabem ler partitura:
afinal aprendem tudo com o "ouvido maravilhosos que Deus lhe deu".
Andam sempre acompanhadas de seu pianista-acompanhador preferido, que
chamam de "maestro".
.
Tenor - Bem apessoado, jovem, bonito,
charmoso e gay. Anda sempre com roupas modernas e na moda. Tem várias
amigas e quer sempre "viver o momento". Tenta sempre parecer alegre e
de bem com a vida, mas, se está de mau humor, faz questão de anunciar
para todo mundo. Não toma sorvete, porque tem que "preservar a voz",
mas fala sempre alto para ser ouvido do
outro lado do bar. Malha regularmente, vai ao cabeleireiro e flerta com quem passar na frente.
.
Contralto - Morena e muito alta. Não é muito bonita, mas se veste bem.
.
Não
gosta de sopranos, mas sua "melhor amiga" é uma. Gosta muito de flores
e usa um perfume forte, mas agradável. Meio desajeitada quando anda.
Odeia saladas, mas está sempre cuidando do peso.
.
Baixo - Alto,
cabelo preto e parrudo. Ninguém sabe o que está se passando na cabeça de
um baixo - se é que alguma coisa existe atrás daquele olhar perdido.
Meio devagar, para falar a verdade. Quer sempre ajudar o próximo, mesmo
que isso atrapalhe sua vida pessoal. Suas meias nunca combinam, mas
adora fazer papel de "vilão bem vestido" nas óperas. Come
de boca aberta.
.
Fagotista - Magro, cabelo encaracolado. É o típico sujeito normal.
.
Curioso
por natureza. Sempre simpático e atencioso. Também é muito misterioso:
nunca ninguém foi à casa de um fagotista. Somente os outros sopros
sabe o nome dele. Dedos longos e mãos finas. Lembra Sherlock Holmes no
jeito de andar.
.
Tubista - Sujeito acima do peso, loiro e com
cabelo encaracolado. Pele oleosa e bochechas vermelhas, sua feito um
porco quando toca. Ri de tudo, mas raramente entende uma piada. Gosta
de comer bastante e não tem namorada.
.
Flautista -É o violinista
das madeiras, mas não tão metido. É perfeccionista, mas sabe que o
mundo não é perfeito. Adora Debussy e fica horas ouvindo suas proprias
gravações. Enxerido, dá palpite até no dedilhado do trompista. Vive num
mundo à parte e cuida da flauta como se fosse sua filha. É o único que
não acha o som do piccolo irritante.
.
Clarinetista - É um cara
engracado. Veste-se bem, mas não é vaidoso. Pode ser loiro ou moreno.
Toca com as sobrancelhas e é mais esperto do que inteligente. Adora
ficar chupando a palheta enquanto não toca, mas, se desafina, joga a
palheta fora. Não agüenta mais tocar o início da Rapsody in Blue para
os outros músicos atrás do palco.
.
Saxofonista - Sujeito relaxado, cabeludo, roupas estilo anos 60. Adora fazer a pergunta: Qual boquinha você usa?
.
Eliminado
das orquestras sinfônica isso de nada afeta sua auto extima. Adora
falar mal do Kenny G mesmo que goste do Kenny G. Acha que por tocar sax
todas as mulheres irão ficar apaixonadas por ele, o que é uma grande
verdade... Saxofonistas são sexofonistas!
.
Nos ensaios é o
primeiro a faltar o último a chegar e nunca sabe onde esta a tal da
partitura. Geralmente são músicos distante. Sem bem distante da
partitura. Afinar pra quê?
.
O saxofonista acha que no paraiso tem uma Big Band e que o solo nunca termina....
.
Uma
coisa continua sendo um mistério... Existem violinistas velhas
,pianistas velhas,violonistas velhas ,cantoras velhas... Mas uma mulher
velha e tocando sax ahhh: Isso não existe, elas parecem que evaporam...
Só ficam os velhos... as moças que tocam saxofone quando ficam velhas
simplesmente evaporam.... ou você já viu uma "véia" tocando sax?
.
O
saxofonista parece que toma elixir da longa vida O Kenny G sempre
parece moço já passou dos 50 anos e parece que tem sempre 30 anos. É
claro que eleegou a receita do Richard Claydmann. Eles nunca envelhecem.
E as velhas evaporam.
.
Um saxofonista sempre acha que o solo é dele Smile não importa a formação da banda se tem solo ele quer fazer.
.
O
saxofonista nunca fica careca. O carro é sempre o do amigo e o filme é
Bird !Só anda de avião ! Não faz parte da orquestra sinfônica (Ainda
bem), pois não ia chegar a tempo para o ensaio e muito menos para os
concertos.
.
Percussionista -
Magro com bracos longos, o percurssionista se gaba de tocar "mais de 20
instrumentos diferentes" e "tirar música de qualquer lugar", mas, por
alguma razão incompreensível, sempre entra na hora errada - "culpa da
orquestra que está arrastando o tempo" ele diz. Toca bateria numa banda
de garagem escondido e acha o Bolero de Ravel um saco, mas sempre fica
nervoso antes de apresentá-lo. Nos ensaios é sempre o primeiro a ir
para casa e nos concertos sempre o último e ainda fica resmungando por
ter que "desmontar" o "equipamento". Um cara legal que acha qualquer
sinfonia clássica "cachê fácil" e jura que existe uma técnica especial
de se tocar triângulo.

Trompista - Um cara discreto. Não fala
muito. Tem trauma de falhar notas, por isso está sempre desmontando o
instrumento para tirar a "água" durante o concerto. A parte do palco em
volta da sua cadeira está sempre molhada. É sempre o último a afinar o
instrumento antes do maestro entrar e, de vez em quando, ainda toca
um"Fazinho" durante os aplausos só para conferir. Está sempre olhando
para o fagotista para saber a hora certa de entrar: afinal não consegue
contar mais de 20 compassos em branco. Nunca reclama quando lhe chamam a
atenção,
mas é quase certo que faz gestos obcenos com a mão que está escondida
no instrumento. Tem pesadelos antes de apresentações como concerto para
piano de Tchaikowsky.
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