Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
18 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 18 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !

5 participantes

Ir para baixo

O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! Empty O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !

Mensagem  GabrielLima 5/3/2013, 15:00

Jornal Globo -
https://www.youtube.com/watch?v=JyDjC3M18oQ
GabrielLima
GabrielLima

Mensagens : 17
Pontos : 41
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! Empty Re: O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !

Mensagem  Alexandre 5/3/2013, 15:28

O segredo esta na madeira
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! Empty Re: O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !

Mensagem  Louysie 5/3/2013, 20:46

03 de Janeiro de 2012•11h49 • atualizado às 11h57

[u]Estudo: músicos não sabem diferenciar violino moderno de antigo
[/u]
Estudos realizados pela pesquisadora da Universidade de Paris, Claudia Fritz, mostram que violinistas profissionais não conseguem distinguir o som de um instrumento produzido há 300 anos de um feito recentemente. As informações são do The Guardian.

Para a pesquisa, Claudia recrutou 21 músicos e pediu para que tocassem três instrumentos modernos e três feitos por maestros italianos - um do ano de 1740 e dois de 1700. Em um salão com luz baixa, ela repassou os violinos aleatoriamente para os concertistas, que foram divididos por uma cortina e tiveram de usar óculos especiais.

Após o teste, cada um teria que avaliar os instrumentos por manuseio, projeção e "tons", além de mensurar a qualidade do som. "Nós não vendamos os músicos totalmente, porque poderia interferir na percepção deles. Com os ósculos especiais, eles podiam ver a linha dos instrumentos, mas não conseguiam identificar marcas ou a decoração", disse Claudia.

Além disso, para impedir que eles sentissem o cheiro dos violinos antigos, foi colocado perfume no queixo de cada um. O resultado? A pesquisadora afirmou ter sido mais inusitado do que esperava: os violonistas preferiram os instrumentos novos.

De acordo com ela, os músicos também não souberam dizer, pelo som, se os violinos eram novos ou não. "Não importa se o instrumento é novo ou velho, mas sim se ele é um bom instrumento. Os novos fabricantes de violinos estão fazendo um bom trabalho", contou.

Segundo o secretário da Associação Britânica de Produção de Violinos, Kai-Thomas Roth, outros testes, em que o pesquisador e o músico são vendados enquanto o violino é tocado, já mostraram que as pessoas não conseguem distinguir um violino moderno de uma obra de arte de valor inestimável.

Para Roth, no entanto, uma pessoa se aplica muito mais para conseguir trabalhar com um instrumento antigo. "O fator 'mito' ajuda esses instrumentos. Um Stradivari, por exemplo, faz com que as pessoas se empenhem para conseguir tocá-lo", afirmou.

Antonio Stradivari - 1644-1737 - é creditado por conceber nos violinos modernos um som mais poderoso e arredondados. Existem cerca de 650 violinos, violas e violoncelos de sua criação.

http://musica.terra.com.br/estudo-musicos-nao-sabem-diferenciar-violino-moderno-de-antigo,70b624f4d865a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

fontes [em inglês]

The New York Times - In Classic vs. Modern Violins, Beauty Is in Ear of the Beholder
http://www.nytimes.com/2012/01/03/science/in-play-off-between-old-and-new-violins-stradivarius-lags.html?_r=0

The Guardian - How many notes would a virtuoso violinist pay for a Stradivarius?
http://www.guardian.co.uk/music/2012/jan/02/how-many-notes-violinist-stradivarius?INTCMP=SRCH

OBSERVAÇÃO: NÃO ESTOU COLOCANDO AQUI MINHA OPINIÃO, QUE EU SÓ PODERIA DAR SE EU TIVESSE EXPERIMENTADO O MELHOR VIOLINO ENTRE OS MODERNOS E O STRADIVARIUS, O TEXTO POSTADO É SÓ INFORMATIVO, O OBJETIVO É SÓ BALANCEAR O PONTO DE VISTA.. É BOM A GENTE SER UM POUCO CRÍTICO COM AS COISAS [TANTO PRO LADO DO VIOLINO QUANTO PRO LADO DA PESQUISA].

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! Empty Re: O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !

Mensagem  Dimas Barroco 5/3/2013, 21:47

violina escreveu:03 de Janeiro de 2012•11h49 • atualizado às 11h57

Estudo: músicos não sabem diferenciar violino moderno de antigo

Estudos realizados pela pesquisadora da Universidade de Paris, Claudia Fritz, mostram que violinistas profissionais não conseguem distinguir o som de um instrumento produzido há 300 anos de um feito recentemente. As informações são do The Guardian.

Para a pesquisa, Claudia recrutou 21 músicos e pediu para que tocassem três instrumentos modernos e três feitos por maestros italianos - um do ano de 1740 e dois de 1700. Em um salão com luz baixa, ela repassou os violinos aleatoriamente para os concertistas, que foram divididos por uma cortina e tiveram de usar óculos especiais.

Após o teste, cada um teria que avaliar os instrumentos por manuseio, projeção e "tons", além de mensurar a qualidade do som. "Nós não vendamos os músicos totalmente, porque poderia interferir na percepção deles. Com os ósculos especiais, eles podiam ver a linha dos instrumentos, mas não conseguiam identificar marcas ou a decoração", disse Claudia.

Além disso, para impedir que eles sentissem o cheiro dos violinos antigos, foi colocado perfume no queixo de cada um. O resultado? A pesquisadora afirmou ter sido mais inusitado do que esperava: os violonistas preferiram os instrumentos novos.

De acordo com ela, os músicos também não souberam dizer, pelo som, se os violinos eram novos ou não. "Não importa se o instrumento é novo ou velho, mas sim se ele é um bom instrumento. Os novos fabricantes de violinos estão fazendo um bom trabalho", contou.

Segundo o secretário da Associação Britânica de Produção de Violinos, Kai-Thomas Roth, outros testes, em que o pesquisador e o músico são vendados enquanto o violino é tocado, já mostraram que as pessoas não conseguem distinguir um violino moderno de uma obra de arte de valor inestimável.

Para Roth, no entanto, uma pessoa se aplica muito mais para conseguir trabalhar com um instrumento antigo. "O fator 'mito' ajuda esses instrumentos. Um Stradivari, por exemplo, faz com que as pessoas se empenhem para conseguir tocá-lo", afirmou.

Antonio Stradivari - 1644-1737 - é creditado por conceber nos violinos modernos um som mais poderoso e arredondados. Existem cerca de 650 violinos, violas e violoncelos de sua criação.

http://musica.terra.com.br/estudo-musicos-nao-sabem-diferenciar-violino-moderno-de-antigo,70b624f4d865a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

fontes [em inglês]

The New York Times - In Classic vs. Modern Violins, Beauty Is in Ear of the Beholder
http://www.nytimes.com/2012/01/03/science/in-play-off-between-old-and-new-violins-stradivarius-lags.html?_r=0

The Guardian - How many notes would a virtuoso violinist pay for a Stradivarius?
http://www.guardian.co.uk/music/2012/jan/02/how-many-notes-violinist-stradivarius?INTCMP=SRCH

OBSERVAÇÃO: NÃO ESTOU COLOCANDO AQUI MINHA OPINIÃO, QUE EU SÓ PODERIA DAR SE EU TIVESSE EXPERIMENTADO O MELHOR VIOLINO ENTRE OS MODERNOS E O STRADIVARIUS, O TEXTO POSTADO É SÓ INFORMATIVO, O OBJETIVO É SÓ BALANCEAR O PONTO DE VISTA.. É BOM A GENTE SER UM POUCO CRÍTICO COM AS COISAS [TANTO PRO LADO DO VIOLINO QUANTO PRO LADO DA PESQUISA].



É, acho que como disse o Alexandre as madeiras é que são a diferença, se são deixadas o tempo certo para envelhecer, etc.

Falando em construção, (não sou luthier) mas duvido que haja um graaaaaaaaaande segredo que só eles sabiam na época...


Até devido à tecnologia e engenharia desenvolvida da qual desfrutamos Very Happy


Prá mim sempre o violinista vai ser mais importante que o violino, já dei meu violino para um cara fudidasso tocar, ele detonou e no fim disse: "quem sabe faz com qualquer um DImas"

Ainda completou dizendo que grande parte do timbre na verdade quem faz é o músico, e sua técnica.

Mas...


Claro que não sai timbre do meu como sairia de um Guarnieri ou de um luthier.


Mas o timbre que o cara tirou do meu violino é o que estou tentando até hoje kkkkkkkk.


Abraços, bons estudos.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! Empty Re: O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !

Mensagem  RodMoro 20/8/2014, 22:04

No meu ponto de vista, o que ocorre é que a grande maioria dos Luthiers modernos trabalham buscando copiar os instrumentos criados há mais de 300 anos, porém, a base para as cópias são instrumentos já prontos. Ninguém sabe se havia de fato algum grande segredo na construção pra que os instrumentos antigos atingissem grande qualidade sonora ou não. Isso nos remete ao fato de que não há segredo. A qualidade é a mesma. E ninguém que está vivo hoje estará vivo daqui a 200 ou 300 anos pra conferir, nessa época, qual será a sonoridade e qualidade de um instrumento feito hoje, certo???!!!
Desculpem-me por "desenterrar" alguns tópicos... É que sou novo no fórum e estou lendo tudo...

RodMoro

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI ! Empty Re: O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos