Últimos assuntos
Top dos mais postadores
£ëø Mø®£ix | ||||
Alexandre | ||||
Louysie | ||||
Aleki3419 | ||||
Mayara Verginio | ||||
Dimas Barroco | ||||
Ozeias - MG | ||||
Lucas Amorim | ||||
El Justiceiro | ||||
Marcus V.S. |
Quem está conectado?
Há 18 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 18 visitantes :: 3 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !
5 participantes
Página 1 de 1
O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !
Jornal Globo -
https://www.youtube.com/watch?v=JyDjC3M18oQ
https://www.youtube.com/watch?v=JyDjC3M18oQ
GabrielLima- Mensagens : 17
Pontos : 41
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 26
Re: O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !
03 de Janeiro de 2012•11h49 • atualizado às 11h57
[u]Estudo: músicos não sabem diferenciar violino moderno de antigo
[/u]
Estudos realizados pela pesquisadora da Universidade de Paris, Claudia Fritz, mostram que violinistas profissionais não conseguem distinguir o som de um instrumento produzido há 300 anos de um feito recentemente. As informações são do The Guardian.
Para a pesquisa, Claudia recrutou 21 músicos e pediu para que tocassem três instrumentos modernos e três feitos por maestros italianos - um do ano de 1740 e dois de 1700. Em um salão com luz baixa, ela repassou os violinos aleatoriamente para os concertistas, que foram divididos por uma cortina e tiveram de usar óculos especiais.
Após o teste, cada um teria que avaliar os instrumentos por manuseio, projeção e "tons", além de mensurar a qualidade do som. "Nós não vendamos os músicos totalmente, porque poderia interferir na percepção deles. Com os ósculos especiais, eles podiam ver a linha dos instrumentos, mas não conseguiam identificar marcas ou a decoração", disse Claudia.
Além disso, para impedir que eles sentissem o cheiro dos violinos antigos, foi colocado perfume no queixo de cada um. O resultado? A pesquisadora afirmou ter sido mais inusitado do que esperava: os violonistas preferiram os instrumentos novos.
De acordo com ela, os músicos também não souberam dizer, pelo som, se os violinos eram novos ou não. "Não importa se o instrumento é novo ou velho, mas sim se ele é um bom instrumento. Os novos fabricantes de violinos estão fazendo um bom trabalho", contou.
Segundo o secretário da Associação Britânica de Produção de Violinos, Kai-Thomas Roth, outros testes, em que o pesquisador e o músico são vendados enquanto o violino é tocado, já mostraram que as pessoas não conseguem distinguir um violino moderno de uma obra de arte de valor inestimável.
Para Roth, no entanto, uma pessoa se aplica muito mais para conseguir trabalhar com um instrumento antigo. "O fator 'mito' ajuda esses instrumentos. Um Stradivari, por exemplo, faz com que as pessoas se empenhem para conseguir tocá-lo", afirmou.
Antonio Stradivari - 1644-1737 - é creditado por conceber nos violinos modernos um som mais poderoso e arredondados. Existem cerca de 650 violinos, violas e violoncelos de sua criação.
http://musica.terra.com.br/estudo-musicos-nao-sabem-diferenciar-violino-moderno-de-antigo,70b624f4d865a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
fontes [em inglês]
The New York Times - In Classic vs. Modern Violins, Beauty Is in Ear of the Beholder
http://www.nytimes.com/2012/01/03/science/in-play-off-between-old-and-new-violins-stradivarius-lags.html?_r=0
The Guardian - How many notes would a virtuoso violinist pay for a Stradivarius?
http://www.guardian.co.uk/music/2012/jan/02/how-many-notes-violinist-stradivarius?INTCMP=SRCH
OBSERVAÇÃO: NÃO ESTOU COLOCANDO AQUI MINHA OPINIÃO, QUE EU SÓ PODERIA DAR SE EU TIVESSE EXPERIMENTADO O MELHOR VIOLINO ENTRE OS MODERNOS E O STRADIVARIUS, O TEXTO POSTADO É SÓ INFORMATIVO, O OBJETIVO É SÓ BALANCEAR O PONTO DE VISTA.. É BOM A GENTE SER UM POUCO CRÍTICO COM AS COISAS [TANTO PRO LADO DO VIOLINO QUANTO PRO LADO DA PESQUISA].
[u]Estudo: músicos não sabem diferenciar violino moderno de antigo
[/u]
Estudos realizados pela pesquisadora da Universidade de Paris, Claudia Fritz, mostram que violinistas profissionais não conseguem distinguir o som de um instrumento produzido há 300 anos de um feito recentemente. As informações são do The Guardian.
Para a pesquisa, Claudia recrutou 21 músicos e pediu para que tocassem três instrumentos modernos e três feitos por maestros italianos - um do ano de 1740 e dois de 1700. Em um salão com luz baixa, ela repassou os violinos aleatoriamente para os concertistas, que foram divididos por uma cortina e tiveram de usar óculos especiais.
Após o teste, cada um teria que avaliar os instrumentos por manuseio, projeção e "tons", além de mensurar a qualidade do som. "Nós não vendamos os músicos totalmente, porque poderia interferir na percepção deles. Com os ósculos especiais, eles podiam ver a linha dos instrumentos, mas não conseguiam identificar marcas ou a decoração", disse Claudia.
Além disso, para impedir que eles sentissem o cheiro dos violinos antigos, foi colocado perfume no queixo de cada um. O resultado? A pesquisadora afirmou ter sido mais inusitado do que esperava: os violonistas preferiram os instrumentos novos.
De acordo com ela, os músicos também não souberam dizer, pelo som, se os violinos eram novos ou não. "Não importa se o instrumento é novo ou velho, mas sim se ele é um bom instrumento. Os novos fabricantes de violinos estão fazendo um bom trabalho", contou.
Segundo o secretário da Associação Britânica de Produção de Violinos, Kai-Thomas Roth, outros testes, em que o pesquisador e o músico são vendados enquanto o violino é tocado, já mostraram que as pessoas não conseguem distinguir um violino moderno de uma obra de arte de valor inestimável.
Para Roth, no entanto, uma pessoa se aplica muito mais para conseguir trabalhar com um instrumento antigo. "O fator 'mito' ajuda esses instrumentos. Um Stradivari, por exemplo, faz com que as pessoas se empenhem para conseguir tocá-lo", afirmou.
Antonio Stradivari - 1644-1737 - é creditado por conceber nos violinos modernos um som mais poderoso e arredondados. Existem cerca de 650 violinos, violas e violoncelos de sua criação.
http://musica.terra.com.br/estudo-musicos-nao-sabem-diferenciar-violino-moderno-de-antigo,70b624f4d865a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
fontes [em inglês]
The New York Times - In Classic vs. Modern Violins, Beauty Is in Ear of the Beholder
http://www.nytimes.com/2012/01/03/science/in-play-off-between-old-and-new-violins-stradivarius-lags.html?_r=0
The Guardian - How many notes would a virtuoso violinist pay for a Stradivarius?
http://www.guardian.co.uk/music/2012/jan/02/how-many-notes-violinist-stradivarius?INTCMP=SRCH
OBSERVAÇÃO: NÃO ESTOU COLOCANDO AQUI MINHA OPINIÃO, QUE EU SÓ PODERIA DAR SE EU TIVESSE EXPERIMENTADO O MELHOR VIOLINO ENTRE OS MODERNOS E O STRADIVARIUS, O TEXTO POSTADO É SÓ INFORMATIVO, O OBJETIVO É SÓ BALANCEAR O PONTO DE VISTA.. É BOM A GENTE SER UM POUCO CRÍTICO COM AS COISAS [TANTO PRO LADO DO VIOLINO QUANTO PRO LADO DA PESQUISA].
Louysie- Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012
Re: O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !
violina escreveu:03 de Janeiro de 2012•11h49 • atualizado às 11h57
Estudo: músicos não sabem diferenciar violino moderno de antigo
Estudos realizados pela pesquisadora da Universidade de Paris, Claudia Fritz, mostram que violinistas profissionais não conseguem distinguir o som de um instrumento produzido há 300 anos de um feito recentemente. As informações são do The Guardian.
Para a pesquisa, Claudia recrutou 21 músicos e pediu para que tocassem três instrumentos modernos e três feitos por maestros italianos - um do ano de 1740 e dois de 1700. Em um salão com luz baixa, ela repassou os violinos aleatoriamente para os concertistas, que foram divididos por uma cortina e tiveram de usar óculos especiais.
Após o teste, cada um teria que avaliar os instrumentos por manuseio, projeção e "tons", além de mensurar a qualidade do som. "Nós não vendamos os músicos totalmente, porque poderia interferir na percepção deles. Com os ósculos especiais, eles podiam ver a linha dos instrumentos, mas não conseguiam identificar marcas ou a decoração", disse Claudia.
Além disso, para impedir que eles sentissem o cheiro dos violinos antigos, foi colocado perfume no queixo de cada um. O resultado? A pesquisadora afirmou ter sido mais inusitado do que esperava: os violonistas preferiram os instrumentos novos.
De acordo com ela, os músicos também não souberam dizer, pelo som, se os violinos eram novos ou não. "Não importa se o instrumento é novo ou velho, mas sim se ele é um bom instrumento. Os novos fabricantes de violinos estão fazendo um bom trabalho", contou.
Segundo o secretário da Associação Britânica de Produção de Violinos, Kai-Thomas Roth, outros testes, em que o pesquisador e o músico são vendados enquanto o violino é tocado, já mostraram que as pessoas não conseguem distinguir um violino moderno de uma obra de arte de valor inestimável.
Para Roth, no entanto, uma pessoa se aplica muito mais para conseguir trabalhar com um instrumento antigo. "O fator 'mito' ajuda esses instrumentos. Um Stradivari, por exemplo, faz com que as pessoas se empenhem para conseguir tocá-lo", afirmou.
Antonio Stradivari - 1644-1737 - é creditado por conceber nos violinos modernos um som mais poderoso e arredondados. Existem cerca de 650 violinos, violas e violoncelos de sua criação.
http://musica.terra.com.br/estudo-musicos-nao-sabem-diferenciar-violino-moderno-de-antigo,70b624f4d865a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
fontes [em inglês]
The New York Times - In Classic vs. Modern Violins, Beauty Is in Ear of the Beholder
http://www.nytimes.com/2012/01/03/science/in-play-off-between-old-and-new-violins-stradivarius-lags.html?_r=0
The Guardian - How many notes would a virtuoso violinist pay for a Stradivarius?
http://www.guardian.co.uk/music/2012/jan/02/how-many-notes-violinist-stradivarius?INTCMP=SRCH
OBSERVAÇÃO: NÃO ESTOU COLOCANDO AQUI MINHA OPINIÃO, QUE EU SÓ PODERIA DAR SE EU TIVESSE EXPERIMENTADO O MELHOR VIOLINO ENTRE OS MODERNOS E O STRADIVARIUS, O TEXTO POSTADO É SÓ INFORMATIVO, O OBJETIVO É SÓ BALANCEAR O PONTO DE VISTA.. É BOM A GENTE SER UM POUCO CRÍTICO COM AS COISAS [TANTO PRO LADO DO VIOLINO QUANTO PRO LADO DA PESQUISA].
É, acho que como disse o Alexandre as madeiras é que são a diferença, se são deixadas o tempo certo para envelhecer, etc.
Falando em construção, (não sou luthier) mas duvido que haja um graaaaaaaaaande segredo que só eles sabiam na época...
Até devido à tecnologia e engenharia desenvolvida da qual desfrutamos
Prá mim sempre o violinista vai ser mais importante que o violino, já dei meu violino para um cara fudidasso tocar, ele detonou e no fim disse: "quem sabe faz com qualquer um DImas"
Ainda completou dizendo que grande parte do timbre na verdade quem faz é o músico, e sua técnica.
Mas...
Claro que não sai timbre do meu como sairia de um Guarnieri ou de um luthier.
Mas o timbre que o cara tirou do meu violino é o que estou tentando até hoje kkkkkkkk.
Abraços, bons estudos.
Re: O SEGREDO DE ANTONIO STRADIVARI !
No meu ponto de vista, o que ocorre é que a grande maioria dos Luthiers modernos trabalham buscando copiar os instrumentos criados há mais de 300 anos, porém, a base para as cópias são instrumentos já prontos. Ninguém sabe se havia de fato algum grande segredo na construção pra que os instrumentos antigos atingissem grande qualidade sonora ou não. Isso nos remete ao fato de que não há segredo. A qualidade é a mesma. E ninguém que está vivo hoje estará vivo daqui a 200 ou 300 anos pra conferir, nessa época, qual será a sonoridade e qualidade de um instrumento feito hoje, certo???!!!
Desculpem-me por "desenterrar" alguns tópicos... É que sou novo no fórum e estou lendo tudo...
Desculpem-me por "desenterrar" alguns tópicos... É que sou novo no fórum e estou lendo tudo...
RodMoro- Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/08/2014
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar
» Qual o Melhor cavalete
17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar
» Plano de estudo
26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio
» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista
» É necessário levar o violino ao Luthier?
11/4/2018, 16:06 por Jhony18
» Liuxi é bom?
11/4/2018, 16:04 por Jhony18
» Violino Christina v5 v9
11/4/2018, 16:02 por Jhony18
» TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira
» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira