Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Acústico ou Elétrico, com qual começar? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Acústico ou Elétrico, com qual começar? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Acústico ou Elétrico, com qual começar? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Acústico ou Elétrico, com qual começar? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Acústico ou Elétrico, com qual começar? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Acústico ou Elétrico, com qual começar? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Acústico ou Elétrico, com qual começar? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Acústico ou Elétrico, com qual começar? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Acústico ou Elétrico, com qual começar? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Acústico ou Elétrico, com qual começar?

+7
Marquezin
Felipe Willack
Fraga
Fernando Borges
Ozeias - MG
Mayara Verginio
£ëø Mø®£ix
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/1/2011, 15:42

====================================

>>> Acústico ou Elétrico, com qual começar? <<<

=====================================
.
Estou abrindo esse tutorial para esclarecer uma dúvida que também é muito frequente. Muitas perguntas relativas a esse assunto são feitas, e a resposta mais coerente é: Acústico. Então, resolvi explicar detalhadamente o porquê de determinada decisão.  .
O violino acústico possui nuances de timbres diferentes, o que deixa bem acentuada a dinâmica gerada pelas diferentes técnicas de arco. Ou seja: para extrair timbres diferenciados do violino acústico, é necessário que se crie certa técnica e haja domínio de quem está executando. Então, o violino acústico é mais difícil de dominar do que o elétrico.
.
Mas por quê? No violino elétrico, pelo menos 80% do som gerado é feito pelo captador. Assim, qualquer tipo de execução, como arcada e “pizzicatto” fluem muito mais fáceis, quase (eu disse quase) que na mesma intensidade, independente da força que se pôs no arco.
.
Geralmente alguns timbres e efeitos se regulam por botões, e não com técnicas de manuais. Não que também não tenham as técnicas de arco e mão nos violinos elétricos. Até tem, mas são mais fáceis de executar, devido a captação.  
.
Já o violino acústico, fatores como arco, crina, cordas, cavalete, alma, distância do estandarte do cavalete e alguns outros pequenos macetes têm uma pequena porcentagem de influência no timbre, mas, 100% do som do violino acústico depende unicamente da caixa de ressonância de madeira. Aí você pergunta: Se o elétrico é mais fácil, porque não começar com ele para aprender? É aí que entra a velha teoria da Guitarra x Violão.
.
Quem começa aprendendo violão, que tem ressonância exclusiva do que você executa em ambas as mãos e a caixa de madeira, desenvolverá um dedilhado ágil e preciso, juntamente com o dedilhado da mão direita nas cordas.
.
Então, quando pegar uma guitarra, tudo ficará mais fácil, pois o captador pega o mínimo toque das cordas, e às vezes, dependendo do que se quer fazer, basta o dedilhado da mão esquerda na escala. Agora, a situação ao contrário.
Você começou tocando guitarra. Você faz miséria com a mão esquerda, onde só de encostar os dedos nas cordas, já sai o que você quer que saia. Aí, te dão um violão para fazer o mesmo.
.
Você vai parecer um mero aprendiz (e no fundo, é basicamente isso mesmo), que só sabe fazer os acordes básicos, as batidas básicas, e solar que é bom, muito pouco ou nada, porque você não treinou a sincronia da mão esquerda com a mão direita, e além de tudo, você se deparou com uma surpresa: Se dedilhar só a mão esquerda no violão, simplesmente não sai som algum.
.
Aí, seu status de “músico master”, que faz miséria com a guitarra, vai por água abaixo quando tem um violão nas mãos. Com o violino elétrico, na verdade, não é tão acentuado assim, mas possui seu grau considerável de diferença.
.
Então, não vale à pena e não é recomendável começar com o mais fácil. Porque depois que você precisar fazer o difícil, não vai conseguir.
.
Bem, a resposta, na minha opinião é essa. Claro, a decisão cabe a cada um.  


Última edição por £ëø Mø®£ix em 9/3/2015, 14:03, editado 4 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  Mayara Verginio 23/2/2011, 09:24

Eu particularmente detesto violino elétrico, não recomendo a ninguém.
Sou muito mais o acústico o som é mais gracioso.
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/10/2011, 18:01

Bom, pra quem toca em banda é muito interessante o elétrico.

Em casamento também é bom usar um violino elétrico.

Estou pensando em adquirir um violino eletrico futuramente.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Acústico ou Elétrico

Mensagem  Ozeias - MG 16/10/2011, 12:52

Tutorial bem interessante, este fórum está um show de informação e curiosidades parabéns!
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  Fernando Borges 16/10/2011, 14:58

Mayara Verginio escreveu:Eu particularmente detesto violino elétrico, não recomendo a ninguém.
Sou muito mais o acústico o som é mais gracioso.

Concordo com mayara , odeio o violino elétrico o som desse violino não tem sentimento.
Fernando Borges
Fernando Borges

Mensagens : 84
Pontos : 89
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  Mayara Verginio 16/10/2011, 22:45

Alguém para me fazer companhia... kakaka
Estava ficando com medo já... haha

Nunca gostei do elétrico, fico triste quando escuto um... ^^"
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2011, 00:25

Mayara Verginio escreveu:Alguém para me fazer companhia... kakaka
Estava ficando com medo já... haha

Nunca gostei do elétrico, fico triste quando escuto um... ^^"

Vou comprar um e fazer uma serenata pra você. Vai ficar triste ainda? rs*
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2011, 00:32

ozeias-mg escreveu:Tutorial bem interessante, este fórum está um show de informação e curiosidades parabéns!

Obrigado inestimavel amigo. Tudo que eu fiz é para levar informação, cultura e lazer a nossa categoria de Cordas.
.
Vou garimpar meus arquivos com meus textos e continuarei a postar textos do meus arquivos pessoais ou escrever alguns tutorais.
.
Fico feliz em saber que muitas pessoas estão tendo prazer em ler tudo que posto e escrevo.Divulgue para seus amigos músicos este fórum e minhas comunidades no Orkut. Apesar do povo estar sumindo lá do Orkut, escrevi muita coisa bacana lá. Vou trazer algumas coisas pra cá.
.
Vocês que tiverem algo para acrescentar, traga seus artigos, tutoriais e sua contribuição para este Fórum.
.
Que Deus abençoe a todos.

.
Se precisar de mais informações adquira os meus DVDs, estão todos shows de bola. O preço deles são menores que o salário minimo. Bem baixinho mesmo.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  Mayara Verginio 17/10/2011, 12:13

Nossa... kakaa
ai fica dificil ficar triste neh...
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2011, 18:57

Mayara Verginio escreveu:Nossa... kakaa
ai fica dificil ficar triste neh...

Uma moça bonita e simpática mereçe sempre o existe de melhor neste mundo.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  Fraga 3/8/2012, 14:44

Genial!!! Adorei a explicação! Se bem que estou pensando futuramente adquiri um eletrico para estudos noturnos com fones de ouvido e pra deixar de decoração. Tem alguns que são bem bonitos...



Abraço.
Fraga
Fraga

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  Felipe Willack 17/10/2012, 09:59

Otimo tuto ..
booa comparação .
Violinos elétricos são para festas , casamentos ,tocatas onde há pessoas que não entendem muito de instrumentos e só querem ver uma otima apresentação, então com um violino ELÉTRICO cáiria muito bem por ser diferente dos acústicos em sua constituição .
Felipe Willack
Felipe Willack

Mensagens : 13
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 28

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441288064-violino-copia-s

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  Marquezin 17/10/2012, 23:58

Apesar desse tópico ser antigo, e eu já o ter lido a bastante tempo, agora que me registrei, senti vontade de postar aqui, principalmente por que quando o li, não conhecia nada de violinos elétricos e com o que vi até agora do instrumento, posso passar minha experiência (pouca, mas pode ajudar alguém).

Violinos elétricos e violinos acústicos são instrumentos distintos, ao meu ver, a única semelhança entre eles, é que utilizam a mesma afinação e são tocados por cordas friccionadas.

Assim como a guitarra e o violão, existem várias formas de se tocar, cada uma delas com técnicas especificas e sonoridades totalmente diferentes uma da outra que diferem entre si de acordo com o equipamento usado.

Usarei o Guitarra e o violão pra explicar o que quero dizer sobre esses tipos de "violinos".

O timbre de um violão é determinado assim como nosso amigo de 4 cordas, pela madeira, construção, cordas, se é tocado com palheta ou até mesmo com as mãos e é claro, pelo violonista.
O violonista em questão, pode determinar através do que podemos chamar de "pegada", se o violão ira timbrar de forma aveludada ou agressiva de acordo com sua técnica e estilo musical, isso somado a "qualidade" do instrumento, pode ter um resultado variado.

Já o guitarrista, apesar da construção do instrumento desempenhar um papel de determinada importância na sonoridade como no caso do violão, pode manipular o timbre do instrumento de várias maneiras, através de diversos tipos de amplificadores, microfones utilizados para captar o som dos mesmos, pedais de efeitos, captadores, cordas, palhetas, cabos, hacks de efeitos, pré-amplificadores, sistemas de circuito ativo ligados no interior do instrumento, etc. Isso tudo antes de passar por uma mesa de palco (responsável pelo retorno) e antes de chegar a uma mesa de mixagem final para então depois ser enviado a um "P.A." (se for um show para um grande público).

Ambos os instrumentos, são tocados de formas especificas, com técnicas especificas, com "equipamentos" específicos.

Se você me perguntar como eu formaria um guitarrista, eu diria a você: "Ensinando esse músico a tocar violão, é mais fácil.".
E se você me perguntar se existe uma forma de formar um guitarrista sem que ele passe pelo violão primeiro, eu diria a você: "Claro, mas ele seria somente guitarrista e tocaria mal o violão, mas ainda sim ele seria um bom guitarrista e dependendo do caso, muito melhor que outro guitarrista que iniciou os estudos com um violão".

Acredito que inicia-se de acordo com o que você quer e de acordo com o som que você quer tirar do instrumento, não vejo como uma regra a ser seguida, eu formei muitos guitarristas nesses anos como professor, muitos deles nem ao menos tinha violão, e isso não impediu que se tornassem bons músicos.

Voltando as 4 cordas, o violinista elétrico, tocará obviamente de uma forma diferente do violinista tradicional, mas ele terá uma gama de possibilidades no seu instrumento que ele não teria com um violino acústico, assim como ele perderá algumas técnicas que só conseguiria no tradicional.

Grande parte da beleza de um instrumento musical parte do músico, se o musico não tem sentimento, não importa se é um instrumento de 1 milhão de dólares, vai soar como um de 100 reais.
Ouvi alguns violinistas elétricos tocarem musicas que encheram meus olhos de lágrimas e outros tradicionais que me deram vontade de cuspir no chão, assim como o contrário.

Apesar de tocar a pouco tempo, meu primeiro violino foi um Atelier elétrico (parece uma nave espacial com luzes azuis...rs). Comprei um Eagle acústico pouco depois mas hoje, eu passo mais tempo tocando o elétrico com fones de ouvido ligado aos meus equipamentos de guitarra...rs

Muitos violinistas acústicos, não gostam do violino elétrico, isso é quase que unânime, acredito que talvez pelos mesmos motivos que os Cravistas não aceitaram de inicio o piano quando Bartolomeo Cristofori o apresentou ao público e da mesma forma que os violonistas, quando viram a primeira guitarra maciça de Leo Fender.
Apesar do violino elétrico ser um instrumento jovem, ele ainda não caiu no gosto dos músicos, pelo fato de ainda ser comparado com o violino tradicional.

Ao meu ver, antes de dizer qual é o melhor violino pra iniciantes, deve-se perguntar primeiro o que ele quer tocar:

Se quiser seguir uma linha clássica ele deverá comprar um bom violino acústico, um bom breu, um bom arco, boas cordas e estudar.

Se quiser seguir a linha experimental, Rock, eletrônica, pop, musica de vídeo game e não quiser incomodar os vizinhos, um bom violino elétrico (pode custar mais de 3000 dólares), arco, breu, cordas, um amplificador, pedais de efeitos, cabos, fones de ouvido, arrumar uma tomada pra ligar tudo isso e finalmente, estudar.

Um abraço a todos!

PS: Curioso, uma das últimas mensagens desse tópico completou 1 ano ontem...rs
Marquezin
Marquezin

Mensagens : 1
Pontos : -1
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 20/10/2012, 13:19

Concordo com tudo que você falou, creio que falou muito bem.
.
Talvez ultima linha que eu penso um pouco diferente.
.
Penso que o ideal seria o cara começar os estudos pelo menos 5 anos estudando firme na técnica erudita no violino acustico. Depois isso o cara poderia seguir caminhos diferentes e assumir totalmente o violino eletrico.
.
Mas isso não quer dizer que o cara precise ficar 5 anos torcendo o nariz tocando erudito e somente no violino acustico, assim que pegar os principios básicos, mas isso varia de 1 ano a 2 anos, já pode utilizar o eletrico em suas apresentações e começar já definir seu estilo, porém mantendo 90 por cento no Erudito e acustico e ir gradualmente diminuindo essa participação até ter um técnica intermediaria e seguir o seu caminho, criar sua personalidade musical.
.
Quanto ao estudos, não necessita tocar somente no eletrico para não incomodar os vizinhos, creio que uma surdina de estudo que reduz em 90 por cento do som, já resolva esse problema comico, mas tão simples de ser resolvido.
.
No mais, o nosso amigo foi brilhante ao expor suas ideias. Também sigo essa linha de racicionio. Claro que como músico sacro e erudito, sou um pouco mais puritano em minhas concepções e como luthier um pouco mais apreensivo. Mas como pessoa, adoro coisas novas. E logo eu vou comprar meu violino eletrico, assim que eu tiver uma técnica intermediaria. Acho que tentaria desenvolver um pouco mais o Jazz, Blues e Sertanejo.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  JoaoMarcelo 2/7/2013, 12:02

Acabo de "descobrir"e me cadastrar aqui no forum e estou encantado e grato pelo nível de informações e conhecimentos de vocês! E muito feliz por estar em um ambiente que serve ao Senhor Jesus (sou gaitista do grupo de louvor da Primeira Igreja Batista em São Paulo).

Estudei guitarra e contrabaixo na infância, depois mudei para a gaita e segui... hoje tenho 40 anos.

Há cerca de 1 ano comecei a estudar cello, aproveitando a agilidade que ganhei nos anos de guitarra... e o aprendizado do contrabaixo por estar com o braço "em pé"e sem trastes, uso do arco etc. Meu instrumento é um Rolim é uma droga. e para deixá-lo bom já fiz um grande investimento, trocando cavaletes, cordas, fixos, alma, cravelhas, estandarte, ajustando uma barriga que tinha no braço dele, removendo o verniz de traz do braço (grudava a ponto de dificultar o deslizar do polegar!).

E a curiosidade sobre o violino que me acompanha desde criança...

Quero confessar para vocês que optei por um caminho mais fácil: comprei um violino elétrico Atelier Studio (já sabendo sobre a despesa que teria para ajustar e aditivar um violino acústico intermediário) e coloquei nele cordas e afinação de viola. Apesar de eu ter 1,90m e mãos suficientes para tcar em um contrabaixo 4/4, o tamanho da viola não me permite tocar (ombro machucado) e a afinação da viola, semelhante ao cello, está me permitindo simplesmente transferir o que toco no cello para o novo instrumento.

A posição do violino é relativamente confortável, mas os dedos não cabem no braço, por isso tenho tocado a primeira posição somente com os 2 primeiros dedos....

Na igreja batista infelizmente não temos um aprendizado ou sistema de música tão legal e sofisticado quanto a CCB.... músicos profissionais e iniciantes tocam juntos, instrumentos como a gaita têm seu espaço.... mas, a sinceridade no louvor acaba sobressaindo a tudo isso.

Na verdade escrevo para agraceder e dizer que mesmo para um músico "confuso" como eu, aqui é o lugar certo para aprender! E dizer que muitos dos posts daqui me inspiram a pensar em um violino de luthier, deixando o elétrico para pequenas apresentações, algo que no cello tem custo cerca de 3 vezes maior! Fiquem na paz de Jesus!
JoaoMarcelo
JoaoMarcelo

Mensagens : 7
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  JoaoMarcelo 2/7/2013, 12:07

Eu concordo bastante com as críticas para o cello também! A questão é eles divulgarem que o instrumento é 70% feito por luthiers e chegar ao cliente com uma barriga no braço que chega a 1,5mm de altura. Uma alma que parece ter sido tirada de um cabide, cavalete e cordas que seria melhor se viesse sem..... após gastar o valor do instrumento em ajustes e mudanças, tenho um som incrivelmente diferente do original, mas daí fica sempre aquele pensamento.... por R$ 3.000,00 eu teria coisa melhor? Sim!!!! Eu mal avancei nos estudos e, apesar de todo ajustado, cavalete, alma, cordas, fixos, tudo de primeira, a qualidade da madeira já começa a fazer falta....
JoaoMarcelo
JoaoMarcelo

Mensagens : 7
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  poioca 3/8/2013, 23:17

Vou aproveitar o tópico para fazer umas perguntas e gostaria da opinião de vocês.


Vale a pena comprar um violino elétrico somente para estudar?
Violino elétrico me ajudaria a evoluir?
Digo isso porque geralmente o horário que posso estudar é no período da noite, mas não o faço porque mesmo com surdina o som do violino ainda é alto, consequentemente, fico sem estudar durante dias e em função disso já pensei em largar as aulas várias vezes, só não fiz porque gosto muito de tocar, embora ainda seja um mero aspirante a iniciante.


Se a resposta for sim, podem me sugerir modelos e lojas onde comprar?
Li que em um outro tópico, uma sugestão feita pelo £ëø Mø®️£ix, foi o Straus.
Mas não encontrei no mercado livre, na verdade lá existem algumas opções, mas boa parte são Stagg(e não li nada muito favorável sobre eles), ou outros sem marca.


Aquele modelo elétrico da Eagle ev650, é bom?

Bom, é isso. Agradeço a quem puder dar uma mão! Very Happy

poioca

Mensagens : 6
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 4/8/2013, 12:11

poioca escreveu:Vou aproveitar o tópico para fazer umas perguntas e gostaria da opinião de vocês.


Vale a pena comprar um violino elétrico somente para estudar?
Violino elétrico me ajudaria a evoluir?
Digo isso porque geralmente o horário que posso estudar é no período da noite, mas não o faço porque mesmo com surdina o som do violino ainda é alto, consequentemente, fico sem estudar durante dias e em função disso já pensei em largar as aulas várias vezes, só não fiz porque gosto muito de tocar, embora ainda seja um mero aspirante a iniciante.


Se a resposta for sim, podem me sugerir modelos e lojas onde comprar?
Li que em um outro tópico, uma sugestão feita pelo £ëø Mø®️£ix, foi o Straus.
Mas não encontrei no mercado livre, na verdade lá existem algumas opções, mas boa parte são Stagg(e não li nada muito favorável sobre eles), ou outros sem marca.


Aquele modelo elétrico da Eagle ev650, é bom?

Bom, é isso. Agradeço a quem puder dar uma mão! Very Happy

Olá, meu amigo. Tudo bem?
.
Então a melhor opção sem dúvidas nenhuma é estudar diretamente com um violino acustico. Bom, existem várias surdinas no mercado. O que os estudantes não são orientado por seus professores e muitos desconhecem realmente é que existem a surdina de estudo e a surdina de orquestra.
.
Surdina de estudos: ela é feita em material mais pesado (Metal, cobre, Artino) e que provoca o corte real dos harmonicos e a intensidade em até 90 por cento do som. Elas são extremamente pesadas, contém 4 garras de um lado e 4 garras de outro. E o cavalete tem que estar esculpido corretamente para que ela tenha um perfeito encaixe. Como existem muitas fábricas e quase nenhuma segue um padrão de medida, as vezes mesmo se fazendo um cavalete com as medidas corretas a surdina não fica fixa corretamente o suficiente para realmente cortar a totalidade da intensidade do som. Ela cobre totalmente o cavalete, é bem pesada.
.
Surdina de orquestra: ela é feita em borracha, realmente corta pouca coisa da intensidade, ela da mais um som abafado para efeito de orquestra. Não serve para estudos.
.
Existem outros tipos que pode ser usadas, porém tem carateristicas peculiares como a surdina de especie de gafo, surdina de ebano, surdina de grampo etc. Porém não tem a eficiencia da surdina que eu relatei acima.
.
Primeiro ponto a ser resolvido é exatamente esse, verifica o tipo de surdina que você está utilizando em seu violino. Eu mesmo utilizo a surdina de estudos a qual eu escrevi acima. Posso te garantir que eu já estudei até de madrugada (3 horas da manhã) e não tive reclamações. Porem você deve fechar a porta do seu quarto. Assim não vai incomodar os seus familiares.
.
Outro ponto importante é o seu levou o seu violino ao luthier? Todo violino ao sair da loja, precisa passar obrigatoriamente nas mãos de um luthier para os ajustes básicos e necessários a todos os violinos de fábrica. Só assim você pode garantir qualidade nos estudos.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição! Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
O por que devemos estudar com violino acustico e não o eletrico?
.
O violino acustico, ele vai te proporcionar o completo dominio da tecnica de arco, intensidade, dinamica, resposta de sonoridade, expressividade, limpeza do som etc.
.
No eletrico tudo isso é ajustavel pelo equilizador e também você tem um timbre de pessima qualidade. O violino eletrico não é bem aceito pelos eruditos, justamente por causa disso.
.
Vai aprender com o eletrico? Vai! Porém quando pegar um violino acustico para tocar vai apanhar até e sua qualidade tecnica em questões de sonoridade vai muito ruim. Vai precisar  reaprender com o violino acustico.
.
Enquanto se você aprender com o acustico, quando pegar um eletrico terá o dominio completo do violino eletrico! Pois vai ter a base tecnica sonora bem fundamentada que vai te proporcionar um excelente som de qualidade tanto no acustico como no eletrico.
.
Uma solução caso a surdina você ainda ache que não resolva o seu problema a noite. Pode pedir para o luthier regular o seu violino acustico e deixar o mais abafado possivel naturalmente. Quando colocar a surdina vai ficar mais abafado ainda e quase não vai se ouvir. Eu posso realizar esse serviço. Porem o seu professor pode reclamar, uma solução é comprar dois violinos acusticos. Um para você estudar em casa a noite e pedir para o luthier ajusta-lo para deixar com menor intensidade e o mais abafador possivel e você ainda coloca a surdina nele para estudar. Outro você pede para o luthier colocar no ponto máximo de sonoridade para você tocar na aula e apresentações.
.
Caso você opte realmente por violinos eletricos, é preciso dispor de uma boa grana para comprar pelo menos um decente. Opte pela marca Fender ou Zeta.
.
Os Eagles e Stragg são os piores opções. Pois são violinos de baixo custo, porém de baixa qualidade.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
 
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  poioca 4/8/2013, 16:08

£ëø Mø®£ixOlá, meu amigo. Tudo bem? escreveu:.
Então a melhor opção sem dúvidas nenhuma é estudar diretamente com um violino acustico. Bom, existem várias surdinas no mercado. O que os estudantes não são orientado por seus professores e muitos desconhecem realmente é que existem a surdina de estudo e a surdina de orquestra.
.
Surdina de estudos: ela é feita em material mais pesado (Metal, cobre, Artino) e que provoca o corte real dos harmonicos e a intensidade em até 90 por cento do som. Elas são extremamente pesadas, contém 4 garras de um lado e 4 garras de outro. E o cavalete tem que estar esculpido corretamente para que ela tenha um perfeito encaixe. Como existem muitas fábricas e quase nenhuma segue um padrão de medida, as vezes mesmo se fazendo um cavalete com as medidas corretas a surdina não fica fixa corretamente o suficiente para realmente cortar a totalidade da intensidade do som. Ela cobre totalmente o cavalete, é bem pesada.
.
Surdina de orquestra: ela é feita em borracha, realmente corta pouca coisa da intensidade, ela da mais um som abafado para efeito de orquestra. Não serve para estudos.
.
Existem outros tipos que pode ser usadas, porém tem carateristicas peculiares como a surdina de especie de gafo, surdina de ebano, surdina de grampo etc. Porém não tem a eficiencia da surdina que eu relatei acima.
.
Primeiro ponto a ser resolvido é exatamente esse, verifica o tipo de surdina que você está utilizando em seu violino. Eu mesmo utilizo a surdina de estudos a qual eu escrevi acima. Posso te garantir que eu já estudei até de madrugada (3 horas da manhã) e não tive reclamações. Porem você deve fechar a porta do seu quarto. Assim não vai incomodar os seus familiares.
.
Outro ponto importante é o seu levou o seu violino ao luthier? Todo violino ao sair da loja, precisa passar obrigatoriamente nas mãos de um luthier para os ajustes básicos e necessários a todos os violinos de fábrica. Só assim você pode garantir qualidade nos estudos.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição! Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
O por que devemos estudar com violino acustico e não o eletrico?
.
O violino acustico, ele vai te proporcionar o completo dominio da tecnica de arco, intensidade, dinamica, resposta de sonoridade, expressividade, limpeza do som etc.
.
No eletrico tudo isso é ajustavel pelo equilizador e também você tem um timbre de pessima qualidade. O violino eletrico não é bem aceito pelos eruditos, justamente por causa disso.
.
Vai aprender com o eletrico? Vai! Porém quando pegar um violino acustico para tocar vai apanhar até e sua qualidade tecnica em questões de sonoridade vai muito ruim. Vai precisar  reaprender com o violino acustico.
.
Enquanto se você aprender com o acustico, quando pegar um eletrico terá o dominio completo do violino eletrico! Pois vai ter a base tecnica sonora bem fundamentada que vai te proporcionar um excelente som de qualidade tanto no acustico como no eletrico.
.
Uma solução caso a surdina você ainda ache que não resolva o seu problema a noite. Pode pedir para o luthier regular o seu violino acustico e deixar o mais abafado possivel naturalmente. Quando colocar a surdina vai ficar mais abafado ainda e quase não vai se ouvir. Eu posso realizar esse serviço. Porem o seu professor pode reclamar, uma solução é comprar dois violinos acusticos. Um para você estudar em casa a noite e pedir para o luthier ajusta-lo para deixar com menor intensidade e o mais abafador possivel e você ainda coloca a surdina nele para estudar. Outro você pede para o luthier colocar no ponto máximo de sonoridade para você tocar na aula e apresentações.
.
Caso você opte realmente por violinos eletricos, é preciso dispor de uma boa grana para comprar pelo menos um decente. Opte pela marca Fender ou Zeta.
.
Os Eagles e Stragg são os piores opções. Pois são violinos de baixo custo, porém de baixa qualidade.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
 

Obrigado £ëø Mø®£ix, pelas respostas rápidas e precisas!
Vou comprar outra surdina então e abandonar a ideia de comprar um violino elétrico.
A surdina que possuo é essa aqui:
http://img2.mlstatic.com/surdina-de-metal-para-violino_MLB-O-3951653193_032013.jpg
O modelo garfo que você comentou. Realmente não ajudou muito não. Moro em um casa grande, e é possível me ouvir tocando claramente do último cômodo da casa, mesmo quando estou no primeiro e com as potas fechadas.
Meu violino é ruim, mas já foi ajustado. Mas com certeza irei te consultar quando for trocar de instrumento, embora acredite que vá demorar!

Obrigado!

poioca

Mensagens : 6
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/8/2013, 00:06

poioca escreveu:
Obrigado £ëø Mø®£ix, pelas respostas rápidas e precisas!
Vou comprar outra surdina então e abandonar a ideia de comprar um violino elétrico.
A surdina que possuo é essa aqui:
O modelo garfo que você comentou. Realmente não ajudou muito não. Moro em um casa grande, e é possível me ouvir tocando claramente do último cômodo da casa, mesmo quando estou no primeiro e com as potas fechadas.
Meu violino é ruim, mas já foi ajustado. Mas com certeza irei te consultar quando for trocar de instrumento, embora acredite que vá demorar!

Obrigado!

Eu acredito que seja melhor você adquirir uma nova surdina que cobre todo o cavalete e que corta 90 por cento do som. Pois no seu caso é necessário quase que silencio absoluto
.
É como eu disse, talvez seja necessário você levar o violino novamente no luthier para abafar o som. Na verdade o violino deve ser ajustado de ano em ano. É que chamamos de manutenção anual nos violinos.
.
Os violinos de qualidade inferior só servem para o inicio mesmo de estudos. Em menos de 1 ano é necessário a troca por um violino melhor, pois em 1 ano de estudos, já limita o aluno nos estudos.
.
Já que você pretendia comprar um violino eletrico. Eu aconselho a você já pensar em um violino acustico melhor para o pleno desenvolvimento dos seus estudos.
.
No que precisar, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  poioca 18/9/2013, 22:08

Voltando para dar o feedback sobre a surdina.
Depois de muito pesquisar e um bom tempo sem praticar, consegui comprar a surdina!
Fiquei impressionado como ela abafa o som. Não sei se é a melhor, e tampouco se o preço foi alto ou não. Pra falar a verdade eu achei um pouco caro, mas como não encontrava em lugar nenhum...
Obrigado £ëø Mø®️£ix!
Agora vou tentar praticar com mais frequência e quem saiba evoluir o suficiente pra me dar um novo violino de natal! Very Happy

poioca

Mensagens : 6
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/9/2013, 01:20

poioca escreveu:Voltando para dar o feedback sobre a surdina.
Depois de muito pesquisar e um bom tempo sem praticar, consegui comprar a surdina!
Fiquei impressionado como ela abafa o som. Não sei se é a melhor, e tampouco se o preço foi alto ou não. Pra falar a verdade eu achei um pouco caro, mas como não encontrava em lugar nenhum...
Obrigado £ëø Mø®️£ix!
Agora vou tentar praticar com mais frequência e quem saiba evoluir o suficiente pra me dar um novo violino de natal! Very Happy
Olá, meu caro amigo!
.
Essa surdina é excelente. Pagou um preço justo, não foi caro, acho que até pagou barato. Já vi alguns sites vendendo mais caro do que o preço que você pagou. De artino é realmente uma das mais eficaz.
.
Estude bastante, quando for comprar o seu novo violino fale comigo que eu ajeito um excelente para você.
.
O importante é você treinar muito os estudos e estudar com um violino regulado.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  poioca 26/6/2014, 08:00

Olá a todos!
Tenho uma dúvida, e se vocês pudessem dar a sua opinião, ficarei muito grato.
No momento estou sem praticar, e quero retornar aos estudos. Porém estou morando (no interior do Paraná, e ainda procurando um professor) em um apartamento onde vivem muitos estudantes, o que acaba tornando inviável a prática da música mesmo com surdina.
O que quero saber é, vale a pena investir em um elétrico ou é melhor ficar sem tocar mesmo? Sei que vou apanhar quando tentar novamente o acústico, mas nada do que eu aprender com o elétrico poderá ser aproveitado? Seria mesmo tempo perdido?

poioca

Mensagens : 6
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/6/2014, 12:20

poioca escreveu:Olá a todos!
Tenho uma dúvida, e se vocês pudessem dar a sua opinião, ficarei muito grato.
No momento estou sem praticar, e quero retornar aos estudos. Porém estou morando (no interior do Paraná, e ainda procurando um professor) em um apartamento onde vivem muitos estudantes, o que acaba tornando inviável a prática da música mesmo com surdina.
O que quero saber é, vale a pena investir em um elétrico ou é melhor ficar sem tocar mesmo? Sei que vou apanhar quando tentar novamente o acústico, mas nada do que eu aprender com o elétrico poderá ser aproveitado? Seria mesmo tempo perdido?

Olá querido amigo! Tudo bem?
.
Perdido nunca é nada que fazemos! Tudo tem um por quê e sempre acabamos por aproveitar uma ou outra coisa em oportunidade oportuna!
.
Violino eletrico e violino acustico são instrumentos distintos, assim como a guitarra e violão!
.
O cara que quer ter maior qualidade técnica ele começa sempre estudando violão! Depois parte para uma guitarra! Pois são técnicas diferentes, modos diferentes. O violão é muito mais complexo e tem um maior possibilidade técnica e repertório mais bem elaborado.
.
O violino você tem que ver o que você quer tocar! É música clássica ou popular? Quer ter uma qualidade e um conhecimento maior sobre o seu instrumento ou fazer as coisas sem saber bem como são?
.
Assim defino o violino acustico e o eletrico! Se você estudar o acustico, dominará totalmente o eletrico, mas o inverso não é possivel. Você ficara muito limitado e terá que reaprender muita coisa. É mesma coisa de um cantor que estuda, sabe ler partitura, é capaz de cantar em qualquer tom, toma cuidado com a voz, com alimentação, estuda o diafragma sabe o que faz, como fazer e por que fazer. Diferente daquele que estuda uma revistinha de cifras, não sabe aquecer, bebe antes de cantar, fuma, se droga enfim, leva uma vida leviana. O resultado é que o cara que estuda por cifras, sem conhecimento de harmonia, improvisação, não sabe o que é fricote, não sabe o que é série harmonica, vai compor música de besta, colocando notas erradas na harmonia, pois não sabe o que é nota estranha, apogiatura, aciacatura, portamento, glissando na harmonia! Ele só será capaz de cantar com microfone pois não tem potencia na voz, vai precisar que o cara da mesa de som esconda os deslizes para ficar tudo bonitinho. Por isso vemos e compramos determinado CD, ouvimos é aquela maravilha, o  sujeito vem fazer show ao vivo é aquela decepção!
.
Já o cara estudado ele canta sem microfone, a capela, não desafina, sabe entonar, sabe postar a voz, sabe das distorções da voz, sabe como colocar o vibrato na voz, quando usar. Enfim ele faz tudo ao vivo e fica até melhor do que o CD!
.
É mais ou menos isso, tem que saber o que quer, quais os recursos você deve usar a seu favor.
.
Se quiser ser um violinista completo, estude o acustico. E depois pegue o eletrico para tocar! Vai dominar totalmente!
.
Agora se quiser ficar limitado, o jeito é o eletrico! Pois o mesmo esconde demais os problemas, pois é um recurso eletrônico, por isso não cai no gosto do ditos "eruditos" da qual eu chamo verdadeiramente de clássico! Pois não existe música erudita, mas sim música clássica. O que existe é pessoa erudita! Músico erudito!
.
Existem belissimas surdinas no mercado que cobrem totalmente o cavalete, principalmente feitas de Ardino que dão um resultado melhor, cortam 90 por cento do som.
.
Pode ser uma solução para você!
.
Agora se você não tem como estudar em última instância por causa do movimento de estudantes e para não os incomodar, opte pelo eletrico até ter oportunidade de pegar um acustico.
.
Quem não caça com cachorro, caça com gato! Para tudo tem um jeito a vida! Não pode desanimar e nem desistir da música!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  poioca 27/6/2014, 18:56

£ëø Mø®£ix escreveu:
poioca escreveu:Olá a todos!
Tenho uma dúvida, e se vocês pudessem dar a sua opinião, ficarei muito grato.
No momento estou sem praticar, e quero retornar aos estudos. Porém estou morando (no interior do Paraná, e ainda procurando um professor) em um apartamento onde vivem muitos estudantes, o que acaba tornando inviável a prática da música mesmo com surdina.
O que quero saber é, vale a pena investir em um elétrico ou é melhor ficar sem tocar mesmo? Sei que vou apanhar quando tentar novamente o acústico, mas nada do que eu aprender com o elétrico poderá ser aproveitado? Seria mesmo tempo perdido?

Olá querido amigo! Tudo bem?
.
Perdido nunca é nada que fazemos! Tudo tem um por quê e sempre acabamos por aproveitar uma ou outra coisa em oportunidade oportuna!
.
Violino eletrico e violino acustico são instrumentos distintos, assim como a guitarra e violão!
.
O cara que quer ter maior qualidade técnica ele começa sempre estudando violão! Depois parte para uma guitarra! Pois são técnicas diferentes, modos diferentes. O violão é muito mais complexo e tem um maior possibilidade técnica e repertório mais bem elaborado.
.
O violino você tem que ver o que você quer tocar! É música clássica ou popular? Quer ter uma qualidade e um conhecimento maior sobre o seu instrumento ou fazer as coisas sem saber bem como são?
.
Assim defino o violino acustico e o eletrico! Se você estudar o acustico, dominará totalmente o eletrico, mas o inverso não é possivel. Você ficara muito limitado e terá que reaprender muita coisa. É mesma coisa de um cantor que estuda, sabe ler partitura, é capaz de cantar em qualquer tom, toma cuidado com a voz, com alimentação, estuda o diafragma sabe o que faz, como fazer e por que fazer. Diferente daquele que estuda uma revistinha de cifras, não sabe aquecer, bebe antes de cantar, fuma, se droga enfim, leva uma vida leviana. O resultado é que o cara que estuda por cifras, sem conhecimento de harmonia, improvisação, não sabe o que é fricote, não sabe o que é série harmonica, vai compor música de besta, colocando notas erradas na harmonia, pois não sabe o que é nota estranha, apogiatura, aciacatura, portamento, glissando na harmonia! Ele só será capaz de cantar com microfone pois não tem potencia na voz, vai precisar que o cara da mesa de som esconda os deslizes para ficar tudo bonitinho. Por isso vemos e compramos determinado CD, ouvimos é aquela maravilha, o  sujeito vem fazer show ao vivo é aquela decepção!
.
Já o cara estudado ele canta sem microfone, a capela, não desafina, sabe entonar, sabe postar a voz, sabe das distorções da voz, sabe como colocar o vibrato na voz, quando usar. Enfim ele faz tudo ao vivo e fica até melhor do que o CD!
.
É mais ou menos isso, tem que saber o que quer, quais os recursos você deve usar a seu favor.
.
Se quiser ser um violinista completo, estude o acustico. E depois pegue o eletrico para tocar! Vai dominar totalmente!
.
Agora se quiser ficar limitado, o jeito é o eletrico! Pois o mesmo esconde demais os problemas, pois é um recurso eletrônico, por isso não cai no gosto do ditos "eruditos" da qual eu chamo verdadeiramente de clássico! Pois não existe música erudita, mas sim música clássica. O que existe é pessoa erudita! Músico erudito!
.
Existem belissimas surdinas no mercado que cobrem totalmente o cavalete, principalmente feitas de Ardino que dão um resultado melhor, cortam 90 por cento do som.
.
Pode ser uma solução para você!
.
Agora se você não tem como estudar em última instância por causa do movimento de estudantes e para não os incomodar, opte pelo eletrico até ter oportunidade de pegar um acustico.
.
Quem não caça com cachorro, caça com gato! Para tudo tem um jeito a vida! Não pode desanimar e nem desistir da música!

Obrigado pela aula £ëø Mø®£ix!
Ainda é algo que tenho que pensar muito... mas confesso estar muito tentado a pegar o elétrico, para não ficar parado mesmo. Obviamente, quero ser o melhor com o violino que eu puder ser, mas sei das minhas limitações. Já passei dos 30, então violino é somente um hobbie mesmo, uma válvula de escape do stress do trabalho e dos estudos. Novamente, agradeço pela respostas!

poioca

Mensagens : 6
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/6/2014, 19:16

poioca escreveu:
Obrigado pela aula £ëø Mø®£ix!
Ainda é algo que tenho que pensar muito... mas confesso estar muito tentado a pegar o elétrico, para não ficar parado mesmo. Obviamente, quero ser o melhor com o violino que eu puder ser, mas sei das minhas limitações. Já passei dos 30, então violino é somente um hobbie mesmo, uma válvula de escape do stress do trabalho e dos estudos. Novamente, agradeço pela respostas!

Meu querido amigo no que tiver dúvidas, estarei orientando você para o sucesso de sua satisfação pessoal em relação a música!
.
Como relatei a você, melhor pegar um elétrico com todas as limitações do elétrico do que ficar sem aprender. Não pode se frustar e nem perder tempo.
.
Não pense em ser o melhor, mas sim superar as dificuldades dia a dia, superar os seus próprios limites tendo como objetivo o amor a música e realização pessoal. Pois a cada vitória nos nossos estudos é algo indescritivel, é um grande prazer ver o quando vamos evoluindo e aprendendo pouco a pouco.
.
Não se pegue a idade, não existe idade para se aprender música! Não encare o violino como competição, com cobranças, pressão! Música é arte, diversão, satisfação! Seja eletrico ou acustico, de o máximo de si, mas toque brincando, divertindo, sentindo, expressando sua musicalidade, sinta sua vida. Tenha prazer ao tocar! Isso é música!
.
É uma excelente terapia a música para o stress, problemas do dia a dia, pressão da sociedade no mundo moderno. Nada mais relaxante. É o coelho na horta! Só alegria!
.
No que precisar estou a sua disposição.
.
Volte sempre para aprender no fórum e claro para tirar todas suas dúvidas ou simplesmente bater um papo conosco.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/6/2014, 19:22

poioca escreveu:Vou aproveitar o tópico para fazer umas perguntas e gostaria da opinião de vocês.


Vale a pena comprar um violino elétrico somente para estudar?
Violino elétrico me ajudaria a evoluir?
Digo isso porque geralmente o horário que posso estudar é no período da noite, mas não o faço porque mesmo com surdina o som do violino ainda é alto, consequentemente, fico sem estudar durante dias e em função disso já pensei em largar as aulas várias vezes, só não fiz porque gosto muito de tocar, embora ainda seja um mero aspirante a iniciante.


Se a resposta for sim, podem me sugerir modelos e lojas onde comprar?
Li que em um outro tópico, uma sugestão feita pelo £ëø Mø®️£ix, foi o Straus.
Mas não encontrei no mercado livre, na verdade lá existem algumas opções, mas boa parte são Stagg(e não li nada muito favorável sobre eles), ou outros sem marca.


Aquele modelo elétrico da Eagle ev650, é bom?

Bom, é isso. Agradeço a quem puder dar uma mão! Very Happy

Dessas marcas que você citou eu recomendaria o Fender ou Zeta, mas são um pouco mais caros. Desses modelos mais populares opte pelo Top eletrico da Eagle, facilmente você acha ele para comprar. Caso deseja, envia um email para mim que eu posso lhe indicar onde comprar com confiança. Email violinistamorlix@bol.com.br
.
A Eagle é uma empresa confiavel no Mercado. Esqueça os Staggs!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty qual a surdina?

Mensagem  Heráclito Alencar Sampaio 23/8/2014, 17:09

poioca escreveu:Voltando para dar o feedback sobre a surdina.
Depois de muito pesquisar e um bom tempo sem praticar, consegui comprar a surdina!
Fiquei impressionado como ela abafa o som. Não sei se é a melhor, e tampouco se o preço foi alto ou não. Pra falar a verdade eu achei um pouco caro, mas como não encontrava em lugar nenhum...
Obrigado £ëø Mø®️£ix!
Agora vou tentar praticar com mais frequência e quem saiba evoluir o suficiente pra me dar um novo violino de natal! Very Happy


Última edição por Heráclito Alencar Sampaio em 23/8/2014, 17:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Olá... qual a surdina você adquiriu, e que achou melhor que a anterior? Pode postar um link com a foto dela, por favor? Acho que essa informação ajudaria outros que tenham o mesmo problema de nã poder estudar à noite, por exemplo.)

Heráclito Alencar Sampaio

Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  Marcos Jose 6/11/2014, 17:05

Este tópico me rendeu a maior descoberta sobre violino até agora.

Surdina!

Obrigado pelas dicas recebidas aqui.

Peguei um prendedor de roupa e fixei no cavalete do meu violino. Meu Deus! O resultado é maravilhoso!

Agora posso repetir meus exercícios infinitas vezes sem peso na consciência.
Marcos Jose
Marcos Jose

Mensagens : 27
Pontos : 41
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/11/2014, 06:57

MarcosJose- escreveu:Este tópico me rendeu a maior descoberta sobre violino até agora.

Surdina!

Obrigado pelas dicas recebidas aqui.

Peguei um prendedor de roupa e fixei no cavalete do meu violino. Meu Deus! O resultado é maravilhoso!

Agora posso repetir meus exercícios infinitas vezes sem peso na consciência.

Agora você descobriu o mundo, meu amigo! rs*
.
Mas compre uma surdina de metal que cobre todo o cavalete e abafe 90 por cento do som. É muito melhor para o rendimento nos estudos!
.
Estudar sem surdina, provoca ao longo do tempo perda de audição primeiramente no ouvido esquerdo, mas prejudica também o direito! Surdina é questão de saúde!
.
Fora que você fica mais afinado ao cortar os harmonicos! Melhora muito a afinação!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Elétrico, com qual começar? Empty Re: Acústico ou Elétrico, com qual começar?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos