Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Apresentação do João Marcelo I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Apresentação do João Marcelo I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Apresentação do João Marcelo I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Apresentação do João Marcelo I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Apresentação do João Marcelo I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Apresentação do João Marcelo I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Apresentação do João Marcelo I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Apresentação do João Marcelo I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Apresentação do João Marcelo I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
21 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 21 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Apresentação do João Marcelo

2 participantes

Ir para baixo

Apresentação do João Marcelo Empty Apresentação do João Marcelo

Mensagem  JoaoMarcelo 2/7/2013, 10:50

Me perdoem se estou postando no local errado.... quero agradecer a oportunidade de entrar no forum e fazer uma pequena apresentação para vocês.

Sou gaitista do grupo de Louvor e adoração da Primeira Igreja Batista em São Paulo, recentemente iniciei meus estudos de cello e na semana passada, de viola, atraído pela afinação semelhante e pelo interesse que sempre tive pelo violino (até então eu não conhecia as diferenças).

Meu instrumento por enquanto é um violino elétrico Atelier Studio, com cordas e afinação de viola (o instrumento original eu não consigo tocar devido a um problema nos ombros, o tamanho do violino serviu perfeitamente).

De novo agradeço a oportunidade de aprender com vocês e fico muito feliz por fazer isso em um espaço que serve ao Senhor Jesus!
JoaoMarcelo
JoaoMarcelo

Mensagens : 7
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação do João Marcelo Empty Re: Apresentação do João Marcelo

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/7/2013, 11:54

JoaoMarcelo escreveu:Me perdoem se estou postando no local errado.... quero agradecer a oportunidade de entrar no forum e fazer uma pequena apresentação para vocês.

Sou gaitista do grupo de Louvor e adoração da Primeira Igreja Batista em São Paulo, recentemente iniciei meus estudos de cello e na semana passada, de viola, atraído pela afinação semelhante e pelo interesse que sempre tive pelo violino (até então eu não conhecia as diferenças).

Meu instrumento por enquanto é um violino elétrico Atelier Studio, com cordas e afinação de viola (o instrumento original eu não consigo tocar devido a um problema nos ombros, o tamanho do violino serviu perfeitamente).

De novo agradeço a oportunidade de aprender com vocês e fico muito feliz por fazer isso em um espaço que serve ao Senhor Jesus!


Graça e Paz, irmão.
.
Seja bem vindo.
.
Você colocou cordas de viola no violino e afinou na afinação da viola?
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
 
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação do João Marcelo Empty Re: Apresentação do João Marcelo

Mensagem  JoaoMarcelo 2/7/2013, 14:21

Amem!

Sim, eu comprei um jogo de cordas Mauro Calixto para começar....instalei no violino e afinei como a viola, estou tocando com a mesma digitação que já conhecia do cello, simplesmente transferindo para o instrumento o que eu já tocava e os exercícios...

Confesso estar gostando bastante da posição do violino e estou tendo certa facilidade para tocar.... os posts que venho lido me inspiram a, no futuro, adquirir um violino acústico.... minha dúvida seria se ele recebe bem as cordas de viola, pois ao contrário do meu cello, nacional, desta vez creio que valerá a pena ter um de luthier e não de fábrica, até porque, na comparação de preços, um violino de luthier custa o mesmo que um cello de fábrica, acredito que por ser um instrumento bem menor.

Eu lí uns posts sobre as dificuldades de iniciar no instrumento depois de certa idade. Já próximo de fazer 41 anos, com 3 filhos e o compromisso principal com a gaita que eu já toco na igreja, tenho total consciência de que jamais chegarei aos pés de vocês no violino. Mas, ao mesmo tempo, vejo, com 1 semana de instrumento, que serei capaz de tocar vários hinos, senão na igreja, pelo menos louvando ao Senhor em casa, músicas para meus filhos etc, com uma dedicação que infelizmente não dá para passar de 1 hora por dia. E nesse contexto, a afinação da viola, que eu já domino do cello facilita demais para mim.

De novo, só tenho a agradecer a disposição para dar atenção a um músico tão amador como eu sou!
JoaoMarcelo
JoaoMarcelo

Mensagens : 7
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação do João Marcelo Empty Re: Apresentação do João Marcelo

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/7/2013, 02:08

JoaoMarcelo escreveu:Amem!

Sim, eu comprei um jogo de cordas Mauro Calixto para começar....instalei no violino e afinei como a viola, estou tocando com a mesma digitação que já conhecia do cello, simplesmente transferindo para o instrumento o que eu já tocava e os exercícios...

Confesso estar gostando bastante da posição do violino e estou tendo certa facilidade para tocar.... os posts que venho lido me inspiram a, no futuro, adquirir um violino acústico.... minha dúvida seria se ele recebe bem as cordas de viola, pois ao contrário do meu cello, nacional, desta vez creio que valerá a pena ter um de luthier e não de fábrica, até porque, na comparação de preços, um violino de luthier custa o mesmo que um cello de fábrica, acredito que por ser um instrumento bem menor.

Eu lí uns posts sobre as dificuldades de iniciar no instrumento depois de certa idade. Já próximo de fazer 41 anos, com 3 filhos e o compromisso principal com a gaita que eu já toco na igreja, tenho total consciência de que jamais chegarei aos pés de vocês no violino. Mas, ao mesmo tempo, vejo, com 1 semana de instrumento, que serei capaz de tocar vários hinos, senão na igreja, pelo menos louvando ao Senhor em casa, músicas para meus filhos etc, com uma dedicação que infelizmente não dá para passar de 1 hora por dia. E nesse contexto, a afinação da viola, que eu já domino do cello facilita demais para mim.

De novo, só tenho a agradecer a disposição para dar atenção a um músico tão amador como eu sou!

Na verdade as cordas da Mauro Calixto tem tensão mais baixa. Isso provalmente vai gerar um som menos intenso, ou seja um som de baixo volume, eu creio sinceramente teria um pouco de problema com a afinação, pois o violino foi feito para ter uma tensão maior, tudo friamente calculado na fisica, pois o violino foi um instrumento que nasceu praticamente perfeito baseado na fisica. Tudo tem um por quê no violino!
.
Eu creio que talvez não tenha tido um efeito abafante no violino por ter colocado em um violino eletrico, pois ele dá para maquiar e equalizar, amplificar o som.
.
Penso que o efeito da baixa tensão das cordas Mauro Calixto de viola em um violino acustico teria um impacto bem forte na tocabilidade, amplitude, gerando problemas na tensão entre o arco e a corda, modificando a sensabilidade, aderencia e influenciando o ponto de contato.
.
O grande problema de tentar fazer do violino uma viola é que a caixa harmonica da viola é maior, é um pouco diferente em muitos casos do violino, ela é feita assim para dar enfase na região de frequencia onde a viola tem a sua carateristica, em sua tessitura. Ela precisar ter altura maior e espessura maior para favorecimento dos sons graves e medios.
.
No caso do violino os agudos devem prevalecer. Tem que ter enfase, por isso do som da viola ser mais harmonioso, gracioso e bem mais doce do que do violino, não tem toda aquela agressividade sonora que um violino é bem carateristico.
.
No seu caso a facilidade em aprender violino é maior, pois você já e músico. Está um passo a frente de pessoas que começam do zero e nunca tiveram contato com música.
.
Quando se aprende apenas 1 instrumento bem, todos os demais ficam mais fácil, deveria sua musicalidade e seu conhecimento musical. É outra história...
.
Não sei o que você deseja com a música, eu aconselho não ir por esse caminho de querer adpatar o violino. Sugiro que você compre então uma viola menor, para criança! Número 38. Ela é quase um violino, afinação é muito proxima do violino, levinha, quase do tamanho de um violino.
.
Os violinistas sofrem muito pouco para tocar viola número 40 é uma transição super tranquila do violino para esse tamanho de viola. A número 38 é praticamente um violino, então é mamão com açucar começar com uma viola 38. É o mesmo dentilhado do violino na 4 posição. Muito fácil decorar.
.
Outra solução para o seu caso é comprar aquele violino misto com 5 cordas. Ele tem corda Mi do violino tradicional e a corda Do da viola tradicional, ou seja você pode tocar como violino com notas agudissimas ou como viola tocando as notas medio graves.
.
Eu acho que se você for comprar um violino, então toque ele como violino, não pode mudar a carateristica de um instrumento tão belo. Imagina você compra uma viola caipira, vai tocar um modão do interior e bota corda de guitarra metal. Vai ficar lindo.....
.
O violino tem uma tensão alta em comparada a viola. Para se afinar a corda Do, quase não tem tensão, um pouco que você gira a cravelha sobe meio tono fácil fácil. Enquanto no violino você vai afinar a corda Mi, rapaz, você tem que girar a cravelha com força, pois a corda exerce uma pressão bem forte, se você solta a cravelha, parece um pião girando no seu eixo muito rapido e com força por causa da tensão.
.
São instrumentos que se parecem, porém são instrumentos bem diferentes.
.
Eu acho que você não deveria dizer isso que não chega aos pés. Não pode pensar assim não. Está parecendo a seleção do Haiti dizendo para Espanha não fazer mais de 10 gols?
.
Não é assim...
.
Você tem que acredita em si mesmo, principalmente por causa das condições adversas, todos nos temos capacidade de aprendizado e inteligencia. O problema é que algumas pessoas não usam toda sua capacidade nem o raciocio. Mas todos tem condições iguais em termos de aprendizado, basta treinar, pesquisar, colocar em pratica toda a musicalidade acumulada.
.
Pense o seguinte, no mundo tem 6 bilhões de pessoas! Dessas 6 bilhões quantas tem condições financeiras ou fisicas de comprar um violino e ter liberdade para aprendizado? (Muitas passam fome, guerra civil ou tem algum problema fisico).
.
Dessas que tem condições de comprar um violino e ter liberdade para aprendizado quantas tem acesso a informações ou professor para ensinar?
.
Quantas pessoas tem liberdade de culto onde pode sentar no banco da sua Igreja e louvar a Deus com o seu instrumento? E quantas tem força de vontade de aprender?
.
Eu acho que você é um privilegiado por Deus. Então aprenda o máximo que conseguir absorve e louve a Deus por essa oportunidade que Ele está te concedendo.
.
Meu tio aprendeu a tocar clarinete tinha uns 40 poucos anos, aprendeu na base da lamparina, pois não tinha energia eletrica no bairro que ele morava. Tocou na CCB muitas vezes sozinho, pois não tinha músico na Igreja que ele tocava, tinha que andar muito longe de a pé para aprender bona, enfim tocou 50 poucos anos na Igreja. O senhor recolheu ele com 93 anos, não tocava direito, mal enxergava, mas foi um herói, fez coisa que ninguém fazia na época dele. Foi o nosso maior exemplo de músico!!! Pela dedicação, perseverança e força de vontade para Louva a Deus com o seu instrumento e muito corajoso por tocar diversas vezes sozinho e tinha que tocar na base da lamparina, pois não tinha nem poste de iluminação na rua.
.
Então anime-se, você pode ir muito longe.
.
Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.
.
Devemos sempre nos apresentar diante de Deus dispostos e bem aprovado, pois poderemos trabalhar em obras grandiosas.
.
Davi se apresentou tocando excelentemente sua harpa, ninguém o valorizava, mas fazia parte do plano de Deus. Ele tinha excelencia ao dentilhar suas cordas ou seja tinha conhecimento musical e tocava de todo o coração para Deus. Isso espantava os maus espiritos do rei Saul. Era um remedio para Saul, aliviava sua alma, pois da harpa de Davi, sai virtude.
.
Eu não fiz esse forum pensando em dar atenção a profissionais, muita "gente erudita" são uns nojentos que mal sabem teoria e acham que sabem tudo. Eu fiz pensando em que tem sede de conhecimento, que deseja troca experiencia, ter uma orientação, principalmente nós musicos de Igreja que temos o ensino tão precario. Eu desejo passar todo o conhecimento aprendido para frente, compartilhar tudo que eu sei com nossos irmãos e com pessoas que não pertencem a igreja mas querem aprender.
.
Infelismente é ruim não ter profissionais no Fórum para uma disculssão elevada, é uma pena. Mas o problema de muita gente que sabe é que não gostam de passar adiante o seu conhecimento e muitos tem medo de colocar a prova o seu conhecimento, pois sabem que pouco sabem, mas fazem pose de que são "eruditos".
.
Para mim todos tem minha atenção por igual, aqui é o lugar certo para amadores, para músico de Igreja, para amantes da música e todos os profissionais também são bem vindos!!!
.
Vamos aprender juntos!!!
.
O que eu sinto feliz em continuar com esse trabalho, pois todos aqui aprendem bastante.
.
O importante não é tocar melhor do que ninguém, mas sim tocar melhor do que ontém. Amanhã vamos tocar melhor do que hoje. Temos é que procurar evoluir. Os resultados virão com o tempo.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação do João Marcelo Empty Re: Apresentação do João Marcelo

Mensagem  JoaoMarcelo 3/7/2013, 11:22

Amem!!!

Obrigado, Leo! Acho que você tem toda razão.... no violino elétrico as cordas e a afinação da viola funcionam bem porque violino elétrico é apenas um nome, o mesmo instrumento poderia ser chamado de viola elétrica sem sequer mudar um único parafuso!

Eu sou um apaixonado por sons graves.... durante muitos anos toquei no contrabaixo acústico, só parei porque realmente meus ombros não aguentaram (passei muitos anos competindo como fisiculturista, o excesso de treino com pesos me deu títulos e lesões...). Mesmo nas gaitas, costumo usar as oitavas mais graves ou gaitas com afinações alteradas para serrem mais graves.

Por isso também essa preferência da viola em relação ao violino... essa orientação para procurar uma viola de criança, número 38, me parece interessante demais, me faz ter novos planos em vista! Eu pesquisei sobre violas e, claro, me interessei imediatamente pelas grandes, acima de 42. Em uma visita ao luthier Fabio Vanini (que regulou e deu um up grade no meu cello e no próprio violino elétrico), experimentei algumas e não consegui sequer me ajeitar com elas! Me permite tirar algumas dúvidas sobre as violas 38?

- O braço do instrumento é mais largo ou igual ao que seria um violino 4/4?

- Tenho visto e começado a pesquisar violinos, madeiras, cavaletes.... percebo que pelo preço de um cello intermediário aditivado como o meu (custou R$ 1.500 e lá se foram outros R$ 1.500 para deixar razoável) já poderia ter um belo violino de luthier.... no caso da viola, ainda mais sendo uma viola para criança, existem instrumentos de alta qualidade, assim como no mercado de violinos? Eu tenho um gosto especial por instrumentos mais antigos, amaciados... tenho essa sensação de que, para crianças, existem instrumentos menos sofisticados, afinal, mesmo para uma criança prodígio, seria só um instrumento provisório....







-
JoaoMarcelo
JoaoMarcelo

Mensagens : 7
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação do João Marcelo Empty Re: Apresentação do João Marcelo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos