Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Reforma e ajustes para melhoria do violino I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Reforma e ajustes para melhoria do violino I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Reforma e ajustes para melhoria do violino I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Reforma e ajustes para melhoria do violino I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Reforma e ajustes para melhoria do violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Reforma e ajustes para melhoria do violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Reforma e ajustes para melhoria do violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Reforma e ajustes para melhoria do violino I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Reforma e ajustes para melhoria do violino I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Reforma e ajustes para melhoria do violino

3 participantes

Ir para baixo

Reforma e ajustes para melhoria do violino Empty Reforma e ajustes para melhoria do violino

Mensagem  bruno.enf 18/7/2013, 19:25

APDD Irmão Léo, fiquei muito feliz em saber que servimos a Deus na mesma Doutrina.
estou pensando seriamente em reformar meu instrumento ele é de 2007, é um chinês, entretanto qdo o comprei na loja, já veio
ajustado pelo Luthier Leandro Mombach, tem um som gostoso de se ouvir, não se definir se é virtuoso ou aveludado, mas o som é abafado devido ao excesso de verniz, sendo que o mesmo é sintético, ai vêm a questão, estou querendo trocar o verniz sintético por goma-laca e colocar um kit de montagem boxwood hil em ébano, trocar o cavalete por um melhor, quem sabe um aubert luxo (acho que é isso), o que o Irmão acha e os demais do forum, pois estou com uma duvida cruel!

Deus abençoe!
bruno.enf
bruno.enf

Mensagens : 12
Pontos : 20
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma e ajustes para melhoria do violino Empty Re: Reforma e ajustes para melhoria do violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/7/2013, 00:55

bruno.enf escreveu:APDD Irmão Léo, fiquei muito feliz em saber que servimos a Deus na mesma Doutrina.
estou pensando seriamente em reformar meu instrumento ele é de 2007, é um chinês, entretanto qdo o comprei na loja, já veio
ajustado pelo Luthier Leandro Mombach, tem um som gostoso de se ouvir, não se definir se é virtuoso ou aveludado, mas o som é abafado devido ao excesso de verniz, sendo que o mesmo é sintético, ai vêm a questão, estou querendo trocar o verniz sintético por goma-laca e colocar um kit de montagem boxwood hil em ébano, trocar o cavalete por um melhor, quem sabe um aubert luxo (acho que é isso), o que o Irmão acha e os demais do forum, pois estou com uma duvida cruel!

Deus abençoe!

Amém meu irmão.
.
Firmes na luta!
.
Então irmão, nem sempre a culpa é do verniz. Acontece que muitos luthiers gostam de abafar o som do violino em vez fazer ele soar. As vezes é questão de regulagem e pode diminuir em muito o problema ou então em muitos casos desaparecer com o problema.
.
Pois tem um ponto de equilibrio entre a estridencia e o abafamento. Porém quando pesa demais para estridencia, há uma perda de qualidade no timbre.  Mesma coisa quando pesa para o abafamento perde-se em intensidade, volume.
.
O luthier tem justamente essa missão de deixar o violino com brilho, clareza, intensidade porém sem perda de qualidade no timbre, equilibrado entre os graves e agudos. Isso é grande proeza do luthier. Não basta só empurrar a alma para os 5 mm ou para os 1 mm.
.
Tudo é um conjunto de fatores: materia prima da construção, verniz, espessura da madeira, ajustes, qualidade dos acessórios.
.
O luthier tem a missão impossivel de equilibrar aquilo que ele tem em mãos tirando o máximo de aproveitamento do violino, explorando todo o seu potencial, porém sem deixar cair nas raias da banalidade, nem do ridiculo. Isso cabe ao luthier achar que chamamos de Ponto de Ouro do violino. Onde a palavra de ordem é equilibrio!
.
O que eu posso te dizer que você tem que ver a questão de troca do verniz direitinho. Veja o custo beneficio e claro o sentimentalismo em relação ao seu violino.
.
Tem amor ao violino? Quer melhorar? Vale tudo meu irmão!!! Porém não existem magicas, dentro do que o seu violino pode lhe proporcionar você vai turbinar ele. Muitas vezes é como colocar um motor Ferrari em um Fusca ou então pode ser um motor de opala em um Gol Mil. Tudo é relativo. Vai melhorar? Vai sim. Porém o que vale mais é sensação de conquista. Assim como tem muita Ferrari com motor de Fusca ou de Gol Mil.
.
Eu era técnico em manutenção de computadores antigamente. Mas algo me dava prazer naquela profissão, ficava as vezes o dia todo mexendo em DX 4 486, as vezes em DX 2. Sem ter o manual da placa, porem para efeito de estudos, ficava tentando advinhar quais jumpers eram os funcionais para melhorar o rendimento do computador. Puro prazer em aprender, ter conhecimento. Para quê? Os Pentiuns 4, Athons XP, Durons praticamente não usavam mais jumpers. Mas era um grande desafio para mim.
.
Eu comprava cada peça e montava as maquinas, por puro prazer de ter uma maquina montada por mim. As vezes desmontava alguns e montava outros com as peças boas. É uma coisa que me dava prazer, sensação de realização, edificação, conhecimento.
.
Enfim. Isso que move as pessoas investirem em violinos mais inferiores, puramente pelo sentimentalismo, pois o violino tem uma história com o seu dono ele não quer desfazer dele, mas trata ele como se fosse um filho. Ou então pelo simples prazer de ir conquistando melhoras para o violino.
.
Mas tem o lado racional onde o cara quer ter o máximo de rendimento possivel, porém sem perder dinheiro. Quer chegar em um ponto, onde o importante é investir apenas o necessário. Ai entra essa questão de trocar o verniz.
.
Muitas vezes compensa sim troca o verniz de um violino, mas desde que a madeira dele seja razoavel, ele seja um bom violino.
.
O ideal é que todo violino já viesse com a barra harmonica no lugar, verniz adequado e feitos com madeira com o minimo de qualidade e ajustados!
.
Muitas vezes compensa o investimento, principalmente para quem tem pouco dinheiro para investir, pois pode fazer pouco a pouco a melhora do instrumento. O ideal é comprar um violino de luthier, mas para quem não tem condições muitas vezes o caminho é ir melhorando o equipamento do jeito que puder.
.
Eu sou a favor sim da regulagem básica necessária obrigatória até para um Parrot de R$ 130 reais.
.
Porém a questão da troca de verniz de um violino como o Eagle VK 644, eu penso que deve ser posto na balança o custo beneficio, pois muitas vezes a melhora em um violino dessa qualidade é minima, portando o que faz a diferença realmente em um Eagle VK 644 para melhorar ele realmente é a regulagens e ajustes do violino. Isso sim compensa investir.
.
O ideal é levar o seu violino no luthier e pedir um orçamento e descrição do que pode ser feito, você avalia financeiramente se vale a pena. Se ficar em um preço bom, tem que avaliar se o violino é aceitavel fazer um investimento desses, pois se for um Gianini, o máximo que compensa é os ajustes basicos e a troca do cavalete. Agora se for um Eagle VK 644 já pode considerar a possibilidade de troca de verniz, porem o investimento mais rentavel e rendimento de evolução do violino, pode ser melhor a troca do kit de montagem, troca do cavalete por um de qualidade e cordas, sem troca do verniz, sem harmonização interna, sem reposicionamento da barra harmonica.
.
Eu não gosto muito do kit de montagem em Boxwood. Dê prefencia de Ebano, mas aconselho olhar de Jacaranda. Uma opção boa é Rosewood.
.
Quanto as cordas, eu penso que seria mais melhor para você a Pirastro Tônica ou a Evah Pirazzi.
.
O cavalete pode sim pensar em um Aubert Mirecourt Deluxe.
.
O importante é você levar em um luthier para que faça o trabalho para você.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma e ajustes para melhoria do violino Empty Re: Reforma e ajustes para melhoria do violino

Mensagem  bruno.enf 19/7/2013, 09:35

Deus abençoe,então esse é meu violino, na verdade o verniz dele é Semi sintético, como o irmão já me disse, bom comprei um kit de montagem em ébano hill, o que me fala sobre a goma laca? eu amo esse instrumento, mas vejo que da pra fazer alguns ajustes para melhorar o som, quem toca nele, admira o som que ele têm, mas meu instrutor falou que é abafado, e que melhoraria muito se trocasse o verniz dele por goma laca o que me fiz?
bruno.enf
bruno.enf

Mensagens : 12
Pontos : 20
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma e ajustes para melhoria do violino Empty Re: Reforma e ajustes para melhoria do violino

Mensagem  bruno.enf 19/7/2013, 11:23

Irmão Léo, procurando violinos descobri qual é o meu violino é um EAGLE VK 644, o que vc acha agora sobre trocar o verniz:lol:
bruno.enf
bruno.enf

Mensagens : 12
Pontos : 20
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma e ajustes para melhoria do violino Empty Re: Reforma e ajustes para melhoria do violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/7/2013, 11:56

bruno.enf escreveu:Irmão Léo, procurando violinos descobri qual é o meu violino é um EAGLE VK 644, o que vc acha agora sobre trocar o verniz:lol:

Olha irmão, eu particularmente não trocaria o verniz dele. A não se que o mesmo estivesse muito detriorado o verniz, a ultima coisa que se mexe em um violino quando o mesmo já é usado é justamente o verniz, pois dependendo pode melhorar ou pode piorar. Pois a melhora na sonoridade é minima nesse tipo de violino. O preço que o luthier decente vai cobrar pela troca do verniz, eu realmente eu acho que não vale o custo beneficio. Se fosse novo, até pensaria em trocar o verniz, mas depois de seco o verniz, não faria tal coisa, pois é um risco de ter uma piora no som. E para retirar o verniz jamais deve se usar lixa, pois ela retira a madeira junto, que pode desiquilibrar a espessura em determinadas regiões e com certeza vai piorar o som e a Goma Laca te que saber preparar, é preciso cozinhar com o alcool absoluto que é perigossimo. Tem que ser em um lugar aberto e com fogareiro eletrico e sem tampa, pois o alcool quando ferve, ele é igual a leite sobe para cima, se derramar, é perigo demais.
.
Pois o ideal seria harmonizar ele por dentro, verificar a barra harmonica se está no lugar, porém se for harmonizar ele por dentro vai ter que abrir, reposicionar a barra harmonica e já aproveita para trocar o verniz, retira o espelho para pode remover esse verniz e aplicar o verniz Goma Laca. Mão de obra, materiais, enfim, sai um preço de um violino de luthier. Não compensa.
.
Eu aconselho você enviar o violino para um luthier para reajustar o violino, trocar o cavalete, talvez a alma e trocar as cordas e ajustar o novo kit de montagem.
.
Não recomendo mandar para o mesmo luthier que anteriormente disseram que ajustou o violino. Pois se o violino é usado e mesmo ajustado está com o som abafado, visto que que foi suspostamente devidamente ajustado. Pode ter alguma coisa errada. Já era para o violino estar com o som bem aberto e com volume de som.
.
Quanto tempo tem esse violino e quanto tempo faz que o irmão comprou o violino?
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma e ajustes para melhoria do violino Empty Re: Reforma e ajustes para melhoria do violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/7/2013, 12:00

bruno.enf escreveu:Deus abençoe,então esse é meu violino, na verdade o verniz dele é Semi sintético, como o irmão já me disse, bom comprei um kit de montagem em ébano hill, o que me fala sobre a goma laca? eu amo esse instrumento, mas vejo que da pra fazer alguns ajustes para melhorar o som, quem toca nele, admira o som que ele têm, mas meu instrutor falou que é abafado, e que melhoraria muito se trocasse o verniz dele por goma laca o que me fiz?

Amém. Olha irmão eu penso que talvez essa regulagem não foi bem sucedida no violino, visto que ficou abafado o violino.
.
Eu creio que todos que o admiram na verdade, gostam é da qualidade do timbre do violino que deve ter um som de qualidade. Porém se ele está sem ressonancia, sem intensidade, baixo volume é necessário equilibrar o som do mesmo para um maior volume, porém sem a perda da qualidade do timbre.
.
Se o irmão desejar, pode me enviar o violino que eu faço a regulagem necessária para que ele fique do gosto do irmão.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma e ajustes para melhoria do violino Empty Dúvidas

Mensagem  Pedro Gomes 12/8/2015, 17:14

A paz de Deus irmãos , irmãos preciso do facebook de vocês quero conversar algumas coisas sobre o violino , me responda mais rápido possivel.

Pedro Gomes

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 1
Data de inscrição : 12/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma e ajustes para melhoria do violino Empty Re: Reforma e ajustes para melhoria do violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/9/2015, 14:24

Pedro Gomes escreveu:A paz de Deus irmãos , irmãos preciso do facebook de vocês quero conversar algumas coisas sobre o violino , me responda mais rápido possivel.
Amém meu irmão!
.
Envia email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Eu tenho Whats ap também.
.
Aguardo seu contato.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma e ajustes para melhoria do violino Empty Re: Reforma e ajustes para melhoria do violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos