Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Dedo mindinho qual a postura? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Dedo mindinho qual a postura? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Dedo mindinho qual a postura? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Dedo mindinho qual a postura? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Dedo mindinho qual a postura? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Dedo mindinho qual a postura? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Dedo mindinho qual a postura? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Dedo mindinho qual a postura? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Dedo mindinho qual a postura? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
34 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 34 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Dedo mindinho qual a postura?

3 participantes

Ir para baixo

Dedo mindinho qual a postura? Empty Dedo mindinho qual a postura?

Mensagem  Everson Siqueira 21/8/2013, 18:40

Dedo mindinho qual a postura?


Meu dedo mindinho fica 99% do tempo esticado e muito distante dos outros, logo fico com algumas duvidas:

Qual a distancia que devo manter de um dedo para outro?
Ele tem ficar curvado? Se sim, ele tem que ficar curvado até na região da ponta do arco?
Everson Siqueira
Everson Siqueira

Mensagens : 15
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Dedo mindinho qual a postura? Empty Re: Dedo mindinho qual a postura?

Mensagem  CarolinaG 25/8/2013, 08:53

ever.siqueira.s escreveu:Dedo mindinho qual a postura?


Meu dedo mindinho fica 99% do tempo esticado e muito distante dos outros, logo fico com algumas duvidas:

Qual a distancia que devo manter de um dedo para outro?
Ele tem ficar curvado? Se sim, ele tem que ficar curvado até na região da ponta do arco?
Ever, estou iniciando agora, então vou ajudar da maneira que eu puder. De acordo com o meu professor, o dedo deve ficar meio curvado sim, como se estivesse inclinado para a ponta do arco. Eu estava com o mindinho bem rígido, em pé, mas vi que realmente isso não facilita, por conta de pressão que você tem que por em alguns momentos, e por outros motivos. O mindinho não fica colado com os outros dedos, mas também não deve ter um distância muito grande. Tente aliviar pondo um pouco mais de pressão no indicador, pro mindinho não ficar tão sobrecarregado. Espero que eu tenha ajudado (:

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dedo mindinho qual a postura? Empty Re: Dedo mindinho qual a postura?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/8/2013, 00:08

Everson Siqueira escreveu:Dedo mindinho qual a postura?


Meu dedo mindinho fica 99% do tempo esticado e muito distante dos outros, logo fico com algumas duvidas:

Qual a distancia que devo manter de um dedo para outro?
Ele tem ficar curvado? Se sim, ele tem que ficar curvado até na região da ponta do arco?

Olá, meu amigo. Tudo bem?
.
Vamos as respostas.

O dedo mindinho tem que estar mesmo dobrado nas 3 falanges. Só assim vai fazer o sistema de pronação e supinação funcionar. Por enquanto o que eu vi no video você não usa o sistema de pronação e nem supinação.
.
Outra coisa os dedos não podem estar abertos e nem separados, devem estar levemente indepentemente, porém não abertos e nem fechados.
.
Cada violinista tem uma anatomia diferente, certo? Uns tem a mãos mais grande, outros os dedos mais longos, outros os dedos gordos. Enfim é muitos detalhes, não se pode ficar em quantos centrímetros aqui ou ali. Isso nem o professor vai conseguir fazer por você. O que tem que ter em mente que eles não deve estar abertos e nem grudados, tem que ser independentes as articulações dele, espaço suficiente para que seja funcional o sistema de pronação, supinação, técnica da manivela etc.
.
O dedo indicador deve estar controlando a pressão do arco.
.
Já o dedo médio e anular devem estar sobre o abalone (Bolinha branca), você tem que sentir os dedos no talão.
.
O punho deve estar reto para que consiga dobrar e sentir os dedos o empunhamento do arco. Se dobrar o punho em excesso o que acontece é justamente o esticamento do dedo mindinho.
.
Outro problema é aderência, você tem que ter aderência, justamente pela falta de pressão do arco nas cordas e falta do sistema de pronação, onde gera um som falho e o arco fica sem controle querendo fugir da corda ou dançando de um lado para o outro.
.
Outro problema é o ponto de contato, pois você não tiver uma região especifica, cada hora vai para um lado da corda. Vai ter um som inconstante.
.
Para tirar som sem se esforçar, você deve estar com o arco paralelamente ao cavalete, não pode entortar o arco, e para isso vai precisar trabalhar a flexibilidade do punho. Exercicio 6 do Hans Sitt, deve ficar com o crina quase encima do cavalete, é apenas quase 1 dedo de distância, não deve ir para o espelho, pois assim você vai tira um som harmônico e fraco, muito falho.
.
Não deve fazer muitos movimentos com o braço, deve ficar mais fixo possível, tem que aprender a começa a trabalhar o punho.
.
E tem que errar com mais gosto, cara. Bota força nisso, pressão maior. Erra, mas erra com gosto. É melhor errar por excesso de som do que por falta. Pois só tirar um pouco a pressão e  problema está resolvido. Agora botar som onde não tem é complicado, não vai conseguir depois...
.
Por isso é importante o dedo mindinho dobrado é justamente para tirar o excesso de pressão no talão ou então ficar encima da vareta ajudando dar estabilidade, controlando na ponta, porém sem pressão.
.
O dedo mindinho não precisar ficar no anel graduador da crina. Ele pode ficar dobrado encima da vareta no sextado de preferência o de fora. Pois assim você vai conseguir dobrar ele mais ainda. Quanto mais dobrado melhor. Porem a posição dele encima da vareta ou do parafuso depende muito da sua anatomia, do tamanho da sua mão. Mas em condições normais é encima da vareta mesmo.
.
É de suma importância você levar o seu violino em um luthier para regulagem do violino. Só assim ele fica decente para o aprendizado. Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição. Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dedo mindinho qual a postura? Empty Re: Dedo mindinho qual a postura?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/8/2013, 00:09

CarolinaG escreveu:Ever, estou iniciando agora, então vou ajudar da maneira que eu puder. De acordo com o meu professor, o dedo deve ficar meio curvado sim, como se estivesse inclinado para a ponta do arco. Eu estava com o mindinho bem rígido, em pé, mas vi que realmente isso não facilita, por conta de pressão que você tem que por em alguns momentos, e por outros motivos. O mindinho não fica colado com os outros dedos, mas também não deve ter um distância muito grande. Tente aliviar pondo um pouco mais de pressão no indicador, pro mindinho não ficar tão sobrecarregado. Espero que eu tenha ajudado (:
Eita menina inteligente!!! Está corretissima. Beijão. Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dedo mindinho qual a postura? Empty Re: Dedo mindinho qual a postura?

Mensagem  CarolinaG 27/8/2013, 11:28

£ëø Mø®️£ix escreveu:Eita menina inteligente!!! Está corretissima. Beijão. Deus te abençoe.
Para uma iniciante, é muito bom ouvir isso! kkk Obrigada Smile

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dedo mindinho qual a postura? Empty Re: Dedo mindinho qual a postura?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/8/2013, 11:55

CarolinaG escreveu:Para uma iniciante, é muito bom ouvir isso! kkk Obrigada Smile

Sempre seja curiosa, inconformada e leia bastante. Você está no caminho certo para ser uma boa violinista.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dedo mindinho qual a postura? Empty Re: Dedo mindinho qual a postura?

Mensagem  Everson Siqueira 29/8/2013, 20:16

Obrigado CarolinaG e obrigado £ëø Mø®£ix pelas dicas.
Everson Siqueira
Everson Siqueira

Mensagens : 15
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/08/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Dedo mindinho qual a postura? Empty Re: Dedo mindinho qual a postura?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/8/2013, 23:00

Everson Siqueira escreveu:Obrigado CarolinaG e obrigado £ëø Mø®£ix pelas dicas.
Estou a sua disposição. Um forte abraço. Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dedo mindinho qual a postura? Empty Re: Dedo mindinho qual a postura?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos