Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

4 participantes

Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  Aline Nogueira 16/10/2013, 14:08

Olá,

Boa tarde a todos, sou simplesmente uma pessoa apaixonada pelo som, formato, enfim, o instrumento Violino...
Decidi que vou aprender a tocá-lo de qualquer maneira, mas a princípio, tentar sozinha, pois não estou em condições de pagar por um professor ainda... Então andei pesquisando pela net e comprei um violino q consegui acessível para o meu bolso e li em vários locais q ele é bom para o aprendizado. Portanto comprei um Eagle VE 441 4/4. Mas sou leiga em tudo que se refere a um violino.

Aprendi que o 4/4 se refere ao tamanho do Violino e para mim q sou adulta este é o mais indicado.
Sei que terei que levá-lo a um Luthier para regulá-lo, pois aprendi que qualquer Violino q se compre, praticamente deve ser as primeiras mão a pegá-lo rs.

Mas enfim, meu Violino ainda não chegou e além do Violino e do Luthier para regulá-lo me falaram q tenho que já adquirir outras coisas, então vão minhas dúvidas:

Para se começar a aprender o Violino e já preciso dos materiais:

1. Violino (o meu Eagle VE 441 4/4)
2. Arco (É verdade q os arcos q vêm com os violinos são sempre ruins? Mas dá pra começar a aprender com ele assim mesmo? Ou é melhor já comprar um novo e melhor? E como saber comprar um bom?)
3. Resina ou Breu (Qual o melhor? Marca? Tipo? ou qualquer um?) (Qual a diferença de resina pra breu?) (Quando devo passar?)
4. Afinador (Qual o melhor pra comprar? Tem marca? Modelo? )
5. Encordoamento (É verdade que mesmo eu comprando um Violino novo já é melhor eu trocar o encordoamento por um Daddário? 
6. Espaleira (Qual modelo? Marca? Tipo? Enfim, qual melhor espaleira comprar?)

Bem, estas são minhas dúvidas e aguardo alguma resposta.
A propósito, adorei o fórum!!

Obrigada desde já,
Aline Nogueira
Aline Nogueira
Aline Nogueira

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 16/10/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  Newnation 16/10/2013, 20:08

1. Os modelos eagle costumam ser bons violinos e recomendados.
2. Arco da para usar sim, a nao ser que seja crina sintetica.
3. Breu, depende do grau de umidade do local onde esta, e vai do estilo de tocar, eu estou usando o Jade no momento.
4. Como sou iniciante estou usando o et-33 eno, mas acho que o ideal seria afinar de ouvido.
5. Encordoamento se tiver dinheiro sobrando compre pirastro tonica, se nao tiver use pelo menos um mauro calixto.
6. Bom espaleira tera que testar, acho que as melhores sao bon music e kun, tem que ver qual adapta melhor ao seu corpo.

Newnation

Mensagens : 72
Pontos : 105
Reputação : 23
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  Rodolfo B. Leao 16/10/2013, 22:53

Seja bem vinda Aline. Wink 

Ok, vou tentar responder as perguntas com o pouco que sei...

1. Violino (o meu Eagle VE 441 4/4)

- É um bom violino se tratando de violinos que são de fábricas chinesas. Segundo o site "ViolinoVermelho" é um violino de Categoria C. É bom pra começar. Leve-o no Luthier para fazer alguns ajustes padrões e ele irá ganhar melhor qualidade de som. Porém mesmo que ele seja melhorado, a sua madeira é de qualidade inferior o que diminui as chances de se tornar um violino de excelente qualidade.

2. Arco (É verdade q os arcos q vêm com os violinos são sempre ruins? Mas dá pra começar a aprender com ele assim mesmo? Ou é melhor já comprar um novo e melhor? E como saber comprar um bom?)

- Bom, os arcos são feito em fábricas chinesas. Então a madeira não é tão boa e a crina também não. Mas pra começar é excelente. Com o tempo, se sentir necessidade poderá comprar outro ou apenas trocar a crina.

3. Resina ou Breu (Qual o melhor? Marca? Tipo? ou qualquer um?) (Qual a diferença de resina pra breu?) (Quando devo passar?)

- O breu que eu uso é o mesmo que veio junto com o meu violino Michael VNM40 e não vejo muita necessidade de mudar. Acho que pra quem ta começando qualquer um está ótimo.
- O breu é um tipo de resina.
- Você deve passar o breu no arco quando for tocar. Passe com movimentos lentos apenas na crina. Assim que terminar, teste e ver se o som está saindo facilmente quando você passa o arco. Se estiver saindo baixo ou com falhas, passe mais breu.

4. Afinador (Qual o melhor pra comprar? Tem marca? Modelo? )

- Existem muitos afinadores, de preferencia para aqueles que não são de marcas chinesas. Eu estou querendo comprar um mas como ainda não consegui eu uso o da internet mesmo. "Afinador Online".  Mas de vez eu tento sempre afinar de ouvido pegando apenas a nota Lá no teclado e depois eu confiro no afinador pra ver se eu acertei. rsrs

5. Encordoamento (É verdade que mesmo eu comprando um Violino novo já é melhor eu trocar o encordoamento por um Daddário?

- Acho que como você está começando, procure pelo encordamento mais acessível para você pois você irá quebrar bastante vezes as cordas. Encordamentos bons que dão um bom som são muito caros. Pegue um mediano, pergunte para algum violinista da cidade ou mesmo o seu professor porque a disponibilidade dos encordamentos podem variar de região para região.

6. Espaleira (Qual modelo? Marca? Tipo? Enfim, qual melhor espaleira comprar?)

- As espaleiras você pode escolher a que melhor se adapta para você. Quando for comprar, leve o violino e vá testando.


- Outra coisa importante para comprar é um metrônomo
ele é um acessório muito importante para qualquer músico, geralmente alguns afinadores já vem com um metrônomo embutido. Mas se não vier, compre um separado.


Boa sorte!
Também sou um apaixonado pelo Violino e pela música!


Abraços.
Rodolfo B. Leao
Rodolfo B. Leao

Mensagens : 9
Pontos : 14
Reputação : 2
Data de inscrição : 10/10/2013
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  Aline Nogueira 16/10/2013, 23:13

Muitíssíssimo obrigada pelas respostas!!!

Já estou me sentindo mais "por dentro" agora rs

Pretendo aprender bem pra trocar logo meu Eagle por um Violino realmente bom e profissional e me tornar uma violinista! Tenho um super ídolo do violino que é o David Garrett!

Agora só esperar o Violino chegar e começar a estudar e treinar! 
Vou levar pra minha professora de Flauta que é Maestrina de orquestra e Violinista pra ver se ela regula pra mim ou me indica um Luthier por aqui. Depois vou tentar afinar ele através do Piano que tenho em casa e on line e depois vejo um Afinador digital e tal rs! Como o Piano que tenho em casa é digital, ele já tem o metrônomo e posso usar dele mesmo!

E mais uma vez obrigada por responderem às minhas dúvidas!
Estou super ansiosa e Adorei o Forum!!
Tenho certeza q voltarei e irei ler várias coisas por aqui ainda e perguntar mais várias rs

Abraços

Aline Nogueira
Aline Nogueira
Aline Nogueira

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 16/10/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  Rodolfo B. Leao 16/10/2013, 23:26

alinesnogueira escreveu:Muitíssíssimo obrigada pelas respostas!!!

Já estou me sentindo mais "por dentro" agora rs

Pretendo aprender bem pra trocar logo meu Eagle por um Violino realmente bom e profissional e me tornar uma violinista! Tenho um super ídolo do violino que é o David Garrett!

Agora só esperar o Violino chegar e começar a estudar e treinar! 
Vou levar pra minha professora de Flauta que é Maestrina de orquestra e Violinista pra ver se ela regula pra mim ou me indica um Luthier por aqui. Depois vou tentar afinar ele através do Piano que tenho em casa e on line e depois vejo um Afinador digital e tal rs!

E mais uma vez obrigada por responderem às minhas dúvidas!
Estou super ansiosa e Adorei o Forum!!
Tenho certeza q voltarei e irei ler várias coisas por aqui ainda e perguntar mais várias rs

Abraços

Aline Nogueira
Que bom que está empolgada, espero que continue assim.
Também tenho um ídolo que é o Joshua Bell e os meus compositores preferidos é Vivaldi, Mozart e Bach.
Mas o David Garrett manda muito bem mesmo.

No momento estou empolgado para entrar em um conservatório e sair das aulinhas particulares.
E assim a gente vai seguindo com o sonho de se tornar Violinista profissional. rsrs

Espero te ver mais vezes por aqui hein!


Abraços
Rodolfo B. Leao
Rodolfo B. Leao

Mensagens : 9
Pontos : 14
Reputação : 2
Data de inscrição : 10/10/2013
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 16/10/2013, 23:56

alinesnogueira escreveu:Olá,

Boa tarde a todos, sou simplesmente uma pessoa apaixonada pelo som, formato, enfim, o instrumento Violino...
Decidi que vou aprender a tocá-lo de qualquer maneira, mas a princípio, tentar sozinha, pois não estou em condições de pagar por um professor ainda... Então andei pesquisando pela net e comprei um violino q consegui acessível para o meu bolso e li em vários locais q ele é bom para o aprendizado. Portanto comprei um Eagle VE 441 4/4. Mas sou leiga em tudo que se refere a um violino.

Aprendi que o 4/4 se refere ao tamanho do Violino e para mim q sou adulta este é o mais indicado.
Sei que terei que levá-lo a um Luthier para regulá-lo, pois aprendi que qualquer Violino q se compre, praticamente deve ser as primeiras mão a pegá-lo rs.

Mas enfim, meu Violino ainda não chegou e além do Violino e do Luthier para regulá-lo me falaram q tenho que já adquirir outras coisas, então vão minhas dúvidas:

Para se começar a aprender o Violino e já preciso dos materiais:

1. Violino (o meu Eagle VE 441 4/4)
2. Arco (É verdade q os arcos q vêm com os violinos são sempre ruins? Mas dá pra começar a aprender com ele assim mesmo? Ou é melhor já comprar um novo e melhor? E como saber comprar um bom?)
3. Resina ou Breu (Qual o melhor? Marca? Tipo? ou qualquer um?) (Qual a diferença de resina pra breu?) (Quando devo passar?)
4. Afinador (Qual o melhor pra comprar? Tem marca? Modelo? )
5. Encordoamento (É verdade que mesmo eu comprando um Violino novo já é melhor eu trocar o encordoamento por um Daddário? 
6. Espaleira (Qual modelo? Marca? Tipo? Enfim, qual melhor espaleira comprar?)

Bem, estas são minhas dúvidas e aguardo alguma resposta.
A propósito, adorei o fórum!!

Obrigada desde já,
Aline Nogueira
Olá minha querida. Tudo bem? Seja bem vinda!
.
Poxa que coisa boa! Uma candidata a violinista bem informada com sede de informação e conhecimento! Isso é muito promissor!
.
Vou responder as perguntas:
.
Resposta 1: É um violino muito limitado, dentro de 1 ano você vai necessitar trocar ele para ter uma evolução nos estudos do violino. Porém é muito melhor do que o Michael, Parrot, Cremona e similiares. Já vai juntando uma graninha para em 1 ano e pouco já adquirir um violino de qualidade superior para tirar um som com maior qualidade. Como você bem sabe é necessário levar ele no luthier, é recomendável trocar o cavalete, alma e cordas. O grande problema desses violinos não é por ser chineses e sim por causa da construção. Vejo que os violinos de fábrica nacionais são muito piores do que várias marcas chinesas como o Eagle e Mavis. E a matéria prima muitas vezes é pior a nacional do que a chinesa.
.
Resposta 2: Não é verdade que os arcos que vem com os violinos são ruins. Ultimamente o arco que está vindo com o VE 441 da Eagle é o mesmo que vem com o VK 644 e o VK 544, portanto é um arco octogonal, crina animal da Mongolia é feito com madeira ipê roxo. É um excelente arco para se iniciar, porém junte dinheiro para logo logo você comprar um verdadeiro arco de pau Brasil. O arco para estudante de pau brasil, custa em torno de R$ 600 reais (É o mais barato). É um excelente investimento. Porém só teria necessidade mesmo de trocar o arco já agora se fosse arcos roliço iguais do Parrot com crina sintética, talão em plástico.
.
Resposta 3: a escolha do breu depende muito do tipo de corda que você usa (Aço, Aluminio ou Perlon), da temperatura de sua região (Quente ou fria) e claro da marca do seu encoordoamento (É recomendável comprar da mesma marca do seu jogo de corda quando ele são de qualidade).
.
Os melhores breus com preço acessível é exatamente o Pirastro ou se tiver bronquite, renite, sinusite pode optar por um anti-alérgico que não solta muito pó.
.
Fuja dos breus da DAddário, Grace, Paganini! São pura areia.
.
Deve passar o arco no breu de forma lenta em todas as extremidades do arco e regiões, como se estivesse tocando o arco nas cordas do violino. Porém nunca passe com força ou rápido demais, isso faz esquentar as escamas da crina e perde elas. Com pouco tempo, a crina não vai mais segurar breu e será necessário trocar a crina do arco e custa caro. Chegando a compensar mais trocar o arco do que pagar pela mão de obra e crina. A não ser que o arco seja de um valor mais alto como um arco de estudante de pau brasil.
.
Não confunda esses picaretas que vendem arcos de ipê roxo como sendo de pau brasil. São pessoas leigas e ignorantes. Um arco de pau Brasil custa caro, pois a madeira é de lei e não é tão fácil conseguir legalmente.
.
Passe breu até a crina soltar um pó branco de maneira uniforme em toda área da crina. Quando soltar, pode afrouxar um pouco o parafuso graduador da crina e bater a crina na vareta no ar para tirar o excesso. Dê uma ou duas passadas e tensione a crina. O arco deve deslizar na corda como se tivesse manteiga.
.
Não misture breus. Portanto o ideal é você passar apenas uma marca no seu arco. Lembre-se são composições diferentes e podem te trazer problemas na qualidade do som se misturar, som arenoso e raspado.
.
Os arcos octogonais que vem com violinos da Eagle VE 441, VK 644, VK 544 de procedência chinesa são melhores do que os arcos de fábrica de procedência nacional.
.
Vale lembra que a Eagles são uma fábrica americana e não chinesa. Usam madeira americana verde e não madeira chinesa que são uma das melhores do mundo. As melhores madeiras são Alemãs, Francesas, Italianas e Chinesas. Sempre de região fria e alta!!!
.
Resposta 4: Os afinadores conjugados com metrônomo são quase todos chineses. Todos cumprem sua função. Não tem muito segredo a respeito disso.
.
O ideal é comprar um diapasão de gafo, pois não tem variação na afinação. Mas no inicio afinar com o afinador digital até treinar o ouvido para afinar por quinta justas se torna necessário, depois você pode usar o afinador no gerador de tom somente para pegar o 442 hz e parte do metrônomo e dispensa o afinador digital para afinar todas as outras cordas.
.
Resposta 5: as cordas que geralmente vem com o violino são de pessima qualidade. Na maioria das vezes são de aço que quebra com facilidade quando tensionadas em excesso, são difíceis de afinar e tem o som muito estridente. O ideal para o seu violino é marca Mauro Calixto, pois é de Perlon, são fáceis de afinar, geram um timbre de qualidade e são de fabricação nacional.
.
Eu particularmente não gosto da DAddário, o som fica estridente demais e sem qualidade.
.
Uma boa opção seria a Pirastro Tônica, mas você não iria usufruir tudo que a Tônica pode lhe oferecer. Acho que pelo custo beneficio seria interessante mesmo para você a Mauro Calixto.
.
Resposta 6: A espalheira é uma questão de saúde e não dá técnica. É um acessório que pode ser dispensado.
.
Tem algumas pessoas tem que o corpo adequado ao violino, não necessita de espalheira. Porém se ao segurar o violino você ficar com o pescoço torto ou com o ombro levantado (Isso é um vicio terrível, muito comum aos iniciantes), você vai necessitar de espalheira.
.
Espalheira é algo tão pessoal que você não vai comprar apenas uma, mas várias ao longo da sua vida até achar a ideal para você. Não é uma questão de marca, nem de indicação do professor, mas sim uma que dê certo ao formato do seu corpo, sua anatomia! Assim como a queixeira é outro pronto importante que você passara a vida procurando uma confortável que encaixe em seu queixo perfeitamente.
.
Mas as dias para procurar uma espalheira é quando maior o preço, maior a qualidade do material que ela é feita, com uma mecânica de maior precisão, matéria prima de qualidade etc.
.
O ideal é você comprar uma bem fininha, quando mais fininha, mais diminui a área de contato com o seu peito e ombro. Isso é algo importante que da certo na maioria dos violinistas. Outra opção que pode optar por uma moldável ao seu corpo, você molda ao seu corpo, porém ela tem uma area de contato maior e uma garra para costas. Existem as anatomicas que dão certo com alguns violinistas. São boas também caso você não tenha problemas mais sérios com a espalheira e o seu formato de peito e ombro.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.



£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2013, 00:06

alinesnogueira escreveu:Muitíssíssimo obrigada pelas respostas!!!

Já estou me sentindo mais "por dentro" agora rs

Pretendo aprender bem pra trocar logo meu Eagle por um Violino realmente bom e profissional e me tornar uma violinista! Tenho um super ídolo do violino que é o David Garrett!

Agora só esperar o Violino chegar e começar a estudar e treinar! 
Vou levar pra minha professora de Flauta que é Maestrina de orquestra e Violinista pra ver se ela regula pra mim ou me indica um Luthier por aqui. Depois vou tentar afinar ele através do Piano que tenho em casa e on line e depois vejo um Afinador digital e tal rs! Como o Piano que tenho em casa é digital, ele já tem o metrônomo e posso usar dele mesmo!

E mais uma vez obrigada por responderem às minhas dúvidas!
Estou super ansiosa e Adorei o Forum!!
Tenho certeza q voltarei e irei ler várias coisas por aqui ainda e perguntar mais várias rs

Abraços

Aline Nogueira

Moça você anda confundindo as coisas. Quem regula violino é luthier. Nem os pessoal que são violinistas profissionais não sabem regular e muitos não entendem nada sobre lutheria.
.
Eu creio que sua professora de flauta não vai saber regular um violino. Pois montar o cavalete qualquer um pode fazer e afinar o violino. Agora trocar o cavalete, alma, ajustar pestana, tirar verniz do braço, corrigir o espelho, polir o espelho, colocar o rabicho no lugar certo, redmensionar as cravelhas, corrigir problemas cônicos, furação da caixa de cravelhas necessita ferramentas especiais próprias para tais tarefas. Somente um luthier com experiência e que saiba regular bem o violino e ajustar adequadamente, não é para qualquer pessoa.
.
Sinta-se a vontade para perguntar, toda e qualquer dúvida é bem vinda, estamos a sua disposição para responder.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  Aline Nogueira 17/10/2013, 00:21

Mais uma vez obrigada pela dúvidas respondidas, fico cada vez mais empolgada e ansiosa para aprender!!
Ganhei mais uma aula sobre o instrumento Violino!! Vcs são ótimos!!

Léo, me desculpe pela minha confusão, mas é que como faço aulas na Orquestra Jovem das Gerais e a minha professora de flauta é a fundadora da ONG e é Violinista, professora de violino e maestrina e ensina para os nossos alunos tudo, até a trocar encordoamentos, confundi que ela pudesse entender um pouco, mas escrevi que irei perguntar a ela, inclusive se ela me indica algum Luthier aqui por perto, ou o próprio que deve existir pra regular os instrumentos da Orquestra que são vários!! Violinos, Violas, Violoncelos, Contra-Baixos... E ainda os sopros e a percussão!!

Mas estou achando ótimo aprender tudo, e esta confusão mostra como sou leiga!! rs 
obrigada mais uma vez!!

Abraços 
Aline Nogueira
Aline Nogueira
Aline Nogueira

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 16/10/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/10/2013, 00:28

alinesnogueira escreveu:Mais uma vez obrigada pela dúvidas respondidas, fico cada vez mais empolgada e ansiosa para aprender!!
Ganhei mais uma aula sobre o instrumento Violino!! Vcs são ótimos!!

Léo, me desculpe pela minha confusão, mas é que como faço aulas na Orquestra Jovem das Gerais e a minha professora de flauta é a fundadora da ONG e é Violinista, professora de violino e maestrina e ensina para os nossos alunos tudo, até a trocar encordoamentos, confundi que ela pudesse entender um pouco, mas escrevi que irei perguntar a ela, inclusive se ela me indica algum Luthier aqui por perto, ou o próprio que deve existir pra regular os instrumentos da Orquestra que são vários!! Violinos, Violas, Violoncelos, Contra-Baixos... E ainda os sopros e a percussão!!

Mas estou achando ótimo aprender tudo, e esta confusão mostra como sou leiga!! rs 
obrigada mais uma vez!!

Abraços 
Aline Nogueira
Temos sempre que alertar para as pessoas ficam conscientes e orientadas. rs*
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  Aline Nogueira 18/10/2013, 00:31

Chegouuuu hoje meu querido e lindo Violino!! Estou muitíssimo empolgada, animada e super feliz!!

Me desculpem todos, na teoria é fácil saber q primeiro tenho q leva-lo a um Luthier porém a ansiedade nos faz fazer coisas... rs 
Bom, eu o comprei na Serenata tem 3 dias e já chegou hoje e foi por volta de 18:15, então não tinha mais lugar aberto para tal e quando abri dá aquela vontade tremenda de saber como é o som dele... porém o Cavalete vem separadamente num papelzinho!!! 
Tá... Tudo bem que já sabemos que eu teria que esperar e levá-lo a um Luthier no dia seguinte... Mas, como? Com aquela megaaaa ansiedade de tirar uma notinha mesmo q seja toda desafinada rs.
Então, nesse impulso e ansiedade procureiiii e pesquisei muito pela internet como colocar o cavalete e logo achei várias explicações até em vídeos... E como uma boa Artista Plástica que sou fui e fiz com todo o cuidado pra não danificar nada.
Colocado o Cavalete já era meio caminho andado... rs Afinar mesmo eu nem tentei, estiquei as cordas, fiquei mais feliz ainda quando vi que vinha um breu junto da Case... Fui logo passando o Breu e tcharammm... Saíram sons... Lindoooss e me deixou ainda mais contente por ter escolhido este instrumento. Violino sempre foi minha paixão, mas atualmente estava aprendendo flauta e piano... Continuarei a estudar estes instrumentos e agora realizando um sonho desde que me entendo por gente q é aprender o Violino. Preciso de uma espaleira urgente... No meu caso fica impossível manter o instrumento sem uma espaleira!! Ah e um Afinador... Acho bom comprar um rapidinho rs. 

Bem, agora sei que preciso trocar o Encordoamento (até porque a corda "Lá" que veio parece estar com um enferrujadinho) e todos dizem que as cordas que vêm são muito ruins...
Mas achei que o cavalete encaixou perfeitamente!

É necessário mesmo trocar o Cavalete e a alma do Violino assim que ele chega? 
Pois achei que o cavalete encaixou perfeitamente no Violino (Mas claro q não sou especialista)
A alma então, é difícil até de ver ela lá dentro rs Li que o Luthier é o único capaz de regulá-lo, mas trocá-lo é realmente necessário?

Bjos a todos e obrigada
Aline Nogueira
Aline Nogueira
Aline Nogueira

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 16/10/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/10/2013, 01:03

Aline Nogueira escreveu:Chegouuuu hoje meu querido e lindo Violino!! Estou muitíssimo empolgada, animada e super feliz!!

Me desculpem todos, na teoria é fácil saber q primeiro tenho q leva-lo a um Luthier porém a ansiedade nos faz fazer coisas... rs 
Bom, eu o comprei na Serenata tem 3 dias e já chegou hoje e foi por volta de 18:15, então não tinha mais lugar aberto para tal e quando abri dá aquela vontade tremenda de saber como é o som dele... porém o Cavalete vem separadamente num papelzinho!!! 
Tá... Tudo bem que já sabemos que eu teria que esperar e levá-lo a um Luthier no dia seguinte... Mas, como? Com aquela megaaaa ansiedade de tirar uma notinha mesmo q seja toda desafinada rs.
Então, nesse impulso e ansiedade procureiiii e pesquisei muito pela internet como colocar o cavalete e logo achei várias explicações até em vídeos... E como uma boa Artista Plástica que sou fui e fiz com todo o cuidado pra não danificar nada.
Colocado o Cavalete já era meio caminho andado... rs Afinar mesmo eu nem tentei, estiquei as cordas, fiquei mais feliz ainda quando vi que vinha um breu junto da Case... Fui logo passando o Breu e tcharammm... Saíram sons... Lindoooss e me deixou ainda mais contente por ter escolhido este instrumento. Violino sempre foi minha paixão, mas atualmente estava aprendendo flauta e piano... Continuarei a estudar estes instrumentos e agora realizando um sonho desde que me entendo por gente q é aprender o Violino. Preciso de uma espaleira urgente... No meu caso fica impossível manter o instrumento sem uma espaleira!! Ah e um Afinador... Acho bom comprar um rapidinho rs. 

Bem, agora sei que preciso trocar o Encordoamento (até porque a corda "Lá" que veio parece estar com um enferrujadinho) e todos dizem que as cordas que vêm são muito ruins...
Mas achei que o cavalete encaixou perfeitamente!

É necessário mesmo trocar o Cavalete e a alma do Violino assim que ele chega? 
Pois achei que o cavalete encaixou perfeitamente no Violino (Mas claro q não sou especialista)
A alma então, é difícil até de ver ela lá dentro rs Li que o Luthier é o único capaz de regulá-lo, mas trocá-lo é realmente necessário?

Bjos a todos e obrigada
Aline Nogueira

Parabéns lindíssima Aline. É sempre um sentimento inesquecível.
.
Na verdade todos violinos vem com o cavalete em um papel branco. É só colocar ele no lugar e afinar o violino. Vai sair som e pode tocar.
.
Qual o papel do luthier e da regulagem?
.
O luthier vai fazer algumas correções, tais como, assentar um qualidade que tenha qualidade na espessura correta e altura correta das cordas. Por quê? O cavalete que vem com o violino é de pessíma qualidade, gera um som de qualidade inferior não dando o máximo que o violino pode lhe oferecer em termos de qualidade. E muitas vezes ele vem muito alto e com angulatura e espessura erradas. O que torna o som muito anasalado e faz fissura nos dedos, pois a altura da corda torna dura a digitação na primeira posição e impraticavel nas posições altas como a quinta.
.
A alma é necessário a troca, pois a mesma é palida e feita com material de pessíma qualidade, tem umas lanças na extremidades, alguns curtas demais outra comprimidas demais. Fora da espessura correta e claro fora da posição ideal.
.
A pestana vem muito mal feita, mal polida, com cortes errados e muito alta, sendo necessário refazer ela para perfeita digitação no espelho.
.
O espelho vem mal polido e cheio de imperfeições e desalinhamento e com leve degraus entre o braço e espelho.
.
O braço muitas vezes vem cheio de verniz ou cera, atrapalha a mudança de posição.
.
Já a cravelhas vem fora dos furos, não preenchem completamente. Vem com problemas conicos que fazem elas não segurarem a afinação corretamente e com certeza vão ranger e dar travadinhas ao afinar. Ficando imprecisa a afinação pelas cravelhas e bem dificultosa.
.
O luthier vai deixar ele com bastante tocabilidade, equilibrar os graves e agudos, aumentar a projeção sonora e facilitar a digitação.
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino? Empty Re: Quais são os materiais necessários para começar a aprender a tocar violino?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos