Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Técnicas para o vibrato I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Técnicas para o vibrato I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Técnicas para o vibrato I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Técnicas para o vibrato I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Técnicas para o vibrato I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Técnicas para o vibrato I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Técnicas para o vibrato I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Técnicas para o vibrato I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Técnicas para o vibrato I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Técnicas para o vibrato

3 participantes

Ir para baixo

Técnicas para o vibrato Empty Técnicas para o vibrato

Mensagem  Samuel80 1/12/2013, 11:59

apdD !! Sou da CCB ! gostaria de técnicas para aperfeiçoar o meu vibrato exercícios, dicas e etc.
Deus preparou e eu consegui comprar o violino que eu tanto queria( eagle vk-544), e gostaria de doma-lo, vamos dizer assim ! pois estou notando muita diferença em relação ao meu antigo violino.

Forte abraço !

Deus abençoe !
Samuel80
Samuel80

Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas para o vibrato Empty Re: Técnicas para o vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 4/12/2013, 11:13

Samuel80 escreveu:apdD !! Sou da CCB ! gostaria de técnicas para aperfeiçoar o meu vibrato exercícios, dicas e etc.
Deus preparou e eu consegui comprar o violino que eu tanto queria( eagle vk-544), e gostaria de doma-lo, vamos dizer assim ! pois estou notando muita diferença em relação ao meu antigo violino.

Forte abraço !

Deus abençoe !
Amém, meu irmão.

.

Como você está?

.

Muitos se perguntam sobre o vibrato, querem fórmulas mágicas sobre o estudo do vibrato, porém as respostas são sempre vagas e escassas até em sala de aula.

.

Passei a vida inteira desde toquei a primeira lição com o professor até os dias de hoje perguntando porque os professores são tão reservados ou falta-lhe conhecimento para o ensino do vibrato. Cheguei a conclusão que é algo tão pessoal que não tem como ensinar uma pessoa a vibrar.

.

É como a cerebra do bolo, só se coloca o vibrato depois de ter rolado muita água debaixo da ponte.

.

Então vamos entender exatamente o que é o vibrato técnicamente e filosoficamente para partirmos para os exercicios.

.

O vibrato é um ornamento, não é fundamental para tocar violino, só expressa a técnica apurada e expressividade de cada aluno. Falando fisicamente é uma desafinação harmonica.

.

chega de definições, vamos ver aplicação disso no campo prático. Para se começar a estudar o vibrato temos que ter em mente que só se deve estudar o vibrato, pois que voce firma a afinação, quando ela está resolvida.

.

então não se deve pensar em vibrato até que voce tem a afinação perfeita na primeira posição e já tenha estudado e dominado as 5 primeiras posições, mas a primeira é fundamental estar afinadissima. Pois voce vai estudar uma desafinação harmonica, como pode estudar uma desafinação sendo que não estudou e dominou a afinação? É contraditorio, então precisar ter muito ouvido, pois se estudar vibrato sem estar devidamente afinado todo os dedos, vai ser um castratofe, pois o vibrato piora em muito a afinação no começo dos estudos.

.

se o cara não souber todos os golpes de arcos mais básicos e fundamentais e já tiver resolvido a questão de velocidade, quantidade, pressão e golpes de arcos como spiccato, staccato, martellato, legatto, som file, louree, saltellato  e tiver um sistema de pronação e supinação funcional, o violinista vai ter problemas, pois é preciso ter muita coordenção motora para ver o sentido do arco, velocidade, pressão, sistema de pronação, golpe do arco, afinação da mão esquerda, postura, partitura, entonação, dinamicas, metrica musical, fazer a contagem dos tempos na cabeça e ainda fazer um movimento com o punho ou com o braço, vibrando os dedos. É companheiro, não é fácil.

.

Se o cara não dominar nem o básico do básico, certamente vai querer vibrar a qualquer maneira, ficando com o vibrato duro, som sujo, desafinado, sem expressividade, vai querer bota vibrato até em fusa, em todas as notas, ficar brega demais e ainda vai sentir dores no braço, vai ficar tenso, trava a musculatura e vai sumir o vibrato.

.

O vibrato é algo que pode te deixar no céu ou vai para o inferno em questão de segundos. Então o importante é saber onde colocar o vibrato, quais as notas, momento certo de cada vibração, velocidade da vibração, simetria e momento da expressividade do que se quer expressar e claro respeitar a peça e o período da música.

.

O vibrato deve sempre começar com o movimento para trás e não para frente, pois se fizer tal movimento para frente, sua afinação vai subir e vai desafinar. Não soa legal.

.

A velocidade é uma coisa importante, voce tem começar a estudar ele lento e aprender a fazer o vibrato lento que é super dificil, pois assim ficara com ele flexivel, o cerebro entendera o movimento e vai aplicar e claro voce tem que ter em mente que o vibrato é uma subdivisão, portanto tem que ser simetrico o movimento por igual, sendo que deve ter o ataque com firmeza e não pode ser jogado ao vento.

.

Lembre-se que o vibrato do periodo barroco é diferente do periodo romantico. Não se deve separar o vibrato em 3, como fazemos como vibrato de braço, punho e dedo, pois todos são ligados e são um conjunto, então violinista deve por obrigação estudar os 3 tipos para aplicar em cada ocasição, um para música melodiosa, outro para música mais vibrante e outro mais para músicas de periodo barroco, onde quase não se tem o movimento do vibrato, apenas de dedo e claro um vibrato mais de corda do que de dedo.

.

Então tem que estudar a história da música e expressividade para qualquer tipo de música que quiser tocar para não colocar o vibrato errado. O vibrato se fazer em notas longas, jamais em notas rápidas, não pode ser a todo momento, mas existem o momento certo de vibrar, tem que aprender a controlar a intensidade e velocidade, pois não é totalmente uma velocidade simetrica, mas tem momentos que tem que usar o vibrato que muda de velocidade para dar um carater diferente aos finais de frase.

.

Para estudar vibrato, voce tem que primeiramente amolecer as falanges, colocando o violino no colo como se fosse um cavaquinho e vai vibrando lentamente com os dedos, sempre para trás com sentido do movimento para pestana do violino e voltando a posição original.

.

Depois de amolecer as articulações, fazendo esse exercicio diariamente é necessário fazer isso com o violino no pescoço sem o arco por algum tempo.

.

Depois de algumas semanas, você vai colocar um metronomo em velocidade 60 bpm e vibrar dedo por dedo na escala diatonica em primeira posição, um movimento por bip, tocando uma nota breve ou seja uns 8 tempos, falando em quantidade de arco e mantenha pressão, velocidade e quantidade. Depois vai estudar com 2 movimentos por bip, depois 4 movimentos por bip.

.

Assim que dominar o estudo e faça um estudo cromatico para desenvolver todos os dedos na condução cromatica.

.

Estude o vibrato de braço, onde o seu braço faz o movimento de ir para trás e depois para frente sem dobrar o punho.

.

Depois que estiver vibrando legal o vibrato de braço, começe a estudar o vibrato de punho, onde você dobra o punho sem tirar o braço do lugar. Só depois estude o de dedo, onde não tem o movimento nem de braço e nem de punho, mas apenas o de falange.

.

Seja disciplinado e estude o vibrato todos os santos dias, pelo menos por 1 hora. Começou a tensionar, pare imediatamente relaxe e só volte a estudar quando tiver em condições de relaxamento.

.

Depois que aprendeu a parte fisica e mecanica do vibrato, estudou história da música, você vai começar a vibrar e colocar sua personalidade, sua alma e expressividade ao tocar as peças, pois é algo pessoal e que ninguém vai te ensinar, mas não pode extrapolar e desrespeitar o periodo, regras, pois é necessário que coloque o vibrato certo, na hora certa e no lugar certo, porém a expressividade de sua alma é algo carateristico que torna sua música unica no mundo, seu vibrato unico no mundo, sua individualidade, pensamentos, expressividade incomparavel, intransferivel e interpretativa em sua música.

.

Mas não se esqueça, todo violino da fábrica ao sair da loja deve imediatamente e obrigatoriamente passar por mãos de um luthier para regulagem básica, necessária e obrigatória a todos os violinos de fábrica, pois será necessário trocar o cavalete, alma, cordas, refazer a pestana, corrigir problemas no espelho, tirar o verniz ou cera do braço para deixa-lo decente para o aprendizado, principalmente falando no Eagle VK 544, pois de nada adianta ficar estudando horas a fio com um violino desregulado, pois não vai sair vibrato correto, não vai soar corretamente e nem vai ter a maciez, tocabilidade e qualidade para que o aprendizado seja produtivo e evolutivo.

.

Não é qualquer luthier que faz o serviço, é necessário o que o mesmo tenha experiencia, conhecimento, qualidade e profissionalismo ao regular.

.

Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição. Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br

.

Um forte abraço.

.

Deus te abençoe.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 10/3/2015, 09:56, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas para o vibrato Empty como melhorar o som da arcada?

Mensagem  Antonio Assis 7/12/2013, 06:12

Bom dia Léo, bom dia a todos,

Estou aprendendo a tocar violino a  4 meses, consigo ler partituras e executar as mais fáceis a ponto de qualquer um que conhece a musica perceber que estou "tentando" toca-la... muitas vezes bastante desafinado.
Quero dizer pra quem toca a apenas 4 meses eu estou um tanto bem com a mão esquerda. 
No entanto apesar de ter melhorado bastante o som que tiro ainda está muito ruim mesmo... está um som muito sujo ainda...
gostaria de saber como efetivamente melhorar esse problema... pois como você já havia falado Léo, não se aplica no violino a máxima que a pratica leva a perfeição... pois existem as técnicas...

Aguardo qualquer ajuda

Agradecidamente

Antonio Assis

Antonio Assis

Mensagens : 5
Pontos : 8
Reputação : 4
Data de inscrição : 20/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas para o vibrato Empty Re: Técnicas para o vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 9/12/2013, 10:21

Antonio Assis escreveu:Bom dia Léo, bom dia a todos,

Estou aprendendo a tocar violino a  4 meses, consigo ler partituras e executar as mais fáceis a ponto de qualquer um que conhece a musica perceber que estou "tentando" toca-la... muitas vezes bastante desafinado.
Quero dizer pra quem toca a apenas 4 meses eu estou um tanto bem com a mão esquerda. 
No entanto apesar de ter melhorado bastante o som que tiro ainda está muito ruim mesmo... está um som muito sujo ainda...
gostaria de saber como efetivamente melhorar esse problema... pois como você já havia falado Léo, não se aplica no violino a máxima que a pratica leva a perfeição... pois existem as técnicas...

Aguardo qualquer ajuda

Agradecidamente

Antonio Assis


Olá, meu amigo, tudo bem/
.
Primeiro passo para ter um som bonito, temos que ao sair da loja quando compramos o violino é levar ele imediatamente no luthier para regulagens, ajustagem e correção de problemas nos violinos de fábrica, pois a fábrica só pensa em lucrar, então faz um violino em massa, ao monta-lo, visa diminuir o tempo de despacho para loja e pagamento de horários aos funcionarios e ecomonizar no máximo que puder, então colocam cavalete de pessima qualidade e alma de pessima qualidade, montam o violino de qualquer jeito e não tem o cuidado especial que um luthier tem em montar o violino com o máximo de perfeição sem deixar qualquer problema visando o ponto máximo de sonoridade que o violino pode proporcionar, maciez e tocabilidade.
.
Então o luthier vai trocar o cavalete e alma, refazer a pestana, corrigir e polir o espelho, redmensionar as cravelhas adequadamente e achar o ponto de ouro do violino para ele ficar decente pra o aprendizado.
.
Para isso, não pode ser curiosos ou qualquer luthier para regular, tem que ser um cara com bastante experiencia, especialista em regulagem e manutenção de violino e que ame o que faz e saiba o que está fazendo.
.
Só assim o violino vai ficar adequado aos treinamento do estudos, pois as fábrica só querem fazer em massa sem qualquer cuidado e despacham o mais rapidamente possivel, enchem o bolso de dinheiro, não visam qualidade e o proprietário do violino que se vire com o resto, pois a figura do luthier é indispensavel, isso seria um procedimento que inevitavel que todos os donos de violinos são obrigados a fazer.
.
Resolvendo essa primeira questão, tem pelo menos comprar um breu decente e cordas melhores, pois tudo influenciam no resultado final em questão de qualidade do som.
.
Não sei quem é seu professor, não estou criticando ele, mas antes de começar a digitar qualquer música é necessário trabalhar outras coisas, como ensinar o aluno as divisões do arco, sistema de pronação e supinação e fazer muita corda solta, inclusive já começando a trabalhar a flexibilidade do punho e postura, pressão do arco, velocidade do arco, intensidade do som para depois colocar a digitação, pois o violino são dois instrumentos em um, o arco e mão esquerda. O arco é mais importante do que mão esquerda em vários estagios do aprendizado, principalmente no inicio, pois a maior expressividade do violinista é justamente o arco. O arco é a voz do violino, é o ar do violino, assim como o instrumento de sopro, não adianta querer sair soprano e digitando, é necessário antes aprender a embocadura, trabalhar a respiração e diafragma para depois trabalhar o dentilhado.
.
O problema do violinista é justamente não querer estudar nota longa, são capazes de tocar 24 caprichos do Paganini, mas não consegue tocar notas longas, não estudam corda solta, o cara que tem o som limpo, puro, expressivo e bem entonado é justamente o cara que estuda todos os santos dias cordas soltas.
.
Pois se o som já tiver construido, fica fácil de digitar, mas quando voce não trabalha corda solta, pode ser o cara mais agil do mundo no dentilhado, vai tocar desafinado e vai ter o som sujo e de nada vai adiantar estudar horas e horas.
.
Então temos que ter em mente que antes de sair tocando qualquer músico precisamos é construir o nosso som, isso é diferente do violão e do teclado etc, que são instrumentos que em uma semana já se consegue tocar uma música, bastando apenas decorar as posições de acordes e saber ler a música. Já o violino, mesmo pianistas que tem 20 anos de profissão, um baita ouvido e le música como ninguém, não conseguem tocar violino, pois é um instrumento que foge a muitas regras que conhecemos, pois é necessário dia a dia construir o som e será o único no mundo, ninguém vai tocar igual a voce. É um instrumento muito peculiar e mesmo uma pessoa tocando o seu violino, vai soar diferente, pois é igual a DNA, pode achar semelhante, mas nunca vai achar um exatamente igual ao outro, é um instrumento peculiar.
.
Meu conselho é estude muita corda solta, sistema de pronação e supinação, dinamicas de arco, observe demais a postura correta para depois partir para o estudo do dentilhado, pois o mesmo vai lhe dar uma baita trabalho para chegar a afinação no lugar devido.
.
Cada coisa ao seu tempo.
.
Pode parecer demorando estudar assim, mas a verdade é que no futuro voce vai ver os resultado em comparação as pessoas que estudam sem técnica e sem disciplina.
.
Se precisar de material de estudos eu tenho para vender. Estou a disposição para trabalhos de luthieria, eu tenho uma vasta experiencia em regulagens de violino e realizo o serviço com bastante competencia.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas para o vibrato Empty Re: Técnicas para o vibrato

Mensagem  Antonio Assis 9/12/2013, 12:53

Léo, primeiramente: MUITO OBRIGADO PELA AULA QUE ACABOU DE ME DAR... eu já comprei o seu material... preciso trocar de professor, pois ele só tem experiencia com crianças embor ame ajude muito, mas falta essa coisa mais técnica que você descreveu...

Muito grato mesmo

você é muito gentil e inteligente... Tudo de bom pra você

Antonio Assis

Mensagens : 5
Pontos : 8
Reputação : 4
Data de inscrição : 20/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas para o vibrato Empty Re: Técnicas para o vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/12/2013, 11:16

Antonio AssisLéo, primeiramente: MUITO OBRIGADO PELA AULA QUE ACABOU DE ME DAR... eu já comprei o seu material... preciso trocar de professor, pois ele só tem experiencia com crianças embor ame ajude muito, mas falta essa coisa mais técnica que você descreveu...

Muito grato mesmo

você é muito gentil e inteligente... Tudo de bom pra você

Obrigado pelos elogios, eu sempre procuro pensar como uma pessoa com dúvidas espera a resposta, então busco ser o mais claro possivel e objetivo em minhas respostas.
.
Na verdade o que precisa hoje no Brasil é uma qualificação maior por parte dos professores, pois no Brasil, não são muito técnicos e não tem muitos conhecidos. Não sabem responder ou não querem passar o que sabem.
.
Essa qualificação que eu falo, não se refere a graduação, pós graduação, mestrado, doutorado, técnico nada disso, mas eu falo em questão de buscar aprender e ter conhecimento e não apenas um monte de diploma.
.
Músico não precisa de diploma, o que precisam é de envolvimento, busca do conhecimento, aperfeiçoar sempre, responsabilidade, disciplina, concentração. É aquele velho dizer que eu digo ao todos meus alunos e amigos. O músico deve saber o que faz, como fazer e porque fazer.
.
No quer precisar, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas para o vibrato Empty Re: Técnicas para o vibrato

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos