Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Sobre vibrato! I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Sobre vibrato! I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Sobre vibrato! I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Sobre vibrato! I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Sobre vibrato! I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Sobre vibrato! I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Sobre vibrato! I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Sobre vibrato! I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Sobre vibrato! I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
18 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 18 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Sobre vibrato!

3 participantes

Ir para baixo

Sobre vibrato! Empty Sobre vibrato!

Mensagem  Geiger 5/12/2013, 13:38

Olá!
Esta é uma curiosidade que sempre tive.
Faço vibrato de braço, e fico pensando... será que um violinista precisa saber fazer todos os tipos de vibrato (não sei se esses são todos, mas acho que são os mais comuns) - punho, braço, dedo.
Um violinista precisa saber fazer mais de um tipo de vibrato, ou por exemplo eu, só o de braço já basta?
Penso se cada momento da música tem um tipo de vibrato específico para se executar.
O vibrato de braço creio que é mais abrangente, e acho que dá pra usar em todas as situações, em qualquer música.
Acho que cada pessoa, é algo de cada um, a desenvolver o vibrato, assim como o som do violino que é único pra cada pessoa, tem um tipo de vibrato próprio de cada pessoa, assim como o tipo de vibrato.

Alguém me ajuda com essa curiosidade? Thanks.
Geiger
Geiger

Mensagens : 13
Pontos : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 12/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre vibrato! Empty Re: Sobre vibrato!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/12/2013, 19:24

FERVIOLINO escreveu:Olá!
Esta é uma curiosidade que sempre tive.
Faço vibrato de braço, e fico pensando... será que um violinista precisa saber fazer todos os tipos de vibrato (não sei se esses são todos, mas acho que são os mais comuns) - punho, braço, dedo.
Um violinista precisa saber fazer mais de um tipo de vibrato, ou por exemplo eu, só o de braço já basta?
Penso se cada momento da música tem um tipo de vibrato específico para se executar.
O vibrato de braço creio que é mais abrangente, e acho que dá pra usar em todas as situações, em qualquer música.
Acho que cada pessoa, é algo de cada um, a desenvolver o vibrato, assim como o som do violino que é único pra cada pessoa, tem um tipo de vibrato próprio de cada pessoa, assim como o tipo de vibrato.

Alguém me ajuda com essa curiosidade? Thanks.
Na verdade não entendo porque se separam os vibratos, sendo que todos os vibratos são interligados, pois tudo é um conjunto falange, dedos e mãos.
.
Na verdade pode-se observar é que o violinista deve estudar os três tipos para usar adequadamente conforme for necessário, pois dependendo do periodo da música, deve usar o vibrato de dedo, isso é muito usado no vibrato do periodo barroco e classicismo, já o periodo romantico é um vibrato mais amplo, já deve ser usado o vibrato de punho ou braço.
.
O vibrato de punho é indicado para músicas mais vibrantes, já o vibrato de braço é um vibrato indicado mais para músicas melodiosas.
.
Então o violinista que é inteligente, ele aprende todos os tipos de vibrato e usa adequadamente ao periodo da história da música e ao tipo de música que você está executando.
.
O vibrato é algo que pode te levar do Céu ao inferno em questão de segundos se não for bem empregado.
.
Deve ser feito adequadamente a peça, ao trecho e claro em notas longas e o violinista deve observar o momento certo de colocado, saber a amplitude certa, frequencia de vibrações corretas e saber exatidão correta da simetria onde de aumentar ou diminuir a intensidade do vibrato.
.
É algo bem peculiar de cada pessoa e carateristica individual fundamental da expressividade de cada um.
.
É horrivel você ouvir a pessoa vibrando todas as notas, colocando em lugar errado, fazendo o vibrato inadequado a composição, fica brega e torna a música desprezivel de ouvir.
.
É aquilo que eu falo, o vibrato é a cereja do bolo, deve ser feito com bom senso. Existe ética e regra quanto ao uso, que quando bem feito, ele realmente exerce a função dele que é um ornamento. Expressão do violinista quando o mesmo floresce para o mundo da música.
.
Não creio que o de braço seja o mais abrangente, pelo contrário ele é o mais usado por ser o mais fácil de ser feito, isso não quer dizer que seja o mais abrangente, pois como eu relatei existem vibratos corretos para cada tipo de composição e periodo da música, sendo cada um em especifico o momento oportuno de usar.
.
Pense como pedais de um carro, existem tres pedais; o freio, acelerados e embreagem, se em uma ladeira voce pisar no acerelador vai ter sérios problemas, se em uma subida pisar na embreagem vai ter sérios problemas, e se estiver em um sinal vermelho e ficar verde e pisar no freio, vai ter sérios problemas. Cada pedal da um efeito necessário a cada tipo de situação, terreno e ação. Assim é o vibrato, cada um dos três vai dar um efeito ao ser usado nas diversas situações.
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 7/9/2015, 14:10, editado 2 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre vibrato! Empty Re: Sobre vibrato!

Mensagem  Andrelacerda 17/8/2015, 14:34

Ótima explicação.
Este blog está sendo ótimo para mim e acredito que várias pessoas no mundo utiliza-o também.
Parabéns pelo trabalho.

"aquele que dá muito recebe e aquele que não dá até o que tem lhe será tirado."

Andrelacerda

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre vibrato! Empty Re: Sobre vibrato!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/9/2015, 14:13

Andrelacerda escreveu:Ótima explicação.
Este blog está sendo ótimo para mim e acredito que várias pessoas no mundo utiliza-o também.
Parabéns pelo trabalho.

"aquele que dá muito recebe e aquele que não dá até o que tem lhe será tirado."
Obrigado! Deus te abençoe por prestigiar o nosso trabalho!
.
Sempre buscamos é oferecer informações consistentes e precisas para que o todos os membros possam ter acesso gratuitamente e possam evoluir nos estudos através de nossa orientação e troca de experiência com outros membros do nosso Fórum!
.
Fique a vontade para participar do Fórum! Pois toda informação prestada é de grande relevância!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre vibrato! Empty Re: Sobre vibrato!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos