Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
ferramenta de ajustar a alma I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
ferramenta de ajustar a alma I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
ferramenta de ajustar a alma I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
ferramenta de ajustar a alma I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
ferramenta de ajustar a alma I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
ferramenta de ajustar a alma I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
ferramenta de ajustar a alma I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
ferramenta de ajustar a alma I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
ferramenta de ajustar a alma I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
52 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 52 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

ferramenta de ajustar a alma

3 participantes

Ir para baixo

ferramenta de ajustar a alma Empty ferramenta de ajustar a alma

Mensagem  abnerram 28/12/2013, 12:33

ferramenta de ajustar a alma Z  ferramenta de ajustar a alma 9k=


essas imagens sao da ferramenta de ajustar a alma, correto, mais para que serve as 2 pontas delas????

a ponta com um tipo de finco, e a outra que parece uma estrela??
abnerram
abnerram

Mensagens : 24
Pontos : 49
Reputação : 4
Data de inscrição : 18/10/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

ferramenta de ajustar a alma Empty Re: ferramenta de ajustar a alma

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/12/2013, 08:38

abnerram escreveu:ferramenta de ajustar a alma Z  ferramenta de ajustar a alma 9k=


essas imagens sao da ferramenta de ajustar a alma, correto, mais para que serve as 2 pontas delas????

a ponta com um tipo de finco, e a outra que parece uma estrela??
A Paz de Deus, irmão.
.
Uma ponta é para fincar no cilindro da madeira, a outra é para você ir empurrando a extremidade da alma depois que ela está dentro do violino para chegar ela no lugar.
.
Uma pergunta, como você ajusta a alma? Você disse que regula violinos!
.
Não existe só essa ferramenta, existem de outros modelos.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

ferramenta de ajustar a alma Empty Re: ferramenta de ajustar a alma

Mensagem  abnerram 29/12/2013, 09:42

£ëø Mø®£ix escreveu:
abnerram escreveu:ferramenta de ajustar a alma Z  ferramenta de ajustar a alma 9k=


essas imagens sao da ferramenta de ajustar a alma, correto, mais para que serve as 2 pontas delas????

a ponta com um tipo de finco, e a outra que parece uma estrela??
A Paz de Deus, irmão.
.
Uma ponta é para fincar no cilindro da madeira, a outra é para você ir empurrando a extremidade da alma depois que ela está dentro do violino para chegar ela no lugar.
.
Uma pergunta, como você ajusta a alma? Você disse que regula violinos!
.
Não existe só essa ferramenta, existem de outros modelos.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
eu comprei essa ferramenta pela, net, antes eu so tinha pegado, 2, que a alma tinha caido,e um que a alma estava torta, mas para fazer, isso eu estava improvisando com um aro de bicicleta rsrsrs... ja fiz com garfo rsrs.....isso e totalmente errado eu sei, mas também, esses instrumentos eu nem cobrei nada, tudo de graça.. mais eu ja encomendei a ferramenta pela net..., mas geralmente quando pego um violino para regular eu nao fico mexendo na alma, so em ultimo caso, mais como eu disse nao estou cobrando nada...
mas mesmo assim nunca estraguei um violino, rsrs ( sorte ), eu so regulo para uns violinos da igreja, mas quando vejo um meio complicado eu recomendo levar a um luthier..sei la ne, posso acabar deixando pior ne

eu so fico, prestando a caridade com alguns violinos da igreja, que precisam de regulagem, como os violinos novos, que acabaram de ser comprados... mais nada tao complexo..  

Mais agora eu comprei essa ferramenta, e vou começar a me aprofundar no assunto e profissionalizar...
abnerram
abnerram

Mensagens : 24
Pontos : 49
Reputação : 4
Data de inscrição : 18/10/2013
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

ferramenta de ajustar a alma Empty Re: ferramenta de ajustar a alma

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/12/2013, 10:35

abnerram escreveu:eu comprei essa ferramenta pela, net, antes eu so tinha pegado, 2, que a alma tinha caido,e um que a alma estava torta, mas para fazer, isso eu estava improvisando com um aro de bicicleta rsrsrs... ja fiz com garfo rsrs.....isso e totalmente errado eu sei, mas também, esses instrumentos eu nem cobrei nada, tudo de graça.. mais eu ja encomendei a ferramenta pela net..., mas geralmente quando pego um violino para regular eu nao fico mexendo na alma, so em ultimo caso, mais como eu disse nao estou cobrando nada...
mas mesmo assim nunca estraguei um violino, rsrs ( sorte ), eu so regulo para uns violinos da igreja, mas quando vejo um meio complicado eu recomendo levar a um luthier..sei la ne, posso acabar deixando pior ne

eu so fico, prestando a caridade com alguns violinos da igreja, que precisam de regulagem, como os violinos novos, que acabaram de ser comprados... mais nada tao complexo..  

Mais agora eu comprei essa ferramenta, e vou começar a me aprofundar no assunto e profissionalizar...

Tem muita coisas que não se podem improvisar, não é recomendavel, pois podem estragar o instrumento, no caso da alma lascar os berais do FFs. Sempre deve usar as ferramentas apropriadas para tal finalidade. É quase como uma operação médica, já pensou sendo operado por médicos usando um instrumento improvisado? Acho que não seria legal!
.
Não é uma questão de cobrar ou não cobrar. É uma questão de fazer as coisas corretamente, buscando sempre fazer o correto sem o jeitinho a brasileira! Por isso o país está como está, pois sempre damos um jeitinho! Agora o irmão fez o correto, comprou a ferramenta certa para trabalhar no violinos dos irmãos.
.
Só não tem como regular um violino se não mexer na alma. Você não está regulando. A alma é fundamental que se mexa para regular. Se não mexeu na alma não pode falar que está regulando o violino. Você fez algum reparo ou outro, mas não pode se falar que esteja regulado. Pois para regular é necessário mexer em todos os pontos fundamentais a qual a alma é indipensavel que se mexa!
.
Para se mexer em qualquer violino é necessário saber o que está fazendo, porque fazer e como fazer. Quase 99 por cento dos casos de quem vai mexer sem fazer o que está fazendo, porque está fazendo e como fazer, acaba em tragedias a curto e longo prazo.
.
Falo porque eu trabalho com isso, vejo cada absurdo, tenho que resolver sempre problemas de quem mexe por curiosidade e acaba agravando o problema.
.
Recentemente eu tive que resolver um problema no verniz de um violino que o dono resolveu polir o violino com alcool, pois viu alguém ensinando na Internet, já viu o tamanho da tragédia? Mas graças a Deus resolvi com êxito.
.
Cara, melhor solução é sempre levar no luthier, é igual uma dor de dente, você vai no mecânico ou no dentista? Ah, vamos no mecânico porque ele também tem alicate...
.
Então eu penso que em uma emergência pode até verificar a possibilidade de ser fazer algo, mas a indicação sempre é você indicar um profissional. Se não você menosprezando o profissional que estudou, se dedicou e sabe o que fazer, porque fazer e como fazer.
.
O conselho que eu posso lhe orientar é que você não mexa em violinos de outras pessoas, quer aprender? Então compre um violino que não esteja em muitas boas condições e use ele como laboratório para testes.
.
Assim você vai aprender a colocar a alma com ferramenta adequada, trocar pestana, tirar o espelho, trocar verniz, enfim vai se aprofundar nos estudos. Mas não faça violinos de outras pessoas como cobaia, pois pode ser trágico. Depois que você realmente aprendeu a fazer os reparos e regulagens, ai sim você pode arrumar os violinos dos irmãos e de outras pessoas e se profissionalizar.
.
Não é só ferramenta de alma que você vai precisar, mas sim de várias ferramentas fundamentais para instalar o kit de montagem, instalar o cavalete, colar braço, cola espelho, enfim, são ferramentas especiais para esse tipo de serviço que você pode adquirir ao longo do tempo.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

ferramenta de ajustar a alma Empty violino cujo verniz foi polido a álcool

Mensagem  Fernan 18/4/2016, 14:46

Léo, por favor, qual foi o método que você usou para recuperar os danos causados no polimento a alcool que você comentou em sua resposta?
Obrigado.

Fernan

Mensagens : 6
Pontos : 10
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

ferramenta de ajustar a alma Empty Re: ferramenta de ajustar a alma

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/5/2016, 09:01

Fernan escreveu:Léo, por favor, qual foi o método que você usou para recuperar os danos causados no polimento a alcool que você comentou em sua resposta?
Obrigado.



Olá, amigo! Tudo bem?
.
Tem livros a respeito de restauração eu possuo.
.
Nesse caso eu usei uma combinação de lixas, lustração com boneca e polimento.
.
Mas vale ressaltar que o dano foi superficial não atingindo o verniz base. Estava sapecado com leve danos.
.
Um forte abraço.
.

Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

ferramenta de ajustar a alma Empty Verniz e restauração

Mensagem  Fernan 10/5/2016, 10:17

Obrigado, Deus te ilumine sempre por compartilhar seus conhecimentos.
Só uma última pergunta: você pode me informar qual é a bibliografia que possui informando quanto a restauração de verniz e, se você tiver, falando sobre modos de se preparar o verniz? Muito Grato Smile

Fernan

Mensagens : 6
Pontos : 10
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

ferramenta de ajustar a alma Empty Re: ferramenta de ajustar a alma

Mensagem  £ëø Mø®£ix 14/5/2016, 10:25

Fernan escreveu:Obrigado, Deus te ilumine sempre por compartilhar seus conhecimentos.
Só uma última pergunta: você pode me informar qual é a bibliografia que possui informando quanto a restauração de verniz e, se você tiver, falando sobre modos de se preparar o verniz? Muito Grato Smile
Amém.
.
Envia email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

ferramenta de ajustar a alma Empty Re: ferramenta de ajustar a alma

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos