Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
39 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 39 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira.

2 participantes

Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira.

Mensagem  Matheus Miranda 7/1/2014, 07:45

Olá recentemente me cadastrei aqui no Violino Brasil, Sou Pianista profissional avançado, toco outros instrumentos, porém de uns meses pra cá iniciei no violino, não estou tendo tanta dificuldade, por causa que possuo toda a parte teórica, leio partituras em todas as claves... Sol, Fá, Dó em todas as linhas da pauta. E quanto ao violino pra mim está sendo só a pratica, vai fazer uns 3 meses que estou no violino, estou aprendendo pelo Método de J. Lambert Ribeiro, gosto muito do método, mas eu sei que estou bem quanto ao instrumento, mas quanto a postura me policío muito, pra não ganhar vícios, mas se eu me desligar percebo que minha arcada desvia um pouco aí eu corrijo, e ela fica certinha novamente nas melodias,  tem alguns exercícios que eu possa fazer para meu arco não fugir da região. A Outra Coisa: Não Uso espaleira, pois não sinto a necessidade já tentei medir a distancia do pescoço e não vejo a necessidade dela, pois o violino se encaixa perfeitamente em mim, não forço o pescoço, tem problema em não utilizar espaleira? Não gostaria mesmo de utiliza-la Abraços, A Paz Do Senhor a todos!  Very Happy
Matheus Miranda
Matheus Miranda

Mensagens : 19
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Re: Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira.

Mensagem  £ëø Mø®£ix 9/1/2014, 09:09

Matheus Miranda escreveu:Olá recentemente me cadastrei aqui no Violino Brasil, Sou Pianista profissional avançado, toco outros instrumentos, porém de uns meses pra cá iniciei no violino, não estou tendo tanta dificuldade, por causa que possuo toda a parte teórica, leio partituras em todas as claves... Sol, Fá, Dó em todas as linhas da pauta. E quanto ao violino pra mim está sendo só a pratica, vai fazer uns 3 meses que estou no violino, estou aprendendo pelo Método de J. Lambert Ribeiro, gosto muito do método, mas eu sei que estou bem quanto ao instrumento, mas quanto a postura me policío muito, pra não ganhar vícios, mas se eu me desligar percebo que minha arcada desvia um pouco aí eu corrijo, e ela fica certinha novamente nas melodias,  tem alguns exercícios que eu possa fazer para meu arco não fugir da região. A Outra Coisa: Não Uso espaleira, pois não sinto a necessidade já tentei medir a distancia do pescoço e não vejo a necessidade dela, pois o violino se encaixa perfeitamente em mim, não forço o pescoço, tem problema em não utilizar espaleira? Não gostaria mesmo de utiliza-la Abraços, A Paz Do Senhor a todos!  Very Happy



Amém meu irmão.
.
Não aconselho estudar o Método Lambert Ribeiro. Apesar dele ser uma boa obra, mas se ele não for muito bem aplicado com um excelente professor, você vai acabar cheio de vícios que são dificeis de serem tirados depois. O violino é complicado em relação aos vícios e também por ser um instrumento diferente de qualquer um, onde você terá que construir o seu som ao longo dos anos.
.
É aquilo que eu falo: o estudo do violino é justamente resolver os problemas em vez de aprender, pois você passa boa parte da vida resolvendo os problemas. Quem resolve mais problemas é com certeza um excelente violinista.
.
Quando ao arco fugir do ponto de contato, não é uma questão de exercicios em si, mas sim uma questão de empunhamento de arco. Tem alguma coisa falha no seu empunhamento que não está funcionando. Pode ser a postura do braço direito, sistema de pronação e supinação e falta do verdadeiro detache. E claro ponto de contato na região da corda, tudo isso provoca falta de aderência e quase certeza absoluta que você está tirando sons harmonicos e não deve estar fazendo o detache corretamente. É típico acontecer isso quando o arco foge.
.
Precisa conversar com o seu professor e avaliar a empunhatura de arco, avaliar a funcionalidade do sistema de pronação e supinação e verificar qual região você está fazendo o ponto de contato e que região do arco que está acontecendo tal coisa. Muito importante verificar a posição do braço direito, sua postura e movimentos de braço em excesso e ante braço, tensão da musculatura.
.
Dê uma olhadinha também na tensão da crina se ela está muito tensionada ou pouca e claro a quantidade de breu que você utiliza.
.
Você está usando breu corretamente para o clima de sua região e para tipo de corda que você usa?
.
Claro, todo violino ao sair da loja necessita ser levado ao luthier, pois se você for tocar em um violino desregulado, pode acontecer isso, visto que o violino terá que ter uma tensão maior para tirar um som decente, então a naturalidade do violino se perde, o que provoca tensão na musculatura, fissura nos dedos e claro sons harmônicos e some o verdadeiro som Detache.
.
Em relação aos exercícios de métodos o que se pode estudar para ajudar é muito exercício de Staccato para desenvolver a mola do punho. Para se ter um som bonito, limpo é necessário antes fazer um som sujo.
.
Na verdade a questão do deslizamento do arco, pode estar ligado a falta de flexibilidade do punho, mas para trabalhar isso é necessário muito tempo de estudos para tocar redondo com maior naturalidade possível e tirar a dureza inicial que também influência na fuga do arco.
.
É a questão de resolver os problemas. Eu indico na verdade é muito estudo de corda solta diariamente todos os santos dias. Faça primeira página do Shinozaki todos os dias..
.
Não esqueça de fazer alongamentos e aquece a musculatura, eu aconselharia você estudar o Laoureux como método de base, porém com a orientação de um excelente professor que sabe aplicar o método.
.
Aconselho você urgentemente levar o seu violino em um luthier para deixa-lo decente para o aprendizado. Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição: violinistamorlix@bol.com.br
.
Em relação a espalheira, não existe necessidade de usar por obrigatoriedade, pois ela não é uma questão técnica e sim de saúde. Só quem tem pescoço comprido ou o corpo inadequado ao violino que necessita de usar para evitar problemas de saúde como coluna e tendenite etc.
.
Quem tem o corpo natural ao violino deve dispensar o uso da espalheira. Veja que grandes solistas dispensam o uso.
.
Na verdade a espalheira foi inventada não para dar estabilidade ao violino ou ajudar na execução da técnica. Isso é mito. Ela foi inventada para evitar problemas de saúde e deixar  violino na altura correta do queixo para que o violinista tivesse conforto e evitasse dores na coluna e tendenite quando o mesmo não tem o corpo adequado a prática do violino.
.
Mas mesmo tendo ou não tendo pescoço comprido, o violinista deve conseguir segurar o violino sem o uso da mesma. 
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Entendi essa questão e vou resolve-la, mas falando mas sobre o arco...

Mensagem  Matheus Miranda 9/1/2014, 12:16

Primeiramente Obrigado , mas em relação ao arco, é normal ao chegar perto do talão numa arcada e a crina do arco se inclinar um Pouco para o lado do Cavalete e consequentemente a vara de madeira se inclinar um pouco para o lado do espelho do violino? Mesmo com toda atenção e o arco não sair da reta imaginária, vejo que quando chega perto do talão, e meu pulso se dobra, a crina se inclina um pouco ao lado do cavalete e a madeira do arco (Vara) se Inclina um pouco para o lado do Espelho do Violino. Tem que ocorrer isso numa arcada correta? é normal? rs... Paz!
Matheus Miranda
Matheus Miranda

Mensagens : 19
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Re: Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira.

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/1/2014, 08:46

Matheus Miranda escreveu:Primeiramente Obrigado , mas em relação ao arco, é normal ao chegar perto do talão numa arcada e a crina do arco se inclinar um Pouco para o lado do Cavalete e consequentemente a vara de madeira se inclinar um pouco para o lado do espelho do violino? Mesmo com toda atenção e o arco não sair da reta imaginária, vejo que quando chega perto do talão, e meu pulso se dobra, a crina se inclina um pouco ao lado do cavalete e a madeira do arco (Vara) se Inclina um pouco para o lado do Espelho do Violino. Tem que ocorrer isso numa arcada correta? é normal? rs... Paz!

Novamente reafirmo o que eu disse: estudar violino não é aprender e sim corrigir os problemas.
.
É normal sim no sentido de ser um problema de iniciante, é um vicio também. Tudo isso é na verdade um problema em relação a flexibilidade do punho, você não está dobrando o suficiente para que o arco mantenha a linha reta ao paralelismo junto ao cavalete.
.
É como eu disse, que fazer um trabalho de alongamento, depois aquecimento e ir pouco a pouco, semana pós semana dobrando cada vez mais o punho e buscando manter essa linha reta. Mas não é uma coisa dura e sim flexivel e natural.
.
O sistema de pronação e supinação tem que estar funcional e claro o empunhamento de arco correto. Para isso você tem que saber junto do seu professor qual o tipo de empunhamento qual escola de violino ele segue a linha! Pois existem vários empunhamentos de arco de várias escolas, mas tudo depende de um conjunto para funcionar, de nada adianta você seguir determinada escola e usar postura em relação do braço de outra que utiliza outra filosofia. Então tudo tem que ser uma questão de funcionalidade, é simples se funcionou, siga essa linha.
.
Porém é como eu disse, tudo é interligado, tem coisas pensamentos de escolas que são contraditórios e criam um verdadeiro paradoxo na qual resulta em uma técnica nem um pouco funcional.
.
A regra é a seguinte, tem que ser funcional e algo que tenha naturalidade.
.
Fugiu da naturalidade, você não está mais tocando violino, vai estar tocando algo parecido com o violino, mas não é violino.
.
Qualquer um toca violino, mas de qualquer maneira. Porém hora que chega nas coisas ferradas, ai a porca torce o rabo, o psicologico explode, pois o físico não aguenta.
.
O ideal é você faz tudo no talão. Mesmo que seja uma semibreve, não importa. Faça tudo no talão durante uns 3 meses, mas tem que ser muito exigente em relação a empunhatura do arco e sistema de pronação e supinação e flexibilidade do punho.
.
Se você tocar no talão, você toca em qualquer região do arco sem qualquer problema.
.
A coisa mais dificil é justamente o uso do talão. Mas talão é uma pequena parte da extremidade, não é metade do arco inferior...
.
E aproveite o arco até o anel do talão, pois o que muita gente chama de talão, os grandes solistas chamam de meio. rs*
.
Talão é extremidade mesmo do arco!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Entendi...

Mensagem  Matheus Miranda 10/1/2014, 09:39

Bem como o Irmão esclareceu os problemas de arco... Eu Percebi que era justamente a questão de percepção na movimentação somente do ante braço e não do braço quando o arco move-se do talão a ponta... Dessa forma estou conseguindo obter uma arcada correta e um som de mais qualidade.

Agora a questão da vara se inclinar pro lado do espelho e as cerdas pro lado do estandarte, é justamente porque eu inclino o meu punho aí o ambos ficam no lado oposta, mas não é nada que venha atrapalhar, ainda acho que é algo que flui pela naturalidade. O método de J. Lambert  Diz: (...) que a vara tem que está inclinada um pouco para o espelho do violino (...)

Claro que possui diversas posturas de cada método de cada escolas...

OBS.: QUANDO DISSE QUE O ARCO SE INCLINA, NAO É NO SENTIDO DE ELE ESTÁ TORTO, NO SENTIDO VERTICAL ELE AGORA ESTÁ CERTINHO, EU ESTOU FALANDO NO SENTIDO DE ELE GIRAR E AS CERDAS FICAR APONTANDO PRA UM LADO E CONSEQUENTEMENTE A VARA PARA O OUTRO.
Matheus Miranda
Matheus Miranda

Mensagens : 19
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Re: Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira.

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/1/2014, 10:03

Matheus Miranda escreveu:Bem como o Irmão esclareceu os problemas de arco... Eu Percebi que era justamente a questão de percepção na movimentação somente do ante braço e não do braço quando o arco move-se do talão a ponta... Dessa forma estou conseguindo obter uma arcada correta e um som de mais qualidade.

Agora a questão da vara se inclinar pro lado do espelho e as cerdas pro lado do estandarte, é justamente porque eu inclino o meu punho aí o ambos ficam no lado oposta, mas não é nada que venha atrapalhar, ainda acho que é algo que flui pela naturalidade. O método de J. Lambert  Diz: (...) que a vara tem que está inclinada um pouco para o espelho do violino (...)

Claro que possui diversas posturas de cada método de cada escolas...

OBS.: QUANDO DISSE QUE O ARCO SE INCLINA, NAO É NO SENTIDO DE ELE ESTÁ TORTO, NO SENTIDO VERTICAL ELE AGORA ESTÁ CERTINHO, EU ESTOU FALANDO NO SENTIDO DE ELE GIRAR E AS CERDAS FICAR APONTANDO PRA UM LADO E CONSEQUENTEMENTE A VARA PARA O OUTRO.


Isso que o Joaquim falou não procede. A lógica é a seguinte, quando maior contato dos fios da crina na corda, maior será a sonoridade. A busca do violinista pela técnica aperfeiçoada é justamente usar menos força possivel e maior naturalidade e tirar o maior som possivel. Tanto é que deve se tocar coisas ferradas e dificeis e parece que é a coisa mais fácil do mundo.
.
Se você virar a crina para o lado o contato será bem menos, terá que botar maior pressão na empunhatura do arco com relação ao dedo indicado que fará com quem você fique com a musculatura dura e vai ficar tocando igual um robô todo durão. O violino tem que ter firmeza e leveza ao mesmo tempo. Se fica com a crina virada, vai tirar um som harmonico e fraco, isso só se usa em determinadas técnicas onde você necessita usar muito arco por causa do planejamento, mas deve sair um som pianissimo.
.
Não acredite o que você lê nos métodos, pois muita coisa é puro lixo e informação de pouca funcionalidade e totalmente questionavel. Se seguir os conselhos do Joaquim Lambert Ribeiro vai ficar com o som sujo e cheio de vícios, como eu disse anteriormente se não tiver um professor que sabe aplicar muito bem o método, vai é ficar com o som ruim, um som fraco sem entonação e tocar tudo torto sem funcionalidade.
.
O violino não se deve movimenta o braço, pois o movimento deve ser concentrado quase que totalmente no  punho. O ante-braço algumas vezes ele acompanha o punho, mas o movimento não é no ante-braço, pois ele só vai acompanhar quando você usa muito arco. Já o braço a única movimentação que você faz com ele é quando você muda de corda, mesma quando você muda muitas vezes em algumas notas mais rápidas entre duas cordas, você nem deve mover o braço, ele deve ficar fixo, somente o ante braço acompanha o punho.
.
Mas quando é pula duas cordas ou uma, ai sim o braço faz a sua parte para posicionamento do braço.
.
No meio é praticamente movimento somente de punho, no talão quase nade de ante braço.
.
A crina se vira pouca coisa somente na região do talão por uma questão da escola do empunhamento de arco que você usa. Mas no meio a crina deve estar reta assim como na ponta.
.
O arco virando durante a execução movimento involutário, cria o som sujo, som falho e não vai conseguir fazer o arco entrar na corda, não vai conseguir um som detache!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Entendi...

Mensagem  Matheus Miranda 10/1/2014, 10:17

Agradeço as informações, certas coisas não procede no livro de Lambert, nas técnicas de violino há muita forma diferente de pensar , criando contradições... Em relação ao meu som não é pianíssimo dependendo da arcada gera um som até brilhante... Oque acontece é que é questão de percepção para não agravar e virar um vício. Como o irmão falou no talão ela inclina um pouco. Mas estarei cada vez atento para não permitir que o arco esteja inclinado em toda arcada... Quando se está atento pra isso... Eu consigo deixar a arcada do jeito que o irmão me recomendou... Estarei cada vez mas perceptivo a essas coisas para deixar as técnicas cada vez melhores. Muito Obrigado . DEUS abençoe!
Matheus Miranda
Matheus Miranda

Mensagens : 19
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Re: Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira.

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/1/2014, 10:36

Matheus Miranda escreveu:Agradeço as informações, certas coisas não procede no livro de Lambert, nas técnicas de violino há muita forma diferente de pensar , criando contradições... Em relação ao meu som não é pianíssimo dependendo da arcada gera um som até brilhante... Oque acontece é que é questão de percepção para não agravar e virar um vício. Como o irmão falou no talão ela inclina um pouco. Mas estarei cada vez atento para não permitir que o arco esteja inclinado em toda arcada... Quando se está atento pra isso... Eu consigo deixar a arcada do jeito que o irmão me recomendou... Estarei cada vez mas perceptivo a essas coisas para deixar as técnicas cada vez melhores. Muito Obrigado . DEUS abençoe!

Acontece que tocamos e não percebemos o som que tiramos, mas é diferente a percepção de quem toca e de quem ouve...
.
O cara tem que tocar lá da esquina tem ouvir, se é que você entende o que eu quero lhe dizer.
.
Mas não é uma questão de virar o arco ficar pianissimo, como eu disse isso é uma técnica de dinamica, mas quando se vira o arco, você não está na sua potencia máximo. Pode gesticular o que for, eu lhe provo que não está. Isso é física! Você pode até estar mais alto de um companheiro seu, mas no seu som em particular, jamais estaria em sua potencia total, consequentemente instintivamente você vai quer mais som, acaba forçando.
.
Em casa a acústica é uma, sendo que o violino soa muito mais alto do que o normal e forte, pois o som bate na parede e volta para você criando esse efeito, mas quando você está em um teatro com uma acústica boa, você vai ver o quando faz diferença em usar a técnica funcional para tirar o máximo de som com maior facilidade.
.
Existem milhões de técnicas e milhões de jeito de ser tocar violino, mas o que vale é apenas uma: Técnica funcional.
.
Estou gostando demais de conversar contigo, é debatendo o assunto que aprendemos uns com os outros e trocamos experiências e ajudamos o nosso próximo a tirar conclusões sobre o assunto do post e claro viramos um ser pensante!
.
O importante é usar 5 cm de arco,mas tira um baita som com facilidade. Quando estudamos, temos que estudar o estudo de solista, mas isso não significa que vamos tocar na orquestra feito solista. Isso consiste a inteligência e ética do músico. Diferentemente do piano que é um instrumento erudito solista na maiorias das vezes, onde não precisa de acompanhamento, muitas vezes é o piano que acompanha com 1 ou 2 instrumentos em recitais onde você tem a liberdade de tocar e fazer soar bem o piano como solista, mas existem regras como ser um pianista acompanhador a qual ele deve sabe o lugar dele em relação a quem ele está acompanhando.
.
O violino é instrumento para solos que tem que soar muito mesmo e vai sempre estar acompanhado com algumas exceções, e outras vezes estamos com 80 músicos juntos, sendo 40 violinos, onde a intensidade não se torna importante, mas a técnica apurada sempre é importante, pois estamos fazendo o papel da harmônia acompanhando um cantor ou instrumento solo.
.
Mas o cara para ser solista tem que ser "O cara", mas como o violino tem uma diversidade de uso muito grande, tanto na composição, no arranjo ou no solo, deve estar preparado para qualquer útilidade, principalmente quando se toca em casamento onde o papel da melodia e de solista fica com 1 ou 2 violinos no máximo e você tem que dar o melhor si.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Re: Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira.

Mensagem  Matheus Miranda 10/1/2014, 10:50

Obrigado... só nessa conversa aprendi muito... No Piano por ser um Instrumento temperado, já possui os sons tudo prontinho é só teclar exige diferentes técnicas, também requer muita percepção, pois a momentos que a partitura exige uma diferente expressão e é obrigação do Pianista abaixar ou aumentar o volume com uma técnica diferente do violino que é a força nas pontas do dedo nas teclas que faz alterar o volume e também a qualidade do som, só essa técnica leva muitos anos para ter ela rsrs... mais quando se obtem tudo parece perfeito... Desculpa falar de Piano aqui num fórum que é mais pra Instrumentos de cordas rs... Mas oque aprendi com o Irmão hoje em relação as técnicas que deixam o som mais encorpado também tem no piano de uma forma bem diferente porem o resultado é o mesmo... O Violino tem sido meu primeiro instrumentos não temperado, nele a gente faz o som... qualquer milímetro pode interferir nos comas e desafinar o som no violino, no piano os som já ta prontinhos só teclar... Mas to amando o violino... Essa conversa está sendo bastante didática pra mim! Very Happy
Matheus Miranda
Matheus Miranda

Mensagens : 19
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Re: Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira.

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/1/2014, 12:58

Matheus Miranda escreveu:Obrigado... só nessa conversa aprendi muito... No Piano por ser um Instrumento temperado, já possui os sons tudo prontinho é só teclar exige diferentes técnicas, também requer muita percepção, pois a momentos que a partitura exige uma diferente expressão e é obrigação do Pianista abaixar ou aumentar o volume com uma técnica diferente do violino que é a força nas pontas do dedo nas teclas que faz alterar o volume e também a qualidade do som, só essa técnica leva muitos anos para ter ela rsrs... mais quando se obtem tudo parece perfeito... Desculpa falar de Piano aqui num fórum que é mais pra Instrumentos de cordas rs... Mas oque aprendi com o Irmão hoje em relação as técnicas que deixam o som mais encorpado também tem no piano de uma forma bem diferente porem o resultado é o mesmo... O Violino tem sido meu primeiro instrumentos não temperado, nele a gente faz o som... qualquer milímetro pode interferir nos comas e desafinar o som no violino, no piano os som já ta prontinhos só teclar... Mas to amando o violino... Essa conversa está sendo bastante didática pra mim! Very Happy
Na verdade o piano tem que ser muito bem afinado por um luthier, mas a maioria dos pianos são desafinados, dificil achar um piano em dia. Isso deixa qualquer violinista louco, porém o pianista nada pode fazer em relação a afinação diferentemente do violino que pode alterar a afinação para 442 hz ou baixar para 440 hz, porém a questão da afinação do dentilhado, mesmo o piano sendo afinadissimo, vai sentir uma pequena diferença no semitonos naturais da escala, que são o do Mi para o Fá e do Si para o Dó. Na verdade o Fá ele é uma frequência mais baixa e o Dó também, pois a nossa escala é cambeta, apesar de ser o sistema mais perfeito que já foi inventado.
.
Na verdade o violino é o instrumento mais afinado do mundo, pois ele pode fazer essa diferença no semitonos naturais, basta colocar o dedo juntinho. Isso é diferenciação de comas, os bembois são um pouco mais baixos em relação ao piano e o sustenidos mais saltos, pois ele não são dividos 4,5 comas como nos instrumentos temperados.
.
Isso já muda o carater expressivo da obra ao interpretar e realmente tocamos afinados, mas Bach deixou tudo dividido 4,5 para facilitar nos instrumentos temperados, porém os não temperados soam realmente muito diferente por causa dessa diferenciação de comas.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira. Empty Re: Como evitar que o arco desvie da area dos "ff". E Espaleira.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos