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Rangel
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/2/2010, 01:29

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>>> Encordoamento <<<

===================

Freqüentemente instrumentistas se questionam sobre que tipo da corda devem usar em seu instrumento. A escolha da corda é ditada pelo estilo da tocabilidade e as qualidades individuais do instrumento. A melhor maneira para escolher a combinação certa das cordas para um instrumento deve considerar que som que o instrumentista ouve no instrumento, o tipo de cordas atualmente no instrumento, e o som que o instrumentista quer.
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Há basicamente três tipos de cordas: cordas inteiramente metálicas, cordas de núcleo sintético e cordas de núcleo de tripa. (cordas de tripa pura são usadas raramente em instrumentos modernos e não são recomendadas). Cordas de tripa pura são geralmente usadas eminstrumentos barrocos, para execução de peças do período.
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>>> Instalando as cordas <<<
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A maioria dos instrumentistas muda as suas cordas a cada seis meses. Embora a corda possa parecer estar em boas condições, tocá-las por meses excedentes, faz com que percam gradualmente seu brilhantismo e desempenho. Investir em cordas novas de cada seis a oito meses significa que seu instrumento produzirá consistentemente seu mais melhor som.
.
Quando você necessitar mudar um jogo inteiro das cordas, não remova todas as velhas em uma vez. Você perderá a colocação apropriada do cavalete, e a falta da tensão pode fazer com que a alma caia. Remova somente uma corda de cada vez, mantendo todas as outras até o próximo passo. Aperte a corda o suficiente para não enfraquecê-la. Enfie a corda através do furo na cravelha, e enrole-a uniformemente do centro da cravelha até imediatamente antes da borda da caixa de cravelhas. Se uma corda nova quebrar após a instalação, examine onde a corda quebrou. Seu instrumento pode ter desenvolvido um ponto áspero na cravelha, na pestana, ou nos afinadores. Ou, se o enrolamento da corda for demasiado perto da parede da caixa da cravelha, pode ter sido sujeito a um atrito suficiente para rompe-la.
.
Lubrificar os sulcos da pestana e no cavalete com um lápis n.º 2 reduzirá a possibilidade da ruptura da corda. Se uma cravelha se mantiver deslizando, fazendo com que a corda saia da afinação, remova a cravelha, tente pôr um pouquinho de giz de escola sobre as partes da cravelha que são brilhantes. Isto criará alguma tração.
.
Caso a cravelha ainda deslize, não encaixe corretamente, etc – possivelmente necessitará ser substituída. Se uma cravelha estiver demasiadamente apertada, tente passar um pouco de sabão de barra seco ou um composto especial para cravelhas, que está comercialmente disponível. Novamente, se isto for ineficaz, leve o instrumento para ser examinado por um profissional (luthier de confiança). Tenha em consciência que a umidade tem um impacto significativo nas cravelhas.
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>>> Encordoamentos de metal ou de aço <<<
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Encordoamento de metal, freqüentemente chamado de encordoamento de aço, têm um som simples...direto e bem-focalizado. Sua vantagem está na resposta rápida e no volume do som. A desvantagem é a baixa qualidade de som no que se refere a conseguir variações de tonalidades e nenhuma complexidade real. Músicos de country, folclóricos e os músicos de jazz preferem freqüentemente as cordas de aço por causa de seus volume e som puro, direto.
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- Thomastic – Spirocore: Uma corda de com brilhante com algumas nuances. São especialmente populares com violoncelistas que necessitam de muito brilho no som. As para cello G e C de tungstênio são cordas de alta tensão com um grande som. A prata G e C são mais limitadas em seu som. As cordas para contra-baixos de Spirocore são as mais populares com músicos que tocam na maior parte em pizzicato.
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- Thomastik – Ropecore: Tom escuro, morno, recomendado pela Zeta para seus violinos elétricos. Podem soar um tanto maçante em alguns instrumentos.
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- Pirastro – Chromcor: Uma corda brilhante, excelente para instrumentos baratos de estudante, especial os de tamanho pequeno.
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- Pirastro – Permanent: Disponível somente como uma corda de A para a viola e o cello. Uma corda da qualidade elevada com um som morno, especialmente boa quando combinada com as cordas do tripa.
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- D'Addario – Helicore: Esta corda tem um som morno, incomum para uma corda de aço. Celistas e os violinistas gostam especialmente das cordas de G e de C. Violinistas que tocam instrumentos elétricos têm utilizado estas cordas. Embora introduzidas recentemente, as cordas orquestra Helicore para contra-baixos estão começando tendo uma boa aceitação. Foram anunciadas recentemente pela D'Addario, cordas adicionais para baixo Helicore. São híbridas, para Pizzicato e Solo. A híbrida é para os músicos que querem uma resposta boa com arco e uma resposta boa com pizzicato. O Pizzicato é para músicos que tocam primeiramente ou unicamente sem o arco. O solo é uma versão da corda orquestra projetada para ser utilizada para trabalhos de solo.
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- Jarger: Estas cordas foram populares por muitas décadas, especialmente com celistas que fizeram a Jarger “A” a corda preferida. As cordas de G e de C estão também disponíveis em prata para um som mais brilhante. Jargers tem um som morno quando comparadas com a maioria das outras cordas inteiramente metálicas.
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- Larsen: Estas cordas, com preços superiores, foram introduzidas somente há alguns anos e tornaram-se populares com os celistas por causa de seu som puro, desobstruído. O encordoamento Larsen têm um som mais brilhante. Disponível em A, D e G (tungstênio) para o cello e A para a viola.
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- Prim: Estas cordas baratas, brilhantes, têm uma aceitação por seu som, que é popular com alguns celistas.
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- Supersensitive: O preço baixo e a durabilidade fazem estas cordas populares com muitos sistemas de escola.
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>>> Encordoamento Sintético <<<
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As cordas de núcleo sintético, feitas geralmente de um tipo de nylon chamado de perlon, têm uma qualidade rica, cheia e uma resposta fácil, rápida. Embora não tão complexas quanto as cordas de núcleo de tripa, as sintéticas dividem parte de muitas das qualidades tonais com as cordas de tripa.
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Ainda, as cordas de núcleo sintético não necessitam ser ajustadas tão freqüentemente quanto as de núcleo de tripa, e estabilizam-se após um dia ou dois de esticar no instrumento.
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- Thomastic – Dominante: Corda originalmente de núcleo sintético, feita com Perlon. As cordas dominantes são brilhantes e responsivas e são de longe as mais populares. Quando novas, as cordas dominantes têm uma borda metálica, que se desvaneça após alguns dias tocando.
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- Pirastro – Tonica: Estas cordas têm muitas qualidades excelentes. Brilhante como as cordas Dominant e Tonica, elas têm um som mais cheio com mais tonalidades e menos limitações. O tempo de adaptação é muito curto e possuem uma vida longa.
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- Pirastro – Aricore: Este foi o primeiro encordoamento sintético da Pirastro. O som é morno e maduro como o da Eudoxa. O D, o G e o C são populares com um certo número de celistas que requerem um som mais escuro (fechado – grave).
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- Pirastro – Synoxa: Muito similar às cordas Dominant no brilho do som. As cordas G e C em prata para cello trabalham bem com as cordas em aço A e D Jarger e Larsen.
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- Corelli – Crystal: Estas cordas são excelentes para instrumentos com um som muito brilhante. Têm um som morno, cheio que pode reduzir os efeitos de muitos instrumentos brilhantes.
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- Corelli – Alliance: Estas cordas com preços superiores têm um núcleo de kevlar. Seu som tem mais brilho do que a Corelli Cristal, adicionado a uma riqueza e complexidade próprias. As cordas do Alliance parecem também ter uma vida mais longa do que a maioria das outras cordas sintéticas.
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>>> Encordoamento de tripas <<<
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As cordas de núcleo de tripa tendem a ter grande riqueza e nuance. Usadas mais freqüentemente por músicos clássicos e barrocos profissionais, uma corda de tripa produz um som morno, cheio de complexidade e rico em tonalidades (ex: bastante usada em “alaúdes” e instrumentos de arco com cordas muito antigos onde seus proprietários desejam manter a originalidade do instrumento).
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Existem várias histórias sobre essas cordas (não comprovadas), como por exemplo, que no início fossem feitas de tripas de macacos – embora todos saibam que de fato sejam feitas tripas – o certo é que hoje a maioria esmagadora e feita a partir de ovinos, onde são esticadas e passam por vários tratamentos químicos para poderem ser utilizadas como cordas instrumentais.
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As cordas de tripa são, entretanto, fracas aos efeitos do clima, devem esticar no instrumento por quase uma semana e saem de afinação freqüentemente. Também não duram tanto quanto as cordas de metal ou as cordas sintéticas e são mais cara. As cordas de tripa não são usadas geralmente por músicos iniciantes ou intermediários. Sem mencionar as dificuldades de se fazer os sons mais graves soarem bem.
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- Pirastro – Olive: Estas cordas superiores têm um som brilhante com tonalidades complexas, ricas e uma resposta relativamente rápida. A Olive E é chapeada em ouro e tem um som raro, puro, claro e brilhante.
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- Pirastro – Eudoxa: Um dos encordoamentos mais populares antes da introdução de cordas de núcleo sintético, as Eudoxa têm um som morno, maduro com uma resposta mais lenta do que as Olive ou as cordas sintéticas. Grande em alguns instrumentos mais velhos, podem ser muito maçantes em outros.
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- Pirastro – Gold Label: Uma corda de tripa econômica com um som intermediário entre as outras cordas de tripa da Pirastro. Disponível somente em calibres médios. A corda E de violino é popular por seu brilho.
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>>> Mais sobre encordoamentos <<<
.
Atualmente, muitos instrumentistas recomendam que pelo menos as cordas E (MI) para o violino e as cordas A (LA) para a viola clássica e o violoncello seja inteiramente metálicas (aço), as demais poderiam ser de núcleo sintético. De qualquer modo, no violino e na viola as cordas sintéticas são muito mais populares (alguns músicos de música folclórica e country preferem o volume adicionado de todas as cordas de metal).
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No violoncello,vemos mais variedade de tipos e marcas de cordas usadas. Enquanto combinações de metal no topo (A&D) e sintéticas na base (G&C) são completamente populares, encontramos alguns cellistas que procuram o brilho e a claridade que são dadas pelo uso das quatro cordas de metal. E para todos os três instrumentos, algumas pessoas amam o som da corda de tripa e estão sempre dispostos a enfrentar seus efeitos colaterais.
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>>> Resumo e mais complementos <<<
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Núcleo de Aço - Algumas qualidades das cordas com núcleo de aço são: Resposta rápida ao toque do arco, alta elasticidade, poderosa projeção, grande durabilidade, estabilidade na afinação e boa harmonia sonora. As cordas com núcleo de aço possuem um som vivo e brilhante.
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Núcleo Sintético - As cordas de núcleo Sintético são projetadas para reproduzir o som morno das cordas de tripa, com as vantagens dos materiais sintéticos que incluem estabilidade e resistência às variações climáticas e também a umidade do ar. As cordas com núcleo sintético possuem grandes volumes sonoros, poderosos, intensos e brilhantes.
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Núcleo de Tripa – A Corda de tripa produz os sons mais escuros, mornos, naturais e menos agressivos que as outras. Elas exigem alta pressão de arco, para ter um bom volume de som. As cordas de tripa são sensíveis a variações climáticas e a umidade do ar, não duram tanto quanto as cordas de aço ou sintético (usada muito por instrumentistas que utilizam instrumentos “antigos” – ex: alaúdes).
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>>> Qualidade do som <<<
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Existe uma gama de terminologia para descrever as diversas qualidades sonoras das cordas: macio, claro, morno, pesado, cheio, etc. Fazendo um paralelo entre os tipos de núcleos com os sons que produzem, as descrições seriam algo semelhante ao que está abaixo.
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Algumas descrições de qualidades:
.
- Som macio, luminoso, doce, leve, rápido = Baixa tensão, ou seja, exige baixa pressão do arco para que o som saia, produz um som mais “luminoso” – rápido de ser executado. Típico das cordas de núcleo de aço ou metálico.
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- Som médio, equilibrado = Média tensão, exigindo média pressão do arco, produzem um som equilibrado entre força e qualidade. Típico das cordas de núcleo sintético.
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- Som encorpado e forte, porém morno (lento, “devagar” para sair) = Alta tensão, exige forte pressão de arco, produz um som mais forte. Típico das cordas de núcleo de tripa, visto que exige alta pressão do arco (exigem breus específicos).
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>>> Revestimentos e composições das cordas <<<
.
Materiais comuns usados na composição das cordas: Titânio, Aço de carbono, Chromesteel, Prata, Tungstênio e Ouro. Vantagens e qualidades dos materiais.
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- Titânio – Tem o peso leve e produz um som morno.
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- Aço Carbono - Extremamente durável
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- Chromesteel - Resposta fácil e som vivo.
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- Tungstênio - Produz grande volume de som.
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- Banho de Ouro - Usado principalmente em violino “corda mi" excelente para solistas.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 11/7/2012, 15:01, editado 2 vez(es)
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Mensagem  Ozeias - MG 24/11/2011, 18:07

Blz de post !!!! muito bem explicado.
Abraço a todos do forum.
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/1/2012, 19:58

Que bom que gostou das informações sobre cordas.
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Mensagem  Alexandre 29/12/2012, 17:10

Caramba se usa tungstênio nos revestimentos?
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 30/12/2012, 21:02

Sim.
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Mensagem  Rangel 6/5/2013, 12:57

Oque vc acha do set montado ?
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/5/2013, 08:22

Fábio Rangel escreveu:Oque vc acha do set montado ?

Qual?
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Mensagem  Rangel 9/5/2013, 06:31

Dominant (A D G) e Pirastro Tônica (E), Dominant Prata (D G) e Pirastro Chromcor (E A).
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 9/5/2013, 09:38

Fábio Rangel escreveu:Dominant (A D G) e Pirastro Tônica (E), Dominant Prata (D G) e Pirastro Chromcor (E A).

Irmão eu não sou fã dessas misturas. Eu já fiz no meu violino, é complicado. Sabe por quê? O breu que você for usar, é melhor que seja especifico para determinado tipo de corda. Existem breus que são para corda de aço, outras para aluminio e outras para perlon. Um breu é para o frio outro pra o calor. Então você misturando corda de Perlon com aço, é complicado. Vai gerar instabilidade e desiquilibrio na entonação do som.
.
Se o violino tem uns graves horriveis, você pode até botar cordas de aço ou aluminio para suprir essa falta de vibração e intensidade nessas cordas e coloca a corda La e Mi de Perlon, mas não é o caso do seu violino, ele tem um equilibrio bom entre graves e agudos, os graves são bem encoorpados.
.
Então eu creio que o melhor seja você colocar apenas um jogo. Se fosse para abrir o som eu recomendaria a Chromcor, mas eu particularmente acho muito gritante e estridente essas cordas, servem mesmo é para abrir o som do violino quando novo.
.
Mas para quem gosta de som refinado, timbre gostoso de tocar, aconselho a colocar a Tônica. Elas casam bem com esse cavalete alemão e com os ajustes feitos.
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Mensagem  Rangel 9/5/2013, 15:09

Irmão eu não sou fã dessas misturas. Eu já fiz no meu violino, é complicado. Sabe por quê? O breu que você for usar, é melhor que seja especifico para determinado tipo de corda. Existem breus que são para corda de aço, outras para aluminio e outras para perlon. Um breu é para o frio outro pra o calor. Então você misturando corda de Perlon com aço, é complicado. Vai gerar instabilidade e desiquilibrio na entonação do som.
.
Se o violino tem uns graves horriveis, você pode até botar cordas de aço ou aluminio para suprir essa falta de vibração e intensidade nessas cordas e coloca a corda La e Mi de Perlon, mas não é o caso do seu violino, ele tem um equilibrio bom entre graves e agudos, os graves são bem encoorpados.
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Então eu creio que o melhor seja você colocar apenas um jogo. Se fosse para abrir o som eu recomendaria a Chromcor, mas eu particularmente acho muito gritante e estridente essas cordas, servem mesmo é para abrir o som do violino quando novo.
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Mas para quem gosta de som refinado, timbre gostoso de tocar, aconselho a colocar a Tônica. Elas casam bem com esse cavalete alemão e com os ajustes feitos.
`
É que eu vi num site vendendo o set montado e nunca tentei montar e vim tirar a dúvida. Já acharam que o violino é alemão e estranharam por ele não ter etiqueta e dizem é um violino bom. Falam que devo colocar Evah Pirazzi mas como foi você que regulou ele e já conhece o violino vou na sua opinião mesmo. Eu uso o breu Pirastro Schwarz não tem problema mistura mesma marca só que Tonica ? Devo tirar o excesso do breu antigo antes de por o outro ?
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/5/2013, 00:34

Fábio Rangel escreveu:
`
É que eu vi num site vendendo o set montado e nunca tentei montar e vim tirar a dúvida. Já acharam que o violino é alemão e estranharam por ele não ter etiqueta e dizem é um violino bom. Falam que devo colocar Evah Pirazzi mas como foi você que regulou ele e já conhece o violino vou na sua opinião mesmo. Eu uso o breu Pirastro Schwarz não tem problema mistura mesma marca só que Tonica ? Devo tirar o excesso do breu antigo antes de por o outro ?

Você tem um excelente violino em mãos.
.
Excelente opção a Evah Pirazzi, porém ela é mais cara. Se tiver condições, coloque. Quando aos breus não é bom misturar. Use apenas um. O ideal era que comprasse o breu da Tônica para usar junto da corda Pirastro. Porem o Schwarz ele é mais escuro, tem um atrito menor, é menos pegajoso e não solta pó. Tem maior quantidade de petroleo em sua composição.
.
Quem precisar comprar violinos ajustados ou ajustar e regular seu violino, só enviar um e-mail para mim: violinistamorlix@bol.com.br ou Skype: violinistamorlix@hotmail.com
.
Eu tenho vendo material de estudos para violino e para lutheria.
.
No que precisar estou sua disposição.
.
Um forte abraço.
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Mensagem  Raphael Fusco 29/6/2014, 22:10

e o encordoamento thomastik peter infeld com a mi banhada a ouro, é boa como alguns dizem?

Raphael Fusco

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Mensagem  RamonViolin 29/6/2014, 23:35

Raphael Fusco escreveu:e o encordoamento thomastik peter infeld com a mi banhada a ouro, é boa como alguns dizem?

Cara, até que é uma corda boa, apenas experimentando você pode dizer, eu já toquei com ela acho que ela é igual a Vision Titanium só que com mais vida. =p
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Mensagem  Samuel.Santana 1/8/2014, 22:19

Qual corda é indicada para usar em orquestras ?

Samuel.Santana

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Mensagem  Samuel_Cremona 6/8/2014, 07:53

Samuel.Santana escreveu:Qual corda é indicada para usar em orquestras ?
 Ouvi falar que a Thomastik Vision é otima pra orquestras...na verdade pra tudo neh essa é uma otima corda...rsss
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/8/2014, 21:47

Samuel.Santana escreveu:Qual corda é indicada para usar em orquestras ?
Que tipo de orquestra que você fala? Orquestra de Igreja? Orquestra profissional?
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/8/2014, 21:50

Samuel_Cremona escreveu:Ouvi falar que a Thomastik Vision é otima pra orquestras...na verdade pra tudo neh essa é uma otima corda...rsss

Eu já regulei violinos com Vision, eu particularmente não curto muito a Vision. Gostei mais da Infeld Red e Evah Pirazzi. Mas orquestra é outra história, depende que timbro de orquestra, quantidade de músicos, timbragem da orquestra e harmonização.
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Mensagem  Samuel_Cremona 9/8/2014, 07:50

£ëø Mø®️£ix escreveu:
Samuel_Cremona escreveu:Ouvi falar que a Thomastik Vision é otima pra orquestras...na verdade pra tudo neh essa é uma otima corda...rsss

Eu já regulei violinos com Vision, eu particularmente não curto muito a Vision. Gostei mais da Infeld Red e Evah Pirazzi. Mas orquestra é outra história, depende que timbro de orquestra, quantidade de músicos, timbragem da orquestra e harmonização.

   É vdd Léo tudo isso conta...eu particularmente não colocaria a Vision a quem goste muito dela e não troque por nada mas como vc disse tudo varia do gosto pessoal...A quem ache a Pirastro Chromcor a melhor de todas  Shocked  Shocked kkk
  Com certeza optaria pela Evah pirazzi gold, Infeld red ou até msm Dominant e Tonica por que não? dependendo da regulagem do violino ficaria muito otimo.
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Mensagem  Ozeias - MG 9/8/2014, 10:22

No meu violino agora estou usando a Evah Pirazzi, ja usei a thomastk Dominante e a Pirastro tbm.
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Mensagem  Samuel_Cremona 9/8/2014, 12:34

ozeias-mg escreveu:No meu violino agora estou usando a Evah Pirazzi, ja usei a thomastk Dominante e a Pirastro tbm.
 
Entre as 3 qual vc gostou mais?? geralmente a Evah dizem que é a mais Top mas vai de cada gosto neh..kk
 Eu ja prefiro um som aveludado com timbre limpo e boa altura de som acho que são as qualidades da Evah neh rss
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Mensagem  Ozeias - MG 11/8/2014, 19:03

Olha eu gostei mais da Evah Pirazzi sim, ela é um pouco mais cara mais compensa viu.
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Mensagem  Samuel_Cremona 12/8/2014, 07:55

ozeias-mg escreveu:Olha eu gostei mais da Evah Pirazzi sim, ela é um pouco mais cara mais compensa viu.

Primeiro eu vou dar um salto de Mauro Calixto pra Tonica que é a melhor em custo beneficio e qualidade...depois dou outro salto da Tonica pra Evah Pirazzi rsrss
 Estou cansado do violino com som um pouco metalizado quero algo mais doce
Samuel_Cremona
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