Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Cordas e afinação do violino I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Cordas e afinação do violino I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Cordas e afinação do violino I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Cordas e afinação do violino I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Cordas e afinação do violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Cordas e afinação do violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Cordas e afinação do violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Cordas e afinação do violino I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Cordas e afinação do violino I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Cordas e afinação do violino

5 participantes

Ir para baixo

Cordas e afinação do violino Empty Cordas e afinação do violino

Mensagem  Angelis 7/4/2012, 15:42

Olá senhores, preciso de orientações.

Nessa semana estourei a corda SOL do meu violino, comprei um jogo novo da Mauro Calixto e troquei a danificada.

Até aí tudo bem, na aula meu professor afinou e me disse que eu tinha apertado muito as cordas.

Não fiquei contente e acabei trocando corda por corda, aproveitei e destravei os microafinadores que eu achava que nao estavam funcionando direito, e de fato estavam travados mesmo, alinhei as cordas no cavalete com as medidas que eu achei num site de Luthier atraves de um pequímetro, alinhando o cavalete tambem.

A questão é que eu perdi a afinação das cordas e cada corda tem a sua nota diferente tal como, a corda MI está aparecendo LÁ no afinador, a LÁ aparece MI sem contar que a RÉ aparece letra C com sustenido e daí a fora.

Não aprendi ainda a afinar o instrumento com meu professor, porem ele me disse que eu tinha passado a nota e dado a volta deixando muito esticado.

Existe alguma regra para afinar que eu não esteja sabendo? Alguem pode me auxiliar a encontrar a nota adequada para cada corda?

Com a ajuda de pessoas experientes acabamos aprendendo e ficando independente de outros, como no caso de ter que esperar para alguem afinar e até mesmo pagar por algo que possa ser feito em casa e poupar tempo, uma vez que estou com o instrumento parado e poderia estar praticando.

Tenho poucas aulas e meu violino é um Eagle VK 544 novo desafina muito ainda.

Me perdoem se for absurdo o meu tópico.

Conto com a ajuda de que estiver disposto a ensinar, pois sempre ensino o que sei tambem!

Grato.

Angelis

Angelis

Mensagens : 8
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação do violino Empty Re: Cordas e afinação do violino

Mensagem  Xshifty 7/4/2012, 22:58

Que tipo de afinador vc usa?
[]'s

Xshifty

Mensagens : 16
Pontos : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação do violino Empty Re: Cordas e afinação do violino

Mensagem  Angelis 7/4/2012, 23:54

Depois de algumas tentativas acabei achando a afinação, as notas passavam e eu apertava um pouco mais para alcançar a nota referente a cada corda.

Acredito que as cordas não estejam muito esticadas a ponto da tensão delas danificarem o instrumento.

Acho que consegui, de manhã vou conferir novamente, embora precisarei trocar os mocroafinadores que são muito ruins e um deles está travando.

Angelis

Mensagens : 8
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação do violino Empty Cordas e afinação do violino.

Mensagem  Ozeias - MG 11/4/2012, 17:42

É isso aí temos que primeiro compreender nosso instrumento daí fica melhor mesmo!
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação do violino Empty Re: Cordas e afinação do violino

Mensagem  El Justiceiro 12/4/2012, 11:58

Cara. para afinar eu ralei, ralei muito.

Está registrado no vídeo, pode ser que ajude.

http://iniciando.violinomoderno.com.br/2011/11/afinando-o-violino.html


Última edição por eljusticeiro em 8/7/2012, 11:09, editado 1 vez(es)
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação do violino Empty Cordas e afinação do violino.

Mensagem  Ozeias - MG 13/4/2012, 16:57

Eu uso o diapasão de garfo, afino a corda lá e depois vou só na justa mesmo, além de ser mais rápido eu percebi que o som fica mais acertado do que quando eu uso o diapasão eletronico.
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação do violino Empty Re: Cordas e afinação do violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/7/2012, 19:14

Angelis escreveu:Olá senhores, preciso de orientações.

Nessa semana estourei a corda SOL do meu violino, comprei um jogo novo da Mauro Calixto e troquei a danificada.

Até aí tudo bem, na aula meu professor afinou e me disse que eu tinha apertado muito as cordas.


Grato.

Angelis

Olá, querido amigo Angelis! Tudo bem contigo? Seja bem vindo ao Fórum.
.
Pô cara é decepcionante estourar uma corda, mas já aviso, isso é algo normal no inicio.
.
O encordoamento da Mauro é um excelente opção custo beneficio. Melhor de tudo o seu Mauricio é cara que a gente tira o chapéu. Ele fabrica cordas aqui no Brasil e vende por um preço muito convidativo. E a qualidade de suas cordas são boas.
.
Excelente para os iniciantes. Dão de 1000 nas cordas chinesas como a Dominante (Brasileira de olhos puxados), Paganini, Gianini e similares que encontramos facilmente nessas lojinhas que vendem CDs.
.
Sabe o que acontece e quando um corda estoura, gera pressão excessiva nas outras e acaba por desafinar o violino, mesmo colocando outra corda, ele fica um pouco desafinado.
Quando travar os microafinadores, procure substituir os mesmos.
.
Eu aconselho você levar o seu violino ao luthier para fazer os ajustes básicos e necessários aos violinos de fábrica. Não tente fazer isso sozinho, pois é preciso de experiencia e ter técnicas e ferramentas necessárias e apropriadas para tal finalidade.
.
Sempre ao trocar cordas, substitua uma de cada vez. Não solte todas de uma unica vez, pois a alma pode cair dentro do seu violino.
.
Afinação das cordas são: mais grossa (Sol), depois (Re), depois (Lá) e mais fina (Mi).
.
Você disse: (A questão é que eu perdi a afinação das cordas e cada corda tem a sua nota diferente tal como, a corda MI está aparecendo LÁ no afinador, a LÁ aparece MI sem contar que a RÉ aparece letra C com sustenido e daí a fora.)
.
No caso da corda Mi, deve estar uma quinta abaixo. Você teria que subir 5 tons. E a corda Lá, deve estar 4 tons abaixo. E a corda Ré deve estar meio tom abaixo. Na verdade cuidado, precisa ver se o teu afinador está em Do maior, pois alguns tem a opção para afinar instrumentos em Mi bembol e Si bembol.
.
E tome cuidado, pois os afinadores, não são precisos como o ouvido humano. Muitas vezes eles entende um frequencia como sendo outra. Você vai girar a cravelha, e a corda quebra, você não vai entender. Então, tome cuidado.
.
Muitas vezes eu afino apenas pela tensão da corda, vejo quando ela estica, já sei mais ou menos onde está a frequencia da nota. Mas isso é com o tempo que se aprende. Pois cada corda tem um tensão diferente.
.
A regra para afinar é treino, cara. Comece a afinar com um afinador digital. Depois toque de 2 em 2 cordas ao mesmo tempo para ir gravando a notas afinadas por distancia de quinta justas.
.
Parece grego que estou falando? Não é, mas vou simplificar. Toque a Sol com a Ré juntas em cordas dobradas (2 cordas ao mesmo tempo), depois Ré e Lá e depois Lá e Mi.
.
Sempre procurando observar a caracteristica do som. Isso com o violino afinado. Grave o som na cabeça.
.
Depois de grava esse som, afine somente a corda Lá e as demais cordas afine por Quinta Justas (Cordas duplas).
.
Depois use o diapasão de Gafo para afinar a corda lá em vez de afinar por afinador digital.
.
No inicio confira com o afinador digital para ver se conseguiu chega na frequencia exata da nota.
.
E também vale ressaltar que existe um ponto exato da afinação, para achar esse ponto exato, você deve subir e descer a afinação com voltas no microafinador diversas vezes diminuindo cada volta distancia do ponto. Assim você vai aprender a fixar esse ponto e vai afinar com mais precisão e eficiente e no menor tempo possivel.
.
Cara, poxa véio. Cobraram de você para afinar um violino? Que povo sem coração. Todo mundo que pede para mim afinar seja na Igreja ou seja na Orquestra profissional que eu toco, eu afino na moral somente com o intuito de ajudar a pessoa.
.
Mas Deus vai te ajudar e logo você vai pegar o jeito de afinar. Importante é fuçar no instrumento. Quando mais você pelejar e treinar, mais rápido acha o caminho.
.
Com o tempo as cordas, e a madeira do cavalete se estabilizam o seu Eagle vai começar a segurar por mais tempo afinação.
.
Isso também vai depender da região em que você reside. A variação do tempo é determinante para afinação.
.
Pode perguntar o que quiser. Esse fórum se diferencia dos demais porque eu não tenho frescura como os demais donos de comunidade, sites e afins que não gostam que perguntem nada.
.
Aqui o nosso objetivo é atingir todo o tipo de público. E todas as perguntas são bem vindas.
.
Qualquer dúvida estou a sua inteira disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação do violino Empty Re: Cordas e afinação do violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos