Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Dúvida violino - Página 2 I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Dúvida violino - Página 2 I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Dúvida violino - Página 2 I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Dúvida violino - Página 2 I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Dúvida violino - Página 2 I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Dúvida violino - Página 2 I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Dúvida violino - Página 2 I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Dúvida violino - Página 2 I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Dúvida violino - Página 2 I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
38 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 38 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Dúvida violino

5 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Alexandre 28/2/2013, 07:31

violina escreveu:ó voces ficaram brincando ai e a pergunta sumiu, que feio! vou colocar de novo pq to curiosa msm


outras dúvidas..
o cavalete tem que necessariamente ficar em cima da alma pra ter uma estruturação e o som sair melhor..?

aqui: http://www.ifsc.usp.br/~donoso/fisica_do_violino.pdf
está escrito
"No tampo superior da caixa de ressonância há dois orifícios na forma de “f “ localizados simetricamente em relação ao eixo longitudinal. Eles comunicam as vibrações do ar dentro do violino com o exterior."

eu entendo qual é a função dos fs no violino,
mas porque eles são exatamente nessa forma..?

se fosse dois retângulos ou duas elipses ou losango.. que até compensasse a área da abertura que o f tem pela altura e largura, se só fosse diferente no formato mesmo, que diferença faria no som..? eu já vi violinos com eles mais compridos e largos.. como isso afeta o som.. outras dúvidas..
o cavalete tem que necessariamente ficar em cima da alma pra ter uma estruturação e o som sair melhor..?

Quem foi o tapado que falou isso para você?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Louysie 28/2/2013, 07:55

eu sei que a imagem é ilustrativa, mas eu tive essa dúvida observando ela no link

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172008000200006&script=sci_arttext



sobre os fs,
"No tampo superior da caixa acústica há dois orifícios na forma de "f" estilizados, localizados simetricamente em ambos os lados do cavalete. A forma destes "f" pode ter sido influenciada pela tipologia cursiva (ou itálico, como é mais conhecida hoje) inventada pelo tipógrafo italiano Aldo Manuzio (1450-1515) [40]. Estes orifícios comunicam para o exterior as vibrações do ar dentro do violino e têm uma grande influência no timbre do violino. É importante salientar que a área destes orifícios é bastante significativa, 13 cm2, ou seja 2.5% da área do tampo superior. As cordas assentam no cavalete sobre o qual exercem uma força considerável (seção 2.3). O cavalete, fabricado de bordo, é uma peça de importância crucial para o violino pois é através dele que se faz o acoplamento entre a corda e o corpo do instrumento. Gerações de luthiers descobriram que a forma e a geometria do cavalete influencia a resposta acústica do violino [13,22]. Ele atua como um transdutor mecânico, acoplando os modos de vibração transversais das cordas em modos vibracionais da caixa de ressonância. Ele atua também como filtro acústico, suprimindo certas freqüências indesejáveis (seção 3.4)."

..parece que o formato é só pela estética mesmo

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Alexandre 28/2/2013, 08:50

Quanta bobeira
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 19:39

violina escreveu:por que a corda sol é a que mais xia? pq tem mais atrito com o arco por ser mais grossa .. ou por ser grave.. cordinha chata hein.

A corda Sol é que mais chia pelo simples fato que é a corda que precisa de maior atrito e tensão para ter um som continuo e intenso.
.
O que acontece que os iniciantes tem o vicio de deixar o braço abaixado quando está tocando a corda sol.
.
O certo é você levantar o braço e punho tem que sempre estar acima do arco. O cotovelo deve estar acima da corda sol. E fazemos o que chamamos de redistribuição do peso proviniente do braço, joga o peso do braço encima da arco. Não vai nem precisar forçar o indicador. Dá uma baita sonoridade. A Sarah Chang é adepta dessa técnica, veja o quando ela posiciona o braço assim. O resultado é aquele som fenomenal, potente, intenso e constante.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty violino

Mensagem  Convidado 28/2/2013, 19:57

gostei muito do arquivo pdf.... a fisica do violino ...muito bom gente muito bom mesmo... ate o link é tambem legal...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 19:59

violina escreveu:que coisa boba.. eu tirei ele e melhorou mas a corda em si ainda tá xiando.. o problema deve estar em mim mesmo rs

O teu violino deve ter lobo. Muito comum em cellos. Grande parte dos violinos tem lobo. É um problema de construção. É da madeira. Não tem o que fazer. A única solução é colocar um eliminador de chiado na corda antes do cavalete, perto do estandarte.
.
Esse eliminador de lobo, elimina o chiado da corda.
.
Nos violinos o comum é chiar a corda Sol quando tem lobo.
.
No conservátorio, tinha uma menina que o violino dela chiava, mas chiava. Ninguém dava jeito. Mandou eu regular. Eu percebi que tinha lobo. Fiz o que pude, diminui em 70 por cento o chiado com a regulagem, mas ainda continuava. Eu surgeri que ela colocasse um tira lobo.
.
Ela achou que eu estava curtindo com a cara dela, quando eu disse que o violino dela tinha lobo. kkkkkkkkkk
.
Nunca os professores do Conservatório tinha escutado esse termo, nunca viram isso.
.
Eu explique para professor tecnicamente sobre o lobo, que era proviniente da madeira e da construção. Que muitos violinos tinham lobo. Os professores aprenderam. A menina comprou um tira lobo como eu sugeri, botou na corda que eu indiquei, no caso a corda Sol. Acabou o problema. Nunca mais ela reclamou ou ouviu um ruivo de lobo. Era um Eagle VK 544, fundo inteiriço, comprado em 2010. Ela sofreu 2 anos com o violino sem regular. Hoje ela está feliz e satisfeita.
.
A outra menina, foi um caso semelhante, comprou o violino, fazia 3 meses. Um Vk 644 da Eagle. A professora me chamou desesperada para testar o violino da menina. Olhei o violino, observei cada detalhe. Professora pegou o violino da menina, tocou uma escala com 3 oitavas. Fez corda solta. Tocou Mozart concerto 3, tocou capricho do Paganini.
.
Ficou evidente o som, chiado, maldito chiado. Peguei o violino, levei para casa, trouxe, e uma maldita ressonancia, um harmonico estranho. Empurrei o cavalete para frente, para trás, observei. Professora testou, já sabia o que era. Levei para casa, resolvi o problema, regulei e levei de volta. A professora tocou. E perguntou o que você fez? Eu disse, segredo de luthier. kkkkkkkkk
.
Ela ficou bastante curiosa. Sumiu o chiado, a maldita ressonancia do harmonico estranho, equilibrei os graves e agudos. Ficou satisteita.
.
No caso do violino dela, não era lobo, mas era um violino problematico ao extremo porque estava totalmente desregulado. Era impossivel tocar naquele Eagle.
.
Hoje está um doce o violino dela.
.
Quem precisar de meus serviços como luthier. Estou a disposição.
.
Enviem um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br ou Skype: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço!!!
.
Que Deus abençoe a todos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty LOBO...O QUE?

Mensagem  Convidado 28/2/2013, 20:03

KKKKKK MUITO ENGRAÇADO!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Alexandre 28/2/2013, 20:07

Hum:D
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 20:11

violina escreveu:que dóo, sabe que eu consigo imaginar isso acontecendo com meu violino =/ tadinho..
começa pela corda..vai pro cavalete..depois o estandarte.. ai pronto só falta desmontar tudo na base..

mas é estranho isso acontecer com alguém profissional.. que deve levar em um bom luthier regularmente..


Estranho? Isso é muito comum. Os professores não tem conhecimento. São informações muito pobres que eles nós passam sobre manutenção, importancia da manutenção no instrumento de ano em ano. Até eles desconhecem isso.
.
Só os professores tops que tem essa informação e transmitem aos seus pupilos.
.
O resultado é como esse cara da viola. Botou pressão na corda. No ponto de tensão o rabicho estorou e voou o estandarte encima do tampo superior.
.
Aposto que ele é aqueles caras mãos fechadas que não leva o violino anualmente ao luthier para manutenção periodica.
.
O resultado foi que ele passou vergonha e acabou o concerto pra ele. Teve que levar a viola para o Conserto. kkkkkkkk
.
Eu fiz um baita trabalho de orientação dentro do Conservátorio que eu estudo. O resultado foi promissor, os alunos foram conscientizados. No último festival Músicas nas Montanhas, foi só elogios da senhor Elisa Fukuda, Jean Reis e demais professores quando a evolução da técnica e como eles evoluiram em tão pouco tempo. É claro, devido ao trabalho arduo de orientação que eu fiz e conscientização dos professores e toda a parte técnica da lutheria que eu prestei para eles, proporcionaram instrumentos bem regulados, macios e equilibrados. Isso foi um diferencial nos estudos de todos. Antes muitos violinos eram intocaveis.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Alexandre 28/2/2013, 20:14

£ëø Mø®️£ix escreveu:
violina escreveu:que dóo, sabe que eu consigo imaginar isso acontecendo com meu violino =/ tadinho..
começa pela corda..vai pro cavalete..depois o estandarte.. ai pronto só falta desmontar tudo na base..

mas é estranho isso acontecer com alguém profissional.. que deve levar em um bom luthier regularmente..


Estranho? Isso é muito comum. Os professores não tem conhecimento. São informações muito pobres que eles nós passam sobre manutenção, importancia da manutenção no instrumento de ano em ano. Até eles desconhecem isso.
.
Só os professores tops que tem essa informação e transmitem aos seus pupilos.
.
O resultado é como esse cara da viola. Botou pressão na corda. No ponto de tensão o rabicho estorou e voou o estandarte encima do tampo superior.
.
Aposto que ele é aqueles caras mãos fechadas que não leva o violino anualmente ao luthier para manutenção periodica.
.
O resultado foi que ele passou vergonha e acabou o concerto pra ele. Teve que levar a viola para o Conserto. kkkkkkkk
.
Eu fiz um baita trabalho de orientação dentro do Conservátorio que eu estudo. O resultado foi promissor, os alunos foram conscientizados. No último festival Músicas nas Montanhas, foi só elogios da senhor Elisa Fukuda, Jean Reis e demais professores quando a evolução da técnica e como eles evoluiram em tão pouco tempo. É claro, devido ao trabalho arduo de orientação que eu fiz e conscientização dos professores e toda a parte técnica da lutheria que eu prestei para eles, proporcionaram instrumentos bem regulados, macios e equilibrados. Isso foi um diferencial nos estudos de todos. Antes muitos violinos eram intocaveis.

Verdade Very Happy
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 20:26

violina escreveu:outras dúvidas..
o cavalete tem que necessariamente ficar em cima da alma pra ter uma estruturação e o som sair melhor..?

aqui: http://www.ifsc.usp.br/~donoso/fisica_do_violino.pdf
está escrito
"No tampo superior da caixa de ressonância há dois orifícios na forma de “f “ localizados simetricamente em relação ao eixo longitudinal. Eles comunicam as vibrações do ar dentro do violino com o exterior."

eu entendo qual é a função dos fs no violino,
mas porque eles são exatamente nessa forma..?
se fosse dois retângulos ou duas elipses ou losango.. que até compensasse a área da abertura que o f tem pela altura e largura, se só fosse diferente no formato mesmo, que diferença faria no som..? eu já vi violinos com eles mais compridos e largos.. como isso afeta o som.. outras dúvidas..
o cavalete tem que necessariamente ficar em cima da alma pra ter uma estruturação e o som sair melhor..?

O cavalete não pode ficar encima da alma. Jamais. Tem alguns luthiers que costumam colocar 1 mm do pé direito do cavalete.
.
Mas o ideal é de 3 mm a 5 mm. Mas isso é de violino para violino.
.
Não é mesma coisa de você colocar a alma em um violino de autor para um violino chinês.
.
Os luthiers, colocam a 1 mm para fazer o violino "gritar". Mas fica um som horrivel. O violino fica alto, porém sem qualidade timbristica. Eu percebo que ele fica muito nervoso, meio incontrolavel de tocar e tirar um som equilibrado.
.
Mas é que eu chamo de ponto de "ouro do violino". A missão é justamente achar dentro de 5 mm o ponto de equilibrio entre todas as cordas, intensidade, sonoridade, ressonancia, equilibrio entre todas as notas.
.
Colocar a alma é fácil, qualquer idiota faz isso. O dificil que pouquissimos luthiers conseguem é ter ouvido, sensabilidade e raciocio de colocar a alma no ponto exato de maior sonoridade, equilibrio e encoorpamento de cada vibração do violino.
.
O violino tem formato de FF, justamente para ter a abertura exata para sair a vibração amplificada da caixa harmonica do violino para saida do som agudo Parte superior do violino (Sentindo Voluta) e do grave parte inferior (Sentindo Queixeira) e medio grave, (Sentindo alma). Imagina 3 linhas horizontais cortando o violino, são os setores dos sons agudo, medio e grave.
.
Mas o violino as ondas sonoras não trabalham em linha reta e sim linhas verticais sinuosas.
.
A alma tem função de transmitir e amplificar o som proviniente do cavalete do tampo superior para o inferior, já fazendo uma viagem sonora por toda parte da caixa harmonica. Principalmente os sons agudos e medios. Pode ver que ela fica embaixo da corda Mi.
.
A barra harmonica tem função de transportar e reforçar os graves do instrumento. Por isso ela fica embaixo da corda Sol.
.
Interessante, não?
.
Os FFs tem a abertura correta para que o nosso amavel violino tenha equilibrio e qualidade na saida do som.
.
Evidentemente o Cello é proporcional ao tamanho dele.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Alexandre 28/2/2013, 20:30

£ëø Mø®£ix escreveu:
violina escreveu:outras dúvidas..
o cavalete tem que necessariamente ficar em cima da alma pra ter uma estruturação e o som sair melhor..?

aqui: http://www.ifsc.usp.br/~donoso/fisica_do_violino.pdf
está escrito
"No tampo superior da caixa de ressonância há dois orifícios na forma de “f “ localizados simetricamente em relação ao eixo longitudinal. Eles comunicam as vibrações do ar dentro do violino com o exterior."

eu entendo qual é a função dos fs no violino,
mas porque eles são exatamente nessa forma..?
se fosse dois retângulos ou duas elipses ou losango.. que até compensasse a área da abertura que o f tem pela altura e largura, se só fosse diferente no formato mesmo, que diferença faria no som..? eu já vi violinos com eles mais compridos e largos.. como isso afeta o som.. outras dúvidas..
o cavalete tem que necessariamente ficar em cima da alma pra ter uma estruturação e o som sair melhor..?

O cavalete não pode ficar encima da alma. Jamais. Tem alguns luthiers que costumam colocar 1 mm do pé direito do cavalete.
.
Mas o ideal é de 3 mm a 5 mm. Mas isso é de violino para violino.
.
Não é mesma coisa de você colocar a alma em um violino de autor para um violino chinês.
.
Os luthiers, colocam a 1 mm para fazer o violino "gritar". Mas fica um som horrivel. O violino fica alto, porém sem qualidade timbristica. Eu percebo que ele fica muito nervoso, meio incontrolavel de tocar e tirar um som equilibrado.
.
Mas é que eu chamo de ponto de "ouro do violino". A missão é justamente achar dentro de 5 mm o ponto de equilibrio entre todas as cordas, intensidade, sonoridade, ressonancia, equilibrio entre todas as notas.
.
Colocar a alma é fácil, qualquer idiota faz isso. O dificil que pouquissimos luthiers conseguem é ter ouvido, sensabilidade e raciocio de colocar a alma no ponto exato de maior sonoridade, equilibrio e encoorpamento de cada vibração do violino.
.
O violino tem formato de FF, justamente para ter a abertura exata para sair a vibração amplificada da caixa harmonica do violino para saida do som agudo Parte superior do violino (Sentindo Voluta) e do grave parte inferior (Sentindo Queixeira) e medio grave, (Sentindo alma). Imagina 3 linhas horizontais cortando o violino, são os setores dos sons agudo, medio e grave.
.
Mas o violino as ondas sonoras não trabalham em linha reta e sim linhas verticais sinuosas.
.
A alma tem função de transmitir e amplificar o som proviniente do cavalete do tampo superior para o inferior, já fazendo uma viagem sonora por toda parte da caixa harmonica. Principalmente os sons agudos e medios. Pode ver que ela fica embaixo da corda Mi.
.
A barra harmonica tem função de transportar e reforçar os graves do instrumento. Por isso ela fica embaixo da corda Sol.
.
Interessante, não?
.
Os FFs tem a abertura correta para que o nosso amavel violino tenha equilibrio e qualidade na saida do som.
.
Evidentemente o Cello é proporcional ao tamanho dele.


Mas é mesmo, qualquer idiota pode colocar mesmo
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 20:33

DimasBarroco escreveu:

Seguindo as medidas acima o violino Chinês vira strad?

Essas medidas são padrões, mas muito pouco funcionais. O que vale é o ouvido do lutheir, experiencia e conhecimento técnico.
.
O violino é um bichinho tão enjoado, que nem sempre 2 + 2 dá 4. Muitas vezes 2 + 2 = 6. Pode ser 8. Pode ser apenas 2.
.
Não se pode seguir ao pé da letra.
.
Jamais um violino chinês vai gerar frequencias de um Strad. Tem um abismo muito grande (300 anos) entre a madeira seca, o violino bem tocado pelos melhores músicos do mundo, simpatia da madeira por certas frequencias, tipo de verniz utilizado, madeira mais robusca e condensada que foi construida os Strad e claro, o ilumismo do Antonio Stradivaris quando ele fez seu Stradivarius, principalmente na época de ouro dele: 1700 a 1722.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Louysie 28/2/2013, 21:15

muuuito interessante!

quando meu cavalete alçou voo [ou vôo sei la] eu sem saber procurei colocar ele bem na reta da alma.. dps vou empurrar um pouco pra baixo então.. eu não tenho a menor sensibilidade pra perceber a diferença no som que isso faz [normal],
mas é muito difícil mesmo mexer com lutheria..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Louysie 28/2/2013, 21:24

é issoo, vc entenedu muito muito bem, o xiado é isso que vc falou, mas o que é lobo? [é tipo uma metáfora.. com o uivo do lobo sei la rs] lobo lembra lodo, isso é tipo madeira ruim mesmo, fungo..?
eu não acredito no potencial do meu violino, só tenho apego à ele, mas eu não acho que vale à pena investir nele hoje no estado atual dele, melhor juntar $ pra comprar um novo, é mmuitoo problema pra consertar..



Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 21:24

violina escreveu:muuuito interessante!

quando meu cavalete alçou voo [ou vôo sei la] eu sem saber procurei colocar ele bem na reta da alma.. dps vou empurrar um pouco pra baixo então.. eu não tenho a menor sensibilidade pra perceber a diferença no som que isso faz [normal],
mas é muito difícil mesmo mexer com lutheria..

Não aconselho ninguém a mexer sem ter uma orientação. Agora quem tem grana para jogar fora, pode desenhar até o nome da namorada no tampo do violino. kkkkkkkkkk
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Louysie 28/2/2013, 21:29

[quote="£ëø Mø®£ix"][quote="violina"]muuuito interessante!

quando meu cavalete alçou voo [ou vôo sei la] eu sem saber procurei colocar ele bem na reta da alma.. dps vou empurrar um pouco pra baixo então.. eu não tenho a menor sensibilidade pra perceber a diferença no som que isso faz [normal],
mas é muito difícil mesmo mexer com lutheria..[/quote]

[color=blue]Não aconselho ninguém a mexer sem ter uma orientação. Agora quem tem grana para jogar fora, pode desenhar até o nome da namorada no tampo do violino. kkkkkkkkkk[/color][/quote]

eu nem to mais mexeendo não, quebro tudo que encosto..melhor ficar longe rs
um dia eu vou ter dinheiro pra comprar os melhores do mundo [e fazer aula tbm com os melhores] =)

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Louysie 28/2/2013, 21:31

baixei o pozzoli, oriente..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 21:36

violina escreveu:é issoo, vc entenedu muito muito bem, o xiado é isso que vc falou, mas o que é lobo? [é tipo uma metáfora.. com o uivo do lobo sei la rs] lobo lembra lodo, isso é tipo madeira ruim mesmo, fungo..?
eu não acredito no potencial do meu violino, só tenho apego à ele, mas eu não acho que vale à pena investir nele hoje no estado atual dele, melhor juntar $ pra comprar um novo, é mmuitoo problema pra consertar..



Não é metafora não. Tecnicamente chama de lobo, porque é um ruivo (Chiado).
.
Não é madeira ruim não. Eu li um artigo a respeito algum tempo atrás, um luthier afirmou que 70 dos violinos tem lobo. Alguns de forma mais acentuada, como o seu caso, acredito. Outros percebe-se em apenas duas notas, em um das posições, muito nitido na corda Sol.
.
Não é um problema de madeira ruim, não. São madeiras boas, mas acontece lobo por algum motivo desconhecido. Só percebe-se depois de construido o violino. Vai tocar...
.
Não é exclusividade dos violinos de fábrica. Tem indices em violinos de luthier. Isso descarta a possibilidade de ser um problema obtido na construção. Um problema de madeira, mas não é por ser de pessima qualidade não. Muitos violinos tem excelente madeira. É um puro azar mesmo comprar um violino que tenha lobo.
.
Barra harmonica fora do lugar, também gera ruidos indesejaveis (Malditos chiados).
.
Como eu disse, tem varias causas um chiado no violino: pode ser corda, técnica do violinista, breu, cavalete mal esculpido, lobo, barra harmonica fora do lugar, ou madeira de pessima qualidade, violino mal construido, violino sem regular.
.
Mas o lobo assusta, pois é uma coisa que não tem solução. É igual madeira de pessima qualidade, não tem solução. kkkkkkkkkk
.
Única solução para o lobo é o eliminador de lobos, colocado na corda Sol. Parece um microafinador.
.
É um anel com um orificio para enviar a corda, tem uma borracha cortada que envolve a corda e um parafuso encima da borracha para dar pressão para fixar na corda o eliminador.
.
Botou lá, acabou o problema quando é lobo.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 21:46

violina escreveu:baixei o pozzoli, oriente..

Parte de exercicio ritmico. Primeira série:
.
Mão direita: vai fazer a ritmica (Bater a mão na mesa com o valores da figura. Exemplo: 2 Colcheia, bata duas vezes a mão na mesa em 1 tempo).
.
Mão esquerda: vai fazer a contagem do compasso (quartenario). Primeiro tempo: forte (Tetico) bata a punho na mesa para o 1 e 3 tempo (Meio forte), bate ponta dos dedos no 2 e 4 tempo.
.
Pé direito e pé esquerdo: vai bater eles alternados, levanta a ponta o pé e desce na batida do tempo alternadamente (Faça contagem do tempo).
.
Voz: você vai cantar a ritmica: Tá, Tá, Tá. É mesma coisa da mão direita.
.
Bota no metronomo 60 bpm.
.
Isso deve ser feito tudo ao mesmo tempo: mão direita, mão esquerda, pés alternados e voz. Sem sair do metronomo. Tem que ser na pulsação do metronomo.
.
Não pode errar, errou, fica repetindo o compasso exaustivamente. Só muda para o outro compasso quando tiver fluente.
.
Ao contrário do violino. Percepção ritmica é conquistada atraves do treino de repetição. É uma coisa que você tem ser perfecionista. Tem que repetir até fica bom mesmo.
.
Isso é o modo básico. Depois ensino o ritmo nos pés.
.
É pura coordenação motora.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Louysie 28/2/2013, 21:53

interessante, o misterio do lobo, vo fazer uma biopsia no meu rs lascar madeira de dentro e comparar com outra da mesma especie rsrs [brincando] mas sabe q se tivesse mais gente interessada em pesquisar as coisas iriam longe..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/2/2013, 22:51

violina escreveu:interessante, o misterio do lobo, vo fazer uma biopsia no meu rs lascar madeira de dentro e comparar com outra da mesma especie rsrs [brincando] mas sabe q se tivesse mais gente interessada em pesquisar as coisas iriam longe..

Não interessa estudar isso a fundo, quando mais divulgado, atrapalha o comercio mercenarios do vendedores de selo do Brasil. kkkkkkkkkk
.
É melhor dizer que os chineses são uma porcaria que não sabem fazer violinos.
,
Fica puxando saco dos fábricantes nacionais e dos luthiers brilhantes que temos no Brasil. rs*
.
Pois na Europa é fora da realidade do brasileiro.
.
Cabe a nós convivemos no purgatorio com os nossos Nunherson, Rolins, não sei mais o que fusão de nomes que são as fábricas nacionais. Romanini e tantos outros.
.
Vender um violino de luthier com lobo e jogar a culpa na técnica do pobre coitado que só toca na Igreja é mais comodo. rs*
.
Por isso quando a gente fala em lobo, muita gente acha que estamos fazendo uma pegadinha. Só falta comprar 1 kg de Filé Mignon e dar para o violino comer. kkkkkkkkkk

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Louysie 1/3/2013, 20:05

ahh não aceito, eu vou pesquisar =)
mas preciso estudar e ter uma base pra isso.. não é fácil =s

não tem muitos livros produzidos aqui no brasil nessa linha não né.. em outras línguas deve ter.. livro é feito com base em algum conhecimento, que vem de pesquisa, então por ai já começamos mal..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/3/2013, 14:45

violina escreveu:ahh não aceito, eu vou pesquisar =)
mas preciso estudar e ter uma base pra isso.. não é fácil =s

não tem muitos livros produzidos aqui no brasil nessa linha não né.. em outras línguas deve ter.. livro é feito com base em algum conhecimento, que vem de pesquisa, então por ai já começamos mal..

Você não vai achar quase nada em português a respeito de lutheria. A maioria é tudo em alemão, italiano,frances e inglês principalmente.
.
Pode ter até em português, o brasileiro é muito preguiçoso para ler. São poucos que leem. E a maioria que ler alguma coisa é analfabeto, ou seja lê e não compreende.
.
As pessoas que estão nesse fórum é justamente os que gostam de ler sobre violino, sobre técnica e trocam experiencia, aumentando assim os nossos conhecimentos.
.
Que bom seria se odos os violinistas do Brasil fossem como nós do fórum que compartilharmos nossas experiencias, conhecimentos e gostamos de transmitir coisas boas aos que estão iniciando ou que tem sede de conhecimento.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Louysie 2/3/2013, 18:49

hm eu to aprendendo frances no live mocha rsrs

passa ai livros bons [se tiver em pdf pra baixar], ja que num da pra tocar agora vo investir na teoria..

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Dimas Barroco 2/3/2013, 18:54

violina escreveu:hm eu to aprendendo frances no live mocha rsrs

passa ai livros bons [se tiver em pdf pra baixar], ja que num da pra tocar agora vo investir na teoria..

Vai ficar sem tocar? Shocked
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Louysie 2/3/2013, 18:56

[quote="£ëø Mø®£ix"][quote="violina"]baixei o pozzoli, oriente..[/quote]

[color=blue]Parte de exercicio ritmico. Primeira série:
.
Mão direita: vai fazer a ritmica (Bater a mão na mesa com o valores da figura. Exemplo: 2 Colcheia, bata duas vezes a mão na mesa em 1 tempo).
.
Mão esquerda: vai fazer a contagem do compasso (quartenario). Primeiro tempo: forte (Tetico) bata a punho na mesa para o 1 e 3 tempo (Meio forte), bate ponta dos dedos no 2 e 4 tempo.
.
Pé direito e pé esquerdo: vai bater eles alternados, levanta a ponta o pé e desce na batida do tempo alternadamente (Faça contagem do tempo).
.
Voz: você vai cantar a ritmica: Tá, Tá, Tá. É mesma coisa da mão direita.
.
Bota no metronomo 60 bpm.
.
Isso deve ser feito tudo ao mesmo tempo: mão direita, mão esquerda, pés alternados e voz. Sem sair do metronomo. Tem que ser na pulsação do metronomo.
.
Não pode errar, errou, fica repetindo o compasso exaustivamente. Só muda para o outro compasso quando tiver fluente.
.
Ao contrário do violino. Percepção ritmica é conquistada atraves do treino de repetição. É uma coisa que você tem ser perfecionista. Tem que repetir até fica bom mesmo.
.
Isso é o modo básico. Depois ensino o ritmo nos pés.
.
É pura coordenação motora.[/color][/quote]

ah ixi, eu sou uma pessoa sem coordenação motora e desajeitada por natureza =P
mas vou praticar sim,vai me ajudar muito, quando canto na partitura eu procuro pensar no tempo certinho isso ajuda muito, só que eu não sei letra toda e não acompanho o regente [quando tem].. fico perdida [olho pra ele tipo sem foco nele]

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Alexandre 2/3/2013, 19:01

Ai é moiado hein
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/3/2013, 19:42

violina escreveu:hm eu to aprendendo frances no live mocha rsrs

passa ai livros bons [se tiver em pdf pra baixar], ja que num da pra tocar agora vo investir na teoria..

Não estude assuntos complicados. Comece estudando teoria básica: Bohumil Med - Teoria da música.
.
Já é um bom começo.
.
Se você não entender nem o básico não adianta estudar coisas avançadas. Vai com calma.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Alexandre 2/3/2013, 19:46

£ëø Mø®£ix escreveu:
violina escreveu:hm eu to aprendendo frances no live mocha rsrs

passa ai livros bons [se tiver em pdf pra baixar], ja que num da pra tocar agora vo investir na teoria..

Não estude assuntos complicados. Comece estudando teoria básica: Bohumil Med - Teoria da música.
.
Já é um bom começo.
.
Se você não entender nem o básico não adianta estudar coisas avançadas. Vai com calma.


é isso com calminha
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida violino - Página 2 Empty Re: Dúvida violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos