Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
29 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 29 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria?

2 participantes

Ir para baixo

Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? Empty Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria?

Mensagem  Dr. Hanz Schucrutes 24/7/2013, 00:36

Olá!

faz algum tempo, estou pesquisando sobre violinos que ficaram muito tempo parados e adquiriram alguns danos estruturais.

A causa da minha busca é a seguinte:

http ://imageshack.us/photo/my-images/829/5n72.jp g/

O vendedor diz que ele ficou 4 anos parado e sem cordas, trnacado no estojo. 

Pesquisei sobre a ponte sofrer empenos por não ter sustentação das cordas por um longo tempo... E também existem outros fatores, como mofo, rachaduras e similares devido ao tempo parado

Como devo proceder? Pedi para que o vendedor teste a sonoridade, colocando um jogo de cordas novo.

Dr. Hanz Schucrutes

Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? Empty Re: Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/7/2013, 16:41

Dr. Hanz Schucrutes escreveu:Olá!

faz algum tempo, estou pesquisando sobre violinos que ficaram muito tempo parados e adquiriram alguns danos estruturais.

A causa da minha busca é a seguinte:

http ://imageshack.us/photo/my-images/829/5n72.jp g/

O vendedor diz que ele ficou 4 anos parado e sem cordas, trnacado no estojo. 

Pesquisei sobre a ponte sofrer empenos por não ter sustentação das cordas por um longo tempo... E também existem outros fatores, como mofo, rachaduras e similares devido ao tempo parado

Como devo proceder? Pedi para que o vendedor teste a sonoridade, colocando um jogo de cordas novo.

 Olá meu amigo.
.
A foto do violino eu verifiquei que ele tem um estandarte de metal. Não vai acontecer de empenar. Além disso seria necessário a substituição do mesmo pois o mesmo gera um som muito metalizado e estridente a qual compromete a qualidade no timbre.
.
Quanto ao espelho a foto está muito longe, mas não me parece ser de ebano e sim de madeira de baixa qualidade pintada.
.
As cravelhas seguem o mesmo padrão do espelho, além disso da para ver que esse violino nunca passou por mãos de um luthier e esta totalmente desregulado. Veja que as cravelhas estão fora do furo da caixa de cravelhas, precisam se redmensionadas, porém devida a baixa qualidade e fragilidade das cravelhas que tem essa materia prima e o estandarte de mental, compensa é trocar o kit de montagem para um de Ebano, Rosewood ou Jacaranda.
.
O verniz certamente é um verniz sintetico, o mesmo já aparenta uma cor palida, opaca e rustica. Precisa de um polimento para restaurar o brilho natural do verniz e claro uma limpeza para higienização, pois o mesmo deve conter muitos fungos agindo em sua superficie.
.
O arco com certeza vai precisar de trocar de crina, visto que parece já ter sido muito utilizado, eu creio que compensar é trocar o arco em vez de substituir a crina. Pois não da para indentificar se é um arco de autor. O mesmo já perdeu a curvatura da barriga, ou seja precisa envergar novamente ele com o fogo.  Muitas vezes compensa comprar um novo. Pois o preço que se cobra para trocar a crina, acabar por ser muito caro.
.
Provalmente você terá que trocar o cavalete e alma, pois o cavalete deve ser trocado de ano em ano ou no máximo em dois anos. Porém o violino já foi muito tempo utilizado e claro muito tempo parado.
.
Quanto ao som dele por estar parado muito tempo, você vai precisar enviar para um luthier pra devida regulagem e manutenção e claro ao tocar ele devidamente regulado diariamente dentro de uns 6 meses ele acabar por abrir novamente os poros e volta a ter o som real dele.
.
Cara rachadura é um problema sério. Se tiver realmente rachaduras, o mesmo vai precisar ser aberto e colado uma cunha de reforço no lado de dentro e depois novamente fechado. Colocando cuidadosamente cola na fissura para reforçar e fazer a liga novamente do tampo.
.
A cola é mais dura do que a madeira, isso faz o violino ter uma quebra na transmissão das vibrações pelo tampo, o que pode em tese gerar uma perda de som e claro mudança no timbre, intensidade e qualidade no som.
.
Isso em tese, pois nem sempre acontece isso. Tem uma violinista que por um acidente derrubou o seu violino techo no chão e o mesmo partiu em vários pedaços no tampo. Levando ao luthier o mesmo fez a reconstrução do tampo com muita pericia, um trabalho perfeito. Porem o medo dela era questão do som nunca ser o mesmo que ela estava acostumada. Não foi realmente. Melhorou em muito. Contrariando todas as espectativas.
.
É claro que são situações diferentes, mas é evidente que uma rachadura por mais menor que seja pode sim sofrer um impacto negativo ao violino, mas tudo é uma questão de construção. No caso do violino dela era muito bem construido e feito com materia prima de excelente qualidade.
.
Sempre vejo o violino dela e cara, ficou show de bola não apenas na estetica como na sonoridade.
.
No caso do seu violino, é um caso a pensar se vale a pena a arriscar, porém o trabalho de um luthier não é um trabalho muito barato para se abrir um violino e fazer a correção. É um caso a ser analisado pessoalmente para verificar o tamanho do estrago e região.
.
Quanto ao morfo é um trabalho serio a ser feito, sem abrir o violino é bem cuidadoso esse trabalho e pode ser sim um problema, pois tocar em um violino cheirando mal é insuportavel.
.
Recentemente eu trabalhei em dois violino com esse problema, consegui um resultado satisfatorio nos dois,  mas ao abrir o estojo, o cheiro que veio foi insuportavel. Não sei como a pessoa que mandou realizar o serviço conseguia tocar no violino daquele jeito. Eu creio que ele deve ter acostumado com o cheiro e o mesmo não sentia. Passei todos os procedimentos de limpeza e dando as orientações necessarias para não tivesse progresso no retorno do problema. Pois nesse caso o violino dele não ficava parado, porém eram uma questão de higienização, pois o mesmo tocava no violino e nunca limpou o violino que era novo, porem tinha aparencia de violino de mais de 100 anos. Fechava ele sujo dentro do estojo cheio de suor, onde teve ambiente propicio a proliferação e procriação das bacterias e morfo.
.
No outro que eu arrumei era um violino antigo com mais de 100 anos, era um alemão que custava R$ 5 mil reais. Porem estava acabado. Quando o violinista veio até mim, eu recuperei o violino do mesmo e acabei com o problema do morfo e mal cheiro. Ficou decente pra ele tocar na orquestra em que ele trabalha sem causar nausea nos outros violinistas que dividem a estante com ele.
.
O problema sério é com instrutores de sopro, pois o alunos de sopro, nunca limpam e lavam os seus instrumentos. Ficando residuos de saliva, muitos comem paçoca, amedoim, cebola, carne e depois vão soprar o instrumento. Quando você senta na frente do instrumentos de sopro, vem aquela avalanche de mau halito dos sopro, é impossivel de aguentar.
.
Tudo é uma questão de orientação do professor ou instrutor para limpeza do instrumentos de sopro.
.
Assim como é também das cordas na areas onde existem o contato de nossa mão com o instrumento, areas de suor como no pescoco que chegam a oxidar a presilha, ficando meio verde e perdem sua coloração dourada ou prateada.
.
Pode prestar atenção no pescoco de quase todos os violinista, na parte esquerda onde existem um calo e claro você pode verificar que quase todos tem espinhas na região da mandibula. Não é só o calo. Mas o problema é que quase ninguem limpa e faz a higenização da queixeira para matar as bacterias e os microorganismos. Nem flanela seca muita gente passa.
.
No violino a limpeza tem que ser com a flanela seca e limpa. As cordas devem ser secas principalmente na parte do dentilhado (Espelho) para maior duração das cordas e evita a oxidação das mesmas. Na parte do cavalete ao espelho no tampo, deve ser limpo para evitar que o breu vem fazer estrago ao verniz. Nas parte da corda encima deve ser limpa com alcool isopropilico. A parte da queixeira você pode até passar um pano umedecido com um detergente e depois um passo seco para limpeza do mesmo.
.
Claro deixar o estojo aberto por algumas horas para que tenha ar limpo e puro. O ideal é deixar o violino respirar a madeira o maior tempo possivel.
.
Isso evita problemas com umidade, morfo e bacterias.
.
De nada adianta o vendedor colocar cordas novas para testar a sonoridade, pois compramos o violino devido ao potencial dele e não pelo que ele apresenta a principio.
.
As cordas novas ela tendem a ter um som brilhante e estridente até na primeira semana. Depois disso elas vão amaciar e casar bem com o violino ou não.
.
Então se você ouvir o som de cordas nova em um violino nessas condições, não vai ter a realidade do som do violino e nem vai saber o que ele pode lhe oferecer.
.
Se precisar de meus serviços como luthier estou a sua disposição.
.
Eu também vendo violinos.
.
Envia email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? Empty Re: Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria?

Mensagem  Dr. Hanz Schucrutes 25/7/2013, 05:00

Muito obrigado pela riqueza de detalhes! Estou impressionado mesmo XD

Adquiri o violino assim mesmo, troquei em um jogo de ps3 que estava há muito parado aqui. Não me arrependi, apesar dos problemas que eu encontrei nele. Realmente precisarei trocar o kit de montagem e várias outras coisas, inclusive o arco que já está velhinho!

Dr. Hanz Schucrutes

Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? Empty Re: Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/7/2013, 12:01

Dr. Hanz Schucrutes escreveu:Muito obrigado pela riqueza de detalhes! Estou impressionado mesmo XD

Adquiri o violino assim mesmo, troquei em um jogo de ps3 que estava há muito parado aqui. Não me arrependi, apesar dos problemas que eu encontrei nele. Realmente precisarei trocar o kit de montagem e várias outras coisas, inclusive o arco que já está velhinho!

No que eu posso ajudar, sempre ajudo.
.
Se precisar dos meus serviços de luthier eu estou a sua disposição. Faço um excelente trabalho de restauração nele.
.
Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? Empty Re: Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria?

Mensagem  Dr. Hanz Schucrutes 30/7/2013, 20:12

Cara, infelizmente você mora muito longe XD Conhece alguém em Maceió que faça esses serviços de luthieria?

Remontei-o Com as peças que vieram nele mesmo. Dei uma raspadinha no cavalete, pois já começava a apresentar "dentes" devido a pressão das cordas. O maldito do antigo dono colou adesivos no espelho e foi o inferno pra tirar XD

Limpei com um pano úmido e coloquei pra secar o restante das partes e troquei as cordas. O interior do instrumento parece estar intacto, apesar do tempo que ficou parado. Apesar do verniz já estar sem brilho, não mexerei mais nele, só daqui a algum tempo quando adquirir um de melhor qualidade. Resumindo: pra aprender, tá bom!

O arco é que não parece estar bom... alguns fios retirados e chego na metade do arco, ele não produz som =| Tentando entrar em contato com alguém que me esclareça sobre, mas por aqui está muito difícil...

Dr. Hanz Schucrutes

Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? Empty Re: Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 31/7/2013, 21:08

Dr. Hanz Schucrutes escreveu:
Cara, infelizmente você mora muito longe XD Conhece alguém em Maceió que faça esses serviços de luthieria?

Remontei-o Com as peças que vieram nele mesmo. Dei uma raspadinha no cavalete, pois já começava a apresentar "dentes" devido a pressão das cordas. O maldito do antigo dono colou adesivos no espelho e foi o inferno pra tirar XD

Limpei com um pano úmido e coloquei pra secar o restante das partes e troquei as cordas. O interior do instrumento parece estar intacto, apesar do tempo que ficou parado. Apesar do verniz já estar sem brilho, não mexerei mais nele, só daqui a algum tempo quando adquirir um de melhor qualidade. Resumindo: pra aprender, tá bom!

O arco é que não parece estar bom... alguns fios retirados e chego na metade do arco, ele não produz som =| Tentando entrar em contato com alguém que me esclareça sobre, mas por aqui está muito difícil...

Não conheço ninguém em Maceio. Nessa região é dificil achar luthier.
.
Você passou breu no arco?
.
No caso do arco estiver com muitos poucos fios, terá que trocar a crina ou comprar outro. Porém mesmo com poucos fios, tem que sair som o violino.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria? Empty Re: Cremona a 4 anos sem cordas, será uma fria?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos