Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Dúvidas sobre arco e afinação I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Dúvidas sobre arco e afinação I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Dúvidas sobre arco e afinação I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Dúvidas sobre arco e afinação I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Dúvidas sobre arco e afinação I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Dúvidas sobre arco e afinação I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Dúvidas sobre arco e afinação I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Dúvidas sobre arco e afinação I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Dúvidas sobre arco e afinação I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
7 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 7 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Dúvidas sobre arco e afinação

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre arco e afinação Empty Dúvidas sobre arco e afinação

Mensagem  Marcus V.S. 24/1/2014, 11:20

Boa tarde, membros.




Minha dúvida de hoje é sobre como segurar o arco e afinação do violino. Tenho tentado segurar o arco com firmeza enquanto toco, mas tenho dificuldades com o pulso. Porque toda vez que toco, meu pulso fica duro, ou seja, não consigo fazer o sistema de pronação e supinação com qualidade. Queria saber se tem algum exercício que possa melhorar esta condição.


Outra coisa, não tenho colocado marcação no espelho e, tenho tentado identificar o som das notas. Tenho obtido, creio eu, algum êxito. Porém, vejo a importância destas marcações, visto que, não tenho professor ainda. Então, como faço para ter estas marcações? Posso comprá-las em um loja de música?


Entretanto, tenho mais uma coisa para manifestar aos membros. Bom... Tenho tentado afinar o instrumento com o metrônomo e, acho eu que, tenho progredido. Tenho afinado da seguinte forma, segundo pesquisas:


Primeira corda E4 - 659,3 Hz
Segunda corda A4 - 440,0 Hz
Terceira corda D3 - 293,7 Hz
Quarta corda G3 - 196,0 Hz


Está certo, este método? Como faço para alcançar uma melhor afinação?



Abaixo a foto de minha mão, segurando o arco. Vê se está certo... Algumas sugestões?


Dúvidas sobre arco e afinação 5zxt



Desde já agradeço as respostas.


Todos os membros, tenham uma boa tarde.
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre arco e afinação Empty Re: Dúvidas sobre arco e afinação

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/1/2014, 17:43

Marcus V. escreveu:Boa tarde, membros.




Minha dúvida de hoje é sobre como segurar o arco e afinação do violino. Tenho tentado segurar o arco com firmeza enquanto toco, mas tenho dificuldades com o pulso. Porque toda vez que toco, meu pulso fica duro, ou seja, não consigo fazer o sistema de pronação e supinação com qualidade. Queria saber se tem algum exercício que possa melhorar esta condição.


Outra coisa, não tenho colocado marcação no espelho e, tenho tentado identificar o som das notas. Tenho obtido, creio eu, algum êxito. Porém, vejo a importância destas marcações, visto que, não tenho professor ainda. Então, como faço para ter estas marcações? Posso comprá-las em um loja de música?


Entretanto, tenho mais uma coisa para manifestar aos membros. Bom... Tenho tentado afinar o instrumento com o metrônomo e, acho eu que, tenho progredido. Tenho afinado da seguinte forma, segundo pesquisas:


Primeira corda E4 - 659,3 Hz
Segunda corda A4 - 440,0 Hz
Terceira corda D3 - 293,7 Hz
Quarta corda G3 - 196,0 Hz


Está certo, este método? Como faço para alcançar uma melhor afinação?



Abaixo a foto de minha mão, segurando o arco. Vê se está certo... Algumas sugestões?


Dúvidas sobre arco e afinação 5zxt



Desde já agradeço as respostas.


Todos os membros, tenham uma boa tarde.

Irmão existem alguns problemas em relação ao empunhamento do arco.
.
Os dedos jamais podem ficar separados dessa forma. Não pode ficar juntos, mas tem  uma certa distância para que o sistema funcione, porém não pode estar separados dessa forma. E o dedo anular tem que estar sobre o abalone, bem na bolinha branca e dedo mindinho não pode estar ao lado da vareta e sim encima da vareta dobrado. E o polegar também está errado. Ele deve estar dobrado com o dedo praticamente encostando na crina. Eu creio que seja melhor você ver um foto. Vou ver se tenho alguma aqui lhe envio ou tiro, ok?
.
Esqueça qualquer marcação no espelho do violino. Melhor é você ligar o seu afinador digital cromático e desce o dedo na corda e sobe o dedo! Desce de novo e sobe, vai fazendo assim milhares de vez somente com 1 dedo na corda Sol, depois pratique na corda Ré só o primeiro dedo. Corda La e por último corda Mi. Quando a luzinha fica vermelha está desafinado, se ficar verde está afinado. Mas jamais deslize o dedo para achar a afinação! Não faça isso jamais. Se estiver desafinado sobe e dedo e desce para cima, depois desce para baixo até você memorizar o centro tonal da nota (Luzinha verde). Faça isso milhares de vezes, horas e horas por dia. Somente quando acerta mais de 80 por cento você ou seja em cada 10 tentativas acerta pelo menos 8 vezes sem seguida ai você vai partir para outro exercicio que é dessa vez com o segundo dedo. Porém o primeiro devo vai ter que estar pressionado na corda na luzinha verde. Só assim você vai gravar a forma de mão corretamente.
.
Para alcançar uma afinação boa, você deve estudar a como eu falei acima, é sobe o dedo e desce até você acerta a afinação. Isso é conferir os intervalos. Vai ter que fazer isso o resto da vida em tudo que você fizer. Principalmente quando for estudar escalas.
.
Estou parecendo o senhor Miage falando no filme do Karate Kid. rs*
.
Marcus San: Sobe, Desce. Sobe, Desce. Sobe, Desce.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre arco e afinação Empty Re: Dúvidas sobre arco e afinação

Mensagem  Marcus V.S. 29/1/2014, 20:00

£ëø Mø®£ix escreveu:
Marcus V. escreveu:Boa tarde, membros.




Minha dúvida de hoje é sobre como segurar o arco e afinação do violino. Tenho tentado segurar o arco com firmeza enquanto toco, mas tenho dificuldades com o pulso. Porque toda vez que toco, meu pulso fica duro, ou seja, não consigo fazer o sistema de pronação e supinação com qualidade. Queria saber se tem algum exercício que possa melhorar esta condição.


Outra coisa, não tenho colocado marcação no espelho e, tenho tentado identificar o som das notas. Tenho obtido, creio eu, algum êxito. Porém, vejo a importância destas marcações, visto que, não tenho professor ainda. Então, como faço para ter estas marcações? Posso comprá-las em um loja de música?


Entretanto, tenho mais uma coisa para manifestar aos membros. Bom... Tenho tentado afinar o instrumento com o metrônomo e, acho eu que, tenho progredido. Tenho afinado da seguinte forma, segundo pesquisas:


Primeira corda E4 - 659,3 Hz
Segunda corda A4 - 440,0 Hz
Terceira corda D3 - 293,7 Hz
Quarta corda G3 - 196,0 Hz


Está certo, este método? Como faço para alcançar uma melhor afinação?



Abaixo a foto de minha mão, segurando o arco. Vê se está certo... Algumas sugestões?


Dúvidas sobre arco e afinação 5zxt



Desde já agradeço as respostas.


Todos os membros, tenham uma boa tarde.

Irmão existem alguns problemas em relação ao empunhamento do arco.
.
Os dedos jamais podem ficar separados dessa forma. Não pode ficar juntos, mas tem  uma certa distância para que o sistema funcione, porém não pode estar separados dessa forma. E o dedo anular tem que estar sobre o abalone, bem na bolinha branca e dedo mindinho não pode estar ao lado da vareta e sim encima da vareta dobrado. E o polegar também está errado. Ele deve estar dobrado com o dedo praticamente encostando na crina. Eu creio que seja melhor você ver um foto. Vou ver se tenho alguma aqui lhe envio ou tiro, ok?
.
Esqueça qualquer marcação no espelho do violino. Melhor é você ligar o seu afinador digital cromático e desce o dedo na corda e sobe o dedo! Desce de novo e sobe, vai fazendo assim milhares de vez somente com 1 dedo na corda Sol, depois pratique na corda Ré só o primeiro dedo. Corda La e por último corda Mi. Quando a luzinha fica vermelha está desafinado, se ficar verde está afinado. Mas jamais deslize o dedo para achar a afinação! Não faça isso jamais. Se estiver desafinado sobe e dedo e desce para cima, depois desce para baixo até você memorizar o centro tonal da nota (Luzinha verde). Faça isso milhares de vezes, horas e horas por dia. Somente quando acerta mais de 80 por cento você ou seja em cada 10 tentativas acerta pelo menos 8 vezes sem seguida ai você vai partir para outro exercicio que é dessa vez com o segundo dedo. Porém o primeiro devo vai ter que estar pressionado na corda na luzinha verde. Só assim você vai gravar a forma de mão corretamente.
.
Para alcançar uma afinação boa, você deve estudar a como eu falei acima, é sobe o dedo e desce até você acerta a afinação. Isso é conferir os intervalos. Vai ter que fazer isso o resto da vida em tudo que você fizer. Principalmente quando for estudar escalas.
.
Estou parecendo o senhor Miage falando no filme do Karate Kid. rs*
.
Marcus San: Sobe, Desce. Sobe, Desce. Sobe, Desce.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


Meu amado, prefiro usar o afinador na frequência, pois estou me adaptando melhor. Sempre quando vou afinar pela escala cromática, demoro demais para afinar.
Por exemplo, coloquei a corda Mí, a partir da frequência da corda lá (A4 - 440 Hz). Sempre quando vou afinar corda mi, o máximo que chega é até 5D#, ré na quinta oitava. Não é isto?
Só que, não fica nunca no verde, sempre fica no vermelho, entende? A escala passa do ponto. E, se eu tirar a pressao desta corda, a saber, a corda mí e, chegar no pontinho verde, o som fica sem timbre, sem pressão. Eu acredito que, eu esteja fazendo algo errado.
Léo, preciso da tua ajuda em relação à isto, pois isto é crucial nos aprendizados, entende?

A afinação que, coloquei acima, nestas frequências, estão corretas ou não?

O que é subir e descer o dedo? Você está dizendo, apertar a corda, para fazer a nota, depois tirar, apertar de novo, e ir tocando, acertando a afinação, não é isto?
Não é só apertar a nota, mas tocá-la para saber se está afinado ou não, e isto, a partir da escala cromática. Não é isto?

Consertei meu empunhamento. É o caso a mão estar meio "inclinada"? Isto facilita no sistema de pronação e supinação? Como funciona estes movimentos?

Outra coisa que, esqueci de colocar, mas veio em minha memória; porquanto, estou editando. Quando aperto o meu dedo na corda dói um pouquinho! rs*
Isto é normal no começo? Deve ser por que a corda está um pouco dura, não é? Existe a corda ficar mais "macia" para tocar?


Me ajuda, meu irmão!!! rs*

Aí, Léo... Estou te recorrendo toda hora. rs*

Paz seja contigo, meu irmão!


Última edição por Marcus V. em 29/1/2014, 21:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acréscimo de palavras)
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre arco e afinação Empty Re: Dúvidas sobre arco e afinação

Mensagem  £ëø Mø®£ix 30/1/2014, 14:18

Marcus V. escreveu:Meu amado, prefiro usar o afinador na frequência, pois estou me adaptando melhor. Sempre quando vou afinar pela escala cromática, demoro demais para afinar.
Por exemplo, coloquei a corda Mí, a partir da frequência da corda lá (A4 - 440 Hz). Sempre quando vou afinar corda mi, o máximo que chega é até 5D#, ré na quinta oitava. Não é isto?
Só que, não fica nunca no verde, sempre fica no vermelho, entende? A escala passa do ponto. E, se eu tirar a pressao desta corda, a saber, a corda mí e, chegar no pontinho verde, o som fica sem timbre, sem pressão. Eu acredito que, eu esteja fazendo algo errado.
Léo, preciso da tua ajuda em relação à isto, pois isto é crucial nos aprendizados, entende?

A afinação que, coloquei acima, nestas frequências, estão corretas ou não?

O que é subir e descer o dedo? Você está dizendo, apertar a corda, para fazer a nota, depois tirar, apertar de novo, e ir tocando, acertando a afinação, não é isto?
Não é só apertar a nota, mas tocá-la para saber se está afinado ou não, e isto, a partir da escala cromática. Não é isto?

Consertei meu empunhamento. É o caso a mão estar meio "inclinada"? Isto facilita no sistema de pronação e supinação? Como funciona estes movimentos?

Outra coisa que, esqueci de colocar, mas veio em minha memória; porquanto, estou editando. Quando aperto o meu dedo na corda dói um pouquinho! rs*
Isto é normal no começo? Deve ser por que a corda está um pouco dura, não é? Existe a corda ficar mais "macia" para tocar?


Me ajuda, meu irmão!!! rs*

Aí, Léo... Estou te recorrendo toda hora. rs*

Paz seja contigo, meu irmão!


Bom vamos por parte!
.
Tenha paciência e leia várias vezes para clarear a mente, pois não é muito fácil de entender as vezes.
.
Quando eu disse colocar o afinador cromático. Ele já é cromático pega qualquer nota em qualquer frequência certo? Então me referi isso quando você for estudar o dentilhado no violino largar o afinador digital ligado para se guiar até educar mais o ouvido e decorar a fôrma de mão, fazendo as notas com 1 dedo apertado em cada corda.
.
Corda Sol (G): primeiro dedo pressionado na casa 1: La
Corda Ré (D): primeiro dedo pressionado na casa 1: Mi
Corda Lá (A): primeiro dedo pressionado na casa 1: Si
Corda Mi (E): primeiro dedo pressionado na casa 1: Fa #
.
A luz do afinador digital ao você descer o dedo 1, deve ficar verde. Se ficar vermelha, você desafinou o dentilhado.
.
Entendeu esse estudo?
.
Em relação a afinação do violino em corda solta:

(G), (D), (A) e (E).
.
Quando você for afinar pela cravelha, deve ficar nesses tons e acender a luzinha verde. Se ficar vermelha está desafinado.
.
A afinação do violino é SOL, RE, LA, MI. São afinado em quinta justas.
.
Só quando chega nesses nessas notas o violino fica com a corda tensionada corretamente e o violino soara nitidamente e um som intenso.
.
O violino foi feito encima da física, tudo friamente calculado. Não se pode fazer modificações. Se não, não vai soar corretamente.
.
A quinta justa partindo da nota mais grave do violino que é a corda sol solta, vai dar 5 tonos: G (1 tono), A (2 tono), B (3 tono), C (4 tono) enfim a corda D (5 tono).
.
Se você afinar a corda Ré em C#, ficará uma quinta diminuta, se afinar em D# ficará uma quinta aumentada.
.
Mas o violino é afinado em quinta justa! Ai o dentilhado fica correto o 4 dedo pressionado na corda Sol, é unissono com a corda solta Ré. Ou seja mesma frequência, sons iguais.
.
Fora que se você afinar meio tono acima que é D# em uma corda ruim, ela vai sair voando pelos ares  e quebra. Já as cordas melhores como a Tônica, suportam a pressão da tensão, mas você vai diminuir a vida útil dela e pode perder  a corda cara. Fora que você não vai é conseguir tocar em lugar algum, pois tem toda uma ética violinista onde para você toca na orquestra ou com outras pessoas você seguir o padrão normal de estudos.
.
Além disse teria que transportar algumas melodias, vai fazer muita confusão na cabeça.
.
Não existe quinta oitava como você se referiu. É quinta justa. No caso você afinou a corda A em A, se afinou a corda E em D#, você afinou em quinta diminuta. Vai soar muito desafinado.
.
Você tem que chegar ela com o microafinador em E. Eu chego na cravelha mesmo, porém é complicado ainda para você. Então chega na cravelha em D#, depois vire o microafinador até chegar no E.
.
Por isso você afinar todas as cordas, reafine todas elas novamente. Se não tiver bom afine de novo. Todas tem que ficar na luzinha verde.
.
Na verdade nenhum microafinador é calibrado corretamente. Mesmo estando na luzinha verde, pode estar fora do centro tonal, pode estar desafinado. Por isso é importante afinar no ouvido, pois só o ouvido pode chegar corretamente no centro tonal de cada afinação no Microtonos.
.
Mas até você aprender a afinar pelo ouvido a partir do A do diapasão no sistema de corda dupla em quinta justa, vai demorar um pouco até decorar o centro tonal e educar o ouvido. Vai usando o afinador digital mesmo, mas tem que ficar todas as cordas soltas verdinhas.
.
Quando ao dentilhado sua resposta de colocar o dedo e tirar o dedo é para estudar o dentilhado na escala croáatica com o afinador digital ligado para você se guiar sem precisar das fitinhas.
.
É melhor usar o afinador digital do que usar as fitinhas. Entendeu? Vai treinar muito mais o ouvido, pois vai aprender a afinar o dentilhado em qualquer violino e não decorar apenas a fitinha em seu violino. Vai dispensar a fitinha fazendo isso que estou falando.
.
Não tem nada de mão inclinada no empunhamento de arco usando o meio do arco. É punho reto. Só se inclina um pouco quando você está na região do talão por causa da postura do braço se você usar o cotovelo baixo. Mas se for seguir postura de outra escola onde o cotovelo fica alto, é punho mais reto até no talão. Se deixar ele inclinado você nunca vai conseguir entrar na corda, não vai conseguir fazer o verdadeiro som detache.
.
Se você usar mão inclinada no meio do arco, já vai descer errado para região do talão e subir errado para região da ponta, não vai funcionar o sistema de pronação e supinação.
.
As cordas da Tônica são cordas moles e altura do cavalete está no ponto certo. Acontece é que você com certeza não deve estar fazendo alongamento antes de tocar violino e claro deve estar colocando força exagerada na ponta dos dedos. Você tem que descer o dedo e usar apenas a tensão necessária para sair o som limpo. Não é apertar contra o espelho não.
.
Na verdade no inicio é dificil aprender essa pressão, mas com o tempo você vai aprender a usar apenas a força necessária para dentilhar sem botar força em excesso. Eu também acredito que você esteja com a fôrma de mão errada. É muito comum os alunos que iniciam o estudo fazer a mão de bandeija ou colocar o dedo polegar contra o braço do violino ou até mesmo apertar o braço com a palma da mão, colocando tensão e força desnecessário, provocando assim dores.
.
Se sentir dor é sinal que está errado. Está com a postura errada.
.
Estou a sua disposição. O ideal é que você tivesse uma WEB CAM, poderia lhe tirar as dúvidas por lá em questões em que eu preciso analisar postura e empunhamento de arco.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre arco e afinação Empty Re: Dúvidas sobre arco e afinação

Mensagem  Marcus V.S. 30/1/2014, 20:54

Entendi. Porém, na posição dos dedos, vai ser necessário toda vez, tirar e colocar o dedo na corda, mas se eu encostar o dedo na corda, não vai sair som e, consequentemente, o afinador digital, vai ficar parado por não ter som.

É fazer a nota, por exemplo, no caso a nota "Sí", ou seja, primeiro dedo na corda lá; fazer esta nota, e tocando o violino, pra saber se estou afinado, não é isso?
Não é somente, fazer a nota que vai sair o som, mas tocando com o arco com o primeiro dedo, como no exemplo citado acima, na corda lá fazendo a nota "Sí". Correto?

Quanto à pressão e velocidade do arco, estou desenvolvendo bem pois, já acertei o posicionamento e empunhamento do arco.

Quero dizer também que, já providenciei um computador com webcam, inclusive mandei um e-mail para você, relatando isto.

Desculpe, se não estou assimilando as coisas, mas quero tirar o melhor entendimento, para melhor prática da afinação.

Outra coisa na qual não estou obtendo êxito é a afinação na corda Mí. Quando chego na 5E, a afinação volta, entende? Que problema é este?

Mais uma edição na qual faço. Surgiu mais uma dúvida. rs*

Li com atenção a sua mensagem, entende? Se eu tocar com cotovelo baixo, estou errado? Qual a posição certa da mão esquerda, da mão direita segurando o arco e, do braço guiando o arco enquanto toca? Me ajuda quanto à isto?



Desde já agradeço as respostas.


Última edição por Marcus V. em 31/1/2014, 09:49, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Acréscimo de palavras(1))
Marcus V.S.
Marcus V.S.

Mensagens : 111
Pontos : 155
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre arco e afinação Empty Re: Dúvidas sobre arco e afinação

Mensagem  £ëø Mø®£ix 31/1/2014, 13:08

Marcus V. escreveu:Entendi. Porém, na posição dos dedos, vai ser necessário toda vez, tirar e colocar o dedo na corda, mas se eu encostar o dedo na corda, não vai sair som e, consequentemente, o afinador digital, vai ficar parado por não ter som.

É fazer a nota, por exemplo, no caso a nota "Sí", ou seja, primeiro dedo na corda lá; fazer esta nota, e tocando o violino, pra saber se estou afinado, não é isso?
Não é somente, fazer a nota que vai sair o som, mas tocando com o arco com o primeiro dedo, como no exemplo citado acima, na corda lá fazendo a nota "Sí". Correto?

Quanto à pressão e velocidade do arco, estou desenvolvendo bem pois, já acertei o posicionamento e empunhamento do arco.

Quero dizer também que, já providenciei um computador com webcam, inclusive mandei um e-mail para você, relatando isto.

Desculpe, se não estou assimilando as coisas, mas quero tirar o melhor entendimento, para melhor prática da afinação.

Outra coisa na qual não estou obtendo êxito é a afinação na corda Mí. Quando chego na 5E, a afinação volta, entende? Que problema é este?

Mais uma edição na qual faço. Surgiu mais uma dúvida. rs*

Li com atenção a sua mensagem, entende? Se eu tocar com cotovelo baixo, estou errado? Qual a posição certa da mão esquerda, da mão direita segurando o arco e, do braço guiando o arco enquanto toca? Me ajuda quanto à isto?



Desde já agradeço as respostas.
Para o estudo do dentilhado e afinação não existe outra solução é tirar e colocar o dedo várias vezes, até achar o ponto certo do centro tonal de cada nota.
.
Não tem outra forma de estudar afinação!
.
Você não entendeu irmão, em relação ao encostar o dedo na corda é baixar ele até o espelho, porém sem forçar ele contra o espelho. É pressão necessária para sair a afinação do dentilhado e sair um som limpo sem sentir dor.
.
Não existe isso de apertar o espelho com força. No violino tudo é muito natural, é um instrumento em que se toca com naturalidade.
.
Se forçar contra o espelho, você nunca vai tocar afinado, não vai ter agilidade, sentira muita dor, pode desenvolver tendenite e pode esquecer o vibrado, pois não vai sair.
.
É apenas a tensão necessária, mas não é forçar. Tensão e força não são necessariamente a mesma coisa. Apenas tensão necessária para que o dedo caia com naturalidade.
.
Tem que usar o arco para produzi som, se não nunca vai sair se o dentilhado está afinando ou não, pois o afinador digital cromática vai precisar de onda sonoras para responder se está vermelho ou verde a afinação.
.
Vou mandar uma foto do empunhamento do arco. Já tirei.
.
Quando a afinação da corda a Mi, a corda você tem que enrolar ela em sequência e colocar a saida da corda bem na parede da caixa de cravelhas. Certo?
.
Dê uma fincadinha na cravelha para dentro com cuidado. Se ainda não segurar, retire a cravelha e passe uma flanela seca na cravelha na extremidade em que tem contato com os furos da caixa de cravelhas.
.
Afine a corda com cuidado, mas tem que perder o medo de afinar. Se não nunca vai aprender.
.
Faz o Shinozaki ou Laoureux 1.
.
Não posso afinar que esteja correto posição do braço baixo sem ver e avaliar. É complicado afirmar uma coisa que você não vê, pode estar explicado certo o jeito que está fazendo, porém pode estar executando errado. Tem um rio entre dois lados.
.
A mão esquerda a linha do indicador deve estar alinhado ou abaixo com a pestana para dar o caimento correto dos dedos na fôrma de mão. Pode colocar a almofadinha da mão junto ao braço. O dedo polegar deve estar na 1 ou 2 casa do violino. Punho e mão retos e a palma da mão para dentro (Para o braço do violino) e os dedos pertinhos da corda, quando mais perto mais agil e rápido você será.
.
O braço direito deve permancer parado. Ele só muda de posição quando mudar de corda. Muitas vezes nem mudando de corda deve mudar ele de posição.
.
Todo o movimento do arco no violino deve ser feito pelo punho, o ante-braço apenas acompanha tal movimento. O braço raramente se move. Jamais se move para trás. Quando tiver que mover é para frente, depois volta ao estado original. Mas só quando for arco todo, mesmo assim é aquela coisa que eu disse, raramente se move, mas quando ele se movimentar é para acompanhar o ante-braço que já acompanhou todo o punho.
.
O braço jamais guia o arco, o que guia o arco é a mão.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre arco e afinação Empty Re: Dúvidas sobre arco e afinação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos