Últimos assuntos
Top dos mais postadores
£ëø Mø®£ix | ||||
Alexandre | ||||
Louysie | ||||
Aleki3419 | ||||
Mayara Verginio | ||||
Dimas Barroco | ||||
Ozeias - MG | ||||
Lucas Amorim | ||||
El Justiceiro | ||||
Marcus V.S. |
Quem está conectado?
Há 8 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 8 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34
Recomendações de Estudos, Livros. (escolas)
2 participantes
Página 1 de 1
Recomendações de Estudos, Livros. (escolas)
Olá Boa tarde a todos, Gostaria de saber:
Aquele estudante que possui afinação e já toca em todas as posições, qual seria o livro recomendado para aquele aluno que já toca em todas as posições porem ainda possui um nível Iniciante.
Esse aluno poderia começar a estudar o Livro de Hans Sitt.
E Como Funciona as escolas, Italianas, Alemãs... Cada uma Possui diferentes técnicas, como sabemos que um Violinista é de uma escola Alemã, ou outras...? Para aquele aluno que o Professor aplica o Método J.Lambert... Qual seria a escola que ele pertence?
Aquele estudante que possui afinação e já toca em todas as posições, qual seria o livro recomendado para aquele aluno que já toca em todas as posições porem ainda possui um nível Iniciante.
Esse aluno poderia começar a estudar o Livro de Hans Sitt.
E Como Funciona as escolas, Italianas, Alemãs... Cada uma Possui diferentes técnicas, como sabemos que um Violinista é de uma escola Alemã, ou outras...? Para aquele aluno que o Professor aplica o Método J.Lambert... Qual seria a escola que ele pertence?
Matheus Miranda- Mensagens : 19
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 27
Re: Recomendações de Estudos, Livros. (escolas)
Olá querido amigo! Tudo bem?Matheus Miranda escreveu:Olá Boa tarde a todos, Gostaria de saber:
Aquele estudante que possui afinação e já toca em todas as posições, qual seria o livro recomendado para aquele aluno que já toca em todas as posições porem ainda possui um nível Iniciante.
Esse aluno poderia começar a estudar o Livro de Hans Sitt.
E Como Funciona as escolas, Italianas, Alemãs... Cada uma Possui diferentes técnicas, como sabemos que um Violinista é de uma escola Alemã, ou outras...? Para aquele aluno que o Professor aplica o Método J.Lambert... Qual seria a escola que ele pertence?
.
Aluno de nível iniciante deve estar livro de iniciante. Não existe isso de pular etapas no violino.
.
Ter afinação ajuda um pouco, mas não se vive apenas de afinação o violino. Tem outros aspectos muito importantes que não podem ser descartados. Por isso grande parte dos pianistas tentam estudar e se frustam e desistem antes dos 3 primeiros meses. Pois o violino é um instrumento muito peculiar e cheio de detalhes que quase nada se aproveita do piano... Apenas se aproveita a leitura, teoria musical e o ouvido, nada mais..
.
Pois são instrumentos distintos.
.
Se o cara já toca todas posições não se pode dizer que ele é iniciante. Pois apenas dentilhar outras posições não é tocar. Isso qualquer um faz, agora tocar outras posições, significa tocar fluentemente, sem perder uma nota sequer afinadissima sabendo todas as técnicas de cada posição, pois não é mesma coisa dar um golpe de arco na 1 posição e na 5, muito menos a forma de mão é a mesma, postura do braço etc. Quando se faz a 3 posição já começa a mudar, na 4 é inevitavel a mudança de técnicas, 6 já muda radicalmente.
.
Só para ter uma idéia, o pianista tem escala temperada na cabeça. Mas o violinista não usa escala temperada. Ele faz a diferenciação de comas, então um cara que tem ouvido e toca violino, se ouvir um pianista tocando violino vai dizer que tem várias notas desafinadas.
.
O que torna um pouco desvantagem, pois seria necessário reeducar o ouvido para fazer a diferenciação de comas. Imagino que seja um pouco trabalho fazer tal coisa. Pois nada é nada fácil aprender, dirá reaprender.
.
O livro do Hans Sitt é livro de iniciante. As lições são fáceis. Da lição 20 para frente é tudo muito repetitivo, nada se aprender, serve apenas para leitura de posições.
.
Ninguém no Brasil usa mais o livro do Lambert Ribeiro. Ele foi usado mais na década de 80 pelos Conservatórios, mas foi abandonado, pois deixa a pessoa cheia de vícios quando não é bem aplicado por um excelente professor. Afinal, ler método, qualquer pessoa que sabe ler partitura le sozinho, mas estudar violino, isso não tem como sem um excelente professor orientado, existem muitas técnicas ocultas que somente um professor pode lhe passar. Pelo menos o inicio tem que ter uma boa orientação. Já um aluno intermedário, pode prosseguir sozinho nos estudos e ser auto-suficiente em relação ao estudar.
.
Um professor de técnica alemã, pode muito bem estudar livros da escola russa como o Sevick. Não tem relação alguma as composições de lições com a escola de técnica.
.
No Brasil não segue escolas, mas é uma mescla de várias escolas. Os professores tem um pouco de cada escola.
.
Não acredito muito em escolas, pois depende muito da anatomia da pessoa para que dê certo, então eu acredito mais mesmo é técnica que seja funcional, não importa se ela é Russa, Franco-Belga, Japonesa, Italiana, alemã.
.
Todas as escolas tem sua importância, vantagens e desvantagens.
.
Em geral pode se observar algumas técnicas de escolas através do empunhamento de arco, postura do braço etc.
.
Mas como eu disse, o que importa é professor, ele vai te passar as técnicas dele, muitas coisas não vão ser especificio de uma escola, mas de várias. Hoje com a globalização, se tem acesso aos mais variados jeitos de se tocar violino.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
Re: Recomendações de Estudos, Livros. (escolas)
Entendi, realmente percebo a distinção entre o piano e violino, começando com o fato de o piano ser um instrumento temperado e o violino não, realmente oque aproveito do piano é a experiência com as músicas clássicas , conhecimento de técnicas eruditas como o staccato, trêmulo, apogiaturas, mordentes, glissar... Apesar de a executação dessas técnicas serem bem diferentes entre o piano e violino. Mas sinto que me ajuda. Com todas as adversidades que enfrento estou a luta para aprender cada vez mas do violino... Mesmo que eu possua uma educação pianística que aparentemente vão contrárias a do violino. Também aproveito a leitura musical e toda teoria. Um grande abraço. Jesus te abençoe.£ëø Mø®£ix escreveu:Olá querido amigo! Tudo bem?Matheus Miranda escreveu:Olá Boa tarde a todos, Gostaria de saber:
Aquele estudante que possui afinação e já toca em todas as posições, qual seria o livro recomendado para aquele aluno que já toca em todas as posições porem ainda possui um nível Iniciante.
Esse aluno poderia começar a estudar o Livro de Hans Sitt.
E Como Funciona as escolas, Italianas, Alemãs... Cada uma Possui diferentes técnicas, como sabemos que um Violinista é de uma escola Alemã, ou outras...? Para aquele aluno que o Professor aplica o Método J.Lambert... Qual seria a escola que ele pertence?
.
Aluno de nível iniciante deve estar livro de iniciante. Não existe isso de pular etapas no violino.
.
Ter afinação ajuda um pouco, mas não se vive apenas de afinação o violino. Tem outros aspectos muito importantes que não podem ser descartados. Por isso grande parte dos pianistas tentam estudar e se frustam e desistem antes dos 3 primeiros meses. Pois o violino é um instrumento muito peculiar e cheio de detalhes que quase nada se aproveita do piano... Apenas se aproveita a leitura, teoria musical e o ouvido, nada mais..
.
Pois são instrumentos distintos.
.
Se o cara já toca todas posições não se pode dizer que ele é iniciante. Pois apenas dentilhar outras posições não é tocar. Isso qualquer um faz, agora tocar outras posições, significa tocar fluentemente, sem perder uma nota sequer afinadissima sabendo todas as técnicas de cada posição, pois não é mesma coisa dar um golpe de arco na 1 posição e na 5, muito menos a forma de mão é a mesma, postura do braço etc. Quando se faz a 3 posição já começa a mudar, na 4 é inevitavel a mudança de técnicas, 6 já muda radicalmente.
.
Só para ter uma idéia, o pianista tem escala temperada na cabeça. Mas o violinista não usa escala temperada. Ele faz a diferenciação de comas, então um cara que tem ouvido e toca violino, se ouvir um pianista tocando violino vai dizer que tem várias notas desafinadas.
.
O que torna um pouco desvantagem, pois seria necessário reeducar o ouvido para fazer a diferenciação de comas. Imagino que seja um pouco trabalho fazer tal coisa. Pois nada é nada fácil aprender, dirá reaprender.
.
O livro do Hans Sitt é livro de iniciante. As lições são fáceis. Da lição 20 para frente é tudo muito repetitivo, nada se aprender, serve apenas para leitura de posições.
.
Ninguém no Brasil usa mais o livro do Lambert Ribeiro. Ele foi usado mais na década de 80 pelos Conservatórios, mas foi abandonado, pois deixa a pessoa cheia de vícios quando não é bem aplicado por um excelente professor. Afinal, ler método, qualquer pessoa que sabe ler partitura le sozinho, mas estudar violino, isso não tem como sem um excelente professor orientado, existem muitas técnicas ocultas que somente um professor pode lhe passar. Pelo menos o inicio tem que ter uma boa orientação. Já um aluno intermedário, pode prosseguir sozinho nos estudos e ser auto-suficiente em relação ao estudar.
.
Um professor de técnica alemã, pode muito bem estudar livros da escola russa como o Sevick. Não tem relação alguma as composições de lições com a escola de técnica.
.
No Brasil não segue escolas, mas é uma mescla de várias escolas. Os professores tem um pouco de cada escola.
.
Não acredito muito em escolas, pois depende muito da anatomia da pessoa para que dê certo, então eu acredito mais mesmo é técnica que seja funcional, não importa se ela é Russa, Franco-Belga, Japonesa, Italiana, alemã.
.
Todas as escolas tem sua importância, vantagens e desvantagens.
.
Em geral pode se observar algumas técnicas de escolas através do empunhamento de arco, postura do braço etc.
.
Mas como eu disse, o que importa é professor, ele vai te passar as técnicas dele, muitas coisas não vão ser especificio de uma escola, mas de várias. Hoje com a globalização, se tem acesso aos mais variados jeitos de se tocar violino.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
Matheus Miranda- Mensagens : 19
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 27
Re: Recomendações de Estudos, Livros. (escolas)
Amém, meu irmão.Matheus Miranda escreveu:Entendi, realmente percebo a distinção entre o piano e violino, começando com o fato de o piano ser um instrumento temperado e o violino não, realmente oque aproveito do piano é a experiência com as músicas clássicas , conhecimento de técnicas eruditas como o staccato, trêmulo, apogiaturas, mordentes, glissar... Apesar de a executação dessas técnicas serem bem diferentes entre o piano e violino. Mas sinto que me ajuda. Com todas as adversidades que enfrento estou a luta para aprender cada vez mas do violino... Mesmo que eu possua uma educação pianística que aparentemente vão contrárias a do violino. Também aproveito a leitura musical e toda teoria. Um grande abraço. Jesus te abençoe.
.
O violino é sem sombra de dúvidas umas das coisas mais dificeis de se fazer na face dessa terra. Tem que perseverar.
.
Estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
Tópicos semelhantes
» Aulas nas escolas Estaduais
» Recomendações para boa conservação
» Indicação de livros
» Organizando estudos no Violino
» Como iniciar os estudos do Violino
» Recomendações para boa conservação
» Indicação de livros
» Organizando estudos no Violino
» Como iniciar os estudos do Violino
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar
» Qual o Melhor cavalete
17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar
» Plano de estudo
26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio
» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista
» É necessário levar o violino ao Luthier?
11/4/2018, 16:06 por Jhony18
» Liuxi é bom?
11/4/2018, 16:04 por Jhony18
» Violino Christina v5 v9
11/4/2018, 16:02 por Jhony18
» TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira
» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira